Canonical quer mesmo que os utilizadores do Windows 7 migrem para o Ubuntu
O fim do Windows 7 aconteceu no passado dia 14 de janeiro. Desse momento em diante, todos os utilizadores devem migrar para outro sistema operativo, de forma a estarem seguros e protegidos contra qualquer falha que surja.
Se a mudança mais óbvia é a passagem para o Windows 10, a Canonical parece que não está a deixar que os utilizadores se esqueçam do Ubuntu. Tem procurado que essa mudança surja naturalmente, e agora tem mais uma ação. Quer ajudar todos a migrar para o seu sistema operativo.
Migrar para o Ubuntu? A Canonical explica
A Microsoft terminou o suporte ao Windows 7, o que veio deixar um vazio nesta área e nos utilizadores deste sistema. Se a maioria opta diretamente pela atualização para o Windows 10, há uma franja que pondera seriamente o Ubuntu ou outras distribuições Linux.
Para ajudar estes utilizadores, e quem sabe angariar mais, a Canonical está novamente ativa. Quer demonstrar as vantagens deste sistema face ao Windows 10 e a todos os que possam igualmente ser usados para o substituir no futuro.
O fim do Windows 7 é o momento certo para este passo
O mais recente passo foi feito pela publicação de um conjunto de instruções de instalação, focando-se principalmente na passagem dos dados os utilizadores. Explica e ensina como estes pode ser feitos diretamente no Windows 7 e depois usados no Ubuntu.
Claro que pode também ser vista uma lista bem detalhada de vantagens e de razões para que a escolha do sistema da Canonical. Mostra principalmente que esta mudança poderá ser feita de forma simples, sem que existam problemas de compatibilidade. Claro que a questão do software disponível é também abordada.
O Windows 10 não é a única alternativa neste momento
Esta não é a primeira publicação onde o Ubuntu é colocado como a alternativa possível e viável a ser usada. Aqui era avaliada a questão referente ao estigma de que o software necessário ou não existe, ou não tem a qualidade necessária para ser usado no dia a dia.
Agora que o Windows 7 deixa de existir, é importante e urgente a migração. O Ubuntu é uma escolha possível e que muitos já decidiram usar. Espera-se que a quota de utilizadores cresça, mas ainda muito longe de poder incomodar o Windows 10.
Este artigo tem mais de um ano
Canonical quer mesmo que os utilizadores do Windows 7 migrem para o Windows 10, visto que o Linux para PC está mais que morto.
E não… nao é porque 1 em cada 10.000.000 usa que é bom.
O que a Canonical quer mesmo, é que os utilizadores do MacOS migrem para o Ubuntu, visto estarem habituados a limitações.
OMG!
Quando o Linux morrer o Windows morre.
Ainda vamos ver o Windows a ser convertido em distribuicao Linux.
O Linux já morreu há anos. Nenhuma empresa o usa, não tem office ms ou Adobe essenciais a qualquer emprego da área. Serve para totós brincarem.
Tem o LibreOffice e para de te envergonhar. O saber não ocupa espaço.
Credo!
Muito bom… Espetacular. Nunca vi um comentário tão bem fundamentado…
Será que a maior parte das pessoas usa software da Adobe? Não. A maior parte das pessoas precisa do Office da Microsoft, será que as alternativas livres não lhes servem? Claro que servem.
Eu uso exclusivamente Linux para trabalhar. Não é por você dizer que o Linux está morto que passa a ser verdade. Nem é por você dizer que o Linux serve para os totós brincarem que isso passa a ser verdade. Imagino também que você conheça a realidade de todas as empresas, para dizer tal coisa (mesmo que seja verdade em Portugal, convém relembrar que o nosso país não é o exemplo a nível empresarial).
E se Linux é uma brincadeira, é uma brincadeira que realmente dá algum dinheiro (https://www.redhat.com/en/about/press-releases/ibm-closes-landmark-acquisition-red-hat-34-billion-defines-open-hybrid-cloud-future).
