Era inevitável! Os anúncios estão a chegar ao Menu Iniciar do Windows 11 e agora para todos
A Microsoft tem mostrado o hábito de colocar anúncios em locais pouco esperados e o Windows 11 vai agora ter esse tratamento. A mais recente atualização traz uma novidade que poucos queriam. A partir de agora temos no Menu Iniciar a recomendação de apps da loja da Microsoft, uma forma clara de publicidade.
Anúncios estão a chegar ao Windows 11
Esta era uma novidade que a Microsoft esteve a testar nas últimas semanas. No programa Insider, a gigante do software resolveu experimentar a chegada dos anúncios ao Menu Iniciar, algo que já fez no passado em outras áreas. Não foi naturalmente bem recebido, mas aparentemente os testes decorreram como o esperado.
Agora, e com o lançamento da atualização KB5036980, os utilizadores vão passar a ter presentes estas "recomendações" de apps. A origem destas propostas vem de uma lista de apps que estão na Microsoft Store e que é tratada por um "pequeno conjunto de programadores selecionados".
Estes anúncios são projetados para ajudar os utilizadores do Windows 11 a descobrir mais apps, que os podem depois ajudar. Claro que esta presença acabará por beneficiar em grande parte os programadores que a Microsoft tenta convencer a criar mais propostas para o Windows.
Simples de esconder do Menu Iniciar
Felizmente, os utilizadores vão poder desativar os anúncios, ou “recomendações”, como a Microsoft os chama. Após instalada a atualização KB5036980, bastará aceder à Configurações> Personalização> Iniciar e desativar a opção "Mostrar recomendações para dicas, promoções de aplicativos e muito mais".
Importa destacar que esta atualização irá chegar a todos os utilizadores que têm o Windows 11 instalado. Por agora, o KB5036980 é uma atualização opcional, mas a Microsoft vai começar a distribuí-lo para todas as máquinas com Windows 11 nas próximas semanas.
A decisão da Microsoft de apresentar anúncios no Menu Iniciar do Windows 11 segue outras situações similares que aconteceram no passado. Estes foram vistos no ecrã de bloqueio do Windows 10 e no Menu Iniciar. A Microsoft também testou anúncios no Explorador de Ficheiros do Windows 11 no ano passado, antes de os desativar e alegar que o teste "não se destinava a ser publicado externamente".
Não concordo. Se as pessoas pagaram o software não têm de ter publicidade. Estamo-nos aos poucos a preparar para a realidade dos OS por subscrição. Tanto a Apple como a MS vão dando sinais nesse sentido.
Pagaram por uma licença de utilização e assinaram um acordo em que concordam com tudo o que a empresa queira enfiar pela goela abaixo.
+1
“Simples de esconder do Menu Iniciar” —> pronto, é fácil.
Não é pronto, se se pagar pelo software o mesmo não tem de ter PUB.
Ponto.
Tb pagas para ver televisão e enfiam-te pazadas de publicidade pela goela abaixo.
Já acontece em todo o mundo digital (e outras estratégias ainda mais dúbias). Não é de estranhar a Microsoft não usar!
Linux
Aparece sempre alguém a dar o linux como alternativa, bem se fosse, assim tão simples, já se tinha mudado tudo, mas como se depende de muitos softwares que só existem em windows e em linux não existem, nem se pode pôr esse cenário como opção…
se assim fosse grande tecnico ! 2022: 12 amigos passaram para manjaro, 2023: 17 e 2024 vai em 25, e estão a adorar e sem problemas pois são utilizadores ‘normais’, como a a grande maioria do utilizadores e a cada mes que passa mais aplicações de ‘windows ‘ aparecem em linux falta a Adobe agente sabe. Esta resposta foi escrita em sistema ‘velhinho’ com Manjaro mas podia ser Debian o que ja não aconselho a qualquer um. E com Manjaro ‘gasto« menos tempo com tretas do que com MSWindows . LINUX.
