Ferramenta para trazer Android para o Windows 11 afinal instalava malware no sistema
O interesse dos utilizadores no Windows 11 tem sido grande e as suas novas funcionalidades tem despertado a atenção de todos. Isso tem levado a que muitos usem ferramentas para ativar e trazer de imediato tudo o que há de novo.
Infelizmente, como se vê agora, nem sempre corre bem aos utilizadores. Uma das ferramentas conhecidas para ativar o Android e a Google Play no Windows 11 afinal comprometia o sistema operativo da Microsoft e instalava malware nestes equipamentos.
A promessa feita pela Microsoft foi muito importante. O Android passaria a fazer parte do Windows 11, de forma nativa e isso abriria as portas a correr as apps deste sistema da Google sem qualquer dependência de um smartphone ou outro equipamento.
Como era uma funcionalidade que estava em testes e limitada, muitos tiveram de recorrer a ferramentas como o Windows Toobox para a ativar. Este script de powershell prometia eliminar todos os extras desnecessários do Windows 11 e trazer-lhe o Google Play.
Afinal e do que sabe agora, o Windows Toolbox fazia muito mais do que era visível. Esta ferramenta instalou malware e outras ferramentas maliciosas no Windows 11, comprometendo este sistema da Microsot de várias formas e em vários níveis.
Tudo acontecia de forma invisível e sem os utilizadores darem pelo problema. O alojamento do projeto no GitHub apontava este script para fora deste serviço, o que deveria ter despertado de imediato alarmes para a utilização do Windows Toolbox.
Há poucos dias os problemas começaram a ser reportados pelos utilizadores, tendo sido apontado de imediato a presença de malware nesta ferramenta. Entretanto foi removida do GitHub e confirmado que estava a instalar este software malicioso no Windows 11.
Para detetar a presença deste problema, os utilizadores devem procurar tarefas que estejam a correr no Windows 11 e que sejam estranhas. Há ainda que eliminar os ficheiros C:\Windows\security\pywinvera, C:\Windows\security\pywinveraa e C:\Windows\security\winver.png.
Este artigo tem mais de um ano
Que raio … para que servem os antivírus?
Para gastares dinheiro lollllll
pois é antivírus, não vejas tu as coisas como deve ser para não teres surpresas.
Para mim basta ser uma ferramenta que se destina a ativar o Android e a Google Play no Windows 11 para ser “suspeita”…afinal o Android e a Google Play são um “viveiro” de disseminação de “vermes”! E nem percebo para que é necessário uma “ferramenta” dessas…para quem gosta ou necessita das apps da “loja” da Google estas podem ser instaladas no “11” diretamente da “loja” da Google!
Não faz sentido para ti, mas para muitos faz mais que sentido, só peca por tardia…
Claro que para muitos faz sentido senão nem teria sentido “isso” existir…por isso mesmo ninguém tem de “lamentar” caso no processo de instalação o desenvolvedor ofereça um “presente” que,no fundo,apenas tem a “missão” de lhe pagar o tempo que levou a fazer o produto! Não conheço ninguém que trabalhe de graça…
Caso não tenhas percebido artigo, o “verme” não teve nada a ver com o Android em si, mas sim com a Windows Toolbox que também tinha outras funções.
E não é possível instalar oficialmente instalar apps da Play Store no Windows, apenas da Amazon App Store e neste ainda está em beta nos States.
Windows e Android… e ainda estão supreendidos de dar c*c*…
já não bastava um cancro ainda tinham que querer outro ainda maior.