Gestão de drivers do Windows 10 muda radicalmente e passa a ser uma atualização
Uma das maiores fontes de problemas do Windows 10 está nos drivers e na sua gestão. Estes são um elemento essencial para a comunicação com o hardware e para manter a estabilidade do sistema.
A Microsoft quer agora mudar radicalmente a sua gestão, mudando a forma como esta é feita. O Gestor de dispositivos vai perder parte das suas funcionalidades e tudo deverá em breve estar debaixo da alçada das Definições do Windows 10.
Uma alteração muito grande no Windows 10
É certo que a Microsoft está a arrumar as diferentes ferramentas de gestão do Windows 10. Estas estavam espalhadas por várias áreas, mas estão a convergir para as Definições. Este arrumar é essencial e é parte essencial da reestruturação deste sistema.
O Gestor de Dispositivo sempre foi o ponto de gestão de drivers, onde estes podiam ser atualizados. As formas de o fazer eram várias, quer fossem locais, quer fossem pesquisados na Internet ou fornecidos pela Microsoft.
Gestão dos drivers vai ser totalmente reestruturada
Este cenário está a ser mudado e agora a Microsoft removeu deste ponto a capacidade de atualizar via Internet. As opções presentes são apenas agora a procura automática e a procura local, reduzindo assim as possibilidades dadas ao utilizador.
Outra mudança de peso que surge nas últimas versões do Windows 10 está também na forma como estes drivers são atualizados. Passaram a estar junto das normais atualizações, numa área reservada a elementos adicionais.
Uma mudança que a Microsoft já tinha iniciado
Ao aceder à área de atualizações do Windows 10 encontra agora a opção Ver atualizações opcionais. Nesta área estes são listados e permitem ao utilizador escolher os que quer atualizar de imediato ou os que quer manter para instalar mais tarde.
Se para a maioria dos utilizadores este poderá não ser um problema, noutros é bem diferente. Quem normalmente gere de forma fina os drivers presentes, vai ter de eventualmente reaprender a fazer esta gestão, que agora mudou de sítio.
Este artigo tem mais de um ano
Eu não vejo a necessidade de restruturar nada. As definições estão bem no seu canto. É para isso que a barra de pesquisar integrada no iniciar serve.
É através do Gestor que eu desativo a webcam, se me limitarem essa opção eu vou fazer downgrade. Já não basta forçarem uma pessoa a atualizar o PC agora querem alterar definições de sistema após década e tanto.
Saudades do Windows XP, juro.
O que muda é a forma de actualizar drivers. Em vez de ter 3 parâmetros passa a ter 2 que o 3 passa para dentro do Windows update.
Porque é que mistura o acesso ao gestor e configuração de um serviço com o update de drivers? São coisas tão diferentes…
Sim, percebi o mesmo, sendo assim está OK
Aliás, após tantos anos, dentro das Definições é que não encontro nada…
Isso, impede a evolução.
Don’t fix what ain’t broken
+ 1
A Microsoft não entende isso assim 😀
como estamos num mundo sem espírito crítico que corre atrás das novidades, só para dizer “já tenho…”.
se houvesse uma lógica no pensamento humano, jamais se trocava o win 7 pelo 10.
tenho dito…
Caro PJ
Estou plenamente de acordo com o diz. Faço o mesmo nunca instalei nenhum SO até passar mais de um ano e meio, pois aparecem sempre bugs. Tenho o excelente Windows 7 Ultimate e nunca meu deu problemas de qualquer espécie, continuarei a mantê-lo não confio no W10 pois só dá dôres de cabeça como o que veio instalado no meu portátil. Vou substitui-lo pelo W7.
Cps
Depois de actualizares para o Windows 10, podes em qualquer momento escolher qual SO vais querer manter.
Não fazendo isso, poderás perder a oportunidade de um dia quereres o Windows 10 e não puderes fazê-lo.
Caro Redin
Contráriamente ao que disse, caso pretenda adquirir o W10 mais tarde, nunca vou ter problemas, pois estará sempre disponível, é tudo uma questão financeira. Tenho o resultado absolutamente negativo do windows 10 instalado no meu portátil, já chega de desilusão com driver´s e outros (não especificado) sãao muitos anos de esperiência nesta área.
Lol o Windows 7 já não é suportado. Tendo em conta o market share desse OS, sempre foi um alvo grande para hackers. Good luck. Daqui a alguns meses estas te queixar de ransonware ou que o dinheiro te desapareceu todo do banco…
Windows 98 second edition. 😀
Por isso é que continuo com o velhinho 7 no meu PC
Fica a pergunta:
Qual é a melhor maneira de atualizar drivers?
Cumprimentos
-> Fazer lista de hardware
–>Fazer lista de drivers necessários
—>Fazer download dos drivers das respectivas marcas do hardware
—->Instalar
—–>Done
Pelo windows update ou pelo site do fabricante.
Definições, painel de controlo, gestão de dispositivos…acho bem que o sistema seja reorganizado, sendo natural que assim seja. Para mim, o melhor sistema com o qual nunca tive problemas.
Quando é que a MS resolve o “100% disk usage” e as Ram leaks que existem à balda? Isso sim achava de valor…
Já nem digo trabalharem em fechar backdoors (que são essenciais à espionagem e blackmail).
Ou criar um SO de raíz, com uma nova base para tornar pelo menos 90% dos vírus existentes em obsoletos?
Eu, em 20 anos de profissional da informática acho que houve uns 1% de quando a opção da busca pela internet do driver funcionou e atualizou o mesmo. 🙂 Mas isso sou eu…
Concordo, mas confesso que nas novas máquinas pos-2017 sensivelmente, e com Windows 10, tem funcionado 🙂
Se é o mais recente não sei, mas lá tem encontrado sempre.
Levaram tempo mas acordaram para a vida ! Grande MS !! Este win10 é como as claras em castelo, bates, bates, crescem, crescem, sopras fica nada !