Alerta da Microsoft: Há um milhão de PCs vulneráveis e expostos na Internet
A segurança do Windows é uma preocupação constante da Microsoft. Está permanentemente a criar novas soluções e a resolver problemas que vão surgindo.
O mais recente tem uma dimensão grande e está já endereçado com a necessária atualização. No entanto, parece que não foi suficiente. A Microsoft alertou agora que existem ainda um milhão de PCs vulneráveis e expostos na Internet.
Este caso não é uma normal falha de segurança, que rapidamente se resolve. A Microsoft está a compará-lo ao WannaCry, que em 2017 assolou a Internet com um impacto muito grande. O potencial de destruição do BlueKeep é elevado e o perigo espreita.
O BlueKeep está a ser explorado e a infectar PCs
Se inicialmente a empresa tinha a percepção de que esta falha poderia não ser explorada, parece que afinal existe um aproveitamento deste problema e um ataque está a decorrer contra as máquinas que estão vulneráveis.
É aqui que o alerta da empresa agora feito se foca. De acordo com o que foi publicado, existem ainda quase um milhão de PCs vulneráveis e expostos a este problema. A Microsoft pede aos utilizadores que atualize as suas máquinas com urgência.
Claro que esta é a única forma dos utilizadores se protegerem e de deixarem de estar vulneráveis ao problema. A propagação do BlueKeep é muito rápida e não requer qualquer intervenção. Rápida e facilmente estas máquinas se infectam e propagam o problema.
Uma atualização do Windows XP que a Microsoft criou
A severidade do problema é de tal forma grande que a Microsoft chegou a criar uma nova atualização para o Windows XP. Esta foi a segunda vez que este processo aconteceu, mesmo depois do final do seu suporte oficial.
É por isso urgente e importante que todos os PCs que estejam a correr o Windows. Principalmente esta atualização tem mesmo de ser feita no XP e no Server 2008 R2. Estes são os principais alvos desta vulnerabilidade.
Este artigo tem mais de um ano
E não só , em linux há o HiddenWasp.
Abc
Curioso fato destes problemas no Linux, na maioria das situações são logo solucionados.
Enquanto no Widnows, passa-se meses e nada.
Quem não usa o Windows 10 atualizado só tem o que merece.
frases como essa fazem as pessoas parecem que são crianças de 5 anos… até parece que o utilizador não tem poder algum quanto às infeções, é um zero à esquerda, tipo um bebe que não sabe sequer falar em condições…
eu desativei as atualizações automáticas e só atualizo o windows 10 quando me lembro e não é por isso que alguma vez fui infetado. depende do utilizador, agora dizer frases como essa não tem cabimento nenhum na minha opinião.
Exactamente… Cada utilizador usa o que quer… e compete a esse utilizador, tomar as medidas necessárias para não ser infectado com nada… já vi pcs com 7 e xp a funcionarem bem, nas mãos de quem sabe, e pcs com o windows 10 que, volta e meia, aparecem à loja para reformatar, por vírus…
Linux vulnerável? Não acredito…isso só acontece aos outros…
“É por isso urgente e importante que todos os PCs que estejam a correr o Windows. ” O ponto final no fim desta frase deixa a mesma sem sentido!! Aí esse português….!!!!