Microsoft voltou a mudar os requisitos para instalar o Windows 11
Com o Windows 11 já lançado e até a ser testado por um lote de utilizadores, há ainda alguma confusão no que toca aos requisitos mínimos. Este elemento tem causado problemas, com muitos a achar que não podem usar o sistema da Microsoft.
A Microsoft veio agora dar mais informação sobre o tema e voltou a mudar os requisitos para instalar o Windows 11. A gigante do software espera assim resolver a questão de uma vez por todas, com um ajuste importante para todos.
O dia de ontem foi muito importante para o Windows 11 e para a Microsoft, abrindo as portas para o futuro. Foi lançada a primeira build do novo sistema operativo, tornada pública e acessível para quem está inscrito no Programa Insiders.
Para além de abrir os testes nesta nova versão do sistema operativo, a Microsoft veio a público tentar esclarecer mais a questão mais complicada a este sistema. Falamos dos requisitos mínimos para e o que terá de ser necessário ter para instalar o Windows 11.
A primeira e grande novidade é a definição mais clara dos CPUs que vão ser suportados pelo sistema. Assim, e do que é apresentado, temos agora o suporte aos processadores de 8ª geração da Intel, os AMD Zen 2 e também os Qualcomm Série 7 e 8.
Ainda mais interessante é o suporte para os processadores de 7ª geração da Intel e AMD Zen 1 nesta primeira build. A Microsoft quer avaliar a prestação destes processadores e tentar perceber se este tem a capacidade de correr o Windows 11 livre de problemas.
Por outro lado, a Microsoft resolveu aligeirar algumas obrigações para esta primeira build. O próprio TPM 2.0 está de fora desta versão, garantindo que o Windows 11 é testado no máximo de plataformas e configurações.
Para evitar confusões e informações erradas, a Microsoft resolveu colocar em pausa a app Verificação do Estado de Funcionamento do PC. Admitiu que esta não estava preparada e que deu muitas vezes informação incorreta sobre o suporte do Windows 11.
Este artigo tem mais de um ano
Vou-me deixar estar quieto apesar de ter PCs compatíveis, parece que ainda há muito trabalho para fazer até a data de lançamento e que vão haver ajustes a baixo nível. Recomendo aos que participarem no programa Insider e que estão com ideias de sair quando o W11 for lançado que o instalem de raíz para não ficarem com lixo da versão Insider 😉
como assim um zen1 não seria capaz de correr o win 11? eles devem ter um acordo qualquer com os fabricantes e neste momento querem obrigar a compra de novos equipamentos..
se tens portátil com win 10 e aparece uma mensagem a dizer que não é compatível com o 11 muitas pessoas iram atualizar as máquinas só para terem o sistema mais recente
Pois, nao faz lembrar o mercado dos smartphones por exemplo? aliás, faz lembrar muitos mercados de muita coisa…desperdício, desperdício, desperdício, lucros, lucros, lucros…
O maior problema foi que a microsoft apresentou a versão Pro. Essa já irá exigir muito mais segurança. A Home não precisa de TPM e corre em computadores com 1gb de RAM e 32gb de disco (apesar de precisar da alteração igual ao win10 para as actualizações e cópias de segurança ficarem num cartão de 64gb ou 128gb).
A versão que mais circula é a Pro beta 18. Essa exigia o TPM 2.0. A seguinte já só pedia o 1.2.
ainda tenho um i7-3630QM e no momento no W10 com 11 separadores abertos (10 deles youtube) e mais uns quantos programas (mail, vpn, gyazo, etc) e vai a alternar entre os 2 e 10% de uso… a microsoft é capaz de dizer que não corre o Windows 11? mas esse sistema é um jogo triple A de última geração ou quê? o que não suporta é o tal TPM, que muitos destes processadores recentes trazem embutido, ou então a motherboard… mas atépor aí parece que eles podem muito bem retirar esta limitação, que foi o caso… é uma estupidez esta imposição. um computador a funcionar perfeitamente ficar obsoleto por um sistema que já não recebe updates (2025) quando podia perfeitamente estar a correr o novo…
Não faz sentido um processador que comprei á 3 anos não dar no novo sistema operativo, seria ridiculo.
