Windows 10 – Serão assim os Ambientes de trabalho virtuais
O Windows 10 será o próximo sistema operativo da gigante Microsoft. Com previsão de lançamento para este Verão de 2015, este sistema terá a missão de fazer esquecer o Windows 8 (que desapontou milhares de utilizadores) e até o Windows XP que continua a ter uma quota de mercado interessante, mas também conquistar novos utilizadores que “fugiram” para outros sistemas operativos.
Uma das novidades que estão previstas no novo Windows 10 será o suporte para Ambiente Virtuais (tal como o Linux e MacOS). Vamos saber como vão funcionar.
A Microsoft revelou, via blog oficial, que o Windows 10 vai ter ambientes de trabalho virtuais e indicou como os mesmos vão funcionar. A ideia de disponibilizar esta funcionalidade nativa tem como principal objectivo ajudar, os utilizadores, a melhorar a organização do seu ambiente de trabalho em vários aspectos.
Ao contrário das distribuições GNU/Linux, esta funcionalidade parece-nos bem mais aprimorada agora no Windows 10, podendo o utilizador fazer um preview de um Desktop em questão entre outras funcionalidades, como por exemplo adicionar um novo ambiente de trabalho virtual.
A Microsoft deu também a conhecer os atalhos de teclado para gerir esta nova funcionalidade:
- WIN + CTRL + LEFT/RIGHT: Mudar de ambiente virtual de trabalho
- WIN + CTRL + D: Criar um novo ambiente virtual de trabalho
- WIN + CTRL + F4: Fechar o ambiente virtual de trabalho actual
- WIN + TAB: Vista de tarefas
Além desta novidade já mais que confirmada, as últimas informações mostram que o Windows 10 terá um novo sistema de autenticação, vai ocupar menos espaço de armazenamento tanto no PC como no smartphone, vai ter a possibilidade de receber actualizações via P2P, virá com impressora PDF nativa e muito mais – ver aqui. Pode já testar algumas das novidades experimentando a última build.
Este artigo tem mais de um ano
Dizer que Windows 8 desapontou melhores de utilizadores é no mínimo exagero. Para mim foi o melhor Windows feito até hoje. A falta do menu iniciar foi apenas uma questão de hábito, penso que a Microsoft arriscou e bem.
Cumprimentos
Windows 8…não Windows 8.1 (desapontou menos 🙂 )
Pois.. O 8 nunca cheguei a usar mas foi o que me despertou a curiosidade que eventualmente me fez instalar o 8.1..
Voltei a ter Windows pela primeira vez em 7 anos graças ao 8.
Concordo. É juma questão de hábito.
Pois para quem brinca o 8 é bom, para produtividade não serve.
Uma empresa não pode mudar de windows e ver a produção baixar porque os seus trabalhadores não sabem onde estão as coisas.
O ambiente de trabalho no win 8.1 é igual a todos os outros Windows. Eu tenho, e nem uso o metro UI, só tenho activa a app da Meteo. Quando inicio o PC, entra logo no ambiente de trabalho. Podes usar win+Q para pesquisar qualquer coisa no pc, aparece logo o programa mais escreves a 1ª ou 1ªs letras. Ou podes clicar com o rato no logo do windows e ver a lista dos programas.
Instalei o StartIsBack o que me permite ter o menu Win7 no Win8.1 e também ter a nova área de início acessível via botão windows.
Eu também tenho um fétiche pelo W8 no 10 contínuo a pegar na app aberta para arrasta-la para baixo,mas ela não fecha,…hábitos.
Apoiado! Achei uma evolução necessária e, depois de me habituar, não consegui voltar para o 7. O 8 é muito mais rápido
“A falta do menu iniciar foi apenas uma questão de hábito” aí esta o problema de muitas pessoas que se queixam do Windows 8 porque pensam que o Windows 8 não tem menu iniciar mas tem só que em vez de abrir num canto abre no ecrã completo. Pensei bem e verão que é exatamente igual ao menu do Windows 7 só que em ecrã inteiro e com tiles é só essa a diferença. Isso é o que eu explico sempre aos meus clientes e eles acabam por aceitar muito melhor o Windows 8.
IGUALZINHO ao do OS X!
A única diferença é que no OS X, os desktop virtuais estão em cima, no Windows X, estão em baixo!
http://cdn.osxdaily.com/wp-content/uploads/2012/06/mission-control-tips.jpg
é. e o kde e mate e o gnome que já tem isso desde a decada de 90? loool.
