Windows 10: Microsoft tem boas notícias para a Europa! Mais 1 ano de atualizações
Dentro de três semanas, a Microsoft deixará de disponibilizar atualizações gratuitas para o Windows 10 em todo o mundo, exceto na Europa. A empresa confirmou agora que o suporte ao seu sistema operativo continuará sem custos adicionais e sem condições para os utilizadores na Europa.
Microsoft tem boas notícias para a Europa
Após um período de incerteza durante o qual não era claro o que a Microsoft iria fazer aos utilizadores europeus do Windows 10. A empresa anunciou finalmente que o suporte de software para o seu sistema operativo iria continuar até 13 de outubro de 2026, sem ter de se pagar nada ou com quaisquer outras condições bizarras.
O utilizador ainda terá de se inscrever no Programa de Segurança Alargada da ESU, e a incerteza persiste. Segundo as informações, este programa estará disponível em Outubro, ou seja, em cima da hora. Mas não terá de se pagar para beneficiar dele. A empresa também ofereceu o ESU grátis em troca de mil pontos Microsoft Rewards ou concordando em fazer cópias de segurança dos dados do PC no OneDrive. Nada disto será necessário na Europa, o que é uma boa notícia.
“Estamos satisfeitos por saber que a Microsoft vai oferecer uma opção gratuita de Extended Security Update (ESU) para os utilizadores do Windows 10 no Espaço Económico Europeu (EEE)”, afirmou a Euroconsumers. Esta é uma organização de defesa do consumidor que reúne várias associações europeias e latino-americanas. Também estão satisfeitos por esta opção não exigir o backup das definições, aplicações ou logins, nem a utilização do Microsoft Rewards.
Mais 1 ano de atualizações do Windows 10
A organização vinha a fazer campanha pelo adiamento do fim do suporte ao Windows 10 — outras associações também pressionavam por isso. Acrescentou que ligar o acesso a atualizações essenciais de segurança à utilização dos serviços da Microsoft levantava dúvidas legítimas em relação à regulamentação europeia sobre os mercados digitais (DMA).
A Euroconsumers, no entanto, questiona-se sobre o que acontecerá daqui a um ano. O programa ESU está limitado a um ano, deixando os dispositivos que continuam totalmente funcionais expostos a riscos após 13 de outubro de 2026. Uma medida de curto prazo não vai ao encontro do que os consumidores podem razoavelmente esperar de um produto que ainda é amplamente utilizado. A Microsoft está apenas a adiar o problema por mais um ano, no final de contas.
A empresa espera certamente que este ano adicional de suporte incondicional permita aos utilizadores atualizar os seus PCs para o Windows 11 ou, melhor ainda, comprar uma nova máquina.





















Falem agora mal dos americanos e da Microsoft.
Não acha estranho esta medida aplicar-se apenas ao Espaço Económico Europeu?
Aqui á coisa…
A coisa foi a Alemanha ter anunciado a mudança para o universo linux ! E a coisa ia doer mesmo no bolso da MS$ !
Aqui á coisa? Ou aqui há coisa? É o que faz irem para o Linux.
isto foi uma “vitoria” e consequencia de acções da UE, não dos americanos ou da Microsoft (por livre e espontanea vontade)…..
Se lançarem o W12 para o ano, e se este mantendo a tradição, for um SO estável e funcional, eu serei o primeiro a migrar.
Farei o mesmo obviamente.
O “Natal” é quando o homem quiser !!!
Não está previsto Windows 12, vão continuar a apostar no 11.
Também não estava previsto o 11 diziam que iam continuar a apostar no 10
O mal não está nas máquinas mas sim nas exigências ridículas de hardware para instalar o Windows 11.
Uma pura estratégia de marketing!!!
dá para instalar legalmente mesmo que o hardware nao seja compatível
As empresas tem ate um ano para decidir o que fazer com a MS. Lembrem-se quanto mais tempo adiarem migracoes mais o problema ficara pior. Se nao ha dinheiro para investir peçam ajuda ao governo ahaha. Se tem dinheiro para dar subsidios a estrangeiros mais depressa terao para apoiar o tecido empresarial Portugues, digo eu obviamente.
E pagar 90 milhões de euros (como é na empresa, onde trabalho) para “modernizar a área de impressão e produção”, quando o PC, a correr o windows XP e as 6 plotters, conseguem poupanças de 600000 euros, mensais, em relação aos novos modelos?
É que os jovens, assume “novo modelo 5000000% mais seguro, 1000000% menos electricidade usada e 4000000% mais barato”, quando é, exactamente, o oposto.
Um carregador (de tinta) para 93000 impressões, para aquela plotter custa 4298 euros. Um carregador, para o modelo, de 2023, da mesma marca, para 25000 impressões, custa 11820 euros. Olhe para a razão de se manter o sistema antigo.
É isso mesmo. Capitalismo selvagem.
A Microsoft deveria manter as actualizações de segurança e de funcionalidades essenciais até 13 de Janeiro de 2032, que é quando realmente deixam de actualizar o “Windows 10 IoT Enterprise LTSC 2021” (https://learn.microsoft.com/pt-pt/lifecycle/products/windows-10-iot-enterprise-ltsc-2021), se têm de manter essa versão actualizada, podem perfeitamente manter as outras também já que no fundo têm a mesma base.
Seria muito bom para a reputtação da Microsoft.
Vão ajudar a crescer a concorrência. Está previsto para o ano, chegar aos PC o android.
https ://www.noticiasaominuto.com/tech/2859283/windows-tera-novo-rival-android-chega-ao-pc-em-2026
Mais uma razão, imagine-se que agora a Microsoft mantinha as actualizações (segurança, e funcionalidades essenciais) durante 20 ou mesmo 30 anos, isso seria imbatível a nível de atractividade pelo menos para o mundo corporativo e empresarial, e até para a área doméstica já que muitos querem simplesmente algo que trabalhe e não esteja sempre a mudar a cada ano que passa só porque sim.
Exatamente. Aliás recordar o que a Microsoft fez com o windows phone. Muitos que falavam mal do android ficaram a arder.
Vamos ver.
Vindo da Microsoft, pode trazer água no bico.
Descansem…afinal o mundo não vai acabar!
Isto é só empurrar o problema com a barriga…
Instalem iot LTSC 2021. Tem updates até 2032.
O Win 11 é um ( demo ) do futuro 12 assim como o Vista foi do 7 e o 8 e 8.1 foi do 10 … não precisa ser muito expert pra perceber isso. 😉
mateus 4,10
Vai-te Windows. Só Linux adorarás
Muitas pessoas compram um computador como se fosse para ter alguma utilidade para trabalhar mas acabam fazendo dele uma consola de jogos. Para um Centro de saúde ou uma repartição de finanças não me parece que seja necessário uma grande capacidade de processamento da CPU. Espero que os países europeus se unam e tenham o seu sistema operativo, se não conseguirem arranjar dentro de portas programadores competentes, a Microsoft e as outras grandes de TI tem despedido programadores às centenas, é só contratar.
Linux nas máquinas, e a Micro$oft que vá à vida.
Ninguém quer Linux, ninguém usa Linux por muito tempo, e a MS sabe isso,,,
Fale por si, não fale pelo outros, eu já mudei. Adeus, ó vai-te embora.
Linux é uma porcaria… Só serve mesmo para servidores.