Chegou o Snapdragon 8cx Gen 3 da Qualcomm! Será este o concorrente do SoC M1 da Apple?
A Qualcomm tem estado a atuar de forma muito ativa nos últimos dias. No seu evento anual está a apresentar as novidades e as melhorias que trouxe aos seus SoC, com toda uma nova família de novas propostas.
Após conhecermos o Snapdragon 8 Gen 1, é agora a vez de ser apresentado o Snapdragon 8cx Gen 3. Este é um SoC dedicado aos computadores com Windows, que quer conquistar um espaço igual ao que a Apple conseguiu com os seus SoC M1.
A Qualcomm tem estado a apoiar a Microsoft no desenvolvimento de soluções baseadas em SoC ARM. Tendo, supostamente, um contrato de exclusividade, tem já propostas para este mercado, que está em clara expansão e a ganhar cada vez mais adeptos.
É assim natural que surja o Snapdragon 8cx Gen 3, a evolução da versão 8cx Gen 2, apresentada no ano passado. A Qualcomm tem aqui uma aposta grande e os números que apresentou prometem uma melhoria muito grande face ao que atualmente oferece neste campo.
Os dados da Qualcomm para o Snapdragon 8cx Gen 3 são bem claros. A marca revela que este SoC será 85% melhor em desempenho de CPU e até 60% mais rápido no desempenho do GPU, comparado com o modelo anterior. Revela ainda que será 60% melhor que a plataforma x86.
No campo da conetividade há também melhorias, com a Qualcomm a oferecer várias propostas. Aqui vão estar disponíveis os modem Snapdragon X55, X62, or X65 5G. O suporte para Wi-Fi 6 e 6E será uma realidade. No campo da energia, é avançado o suporte para vários dias de trabalho.
Além do Snapdragon 8cx Gen 3, a Qualcomm também anunciou o Snapdragon 7c Plus Gen 3. Este ainda é construído num processo de 6nm, mas promete um desempenho de CPU até 60% melhor e gráficos 70% melhores do que o 7c Gen 2.
É com estas novas propostas que a Qualcomm quer conquistar o mercado dos PCs e em especial o do Windows. Quer ser uma alternativa ao que a Intel e a AMD têm no mercado e, se possível, conseguir chegar também às propostas da Apple e da linha M1.
Este artigo tem mais de um ano
Sim,sem dúvida.Mas a ver vamos.
?
Ainda fica longe do M1 considerando o que a própria Qualcomm diz em termos de ganhos de performance e o grande atraso da geração anterior.
“Revela ainda que será 60% mais melhor que a plataforma x86.”
Pequeno reparo, do que me lembro, nao se usa “mais melhor”, mas posso estar enganado.
Continuem o excelente trabalho.
Bom dia. Corrigido, obrigado pelo reparo.
Revela ainda que será 60% mais melhor que a plataforma x86.
Mais melhor. Bem dizido . De qualquer forma dizer que é 60% melhor é vago. Melhor em quê?
lol… 🙂
acho que nem eles sabem, pois tal informação não aparece em lado nenhum na apresentação…
Que raio de titulo, M1 em performance esta 2 geracoes a frente
Completamente, o m1 macbook air e o melhor pc do mercado em custo beneficio, ou macmini para quem ja tem monitor! A Apple em smartphones e principalmente em pcs está 5 anos a frente da concorrencia. Trabalhei na intel e posso garantir que a amd nunca mexeu com o mindset da empresa mas a apple causou panico com o m1! Panico amigos! Panico!!
Vale o que vale. A maior parte do mundo usa Windows para trabalhar em offices e cenas e coisas.
Mercado pessoal imagino que a tendência seja desaparecer para dar lugar aos tablets estilo dex, chromebooks da vida onde por um valor baixo se consegue coisas brutais
Consegui o tablet s7+ a 599€.. O DeX é brutal.
Outra coisa: Mas alguém sente a diferença entre um i5 e um i7? Só os geeks :p. Imagino que aqui seja igual…. Ninguém quer saber lolol
nunca na vida chegará aos calcanhares do m1 infelizmente. Competição é sempre bom para o consumidor, ainda não mas lá chegarão.
Como ?? “Nunca na vida chegará aos calcanhares do M1”,diz você ?? Veremos. 😉
O Snapdragon 8cx Gen3 certamente que não chegará. Aliás o mais certo é nem conseguir ultrapassar o M1 a correr o Geekbench em Windows ARM numa máquina virtual, um cenário em que a performance do M1 fica obviamente comprometida…
LOL! Vives em que mundo?
se calhar vive no mundo em que se sabe, há muitos meses, que a vantagem em performance do M1 é muito superior a 85% face à geração anterior do Snapdragon 8cx
Eis uma noticia em 2022: “Snapdragon 8cx Gen 3 bate M1 em tudo”
Sim, sim…quero ver o Windows for ARM a correr um Davinci Resolve Studio ou um After Effects igual a um Macbook Air M1…