Afinal a Microsoft está a atualizar os PCs com o Windows 11 e que não são suportados
Os requisitos de segurança que o Windows 11 trouxe não têm sido simples de gerir. Os utilizadores esperavam uma situação similar à versão anterior e encontraram bloqueios e imposições que não eram esperadas.
A Microsoft tratou também de alertar os utilizadores que ao instalarem o Windows 11 nesses PCs o suporte seria limitado e as atualizações não iam existir. Afinal, e como se viu agora, afinal as atualizações estão a ser oferecidas a todos os utilizadores.
Desde o primeiro momento que a Microsoft quer evitar que os PCs não suportados tenham o Windows 11 instalado. Quer garantir que todas as proteções de segurança estão presentes e que conseguem manter o utilizador salvaguardado de problemas, ao mesmo tempo que oferece níveis elevados de segurança.
A gigante do software acabou por mostrar aos utilizadores como ultrapassar as limitações que impôs, mas alertou que estes poderiam ter problemas. Estava assim a tentar fazer o máximo para conseguir afastar todos os PCs potencialmente expostos.
Ainda assim, alertou que mesmo permitindo o instalar desta versão, os PCs sem os requisitos mínimos iriam estar impedidos de atualizar com as versões mais recentes e que fosse lançando. Foi até mais longe e alertou para problemas que pudessem surgir ao usar esta versão.
A verdade é que mesmo com todos estes alertas e notificações, a Microsoft parece ter recuado na sua posição inicial. A recente atualização lançada, dentro da Patch Tuesday, acabou por ser oferecida a todos os utilizadores, sem exceção.
Se prosseguir com a instalação do Windows 11, o seu PC não terá mais suporte e não terá direito a receber atualizações. Danos no seu PC devido à falta de compatibilidade não são cobertos pela garantia do fabricante.
Não se sabe, no entanto, se a Microsoft vai manter esta sua política ou se irá limitar no futuro o acesso a novas atualizações. Há ainda a possibilidade de serem limitadas apenas o acesso a versões principais, sendo mantido o acesso a correções de segurança. Apenas a Microsoft saberá quais as políticas que vai manter no futuro.
Este artigo tem mais de um ano
A meu ver eles vão lancando os updates para todos, mas assim que surgir algum update vital que afecte somente os pc não suportados, fica tudo a pé, que é mesmo isso que estou à espera que aconteça.
Não fica tudo a pé!! Voltam para o W10 ou vão para a concorrência (Linux) 😛
99% dos utilizadores do Windows nem sabe o que é o Linux, ou melhor os “Linux’s” porque existem dezenas deles todos diferentes.
No meu computador tenho pelos menos 5 maquinas linux todas de distribuições diferentes, todas sobre Windows…
Ou macOS… que é muito mais provável que Linux para a generalidade dos utilizadores do Windows.
Tirando a impossibilidade de comprar o office, não vejo a necessidade da “generalidade” dos utilizadores do Windows, optarem pelo MacOS. O MacOS implica a aquisição de equipamentos e para isso compra se novos equipamentos adaptados ao novo w11.
+1
Impossibilidade de … comprar office?! Então como tenho office 365 (da Microsoft) no meu Mac Mini M1 (MacOS) e até o OneDrive?
E o meu Mac mini M1 até é mais rápido em browser e edição de vídeo que PC muito mais caros. Ora, se eu nele posso ter MacOS, office e até Windows 11 ARM (máquina virtual) não vejo o drama…
sim, sempre tens hipótese de reverter para o Win10… Fiz o upgrade numa maquina com 7 anos e está estável. Sem espiga…
Nada disso! A Microsoft quis fazer exigências mas viu que elas, para as estatísticas do uso novo W11, eram muito más… O W11 não iria ter a adesão que eles precisavam, nem se tornaria num sistema com adesão generalizada. Por outro lado, a concorrência, já naturalmente é forte, e ainda mais quando se bloqueiam os utilizadores, que estavam a passar para o Linux ou para a Apple, e promovendo nos fóruns, o W10. Eu próprio enviei para o apoio da Microsoft um print screen do novo Ubuntu instalado…. Só assim se explica que tenha sido a própria Microsoft a dar soluções para se instalar o seu produto pela porta do cavalo, o que é muito estranho! Ou será que os experts se adiantaram e revelaram que as restrições impostas pela MS eram todas facilmente ultrapassáveis …. Em nenhum dos casos a MS se sai bem, o que vem sendo normal nos últimos anos, que andado a engolir sapos!