Verdade. Eu aguentei cerca de um mês no Linux endeavouros. Mas não tinha a abrangência e a versatilidade do Windows . Nunca tive a interatividade com o android que no Windows é praticamente total e imediata. Nunca consegui estabelecer contacto direto com o to do e com o onenote. O tempo que perdi com o zoom para reunião. O Linux é muito mais seguro mas restringe mais e perdemos mais tempo. O Windows é para todos, é unversal e mais inclusivo. Claro que o utilizador terá de ser muito mais consciente do que põe no seu computador mas que pode por programas que quer, lá isso pode….
i
Verdade! Estive cerca de um mês no Linux EndeavourOS, mas acabei por voltar ao W11. O Linux é seguro, mas não é tão abrangente, tão flexível e interativo, cheio de potencialidades como o Windows. Com o Linux nunca consegui a sincronização rápida e completa do Android com o PC. Nunca consegui colocar no sistema o OneNote que, por motivos profissionais, e não só, uso muito. Nunca consegui colocar no ambiente de trabalho o To Do, e outras aplicações, como o Zoom no computador, o tempo que eu perdia até fazer o que prewtendia no sistema! A verdade é que o Windows deixa instalar tudo, e tudo está à mão! Claro que exige do utilizador mais cuidado com o que instala na máquina. O Linux, quer queiramos, quer não, exige alguns (ou muitos…, consoante o que se pretneda) conhecimentos informáticos. Nisso, o Windows é mais acessível e universal! Está feito para todos!
Linux da para fazer tudo isso, o amigo e que não sabe nem quer aprender. Tipico preguicoso. Em minha casa so se usa linux, eu e todos os meus colegas de quarto não usamos outra coisa um deles, e um SO de homens
Como é que faz com programas que só correm em Windows? Não estou a falar em Adobe.
Como faz com programas que não há alternativa?
Muito fácil quando se usa a net ou Libreoffice, mas outros programas.
Por exemplo, não nenhum programa certificado para contabilistas que corram em Linux.
Mathcad, ChemOffice+? Não há versão linux.
Não basta dizer: Não querem mudar.
Não era preguiça, eu muitas aplicações instalei, demorei muito tempo para conseguir, mas outras não consegui instalar no Linux, só através do browser, digo algumas, to do, Onenote, e a aplicação vincular android e PC, nunca funcionaram através do Linux, este e outros motivos fizeram me voltar ao W11
Meu rico windows 10
Amigo esta façanha estender-se as versões anteriores não só ao windows 11…
cada vez menos mas tambem uso windows 10 Entreprise que é a ‘melhor« versao, (acho eu), mas é pirata tal qual a pirataria da microsoft sem rei nem roque. Afinal em 40 anos ja dei a ganhar que chegue a MS desde das windows 2.11, sim no femenino pois é uma interface grafica o SO ‘fica por baixo’.
De certa forma cada vez mais se procura, maneiras de ir buscar receita, então espetam publicidade em tudo em que é sítio, o que a meu ver está a tornar-se insuportável por ser demasiado intrusiva a todos os patamares de uso, depois não querem que a malta passe a vida a usar contra medidas para bloquear a publicidade, no reverso da medalha querem que paguemos para não ver publicidade, devem pensar que a malta é rica para andar a pagar subscrições para tudo e mais um par de botas…
Configurações ou definições?
Ainda bem que uso o StartAllBack à muito tempo, nem vou notar!
Adblock para Windows 11 :d
É um não problema a partir do momento em que dá para desativar. Não se percebe o drama.
aqui não aparece nada porquê afinal não é para todos
Ainda bem que eu uso o Windows 3.1
Meu rico adguard como eu te amo.
paga-se um balúrdio para isto 🙁
É não usar o 11…. Tão simples como isso.
Não usar o W11 só por causa de uma publicidade que pode ser facilmente bloqueada é um pouco radical. Quando as alternativas não são muitas nem estão á mão de todos. Por essa lógica, tendo a publicidade invadido quase tudo… teríamos de abandonar as cidades, as TV, as rádios os jornais, os táxis os transportes públicos, as praias e a internet, as aplicações…..
Revi.cc e o atlasos.net é só usar isto mais nada.