Pior é o Surface Studio 2 de 4-5k€ que ainda está a ser vendido oficialmente na loja da microsoft e não suporta o Windows 11, pelo amor da santa microsoft…
Eles têm hard e soft floor requirements. Significa isto que vai ser possivel instalar em outros processadores, mas vai provavelmente existir um aviso (e o utilizador tem de aceitar) a dizer que a experiencia de utilização não será a mesma.
Que grande confusão que para aqui vai…. o meu portátil baratito , e não muito recente , segundo a app Verificação do Estado de Funcionamento do PC dava para instalar o Windows 11 , por isso não entendo como é que gente com máquinas muito melhores que a minha dizem que não podem passar para o 11 ……..qualquer dia vou mas é experimentar um macbook….
Simples a tua máquina suporta e tem TPM, fTPM ou PTT
Isto é uma das coisas que está a deixar muitas máquinas de fora, o meu não tem TPM e o CPU não tem PTT mas tem mais que capacidade de correr o W11 sem problemas
se é desktop há sempre módulos TPM à venda para colocar na motherboard, os portáteis é q se lixam mais lol. estes nos últimos dias também já estão a ser alvo dos scalpers… estes gajos são o lixo do planeta.
Testei numa máquina virtual e instalou sem problemas, mas ao correr a app de compatibilidade diz que meu PC não é compatível com o W11.Será?
Testaste numa máquina virtual onde todo o ambiente de hardware é simulado.
Ainda começam como os telemóveis. Ao fim de 2 anos perde o suporte das novas versões.
O que ainda não consegui ler (talvez não tenha procurado também) é o que representa o W11 relativamente ao W10 em termos de melhoria (ou pioria?) da performance, ou seja trás alguma vantagem que não seja meramente gráfica (e isso é suscetível, claro) ou será sobretudo um SO moderno mas pesado que só vai “ajudar” à obsolescência programada do hardware?
Supostamente é para também reduzir em até 60% o sucesso de malware actualmente em circulação no seu sistema operativo novo, e para isso precisa que os CPU’s suportem também algumas funcionalidades mais avançadas. Pelo menos foi uma das justificações que li.
creio que podem fazer isso sem impor limites a todos os utilizadores… quem tem processadores compatíveis usufrui da dita segurança reforçada, quem não tem fica sujeito ao maior risco como está agora com o W10 ou outro… não vejo pq não… agora dizer que não podem correr o sistema…
A utilização da RAM está ao nível do 7, 3 vezes melhor do que o 10.
Nos temporários, o 11 usa menos 25% de espaço, o que permite acelerar a maioria das funções.
Depois há o suporte de drivers. O 10 vai começar a ficar com drivers desactualizados já a partir de Junho de 2022.
Bem até foi rápido, e só vem confirmar o que disse na semana passada, a Microsoft não tem qualquer interesse em excluir milhões e milhões de PC’s, menos ainda quando o Windows passou a ser oferecido.
O problema foi a leak da versão PRO de testes.
A microsoft terá preparado para colocar a versão PRO disponível para computadores novos já a partir de Setembro (para aproveitar o regresso ás escolas e universidades). Essa versão será a mais segura e com muito maior exigência.
Depois então a versão home deverá funcionar com qualquer computador comprado após 2014, que seja compatível com o win10. Essa só devia estar disponível lá para Maio de 2022.
É impressão minha ou o look & feel está muito parecido com o MacOS ?!
Um uma mistura de KDE Plasma com o Mac.
“O próprio TPM 2.0 está de fora desta versão, garantindo que o Windows 11 é testado no máximo de plataformas e configurações.” Alguém me consegue explicar isto por miúdos,se for possível ?? O meu muito obrigado.
Pois não foram muito claros nessa afirmação. O que eu acho que estão a dizer é que removeram o requisito sobre o TPM, ou seja, passam a ser compatíveis equipamentos que não suportam TPM 2.0.
