Afinal os pneus têm validade ou não? Conheça a resposta
Em agosto deste ano, publicamos aqui um artigo onde falamos sobre as informações gravadas nos pneus. Largura do pneu, diâmetro da roda, índice de velocidade, índice de carga, são algumas das informações que podemos encontrar.
Há, no entanto, duas questões que se colocam. Será que um pneu tem validade? Será que a data de produção do pneu constitui critério para a sua rejeição?
Tempo de contagem da vida de um pneu inicia-se quando este é instalado
De acordo com a ACAP, os pneus não têm data de validade. Desde que sejam devidamente armazenados e acondicionados, as suas características originais não se alteram, não havendo uma data-limite para a sua montagem, pelo que a data da sua produção não deverá constituir critério para a sua rejeição, no momento da decisão de compra.
O tempo de contagem da vida de um pneu inicia-se quando este é instalado (montado) na viatura. Decorridos 5 anos após a sua montagem, o pneu deverá ser anualmente inspecionado por um especialista e após 10 anos da data de fabrico, considera-se que deverá ser substituído, independentemente do seu estado.
Os pneus não são indestrutíveis, apesar de serem concebidos para suportarem condições adversas, mas diversos fatores e comportamentos podem potenciar o seu envelhecimento ou degradação precoce.
O tipo de condução, o estado do veículo, o tipo de pavimento, a pressão, a carga, as condições atmosféricas, como o sol, chuva, são fatores que podem comprometer a fiabilidade dos pneus e o desempenho da viatura.
Este artigo tem mais de um ano
“De acordo com a ACAP, os pneus não têm data de validade.” mas “e após 10 anos da data de fabrico, considera-se que deverá ser substituído, independentemente do seu estado.” ???
Exatamente, a notícia está incoerente. Exemplos:
– o pneu esteve bem acondicionado durante 10 anos e agora vai para a reciclagem?
– o pneu foi montado após 9 anos de bom acondicionamento e segundo a recomendação da ACAP só poderia circular mais um ano?
Os pneus se estiverem em boas condições de armazenamento não têm data de validade, esta só começa a conta após a sua instalação na viatura. Não compreendo onde está a dúvida e a incoerência!
E quando compras um carro segunda mão, quem te pode garantir quando foi a primeira instalação? É depois tens no texto : “após 10 anos da data de fabrico, considera-se que deverá ser substituído, independentemente do seu estado.” independentem do seu estado… Ou seja não compreendo a tua dúvida!
Aconteceu comigo. Retirei o pneu do estepe do meu Voyage que estava até com os ‘cabelinhos’ de borracha, zero bala, coloquei pra rodar e ele rasgou de fora a fora em volta da roda. O pneu nunca tinha sido exposto ao sol ou a chuva, mas tinha exatos 10 anos de fabricação. Acho essa reportagem muito perigosa e induz o consumidor ao erro .
Ou seja, se ao fim de 9 anos pos data de fabrico, ele for finalmente montado num veiculo…teria a validade de 1 ano!!! Ou sera que ali deveria estar tb…data de montagem, tal como a verificaçao dp de 5 anos ( “…O tempo de contagem da vida de um pneu inicia-se quando este é instalado (montado) na viatura….”?
Após 10 anos de instalados na viatura e não de fabrico!
Não é isso que a notícia diz. Fala claramente em 10 anos após o FABRICO.
Exactamente o que eu já ia escrever LOL!!!
A data de validade dos pneus é, portanto, 10 anos (após a data de fabrico). Fim da notícia LOL.
LOL? 😉 olha nos comentários que há muita gente que não sabia. 🙂
A borracha fica ressequida, tal como das escovas limpa-vidros.
Por mais que se acondicione (quem compra pneus e guarda!?!?), estes com o tempo vão ficar ressequidos.
No para arranca das cidades não se nota, mas com chuva e velocidades maiores a sua eficiência é mínima.
“os pneus não têm data de validade. Desde que sejam devidamente armazenados e acondicionados”… onde? nas caves do Vinho do Porto?!?!
Tudo tem “data de validade”… o planeta Terra, o Sol, de acordo com algumas teorias, até o Universo!
Procura no Google: como armazenar pneus. 😉
Senhor Vítor M., antes de mais nada, é “procure”, porque você não andou comigo à escola, nem me conhece de lado nenhuma, para me “tutear”.
Em segundo lugar, se não tem capacidade para perceber um pequeno laivo de ironia, problema seu.
😀 “Senhor Vítor M., antes de mais nada, é “procure”, porque você não andou comigo à escola”…
Se não tem capacidade para perceber um pequeno laivo de ironia, problema seu.
Acredito, piamente, que queira ter dito algo com significado,
Malogradamente, certamente por minha culpa, minha tão grande culpa, não percebi “o quê”.