Também no Windows era possível. Com utilização de software de terceiros.
No windows o que era possível está algo longe dos verdadeiros Desktops Virtuais
Mas alguém falou de ter ou não ter isto?
Claro que já existia isto há muito tempo, em todo o lado.
Mas a interface, não.
Vindo de onde vem… tinha de copiar de algum lado…
Então se é igualzinho com dizes, para quê pagar o dobro por um Mac quando se pode ter o mesmo num PC com Windows?
Porque ao contrário do que dizem, não custa o dobro.
Só custa o dobro quando não sabes mesmo do que falas… E comparas latas velhas com autonomia de 2 horas, 5 cm de altura, ecrã de baixa resolução e de cores todas embaciadas, disco rígido (LOL), trackpads dos anos 90, plástico e sobreaquecimento…
Ter o mesmo que é como quem diz?
Ter uma coisa que é em tudo pior…
O mito já não pega…
E qual o problema?
Ao menos a MS ouve os seus clientes e melhora o seu produto.
Isso já existe em ambientes gráficos linux há anos e vens dizer que copiaram pela Apple. Procura ajuda.
O que ele quis referir foi o interface criado para gerir as janelas e desktops, não a função abstracta de desktops virtuais
É uma funcionalidade que eu nunca achei útil para mim. Mas parece-se que esta bem trabalhada/desenvolvida.
Tenho o Windows 8.1
E estou imenso satisfeita com ele.
O 10 parece-me que já vai ficar demasiado elaborado para o meu gosto mais prático.
Isto é um exemplo de um paradoxo.
Quando o Windows 10 sair vais ver muito destes paradoxos.
Pelos vistos para um user normal até basta mudar de skin que já não conseguem “ver aonde estão as coisas”. Incrivel O.o
A partir do Millennium o vista e os windows 7, 8 e 8.1 nenhum deles prestaram, cada pessoa compre o seu PC para se adaptar as suas necessidades, assim?
todas as pessoas que usam o Paltalk só o windows XP dá a possibilidade de poder fazer uma gravação de musica e voz em simultâneo, tenho um portátil com o windows 8 e repito não presta, enquanto a Microsoft não utilizar o sistema de som como tem o XP? todos os que utilizam Paltalk tal como eu, jamais compraram o windows 10, moral da história nenhum deles presta
Moral da história: Actualiza-te.
ou seja, um SO não presta porque não tem UMA coisa que tu gostavas de outra versão, sim senhor, muito bem visto!!! vê-se cada raciocínio…..
Era para rir não era?
Se comprares uma placa de som já da. se usares o ásio for all também. não culpes a Microsoft pela tua falta de inteligência.
Lol!!! Há com cada artista!
Windows 8.1 está muito bom mas o 10 vai bater todos, até o w7 e o xp.
Se eu instalar a technical preview agora, como se processa o upgrade para o windows estável quando ele sair? queria instalar no meu tablet windows, porque aconselham a não instalar ainda no computador principal, mas gostava de saber se compensa o trabalho, ou se depois dá mais trabalho passar do 10 preview para o 10 do que do windows 8.1 para o 10. O que aconselham?
Boas,
Não há possibilidade nativa de upgrade direto da versão preview para a final, e duvido, se a Microsoft mantiver a norma, que vá existir.
Pois…eu ainda tenho o XP. Vai ser difícil desfazer dele
What the…. Instala o 8 ou o 7 e procura uma skin ou assim ou melhor, Maquina Virtual! É muito dificil evoluir?
GOD cada cena que aparece! E depois admiram-se da fragmentação de SO que existe. Pobres Developers…
Parabéns dinossauro.
A integração dos ambientes de trabalho virtuais são na minha opinião uma excelente funcionalidade deste novo windows. Tenho estado a utilizar o technical preview e tenho reparado que eles têm mexido muito no comportamento desta funcionalidade. Na Build 10041 em cada desktop podiamos abrir softwares independentes e cada aplicação aparecia no desktop escolhido o que na minha opinião está correcto, enquanto que na Build 10049 ao mudar-mos de desktop as aplicações do desktop 1 (por ex) aparecem também abertas no 2 e ao clicarmos nas mesmas levam-nos ao desktop anterior, penso que esta funcionalidade assim está incorrecta, não faz qualquer sentido. Alguém mais notou este alteração? Penso que a forma correcta de funcionamento seria como foi implementado na Build 10041…