Windows Defender vai conseguir proteger os utilizadores contra drivers maliciosos
O Windows Defender tem-se mostrado como uma das soluções de segurança mais capazes de proteger o Windows. Ao longo dos anos foi ganhando novidades e melhorias, que o ajudaram a melhorar e a dar uma resposta mais eficiente.
A mais recente novidade veio para continuar a proteger os utilizadores.em áreas sensíveis. Desta vez são os drivers, muitas vezes usados para comprometer o Windows e controlar as máquinas dos utilizadores.
A relação do Windows com os seus drivers nunca foi pacífica. A Microsoft tem tentado resolver este problema, mas a verdade é que quase sempre que há um problema este componente está presente ou em risco de estar ausente, ou desatualizado.
Para piorar este cenário, estes mesmos drivers têm sido usados por atacantes para espalhar malware e outros problemas de segurança. Esta é uma ameaça para o sistema da Microsoft, que os utilizadores muitas vezes descobrem apenas tarde demais.
Para proteger os utilizadores desta situação, a Microsoft criou uma novidade que colocou no Windows Defender. Esta consegue bloquear a utilização de drivers vulneráveis ou com problemas, e que possam comprometer a segurança do Windows e dos seus utilizadores.
Esta proteção vai funcionar não de forma ativa e reativa, mas sim com base em listas de drivers com problemas. Estas listas vão ser oferecidas ao utilizador, sendo depois controladas e monitorizadas pelo próprios Windows Defender.
Curiosamente, e no documento em que apresentou esta novidade do Windows Defender, a Microsoft apresentou outra alternativa. Passa por levar os utilizadores a passarem converter o sistema para o Windows S, uma versão presente em todos os PC, dependendo da versão instalada.
Esta é uma novidade que foi descoberta agora no Windows Defender e que em breve de verá estar acessível a todos. É uma segurança importante, mas que poderá trazer problemas ao bloquear a utilização de drivers essenciais ao utilizador.
Este artigo tem mais de um ano
OFFTOPIC : recebi o update opcional KB5011563 que supostamente devia trazer a nova marca de água para PC’s não suportados e afinal não chegou…isto no HP15 com um processador AMD de 7th GEN que saiu a meio de 2017 e tem tds os requisitos menos o CPU…incluíndo proteção baseada na virtualização e instuções muito usadas no w11 com AVX e AVX2…já na instalação do W11 não tinha recebido nenhum aviso…
Essa funcionalidade do Defender também em estará presente nos Windows Servers?
Converter em Windows S? Mas isso não seria possível, de acordo com a própria Micro$oft. Então como se faz?
Amigo, não é converter, é passar para o “Modo S”, ao ativar o modo S apenas pode usar softwares oriundos da store da Microsoft, tudo o resto é barrado, para instalar qualquer outro programa fora da store é no modo normal com o modo S desativado.
Atenção com a mudança para o modo S, pode ser seguro, mas é muito limitado, no fundo, limitado aos produtos da Microsoft, incluindo browser, office, etc.
a alternativa é pior que a funcionalidade.
Ou será que a Microsoft quer mais empresas a pagar para terem os drivers ‘reconhecidos’ pela Microsoft???
É que o $€ não vir de um lado pode vir do outro.
E nada prova que é realmente mais seguro basta ver o historio de quase todas as Stores. mais uma como a EUFI que afinal tem varios buracos. E como funcionrá se desligar a actualização de drivers, (sim é normal poder fazer tal), como será? e nas impressoras e scanners ? olhem para o historioco muitas vezes muda para uma versão mais actual de Windows obriga a deitar fora impressoras ou digitalizadors e outro hardware PORQUÊ?
É como a falta de materia prima para tinteiros que eobriga os fabricantes que bloquavam titeiros de terceiros e foram ‘obrigados’ a mudar. Ai essa memória.