Linux no Windows já vem da loja de apps da Microsoft e há mais novidades nesta integração
Desde que apresentou o Linux (WSL) no Windows 10 que a Microsoft o tem melhorado e integrado de forma mais natural. Várias novidades foram surgindo e o WSL ganhou o seu espaço como uma ferramenta única e que muitos usam de forma permanente.
Agora, um ano depois do WSL chegar à loja de apps da Microsoft, surgem algumas novidades importantes que vêm facilitar principalmente o processo de instalação do Linux, mas vai mais longe e traz também as apps com interface gráfica ao Windows 10.
Está agora na loja de apps da Microsoft
A loja de apps da Microsoft está a tornar-se o ponto central para as apps dedicadas ao Windows. A gigante do software dá o exemplo e tem colocado ali todas as suas novidades e novas versões. As vantagens são óbvias e cada vez mais programadores aproveitam as suas funcionalidades.
Agora, e para acesso a todos os utilizadores, o Linux do Windows passa a estar disponível diretamente da loja de apps. Segundo a Microsoft, este passa a ser o padrão e o ponto de instalação do WSL, bem como de todas as atualizações que vão surgir no futuro.
Hoje, o Windows Subsystem for Linux (WSL) na Microsoft Store está a abandonar o seu rótulo “Preview” e torna-se disponível para todos com o nosso último lançamento! Também estamos a tornar a versão da Store do WSL o padrão para novos utilizadores que executem o comando wsl --install e podem ser facilmente atualizados executando o comando wsl --update para utilizadores existentes
Novas flags para instalar o Linux no Windows
Para além desta novidade de peso, a Microsoft revelou também algumas novidades do próprio WSL para o Windows. Passam a existir as novas flags --no-distribution
(não instala nenhuma distribuição Linux), --no-launch
(não lança nenhuma distribuição Linux) e --web-download
(usa a versão mais recente da Internet e não da loja de apps).
Microsoft traz a GUI para as apps do WSL
Por fim, e mais uma vez no WSL e no Linux do Windows, chega finalmente a possibilidade de usar apps com interfaces gráficas. Estas GUI estavam ainda em testes e limitadas, ficando agora acessíveis a todos, alargando ainda mais as potencialidades desta integração.
Estas são excelentes novidades que ficam acessíveis a todos, quer no Windows 10, quer no Windows 11. Finalmente o Linux ganha um novo espaço no sistema da Microsoft e um local onde pode ser descarregado de forma segura e controlada, com as atualizações simplificadas e acessíveis.
Este artigo tem mais de um ano
Ridículo. E que tal um Windows sem bloatware, e que instale sem apagar a GRUB e sem necessitar de conta Microsoft, ou que por defeito coloque todos os documentos numa partição à parte, e seja capaz de ler nativamente o sistema ext4? Isso é que era de valor.
Concordo e Subscrevo. Principalmente a parte de documentos numa partição a parte. Dava um jeitasso nas formatações do sistema.
No entanto o WSL também é uma coisa de se tirar o chapéu. Não ter a lentidão das VMs, a chatice de dual boot para executar Unix scripts quando Windows é o nosso sistema predileto, só isso já é uma brisa fresca para qualquer gajo de IT.
Ridículo é estarem a misturar coisas. Windows é Windows, Linux é Linux.
Não entendeste o ponto de vista do Kun Ami…
Por mim pode ter todo o bloatware, até devia ter mais, deviam adicionar tudo o que estava no Windows Vista
Assim conseguem vender mais, mais publicidade..
Mais receitas
+1
O win parece uma doença a espalhar lol
para quando o xcode no windows? isso é que era!
Eu tenho Windows no Linux em máquina virtual, apenas para executar duas tarefas que não consigo no Linux