Microsoft traz de volta publicidade aos utilizadores do Windows 10
A Microsoft tem sido agressiva no que oferece dentro do Windows 10, não apenas nas sugestões de aplicações da sua loja, mas também no que tem disponível, como o Edge.
Já por diversas vezes surgiram situações em que é mostrada publicidade a produtos da empresa, sugerindo aos utilizadores a mudança. Mas uma nova "publicidade" parece estar agora a surgir, propondo aos utilizadores do Chrome que usem uma extensão da Microsoft.
A Microsoft já tinha mostrado antes que poderia usar uma das novas funcionalidades do Windows 10 para dar a conhecer aos utilizadores deste sistema os seus produtos. Depois de começar a mostrar no Menu Iniciar propostas de aplicações que podem ser obtidas na Loja de Aplicações do Windows, passou a alertar os utilizadores que o seu browser consegue ser tão bom ou melhor que a concorrência.
Mas a novidade, descoberta pelo site Myce, mostra que a Microsoft vai ainda mais longe e propõem aos utilizadores do Chrome a instalação e utilização de uma extensão que a empresa tem disponível. Para fazerem esse convite, a Microsoft tem estado a mostrar um alerta que convida à instalação da mesma, levando o utilizador para a loja do Chrome ao carregar na notificação.
A extensão em causa é o Personal Shopping Assistant e permite aos utilizadores gerirem um histórico de navegação em páginas de compras, podendo fazer a sua gestão, arquivo e até a comparação de produtos, das suas características e até de preços. O Personal Shopping Assistant está disponível para Chrome, Firefox, Opera e até para o Edge.
O plano inicial da Microsoft para este tipo de publicidade directa no Windows 10 era levar os utilizadores a abandonarem as aplicações da concorrência e a passarem a usar as suas. Infelizmente esse plano parece ter falhado, levando a Microsoft a apontar agora as suas forças em divulgar os seus produtos que estão disponíveis para outros browsers.
Este tipo de publicidade não tem sido bem recebido pelos utilizadores, que acabam por achá-la demasiado intrusiva. A Microsoft dá a possibilidade desta ser desactivada, mas o que se tem visto é que acaba por ser reactivada, sem a autorização dos utilizadores, durante algumas actualizações.
Este artigo tem mais de um ano
Windows 7 volta estás perdoado
volta é o windows 3.1 esse sim está perdoado!!!
Logo esse que é tão inseguro ahah (brincando)
Windows 95 volta estás perdoado
Serei o único com Windows 10 que não passa por isto? Eu não tenho o Chrome instalado, uso Vivaldi e Firefox, mas nunca me apareceu nada disto nem de outro tipo de publicidade.
Não lês o artigo completo só pode.. Começa a ler, ninguem os vai ler por ti.
“A extensão em causa é o Personal Shopping Assistant e permite aos utilizadores gerirem um histórico de navegação em páginas de compras, podendo fazer a sua gestão, arquivo e até a comparação de produtos, das suas características e até de preços. O Personal Shopping Assistant está disponível para Chrome, Firefox, Opera e até para o Edge.”
Começar a ler os artigos até ao fim era um bom começo, e não me venhas com aquela “eu li” pois leste, se leste tinhas entendido!
Que tem isso haver com o que disse? Eu não passei por isso no Firefox. Nem nunca tive publicidade no menu iniciar, nem app pré instaladas. Fui isso que eu disse.
Também nunca cheguei a ver a alegada publicidade a aplicações no menu iniciar.
Também tenho o Chrome e não me aparece esta publicidade, embora desconfie que a Microsoft esteja interessada em ganhar mais € com a publicidade que faz…
Tenho o Win10 desde do dia em que saiu e nunca levei com publicidade. Também não tenho o Chrome, usava Firefox e ultimamente só o Edge. Devo ser sortudo….
Nunca levei com Publicidade e tenho o windows desde que saiu. se o fizerem, também não vejo qual é o drama.
Acho muito bem.
Apesar de não gostar de publicidade, não entendo o espanto. Eu, como muitos users, recebi o w10 de graça. Compreendo que as receitas tenham que vir de algum lado. Está provado que as ads são das receitas mais apetecíveis dos dias de hoje; por isso não me espanta.