A MS removeu o requisito que prevenia imensos computadores de correr o W11 isto não faz sentido se o voltarem a introduzir though
O instalador deixou de ser o Win11Pro. Passou a ser Win11 e deixou de verificar a existência de secureboot e TPM.
Assim, qualquer computador que esteja correr o win10 consegue instalar o win11, mesmo que tenha muitos problemas com drivers e programas de terceiros.
Manuel, estas enganado, acho!
O meu pc roda o windows 10.
Ontem acedi pelas configurações ao insider. E deu-me logo que o meu pc. não tem os requisitos mínimos para actualizar para o windows 11.
Ou será que mesmo assim, depois de ter um iso do windows 11 no pc, conseguirei fazer a actualização do Window 10 para o Windows 11, sem me dar erro?
Quem tem ryzen 1600x ou mesmo da mesma gama mas mais recentes têm de ativar o Amd fTPM na BIOS e o Trusted Computing também tem de estar ativo. Se à mesma disser que não está compatível voltem a reiniciar e já deve aparecer a atualização do Insider Dev build.
Estou a correr o W11 num i7 de 5° geração e está tudo a correr lindamente, os senhores da Microsoft deviam baixar o requisito do processador.
não se trata das gerações abaixo daquelas não conseguirem correr o windows 11, pois o meu i7-3630QM com o Windows 10, sendo que tenho vários programas a correr e vários separadores abertos, está a alternar entre os 2 e os 10% de uso (a tender mais para o mais baixo lol), e por consequência, dado que supostamente o 11 será mais eficiente que o 10, correria ainda melhor… o que estes processadores antigos não têm é o tal suporte ao TPM 2.0 … pelo que tenho visto, ou pelo que têm feito, é possível que retirem esta limitação com o Windows 11 Home mas mantenham com o Windows 11 Pro, ou seja, eu com a minha chave do W10 Pro provavelmente não posso usar, só mesmo instalando com a chave de raiz que é ainda do W8 lol e que deverá dar acesso à versão Home do 11 como acontece com o 10 (se instalar sem usar a chave do Pro)…
No meu caso o portátil tem o referido TPM 2.0, a única coisa em que falhava era mesmo a questão do processdor não estar na lista. Seja como for como faço parte do Programa Insider há bastante tempo deu-me acesso a atualização a qual foi instalada sem um único problema e o computador tem estado a trabalhar desde manhã e não houve ainda um único problema, lags ou anormalidade. A Microsoft em relação aos processadores pode argumentar o que quiser mas para mim é só mais um meio de conseguirem vender uns processadores de última geração ou máquinas inteiras em parceria com as muitas cadeias de venda de material informática do mundo fora…
Ridiculo é segundo dizem um surface que esta ainda a ser vendido e nao aceitar o windows 11, processadores com 3 anos e nao aceitar windows 11, a microsoft esta pior que a apple so quer lucros lucros, que vergonha, aonde chegou esta microsoft, a culpa nao é dela, é dos cordeirinhos que a seguem.
Não entendo muito bem a razão do processador ser factor de exclusão de utilização de uma nova versão do Windows.
Será que o Windows 11 é assim tão mais pesado que o Windows 10, que obrigue a só se poder usar processadores de 7ª ou 8ª geração e para cima?
É que eu estou a correr o W10 no meu portátil com um Intel Core i7-4700MQ, um SSD EVO 1TB, 8GB RAM, etc, e não tenho problema nenhum de fluidez ou de processamento.
O W11 deve ser mesmo um SO pesadão!
Para já do que vi corre tão bem como o W10… Aliás parece-me um W10 com um skin nova. É claro que não é isso, mas corre igualmente fluido, mesmo nos supostos processadores fora da lista de compatibilidade. Isto é só negócio… O mercado dos processadores devia andar um bocado estagnado por isso…
Microsof 0 – Linux 1
A Micosoft, nunca antes tinha criado limitações para instalação, ou atualização do SO.
