Active Air Skirt: a nova “saia” da Hyundai que dá mais autonomia e desempenho aos elétricos
A evolução dos elétricos não passa só pela maior bateria ou pelo motor mais eficiente. Há muitos aspetos no veículo que são de extrema importância para o desempenho geral. Como tal, a Hyundai Motor revelou agora a sua mais recente tecnologia para veículos elétricos, a Active Air Skirt. Esta nova "saia" vai trazer mais performance a alta velocidade, beneficiando o consumo de energia. Os vídeos são reveladores.
Elétricos precisam da melhor aerodinâmica para oferecerem mais desempenho
Esta tecnologia para veículos elétricos está classificada como sendo uma novidade para melhorar a aerodinâmica, conseguindo com isso aumentar a autonomia e o desempenho a velocidades mais elevadas.
Depois de vender cerca de 117.000 veículos elétricos nos EUA no ano passado, a Hyundai Motor (incluindo a Kia) ultrapassou a Ford e a GM e ficou em segundo lugar nas vendas de veículos elétricos nos EUA, atrás da Tesla. São resultados reveladores da qualidade do trabalho da marca sul-coreana num dos maiores mercados do planeta.
Não só do outro lado do Atlântico estas marcam figuraram nas escolhas dos consumidores. Na Europa, as duas empresas marcaram presença no Top de vendas no passado ano.
Foco na tecnologia leva a Hyundai a desafiar limites
O fabricante de automóveis sul-coreano procura manter a dinâmica com novas tecnologias e características de veículos elétricos. Com o aumento da concorrência, coisas como carregamento mais rápido, maior autonomia e características adicionais estão a tornar-se mais comuns.
A Hyundai tem estado em grande, lançando novas tecnologias para veículos elétricos concebidas para permitir uma maior autonomia de condução, um carregamento mais rápido, um melhor desempenho e segurança. A sua mais recente inovação, revelada no mês passado, utiliza tecnologia de corrente integrada para melhorar a condução em condições de inverno rigorosas.
Em novembro, a Hyundai revelou o seu sistema de tração "Uni Wheel" que desloca os principais componentes do sistema de tração para o interior da roda do veículo. Isto liberta espaço interior adicional no habitáculo.
A Hyundai está também a desenvolver novas tecnologias de bateria, como baterias avançadas de estado sólido, que oferecem um carregamento mais rápido e um melhor desempenho.
O mais recente avanço da Hyundai e da Kia, a tecnologia Active Air Skirt, foi concebida para minimizar a resistência ao vento durante as velocidades elevadas, para uma maior autonomia e um melhor controlo.
Hyundai lança a nova tecnologia Active Air Skirt EV (AAS)
A tecnologia controla o fluxo de ar na parte inferior do para-choques, ajustando-se à velocidade do veículo.
A Hyundai instalou a AAS entre o para-choques dianteiro e as rodas dianteiras. Quando se conduz a baixas velocidades, a unidade fica oculta. No entanto, quando se viaja a mais de 80 km/h, o AAS é acionado quando a resistência do ar é superior à resistência ao rolamento. A 70 km/h, a unidade é novamente guardada.
O AAS também cobre uma parte da roda. Devido à sua plataforma E-GMP EV, a Hyundai afirma que cobre apenas a parte da frente. Uma vez que a plataforma é plana, cobrir uma parte do pneu é mais eficaz para melhorar a aerodinâmica.
A nova tecnologia também aumenta a força descendente, melhorando assim a estabilidade e o controlo a altas velocidades. Isto pode ser especialmente útil em elétricos maiores, como SUVs ou camiões.
Como explicou Sun Hyung Cho, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Carroçarias de Mobilidade da Hyundai, espera-se que a nova tecnologia "tenha um maior efeito em modelos como os SUV, onde é difícil melhorar o desempenho aerodinâmico".
A nova saia de ar ativa da Hyundai pode funcionar a mais de 200 km/h graças ao material de borracha durável.
Depois de testar a nova tecnologia Active Air Skirt EV, a Hyundai reduziu o coeficiente de resistência aerodinâmica (Cd) em 0,008 no Genesis GV60. Trata-se de uma melhoria de 2,8% na aerodinâmica, o que pode proporcionar uma autonomia adicional de quase 6 km.
A Hyundai e a Kia já solicitaram patentes relacionadas com esta tecnologia na Coreia do Sul e nos EUA. Os planos apontam para o início da produção em série após a conclusão dos testes de desempenho. Aliás, a Hyundai já é líder em aerodinâmica com o Cd líder do IONIQ 6 de 0,21.
Eu concordo que criem estas melhorias, mas para que serve as melhorias se as pessoas conduzem estes carros, como autênticos animais, sem consideração nenhuma pelo próprio carro, vai ser mais uma coisa partida e que nunca irá ser arranjada, nestes carros, porque os donos se estão a borrifar.
