Apps Android no Windows 11 com desempenho bem acima do esperado
A chegada das apps do Android ao Windows 11 é um marco neste sistema e no próprio ecossistema da Microsoft. A gigante do software conseguiu assim cumprir uma promessa que tinha feito há alguns meses.
Com uma proposta bem definida, vamos agora ter acesso a tudo o que o Android oferece diretamente no desktop e sem qualquer smartphone. Agora que estão disponíveis, surgem também os primeiros testes e os resultados estão acima do esperado.
Foi ontem que a Microsoft lançou forma pública as apps Android no seu novo Windows 11. Abre assim as portas a que possamos ter tudo o que temos hoje nos smartphones, mas sem depender destes.
A lista de apps é ainda reduzida, mas dá já ao utilizador uma ideia bem precisa do que vai ter acesso. Claro que mais tarde, e não apenas via a loja da Amazon, os utilizadores vão poder carregar mais apps e abrir assim o leque disponível.
Foi precisamente através do carregamento de apps via métodos alternativos (sideload e apks) que foi possível testar já o desempenho deste sub-sistema Android. Com apenas 716MB de RAM, o desempenho obtido promete muito para esta novidade.
A avaliação feita comprou o desempenho do equipamento a correr o Windows 11 e o próprio sub-sistema Android. Mesmo tendo recursos limitados e ser baseado em software, os resultados não estiveram muito longe.
O que se detetou foi uma perda de rendimento na ordem dos 12% nos testes de apenas 1 núcleo e de 11% nos testes multi-núcleo. É também provável que existam ainda otimizações a terem de ser realizadas e que estes valores melhorem.
É interessante ver que o investimento da Microsoft no Android dentro do Windows 11 é grande. A gigante do software quer assim conquistar mais um mercado, garantindo a ponte entre o seu sistema e o Android. O objetivo parece estar cumprido, mesmo com as melhorias constantes que vai certamente receber em breve.
Este artigo tem mais de um ano
Por incrível que pareça, o Windows 11 promete ser ainda melhor do que o Windows 10! Apesar do Windows 10 ser mesmo muito bom!
“Por incrível que pareça, o Windows 11 promete …”
As coisas evoluem, mal de nós se assim não fosse, então ainda se escrevia na ardósia.
O Jorge escreveu aquele comentário pois muitas pessoas já estão a comparar o Windows 11 ao Windows Vista.
como muitos que diziam que o W10 era o pior de todos, mas nunca vi sistema tão estável como o w10
Win98, WinXp, Win7 e o Win10 foram os mais aceites. Eu fiquei pelo XP ate o Win7 chegar, e depois saltei para o Win10 e agora estou testando o Win11 e apesar de terem mudado algumas coisas de sitio até que me adaptei bem
Pois, mas o problema da M$ é que lança um sistema de testes que é uma miséria e depois é que lança a “versão final” Aconteceu isso com o Win95, Windows Me, Vista, W8… agora era a vez do 11. Será que desta vez acertaram?
Será q dá para instalar o Whattsap e criar conta sem depender do telemóvel?
Precisava dessa app mas n vou comprar um android pq o meu windows phone 10 está como novo e eu n quero gastar dinheiro quando n existe necessidade.
E pergunto pq o update para o 11 ainda n chegou ao meu pc por isso ainda n pude ver por mim.
O WhatsApp depende “by design” do número de telemóvel
Ja desde o Windows Mobile que ouvia que iam fazer isto…
Mas que má estratégia da Microsoft…
Eis o que deveria ser feito:
1) Desenvolver o WM
2) Aplicar compatibilidade com Android (para não lançarem quase sem apps)
3) Lançar o WM
4) Trabalhar as universal apps e o Xamarin para facilitar desenvolver para todas as plataformas
A M$ tinha o WM bem antes de existir IPhones e dos androids nem se fala. Ficaram 10 anos a olhar para o boneco pois algum inteligente achou que os sistemas móveis não iam ter futuro. 10 anos depois chegaram à conclusão que tinham perdido a corrida à muito, despejaram literalmente rios de dinheiro no mar com uma atualização do WM com 10 anos de atraso… o desfecho não era previsível, era inevitável, a M$ simplesmente deixou o WM morrer sozinho sem qualquer atualização quando tinha praticamente 100% do mercado de telefones móveis. No seculo 21 não podes estar 10 anos parado, em muito menos estás morto. A sorte da M$ é que tem meios que poucas empresas tem, porque se jogassem de igual para igual com as outras concorrentes todas já tinham ido à falência com o Windows 95 tais são os erros de palmatória que comete, até parece que para ser contratado pela M$ tens de ser incompetente e teimoso
Pois foi e posso estar errado, mas o Satya Nadella deu a facada final com más decisões… (não apenas no WM)