Fá-lo para o windows 11. E com isso, dá um tiro no pé. Com isso, dá uma vitória para o Linux.
É então um erro crasso.
Quem me dera ter dinheiro para poder comprar um computador novo, para poder rodar o windows 11. Mas não tenho. Por isso, só me resta continuar com o meu pc, que já tem muitos anos.
O meu pc, apesar de ter muitos anos, roda o windows 10, sem problema algum. E faço as actualizações, sem problemas.
Ou a Microsoft muda isso, rapidamente- E torna o windows 11 compatível, com qualquer computador, como sempre foi. Ou, não vai demorar muito, a dar-se conta do erro que cometeu. Mas aí será tarde…
Perdão pelo erro: Microsoft
Quero acreditar que ainda mudam de ideias… já mudaram em relação ao TPM (mas só para algumas situações) e quanto ao processador também! Se a atualização fosse a pagar ainda compreendia… agora gratuita… só entendo isto numa relação entre Microsoft e Intel/AMD na tentativa de aumentar as vendas de processodores/computadores.
Já rodo o W11 à um dia no meu ASUS com 5 anos e não noto qualquer tipo de atraso ou outro problema no computador!
Por isso Micrsoft… Shame… Shame…
O que a Microsoft está a fazer é uma vergonha. Vergonha!
Que erro está a cometer.
E o Linux a rir, com este enorme tiro no pé, da Microsoft.
O Windows 11, seja o Pro, e todas as restantes versões, deveriam instalar, ou actualizar, sem requisitos mínimos, como sempre foi, até aqui. Mas está a ser assim. E vai-se virar contra a Microsoft!
Microsoft, pagas-me um computador novo, para poder rodar o windows 11? -É que não tenho!
Volto a dizer; vergonha!
Não está ser como sempre foi.
E com isso; a Microsoft, está a dar ganhos ao Linux.
A Microsoft pensa que a maioria das pessoas nadam em dinheiro, só poder!
Vergonha fazem vocês em criticar a microsoft, so compra pcs com sistema windows quem quer, existem outras alternativas, se nao houvesse alternativas até os compreendia, mas neste caso nao, a microsoft quer é o dela nao quer saber do resto, existem também alternativas com o office e quase todos usam, eu tenho um mac de 2012 nao posso atualizar para o novo sistema operativo pois nao reclamo da apple, porque tenho alternativas, mas a apple continua a me atualizar no nível de segurança, migrem para outros sistemas se puderem.
Todas as empresas como apple, microsoft, google, samsung, facebook e outras abusam porque sabem que os cordeirinhos vao atras delas, embora por vezes algum cordeiro va mudando.
Tenho 4 PCs equipados com i7 de sexta geração e tpm 1.2…portanto vão ficar obsoletos!
Obrigado Microsoft, quando chegar a 2025 e o suporte do Windows 10 terminar, transformo aquilo em Hackintosh, não é assim…? Ah, não ia dar…a Apple também vai possivelmente deixar de lançar a versão do MacOS para x86/x64….oh bolas…assim ‘ta difícil…editar vídeo no Linux não dá com nada…
Boas, tenho um i5 7400 com 8Gb de ram DDR4, gráfica GTX 1050 Ti e o TPM 2.0 ativo e não tenho PC para o 11? não percebo como estou de fora.
A Microsof tem lançado um SO mau e outro bom.
O Windows 11 começa mal, muito mal.
Que tiro no pé, eles estão a dar.
Se por acaso não corrigem isto, até à saída da versão final, E permitirem que qualquer computador, mais antigo, ou mais recente, instalem ou actualizem para o windows 11, vão dar-se muito mal.
A Microsoft, com esta postura arrogante, está a fazer a Linux esfregar as mãos de felicidade, pois muita, muita gente, por todo o mundo, vai abandonar o windows e vai para o Linux. Ou a Microsoft coloca uma pedra, sobre os requisitos mínimos, ou vai arrepender-se depois. E isso é certo!