Gostei da parte que enviou um print screen com Ubuntu para o apoio da Microsoft…
Devem ter ficado mesmo ralados, já que tem milhares de milhoes de instalações do seu sistema operativo…
era para rir??
Sim, tens razão, podem perder (sem se preocuparem nada) milhares ou mesmo milhões de usuários! Será mesmo assim?
O que a MS me respondeu, e pela 1ª vez tive uma resposta, foi que o sistema linux era um ótimo SO, mas que tinha sempre como alternativa a troca do computador. Eu próprio desinstalei o UBUNTU, não gostei e instalei o W11, talvez por isso, e isso sim, a MS não esteja preocupada, porque sabem que os usuários lá vão cair!!!!
O meu ASUS VivoBook com processador AMD Ryzen 7 3700U ainda não tem atualização disponível.
Estou a ver que vai demorar mas também não tenho pressa.
A tua instalação é compatível, é que para a atualização do Windows 11 ficar disponível tens que ter ativo o TPM2.0, Secure Boot e ter o disco com uma tabela de partições em GPT, tive que a alteração para poder realizar o upgrade numa máquina.
Tenho 2 PC (laptop e um deles da Microsoft) com todos os requisitos e tudo activo e só dizem que está tudo ok para receber, não aparece é para receber…
Nas atualizações, o que apare é isto:
“Excelentes notícias: o seu PC cumpre os requisitos de sistema mínimos para o Windows 11. A altura específica na qual será disponibilizado pode variar à medida que o preparamos para si.”
mas na app verificação do estado de funcionamento do PC diz que o processador não é compatível.
Bem,a mim só me apareceu um Cumulative Update do Patch Tuesday,fora isso não apareceu mais nada.Penso que isto seja para quem tem os mínimos de requisitos quer nos seus PC’s Desktop ou nos seus PC’s Portáteis que deste modo possam fazer o upgrade para o Windows 11.Eu,infelizmente,vou continuar a ver navios… 😐
Podes muito bem ir no barco do W10 e ver o barco do W11 a ir ao fundo ou a andar mais devagar…
Offtopic:
Ubuntu 21.10 has arrived
https://ubuntu.com/download
Hoje é novo dia para Canonical e ninguém fala disto…
Um grande tiro no pé por parte da Canonical ao por o Kernel 5.13 no Ubuntu 🙁
O único Linux que me interessa é o SteamOS 3.0 e até agora não chegou para as massas.
Ainda não recebi o windows 11 o meu portátil só tem aquele banner a dizer que o meu pc o suporta…
Windows 10 ‘Education’ ou ‘Enterprise’ ate outubro de 2025, depois usar windows residualmente.
Entretanto a concorrência não fica parada e muito vai acontecer nos ‘Linux’ nos próximos 4 anos e a Microsoft já demostrou que está a contar com isso, (afinal até perde mais quota nos servidores que nos clientes e a Cloud para tudo é o caminho com clientes em ‘Linux’).
Esperemos que o SteamOs de um empurrão .É preciso fazer contas a vida nas empresas que já viram ser esse o caminho para melhorar e poupar visto que existem cada vez mais utilizadores e técnicos capazes e os mais novos com os conhecimentos de Android, (que ajudou o ‘Linux’ imenso nos portáteis), não estranham nada o ‘Linux’ esperem e confirmaram.
Acho ridiculo os intel i7 estarem fora deste upgrade… Tenho um i7 7700HQ e é o único obstáculo para a atualização para o 11. Tenho os outros critérios todos, e apenas ter um intel i7 tira-me do “jogo”… acho ridículo
Pode sempre instalar por meios alternativos e válidos, aqui já referidos. No teu caso, com i7, vais ver que corre lindamente e de forma rápida, fazendo todas as atualizações posteriores. Eu tenho esse processador, recorri ao rufus 3.16, que fez a atualização para o W11, sem apagar ficheiros. Esquece as restrições, até a MS já reconheceu que eram exageradas e sem sentido!
Há metodos simples que ultrapassam isso. Eu tenho um Thinkpad com Intel i5 3320m a funcionar sem problemas.