Windows 10 X não está pronto e isso traz problemas aos parceiros da Microsoft
Quando apresentou as suas novidades em outubro, a Microsoft tinha planos bem definidos para os próximos meses. Foram lançados novos equipamentos que despertaram a curiosidade no mundo tecnológico. No entanto, como suporte a estes novos dispositivos, está o Windows 10 X. Esta é uma versão dedicada do sistema operativo para toda uma linha de equipamentos que irão aparecer em breve.
Apesar de estar tudo já encaminhado, há informações de problemas com este sistema e com os parceiros da Microsoft.
Windows 10 X ainda não está pronto
Há muito que a Microsoft tem em preparação uma nova versão do Windows 10. Esta está dedicada a hardware muito específico, que irá em breve surgir no mercado. A melhor mostra dessas propostas é o Surface Neo, que a Microsoft apresentou em outubro.
Nesse mesmo evento, vários outros fabricantes assumiram similarmente o compromisso de seguir esta linha de equipamentos e apresentar em breve as suas propostas. Claro que tudo depende de um único elemento, o Windows 10 X, que a Microsoft deveria ter já terminado.
Os parceiros da Microsoft são prejudicados
Entretanto, é aqui que começam a surgir os problemas. Do que se sabe, a Intel deveria apresentar já na CES 2020 a sua primeira proposta neste campo. A marca decidiu adiar essa mesma apresentação principalmente por uma simples razão. O Windows 10 X ainda não está maduro por isso, a marca não quer arriscar.
Dado que o novo sistema operativo ainda está por terminar, a Intel decidiu que apenas em meados de 2020 vai tornar público o seu novo tablet. Este deverá ser dobrável e explorar ao máximo o que o Windows 10 X tem para oferecer.
Ecrãs atrasam também lançamentos da Intel
Para o adiamento do lançamento, a marca alegou também que se deve a outra causa associada. A Intel não tem stocks suficientes para começar a produção de ecrãs dobráveis para os seus equipamentos. O acumular destes fatores levou à decisão que não era esperada, dado o empenho da Microsoft.
A empresa de Satya Nadella é conhecida por atrasar os seus desenvolvimentos de software e alterar os prazos. Não é uma situação nova, mas que mais uma vez prejudica os seus parceiros. Desta vez é o Windows 10 X que está a atrasar a chegada das novas propostas mostradas ao mercado com muito empenho e muitas promessas.
Conforme vimos na demos tração do mesmos, este preparam-se para marcar uma nova linha, mas que assim ficam automaticamente atrasados.
Este artigo tem mais de um ano
Windows 10 X = Windows 10 S + suporte para 2 ecrãs. Muito complicado Microsoft…
Se o quiseres fazer à moda do Android não é, mas se o quiseres fazer bem feito, é um bocado.
Windows, bem feito? Ahaha
O Android (Por ex) com chips muitíssimo mais fracos que os usados em Windows x86 (o tal otimizado) consegue ser mais fluído, “imediato”, gasta menos energia e… funciona melhor. Ora, num S8 com modo DeX (desktop) tudo relacionado com UI (mesmo em desktop) ou multimédia é toneladas de vezes mais rápido a começar a tocar, mover ou zoom que o meu desktop i7 com 16 GB RAM, SSD e GTX 970.
Logo a espelhar o ecrã, instalar / desinstalar apps, aceder opções, etc., no Android é infinitamente mais rápido; a editar fotos etc, no Android tudo é por hardware; no Windows pé hardware muito pouco e para ser rápido precisam de bom CPU/ GPU.
Sem dúvida que as ferramentas profissionais pesadas precisam de Windows, Linux ou Mac OS e chips x64 (Ou equivalentes) com GPU profissionais, hardware que necessita de 750 a 1000W (soluções particulares ou pequenas empresas), nada que os SO ou chip móveis logrem, agora pelo menos o Windows/ Linux não alcançam nem de perto a otimização do Android, iOS, Mac OS.
Não sei quanto a vocês, mas muitas vezes escrever no W10 com Swift (touchscreen) num cpu pelo menos 5x mais rápido que num smartphone de 200€, a escrita/ resultados/decisão que palavras serão umas…3x mais lentas.
Será o mesmo Windows que disseram que correria em processadores da Qualcom. ?