A culpa é da COVID-19! Em abril apenas foram produzidos 1 238 carros
O setor automóvel é um dos principais alavancadores da economia. Com a COVID-19, e o confinamento dos portugueses (e não só), a produção de veículos em Portugal quase parou! Num mês apenas foram produzidos nas fábricas portuguesas 1.238 carros.
A produção está de novo a voltar, mas a um ritmo ainda lento.
COVID-19 com enorme impacto na produção de carros
Em abril de 2020 o setor automóvel ainda reflete as consequências da pandemia COVID-19 produzindo apenas 1.238 unidades, menos 95,7 por cento que o mesmo período do ano anterior. Pela primeira vez em Portugal não se produziram comerciais ligeiros, refere a ACAP.
A Europa continuou a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional – com 97,5 por cento – com a Alemanha (19,6%), França (16,7%), Itália (15,7%), Espanha (11,2%) e Reino Unido (9,9%) no topo do ranking.
Relativamente à montagem de veículos automóveis em Portugal, em abril de 2020 foram montados 12 veículos pesados, tendo representado um decréscimo de 96,0 por cento face a igual mês do ano de 2019. No primeiro quadrimestre de 2020, a montagem de veículos pesados apresentou uma queda de 86,8 por cento face igual período do ano anterior, representando 181 veículos montados em 2020. Pela primeira vez, nenhum dos veículos montados em Portugal foi exportado. Ainda assim, 80,7 por cento dos veículos montados nos quatro meses do ano foram exportados.
COVID-19 é a designação dada pela Organização Mundial da Saúde para identificar a doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2. Este novo coronavírus foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019 na China, na cidade de Wuhan. Os casos iniciais da doença COVID-19 foram associados a um mercado em Wuhan (Wuhan’s Huanan Seafood Wholesale Market). O mercado foi encerrado a 1 de janeiro de 2020, mas a doença foi progredindo desencadeando uma epidemia mundial ou pandemia.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: acap
Mas qual é a média normal?
Deviam ser produzidos menos. Mania das pessoas trocarem de carro de ano a ano.
Mas quem é que vai comprar carro agora com esta crise?!
Comecem é a investir em tecnologia limpa…. isso sim, esqueçam lá os dinossauros que já não têm mais onde evoluir e concentrem-se em produtos tecnológicos, pois só a tecnologia é que tem potencial para estar continuamente em desenvolvimento… com isto cria-se empregos e por sua vez vendas de meios de transporte ecológicos!
+1
Concordo mas.. estamos a falar de investimento de milhões sabes? Uma produção não pode mudar assim do dia pra noite.. e com este atraso de dinheiro em caixa graças ao Covid.. possivelmente irá atrasar o processo de alteração para hibridos e elétricos.
Sucataria Alemã, BMW e Mercedes, não faltam nas estradas de Portugal.
Eu ás vezes tento perceber mas já desisti. Como é possível, num país como o nosso, haver tantos carros de 40 000 euros para cima?
Não me venham falar que são altos quadros de empresas, senão Portugal era o país mais industrializado do mundo, com tantos altos quadros…
Ainda por cima carros que avariam frequentemente, cujas reparações são caríssimas… Mistérios.
Eu também já tentei perceber … E consegui …. Resume se a crédito…. E viver com os papas …. Os papas pagam tudo … E o salário do miserável , vai para a prestação do BMW !!!
O ser a crédito, por si só, não quer dizer nada de mal, desde que se possa suportar a prestação.
O problema é que a maior parte das pessoas mete-se em créditos que não pode pagar.
É isso que me faz confusão… Como é que alguém que leve para casa mil euros, pode meter-se num crédito de 600 ou mais?
E o resto das despesas? E a manutenção do BMW que é uma fortuna e que avaria com frequência? Pois, lá vai o banco ao fim de uns meses buscar o carro… Estupidez pura.
Ainda por cima toda a gente sabe que por metade do preço de um BMW pode-se ir buscar um carro mais confiável e que faça mais kms. Mas não é BMW nem Mercedes ou Audi, já não presta. Não dá status….
Tenho um Toyota há mais de uma década e até hoje não avariou nada. Para ser sincero até estou surpreendido… mas comprei-o novo e faço a manutenção ANTES da hora.
Isso deve ajudar…
Alguém me mostre um BMW ou Mercedes com essa façanha…
Parem já de fazer automóveis, já temos poluição a mais no planeta, mesmo as fabricas pararem já ainda temos no planeta automóveis para 100 anos, a alemanha manda neste jardim a beira mar plantado, querem ajudas comprem os nossos automoveis poluentes, o lixo vai todo para ai seus tapados sois capazes de comer lixo só para andarem de automóveis de 40 000 mil euros a pagar a 10 anos, tristeza, povo ignorante…