Relembrar também que as plataformas Linux são desenvolvidas através de contribuições voluntárias, por pessoas que o fazem de forma gratuita. Ora se é assim tão mau, é convidado a contribuir.
Humilhou o cara com estilo, parabéns, Jorge!
“Nenhuma empresa o usa”, para rebater esse seu argumento inútil só passo esse link:
https://www.tecmint.com/big-companies-and-devices-running-on-gnulinux/
Ele está a falar não em servidores, mas sim Linux como workstation (posto de trabalho) aí o número é bastante reduzido.
Que raio de publicidade ao Ubuntu sem qualquer sentido. As pessoas insistem em usar o windows 7 PORQUE TÊM APLICAÇÕES QUE SÓ CORREM NESSA PLATAFORMA… por acaso o windows 10 n foi oferecido a quem tinha licença de versão anterior? e n migraram então por um motivo.
PORQUE HAVERIAM FAZÊ-LO PARA O UBUNTU se o Wine só oferece compatibilidade a uma escassa lista de aplicações do Windows e em versões antigas?
acalma a passarinha
POIS PARECE QUE AINDA N É DESTA QUE VAIS DEIXAR DE ESGALHAR O PESSEGUEIRO…
https://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=application&sTitle=Browse%20Applications&sOrderBy=appName&bAscending=true
Só para tu veres a lista das aplicações e jogos
desafio a canonical, a por os meus jogos todos da steam a roda no ubuntu sem problemas. se funcionar todos eu mudo
Ja ha muitos jogos na loja Steam que tambem correm em Linux. Podem e’ nao ser os seus.
A questão dos jogos não se limita aos jogos em si mas também ao hardware “gamer”.
E há…tens de activar o steam para programador (está em defenições) e consegues rodar os jogos todos de windows em sistemas baseados em linux, eu uso zorin 15.
nunca tive problemas, e jogo por exemplo age of empires 2, 3, HD e defenitive sem problemas algum, e é um jogo só para windows.
Experimenta e vês se dá…nada como experimentar…o que funciona bem para ti pode não funcionar bem para mim, LINUX é assim, frustrante e maravilhoso ao mesmo tempo.
A canonical, em relação a jogos, só tem de criar, tal como fez a microsoft, ferramentas para facilitar o desenvolvimento de videojogos. O mesmo é válido para software.
Acho que a Canonical deveria investir mais em tornar as distribuições totalmente compatíveis com os softwares Windows já tentei migrar varias vezes mão é impossível sempre esbarro alguma limitação por falta de Programas promocionais.
Eu já migrei para Debian há muitos anos. Acho que ainda existia o windows XP
Acho que o Ubuntu com Gnome vai contra quem vem do Windows. Eu o uso há muitos anos e não me acostumo. Acabo sempre por instalar o Xfce ou o Cinnamon, portanto penso que o Mint seja mais adequado para quem vem do Windows.
É verdade, uso zorin os 15 e não me acostumo com o gnome, e tem dias que detesto e é bastante frustrantwe para mim.
Vou experimentar o novo MINT e agora já há icons do windows 10 compativeis com o SO…sim porque eu gosto do linux, mas a verdade é que a interface e temas para windows é bem melhor e bonita que para linux (gostos, claro).
Também não recomendo o Ubuntu justamente pelo modo de funcionamento da interface ser diferente.
Pra quem quer algo mais tradicionalista, Cinnamon, Budgie, Xfce e KDE Plasma são as melhores opções.
Para instalar um programa no Linux e cabo dos trabalhos, por isso tenho a certeza que Linux só serve para hackers e pouco mais, para usar linhas de comando, voltava ao MSDOS, Linux nunca mesmo
“Linux e cabo dos trabalhos”, muito mais fácil que no Windows. Nem precisas de duplo clique, next, next, next, finish.
