PplWare Mobile

Afinal os pneus têm validade ou não? Conheça a resposta

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. João says:

    “De acordo com a ACAP, os pneus não têm data de validade.” mas “e após 10 anos da data de fabrico, considera-se que deverá ser substituído, independentemente do seu estado.” ???

    • Alex says:

      Exatamente, a notícia está incoerente. Exemplos:
      – o pneu esteve bem acondicionado durante 10 anos e agora vai para a reciclagem?
      – o pneu foi montado após 9 anos de bom acondicionamento e segundo a recomendação da ACAP só poderia circular mais um ano?

      • V.T. says:

        Os pneus se estiverem em boas condições de armazenamento não têm data de validade, esta só começa a conta após a sua instalação na viatura. Não compreendo onde está a dúvida e a incoerência!

        • Toder says:

          E quando compras um carro segunda mão, quem te pode garantir quando foi a primeira instalação? É depois tens no texto : “após 10 anos da data de fabrico, considera-se que deverá ser substituído, independentemente do seu estado.” independentem do seu estado… Ou seja não compreendo a tua dúvida!

      • Ricardo says:

        Aconteceu comigo. Retirei o pneu do estepe do meu Voyage que estava até com os ‘cabelinhos’ de borracha, zero bala, coloquei pra rodar e ele rasgou de fora a fora em volta da roda. O pneu nunca tinha sido exposto ao sol ou a chuva, mas tinha exatos 10 anos de fabricação. Acho essa reportagem muito perigosa e induz o consumidor ao erro .

    • disparates says:

      Ou seja, se ao fim de 9 anos pos data de fabrico, ele for finalmente montado num veiculo…teria a validade de 1 ano!!! Ou sera que ali deveria estar tb…data de montagem, tal como a verificaçao dp de 5 anos ( “…O tempo de contagem da vida de um pneu inicia-se quando este é instalado (montado) na viatura….”?

    • V.T. says:

      Após 10 anos de instalados na viatura e não de fabrico!

    • jorge santos says:

      Exactamente o que eu já ia escrever LOL!!!
      A data de validade dos pneus é, portanto, 10 anos (após a data de fabrico). Fim da notícia LOL.

  2. PAULO SILVA says:

    A borracha fica ressequida, tal como das escovas limpa-vidros.
    Por mais que se acondicione (quem compra pneus e guarda!?!?), estes com o tempo vão ficar ressequidos.
    No para arranca das cidades não se nota, mas com chuva e velocidades maiores a sua eficiência é mínima.

  3. Rui says:

    “os pneus não têm data de validade. Desde que sejam devidamente armazenados e acondicionados”… onde? nas caves do Vinho do Porto?!?!

    Tudo tem “data de validade”… o planeta Terra, o Sol, de acordo com algumas teorias, até o Universo!

    • Vítor M. says:

      Procura no Google: como armazenar pneus. 😉

      • Rui says:

        Senhor Vítor M., antes de mais nada, é “procure”, porque você não andou comigo à escola, nem me conhece de lado nenhuma, para me “tutear”.
        Em segundo lugar, se não tem capacidade para perceber um pequeno laivo de ironia, problema seu.

      • PAULO SILVA says:

        A ideia de armazenar os pneus é quando se usa um jogo de verão e outro de inverno/neve, ou seja, a ideia é não estar armazenado mais que um ano em condições ideais, nenhum fabricante recomenda armazenar 9 ou mais anos…

        «Os pneus não são feitos para um armazenamento de longa duração. Regra geral, um armazenamento de vários meses em condições que deixam a desejar terá efeitos negativos para o pneu.» – fonte:

        https://www.pneuslider.pt/conselhos-pneus/como-guardar-bem-os-pneus

        e quem no seu juízo compra pneus para armazenar por 9 ou mais anos!?!?

        • Vítor M. says:

          Muitas pessoas (não em Portugal, cá só algumas e em determinadas regiões o fazem) trocam de inverno para verão. E armazenam os pneus muitas vezes em fracas condições. Este tendem a durar menos, serem mais instáveis porque o material também se vai degradando em más condições de acondicionamento.

          Depois há malta que nas garagens com menos rotação de material armazenam pneus durante vários anos. Stock que não conseguem escoar. E sim, muitas vezes estão anos a fio mal acondicionados. E é nestas situações que as pessoas devem saber a data de validade deste produto. E olha que é mais frequente do que o que imaginamos.

  4. Bruno Mota says:

    Resumindo, a data de validade de um pneu, é de dez anos após a sua fabricação.

  5. Pedro says:

    [Início de Ironia] A idade dos pneus não importa, estão sempre impecáveis. Até rebentarem. Ou… ser preciso mesmo travar a fundo ou semelhante e… causarem um acidente. Tranquilo! [Fim de ironia] Boas viagens!

  6. Rui says:

    Não sou químico, nem tenho pretensões a tal, mas o que sei é que os pneus são construídos com compostos poliméricos e, para quem não está a ver bem o que acontece aos polímeros com o passar do tempo, é só lembrarem-se daquela esferográfica com uma cobertura de borracha, que deixaram esquecida na gaveta por um par de anos… pois é, quando pegam nela, está a desfazer-se e, de repente, têm os dedos cheios de goma libertada pela bendita da esferográfica.
    Acreditem que não é nada boa ideia irem de manhã para o trabalho com aquele par de sapatilhas que estiveram esquecidas (i.e. acondicionadas) na arrecadação dos pais nos últimos 10 anos, que adoravam na vossa juventude e que, por acaso, ainda vos servem!… chances are that you end up barefooted and buying a new pair of shoes by lunch time. Believe me, Been there!!
    Agora repliquem para os pneus do automóvel que é, tão somente, o primeiro e mais importante elemento de segurança do veículo. Podem ter travões carbocerâmicos, ABS, ESP, Lidar, condução autónoma nível V, VI; VII ou X,,, se o pneu se desfizer, não há nada que vos ajude!!
    Para quem vai comprar pneus à loja, é muito simples… eu pago, eu escolho!! Se o pneu é velho e está a amadurecer na prateleira, o lojista que fique com ele para conserva!!
    Para quem vai sacar uns “rolantes” à chafarica do Manel GT ou do amigo, do primo, do cunhado, do vizinho do colega do ginásio… boa sorte e que Deus o ampare!!!

  7. JS says:

    Depois destes comentarios todos e o que vou escrever é dentro o mesmo tema, tenho a dizer o seguinte e para comprar?
    È preciso quase assaltar um banco para meter 4 pneus +Alinhamento+equilibragem+valvulas etc
    Sempre a ir ao Bolso

  8. secalharya says:

    E depois os acidentes acontecem. Só pessoal com pneus em mau estado…

  9. Oliveira says:

    Tudo mentira as marcas de pneus dizem que o pneu só tem duração ou melhor uma boa aderência 5 anos após a data de fabrico . Nem que eles estiverem em exposição . A borracha perde a qualidade e ao mesmo tempo aderência. Mas se quiserem saber mais vão ver aos sites das marcas ou então ao site alemão ADAC. Se vais por pneus novos teem de ser novos com a data deste ano por exemplo porisso e que muitos vendedores de pneus fazem certos descontos que é para os despachar e nós todos contentes porque fizemos um bom negócio sem saber a data dos pneus. Abram os olhos amigos

  10. Roberto says:

    É simples depois de cinco (5) anos de fabricação a borracha do pneu começa a endurecer e consequentemente perder aderencia

  11. _RJCA_ says:

    Tinha ideia que essa numeração referia o ano e semana de fabrico do pneu…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.