A borracha parte ?
Com o tempo vai partir. O calor e frio criam fissuras nela por mais resistente que seja.
Depende da borracha.
Pega num bocado de “mangueira” de gás e deixa na rua durante 3 anos e logo verás.
Só 3 anos ? Então compre melhor, eu tenho gás na rua e tem bem mais que isso.
A borracha das portas não duram mais que isso ? Os pneus ? Só duram 3 anos?
Hyundai e Kia, muito à frente!
6 km gasta só o electrico enum arranque mais rapido…
E quantos gasta um a combustão ? 3 ?
E quantos gasta um a combustão ? 3 ?
E perdes mais do que isso a fazer isso num carro a combustão…
Os antigos V12, só dar a chave, mamava logo 15 litros 🙂
E perdes mais do que isso a fazer isso num carro a combustão…
Mais uma cena para se partir!
A borracha parte ?
A borracha ade encaixar em alguma parte, não nasceu ali 🙂
Sim, na parte que a sobe, no entanto á velocidade que ela fica exposta não me preocupava muito onde ela bate, mas.sim com o carro.
há-de… há-de, tens razão
Inovação? Talvez, mas não seria mais inteligente e já que se destina mais a veículos elétricos criar um sistema de túneis por onde o ar passa-se direito a umas micro turbinas eólicas eficientes, pois todo esse ar que agora é desviado para o exterior do carro seria aproveitado para gerar energia, e se os túneis fossem bem desenhados/construídos estabilizar mais ainda o veículo em altas velocidades.
Looool, esse conhecimento de física anda muito lá por baixo.
Já cá anda aquele que chumba sempre no polígrafo… Mas para se vender, e defender a igreja da eletricidade, vale tudo.
Quem é esse Hugo ?
Se conseguir passar por cima das leis da fisica, ganha um prémio Nobel. Looool
Vamos supor que era viável os túneis, tipo Formula 1, mas as turbinas também têm rotação máxima, como é que fazias quando atingir-se a rotação máxima?
@B@rão Vermelho As eólicas que vês espalhadas pelas serras assim como aquelas domésticas que andam por aí também tem rotações máximas, mas todas elas têm travão de resistência elétrica que limita as rotações quando excedem um certo limite.
@JL o que hoje parece impossível, amanhã é banal sempre foi assim por isso neste momento temos carros, aviões, barcos e muitos gadget que há 100 ou 200 anos todos diziam impossível, todas as leis servem para ser violadas até mesmo as da física
Jose+Lapao concordo plenamente consigo. O que há 100 anos era impossível hoje pode ser banal. Aliás, nem é necessário recuarmos tanto no tempo. Não faltam coisas que nos rodeiam que há 10 anos eram impensáveis.
O problema é quando desafiam as leis da física e as leis da física não foram escritas por um senhor qualquer como se escreve uma lei a dizer que não se pode roubar e o Jose rouba porque acha que todas as leis são para ser violadas.
Pois temos, mas eles não desfiam às leis da fisica.
Vejam o que diz o Princípio de Bernoulli e ficam a entender porque isso não é possível.
Vai dizer isso aos astrónomos. No espaço há com cada violação da física que estes ficam pasmados.
Não estou a querer defender, mas como é que fazem quando as helices de um gerador eólico atingem a velocidade máxima?
e depois meter um iman à frente do carro para o puxar
Isso é que era! Os burros dos engenheiros, que desenvolvem os veículos, é que não pensaram nisso. Bastava irem ao YouTube, o que não falta são exemplos.
Adoro este pessoal que arranja soluções e problemas em coisas completamente fora do seu âmbito.
Precisa de umas aulas de física. Sabe que as turbinas eólicas perturbam a passagem do ar e oferecem resistência à sua passagem. Se rodassem livres e sem atrito (assumindo que era possível) não produziam, para produzir a sua tendência é travarem. Um pouco à semelhança dos carros elétricos a regenerar energia. Quanto maior a sua regeneração maior o efeito de travagem.
Aplicando a mini turbina eficiente num carro você teria que gastar energia para vencer a resistência causada pela turbina. Juntando perdas à equação você iria gastar (números de exemplo) 1 kw para gerar 0,5.
Essa solução faz tanto sentido como por exemplo num carro elétrico meter o eixo traseiro a empurrar e o eixo dianteiro a regenerar. O saldo nunca é positivo no fim pelas perdas associadas ao sistema.
Portanto a resposta é não, não há mini turbina eficiente que vá ter esse efeito que fala nem vai haver, a menos que contrarie a física. O objetivo é exatamente o contrário, minimizar ao máximo a resistência do ar e permitir que o ar passe com a maior das facilidades e mínimo de perturbações pelo carro precisamente para evitar gastos de energia a vencer essa resistência.
Muito bem explicado….