Basta escolher o que queres e carregar no botão “Instalar”…
Pra eles é muito difícil, mais fácil sair a internet caçando por exes cheios de vírus de fontes duvidosas e mesmo que seja da fonte real, ter que tomar cuidado pra não instalar um Baidu da vida ou um toolbar, além de outros adwares.
“Para instalar um programa no Linux e cabo dos trabalhos, por isso tenho a certeza que Linux só serve para hackers e pouco mais, para usar linhas de comando, voltava ao MSDOS, Linux nunca mesmo”
AHAHAH,… LIKE!!!! 🙂
Esta malta ainda se vai dar ao trabalho de te responder ehehe, não vêm logo que és user linux e estás a ironizar/trollar
Não sou utilizador linux nem nunca serei, a a instalação do click é pura demagogia, se os programas não estiverem na loja ta tudo lixado, prefiro ter o windows 7 desactualizado, pois a Microsoft lançará ainda varias centenas de atualização!! O XP morreu e continua a receber atualizaçoes, abram a pestana o linux no utilizador comum não funciona de maneira nenhuma!! Sei usar mas não gosto e recuso-me a usar o linux!!!
AHAHHA!!! 🙂
Parece mesmo que estás a falar a sério! 🙂
Eu cá não concordo muito. Por causa da malta andar (como tu) só a fazer post’s na brincadeira é que depois anda sempre tudo à batatada e as discussões tornam-se improdutivas (acaba-se por não se aprender nada), mas com muito mais piada, isso é um facto! 🙂
Quantos e quantos aeroportos ainda têm o Windows XP ou 7 a correr? Quantas e quantas lojinhas ainda existem com o Windows 7 instalado nos seus POS’s ?
Agora em termos desse comentário…muito sinceramente, o “utilizador comum” mais facilmente mudaria para um Remix OS ou Phoenix OS ou qualquer outro sistema operativo baseado em Android do que propriamente o Linux… As pessoas já estão habituadas às aplicações que usam nos seus smartphones, logo não tem problema nenhum…existe coerencia…a pessoa não vai deixar de usar um Microsoft Office para usar um LibreOfice…mas sim, continuar com a mesma experiência que tem no telemóvel usando o Office para Android…
Penas que elas não sabem que o Android tem um pouco do Linux em si. É igual falar, vou fugir pro ChromeOS, mas esquece-se que a base do mesmo é Linux Gentoo.
É pra rir mesmo.
Não discordo! Estou a tentar instalar o Davinci Resolve…tipo…consigo instalar na boa…tudo bem…mas iniciar o aplicativo, tá quiéto òh preto…tipo…nao faz naaaaada! clicas duas vezes no raio do icone da aplicação e não faz naaaaada…aparece aquele cursor do rato que mais parece que está a ler qualquer coisa e depois não acontece naaaaada! Disseram pra eu ir no terminal e iniciar a aplicação através do terminal…só pra saber como se faz isso é o diabo a quatro…mas lá encontrei um tutorial feito por brasileiros (claro…português pra fazer tutoriais é o cacete) e lá digitei a porra do comando mas tipo…aparece letras que eu nem percebo…bolas…eu sei quase os comandos todos de MS-DOS…agora de Terminal…esquece lá isso…não percebi népia do que lá estava escrito então desisti…e instalei o KDenlive…mas ainda assim, tem lá uns botões do kdenlive em que eu carrego e tá um erro esquisito que não se percebe…o linux é muito “não-linear”, ou seja…ah e tal…está tudo em português de portugal…mas se der um erro…está em inglês código…porque aquilo nem é inglês…aquilo é tipo “missing libdlnraioqueoparta”…querem fazer com que as pessoas mudem pra linux mas ah e tal quando há um erro, lá tenho eu de chamar o técnico de informática…e que saiba de pinguins….
