Carro da Apple continua de pé? Parceria com marca de elétricos na mira da empresa
A Apple, durante 10 anos, gastou cerca de 10 mil milhões de dólares naquele que seria o seu carro elétrico, com tecnologia de condução autónoma. Depois de dar por terminado o seu projeto, a empresa ficou ainda um grande portefólio de patentes para a indústria automóvel. Apesar de terem vaticinado o fim dos intentos da empresa de Cupertino no mundo automóvel, surge agora uma notícia muito interessante. E se a Apple comprasse a Rivian?
Apple Rivian num futuro próximo?
No início deste ano, a Apple cancelou a sua iniciativa de carros elétricos Project Titan, que já durava há uma década. Contudo, um novo relatório do DigiTimes afirma que as ambições da Apple em matéria de veículos elétricos podem não ter terminado.
De acordo com a história, a Apple está "a avaliar a possibilidade de se associar a uma certa startup de Veículos Elétricos (VE) dos Estados Unidos, e a Rivian é um candidato muito provável".
O relatório diz que há "especulações entre as cadeias de abastecimento" de que a Apple está a investigar a possibilidade de se associar a uma startup de VE. O DigiTimes sugere que a Apple poderia agarrar nos seus 10 anos de investigação sobre veículos elétricos e condução autónoma e associar-se a outra empresa em vez de fabricar o seu próprio automóvel.
Embora seja "incerta a forma que essa colaboração poderia assumir", este relatório sugere que Rivian é o principal candidato, com base em fontes da cadeia de fornecimento.
O relatório do DigiTimes não fornece outros pormenores. Não se sabe ao certo como seria uma parceria entre a Apple e a Rivian - ou se a Rivian estaria sequer interessada num acordo deste tipo. Ainda assim, pelo menos com base nas fontes da cadeia de suprimentos DigiTimes, é algo que a Apple está "estudando".
“Associar-se” pode apenas querer dizer usar as sua patentes e soluções, ao fim de 10 anos de investigação, que custou e 10 mil milhões de dólares.
Visto que por certo não as vai dar, ou as vende a retalho, uma a este outra àquele que der mais, ou podia concentrá-las numa única marca. Era capaz de dar resultado. Uma das coisas que me lembro de que se falou é a projeção da informação de navegação no vidro do carro.
Á boa maneira da Xiaomi q não fabrica carros com a BAIC que fabrica carros.
Se não vais comprar porque é que te preocupas?
Quem te disse q estou preocupado. Apenas comento uma evidência.
Ou és dos q pensa q a Xiaomi tem fábricas de automóveis?
Porque havia de ter se não tem experiência no ramo?
É mais do que óbvio que fica mais barato ter uma parceria.
Tens o exemplo da Apple. Eles fabricam telemóveis?
A Apple de certeza que não vai pensar em carros elétricos nos próximos tempos. É coisa que não lhe interessa(pelo menos nestes próximos 2 a 3 anos, direi eu).
A Apple não queria fabricar um carro elétrico … queria fabricar um carro totalmente autónomo elétrico.
Em 2014, há 10 anos e 10 mil milhões de dólares atrás, quando o projeto da Apple foi lançado, todos diziam que eram possível, que era uma questão de software.
Ou concluiu que não era possível ou que não conseguia a margem de lucro que pretendia (a margem nos automóveis é baixa).
Associar-se a um fabricante … pode ser.
“Associar-se a um fabricante … pode ser.” Não me acredito.
A margem nos automóveis é baixa depende…depende do fabricante e depende do mercado, o pplware já publicou vários artigos sobre isto.
Por exemplo a margem da TESLA é alta quando comparada com a da linha ID da VW, e as margens dos fabricantes chineses são altas no mercado europeu e bem mais baixas no mercado nativo.
Agora a Apple está a começar num ajuste de crescimento descendente, pode não ser boa ideia porem-se no mundo dos BEV quando começam já eclipsados pelos OEM chineses.