Um exemplo simples, entro numa loja de roupa marca X e vejo um cartaz “Leve Y ao comprar Z”. Ou seja, eu escolhi entrar naquela loja, logo, estou disposto a ver os produtos que ela contém mesmo que implique levar com ads. Passando isso para o windows, eu escolhi usar windows porque raio, e ainda de graça, me vou queixar de ver a empresa que me deu o mesmo a fazer alguma publicidade?
Não consigo entender como toda a gente acha que se vive de ar e vento. Não devemos viver no mesmo mundo.
E não estou a defender marcas. Até porque tenho android e também quando entro na store sou “bombardeado” com sugestões que se podem ler como ads, visto que o objetivo é o mesmo.
No entanto, nunca tive esse “azar” de receber essas pop-ups “intrusivas”.
+1
Também não me importo de receber publicidade, visto que o futuro passa por receber informação de produtos mal se entre numa loja tanto online como física. Também não paguei pelo windows 10 e sou a favor da divulgação publicitária desde que não seja intensiva e não prejudique a normal utilização dos recursos.
Resposta simples à tua questão: Também uso um sistema operativo de graça, e n sou inundado com publicidade, nem me é ativo coisas que já tinhas desativo previamente.
A isto chamo controlo total do sistema, que nunca terás com o Windows. Simples! Talvez por isso já não o uso à muitos anos nem sinto a minima falta, muito pelo contrário… se voltasse ao windows não me ia aguentar mt tempo… Exemplo, comprei um portatil este mês, e o windows que veio nele durou… 20m…. o tempo de sacar outro sistema operativo e copiar para a pen para o instalar…
Como disseste escolheste um SO gratuito, suponho que seja Linux, que é open source e Windows não é open source… E acho que só explicando isto perceberás que eles sendo os proprietários têm esse direito…
Tenho o windows 10 e nunca recebi este tipo de publicidades e mesmo que por 1 vez apareça uma pequena nota em cima de um browser não vou considerar isso publicidade agressiva, porque a internet está repleta disso, basta abrir a vossa própria página minada de publicidade. Axo que o windows 10 está muito bom.
Certamente como sou um “sortudo” isso nunca me aconteceu…o contrário é todos os dias! Estar a “navegar” com o Edge e quando entro em qualquer site aparecer um “convite” para instalar o Chrome e utilizar serviços da Google…
Vocês esquecem-se que quando vamos ao Google por outro navegador de internet também temos a página a pedir para instalar o Google Chrome
+1
Essa foi para rir! Qual é a página de Internet que não tem Publicidade? Quase todas tem, isto é diferente isto é aparecer publicidade no próprio sistema DO UTILIZADOR, DO! Atenção não estamos a falar de um website qualquer, estamos a falar do próprio sistema do utilizador
É como se a publicidade que da na TV aparecesse em tua casa nos vidros, no carro, no teu quarto em todo o lado sem a tua autorização! (Apenas um exemplo)
Uma coisa é o sistema operativo outra coisa é um browser, a Google tem todo o direito de fazer publicidade do seu browser no seu “site de buscas” é deles! Agora o sistema operativo é da Microsft, mas também te pertence! Principalmente quando pagas pelo Sistema Operativo não deves ter publicidade no próprio sistema!
São coisas bem diferentes que nada têm a ver uma com a outra, que disparate!
Façam como eu desinstalei tudo que era chato e fácil com 2 programas ficas sem lixo .
No Android o pessoal apanha publicidade à vontade não se queixa . Eu utilizo os dois sistemas operativos
Que publicidade? Ninguem apanha cá nada disso, o que eles metem é bloatware (programas da própria marca ou da própria operadora) por isso convem comprar numa loja que não seja de um ISP.
A publicidade só aparece em aplicações a menos que tenhas vírus no telemóvel.
That’s why i use and love Linux! 🙂
Notícias para encher chouriços. Nunca tive publicidade nestes 2 anos de uso do Windows 10! Pergunta: quando vão ao site da Google no poderoso Safari, a Google não sugere que instalem o Chrome?
Notícia “à lá” correio da manhã. Há uma coisinha na personalização que podem desactivar para não aparecer nada disto. E até o nome dessa coisinha é relativamente bom de ser perceptível a quem tiver medo deste problema. Procurem. Eu uso windows 10 pro desde que foi lançado por cá, e nunca tive nem publicidades nem sugestões nem aplicações pré-instaladas (à excepção daquelas normais que dá bem para remover com o clique direito, tipo facebooks e twitters).