Instale via snap ou flatpak. Em relação ao DaVinci Resolve, quem dificulta a instalação é a própria empresa que foca apenas no CentOS, que não é uma distro adequada para fazer uso como desktop, apenas como servidor.
Então, recomendo ver este site, talvez te ajude… Procure por como-instalar-o-davinci-resolve-via-deb-makeresolvedeb no Google
“Linux e cabo dos trabalhos”, muito mais fácil que no Windows. Nem precisas de duplo clique, next, next, next, finish.
Basta escolher o que queres e carregar no botão “Instalar”…
O problema é quando necessitas de instalar algum programa que não esteja na loja de aplicações do ubuntu. Aí começam as dores de cabeça.
“programa.deb”
Experimenta a instalar o Java da Oracle ou o Google Earth, por exemplo.
Flatpak e snap são as soluções, além de que podes usar o OpenJDK. Há ppa do Java tbm.
Danilo: ya… ya… e depois é mais simples….
Para instalar o spotify temos de instalar primeiro o snap e mesmo assim depois ainda dá erro…
Acordem para a vida. A maior parte das coisas para Linux que precisem de ser instaladas fora da loja podem tornar-se uma dor de cabeça.
Estou a usar o Mint e ao instalar o Spotidy, depois de meter o snap, depois de pesquisar na net… chego ao fim e a msg: esta versão não é para a sua plataforma… a alternativa é “esta”.
FDX!!! Fácil né?!?!
deixem-se de tretas
Até agora o mais fácil das distribuições que já testei foi “Deepin Linux”, está TUDO na loja…não precisa de terminal pra porra nenhuma! Assim é que é! Mai nada!
Duplo click no Windows é opcional. 😉
O título diz… “quer mesmo” e eu pergunto…ai é? E então o que é que eles oferecem ?
Resumindo tudo: enquanto o Ubuntu não abrir compatibilidade com apps do windows, nada feito. Prefiro ficar com windows mesmo assim
Ja joguei Guild Wars 2 no Linux Mint sem problema algum.
Através do PlayOnLinux ou do Steam é possível instalar e correr n de jogos nativos do Windows facilmente.
Para os ignorantes continua o mito que o Linux é só para experts.
Hoje existem distros cuja dificuldade de instalação e uso é tão fácil como no Windows.
Resolve lá esta…tentei n vezes instalar o Davinci Resolve…mas está difícil! Clico duas vezes no icone, o cursor parece que está a ler qualquer coisa e no fim não acontece nada…
Então tive de entrar através do terminal… e aparece isto:
ActCCMessage Already in Table: Code= c005, Mode= 13, Level= 1, CmdKey= -1, Option= 0
ActCCMessage Already in Table: Code= c006, Mode= 13, Level= 1, CmdKey= -1, Option= 0
ActCCMessage Already in Table: Code= c007, Mode= 13, Level= 1, CmdKey= -1, Option= 0
ActCCMessage Already in Table: Code= 2282, Mode= 0, Level= 0, CmdKey= 8, Option= 0
PnlMsgActionStringAdapter Already in Table: Code= 615e, Mode= 0, Level= 0, CmdKey= -1, Option= 0
16.1.2 (#026) Linux/Clang
Main thread starts: DBD3E100
[0x7ff1dbd3e100] | Undefined | INFO | 2020-02-07 20:44:45,545 | ——————————————————————————–
[0x7ff1dbd3e100] | Undefined | INFO | 2020-02-07 20:44:45,545 | Loaded log config from /home/zorin/.local/share/DaVinciResolve/configs/log-conf.xml
[0x7ff1dbd3e100] | Undefined | INFO | 2020-02-07 20:44:45,545 | ——————————————————————————–
Abortado
E agora…? Percebes esta língua? Ou não és expert em Linux ?
Valter porque e que nao envias esse erro para o suporte do software ? Talvez eles saibam responder melhor do que algumas pessoas que nunca usaram esse software