Caro Rui, não é necessário drama. Apenas um comentário irónico sobre um assunto que muitas vezes também é fruto da ironia. O que muitas pessoas fazem é googlar sobre certos assuntos e encontram as mais dispares respostas. Mas o material tem sempre razão.
Incha!
Ui…que este é doutor ahah
Olha-me este, ele pode dizer o que quiser, vais agora tu obrigar ele para falar como tu queres? Isto aqui é um fórum e não a polícia.
A ideia de armazenar os pneus é quando se usa um jogo de verão e outro de inverno/neve, ou seja, a ideia é não estar armazenado mais que um ano em condições ideais, nenhum fabricante recomenda armazenar 9 ou mais anos…
«Os pneus não são feitos para um armazenamento de longa duração. Regra geral, um armazenamento de vários meses em condições que deixam a desejar terá efeitos negativos para o pneu.» – fonte:
https://www.pneuslider.pt/conselhos-pneus/como-guardar-bem-os-pneus
e quem no seu juízo compra pneus para armazenar por 9 ou mais anos!?!?
Muitas pessoas (não em Portugal, cá só algumas e em determinadas regiões o fazem) trocam de inverno para verão. E armazenam os pneus muitas vezes em fracas condições. Este tendem a durar menos, serem mais instáveis porque o material também se vai degradando em más condições de acondicionamento.
Depois há malta que nas garagens com menos rotação de material armazenam pneus durante vários anos. Stock que não conseguem escoar. E sim, muitas vezes estão anos a fio mal acondicionados. E é nestas situações que as pessoas devem saber a data de validade deste produto. E olha que é mais frequente do que o que imaginamos.
Resumindo, a data de validade de um pneu, é de dez anos após a sua fabricação.
isso
É de 10 anos após a sua montagem na viatura…
Não é isso que diz a notícia.
E quem me pode garantir quando foi a primeira montagem? Ok…
Isso mesmo, conforme descrito na notícia.
[Início de Ironia] A idade dos pneus não importa, estão sempre impecáveis. Até rebentarem. Ou… ser preciso mesmo travar a fundo ou semelhante e… causarem um acidente. Tranquilo! [Fim de ironia] Boas viagens!
Não sou químico, nem tenho pretensões a tal, mas o que sei é que os pneus são construídos com compostos poliméricos e, para quem não está a ver bem o que acontece aos polímeros com o passar do tempo, é só lembrarem-se daquela esferográfica com uma cobertura de borracha, que deixaram esquecida na gaveta por um par de anos… pois é, quando pegam nela, está a desfazer-se e, de repente, têm os dedos cheios de goma libertada pela bendita da esferográfica.
Acreditem que não é nada boa ideia irem de manhã para o trabalho com aquele par de sapatilhas que estiveram esquecidas (i.e. acondicionadas) na arrecadação dos pais nos últimos 10 anos, que adoravam na vossa juventude e que, por acaso, ainda vos servem!… chances are that you end up barefooted and buying a new pair of shoes by lunch time. Believe me, Been there!!
Agora repliquem para os pneus do automóvel que é, tão somente, o primeiro e mais importante elemento de segurança do veículo. Podem ter travões carbocerâmicos, ABS, ESP, Lidar, condução autónoma nível V, VI; VII ou X,,, se o pneu se desfizer, não há nada que vos ajude!!
Para quem vai comprar pneus à loja, é muito simples… eu pago, eu escolho!! Se o pneu é velho e está a amadurecer na prateleira, o lojista que fique com ele para conserva!!
Para quem vai sacar uns “rolantes” à chafarica do Manel GT ou do amigo, do primo, do cunhado, do vizinho do colega do ginásio… boa sorte e que Deus o ampare!!!
Depois destes comentarios todos e o que vou escrever é dentro o mesmo tema, tenho a dizer o seguinte e para comprar?
È preciso quase assaltar um banco para meter 4 pneus +Alinhamento+equilibragem+valvulas etc
Sempre a ir ao Bolso
E depois os acidentes acontecem. Só pessoal com pneus em mau estado…
Tudo mentira as marcas de pneus dizem que o pneu só tem duração ou melhor uma boa aderência 5 anos após a data de fabrico . Nem que eles estiverem em exposição . A borracha perde a qualidade e ao mesmo tempo aderência. Mas se quiserem saber mais vão ver aos sites das marcas ou então ao site alemão ADAC. Se vais por pneus novos teem de ser novos com a data deste ano por exemplo porisso e que muitos vendedores de pneus fazem certos descontos que é para os despachar e nós todos contentes porque fizemos um bom negócio sem saber a data dos pneus. Abram os olhos amigos
É simples depois de cinco (5) anos de fabricação a borracha do pneu começa a endurecer e consequentemente perder aderencia
Tinha ideia que essa numeração referia o ano e semana de fabrico do pneu…