27% dos PCs em todo o mundo ainda usam o Windows XP
Todos nós sabemos que o sistema operativo Windows é o mais usado em todo o mundo. No entanto, nos últimos anos, a Apple cresceu bastante (especialmente com o IOS) e o Linux passou a ser uma alternativa ainda mais credível para ambiente domésticos (em especial o Ubuntu e derivados).
O próximo dia 8 de Abril de 2014 será o dia que marcará o fim do Windows XP…mas, um relatório agora divulgado pela Net Applications refere que o Windows XP ainda está presente em mais de 1/4 dos PCs à escala mundial.
Para quem não conhece, a Net Applications é uma empresa que realizada estudos analíticos com base em informações “passadas” pelos browsers dos utilizadores, num conjunto alargado de sites. Segundo os últimos dados, a Net Applications captura informações dos utilizadores, mensalmente, em mais de 40 mil sites de clientes, num universo de 160 milhões de utilizadores únicos.
Os últimos dados da Net Applications mostram que o Windows continua a liderar de forma isolada o segmento dos sistemas operativos (e até cresceu, em comparação com os resultados apresentados em Fevereiro). O Windows XP, como é normal, perdeu algum terreno comparativamente ao mês anterior assim como o MacOs e o Linux.
O Windows 8.1 continua a subir, assim como o Windows 7.
De todos os números apresentados, há a destacar a elevada quota do Windows XP que ainda está presente (neste momento) em 27,69% dos PC’s em todo o mundo.
A questão que se coloca nesta momento é o que acontecerá depois do dia 8 de Abril?. O Windows XP vai continuar instalado nos sistemas, sem suporte, ou então os utilizadores optarão por alternativas?. No Pplware já apresentamos várias distribuições Linux que podem ser alternativas ao Windows XP (ver aqui e aqui). Além disso, há também ferramentas (ver aqui) e dicas que ajudam os utilizadores neste processo de migração para outro sistema. E o que acontecerá com as caixas multibanco? …irão os bancos pagar a Microsoft para que esta mantenha o sistema actualizado?
Considera que Microsoft deveria manter o suporte para o Windows XP?
Este artigo tem mais de um ano
E por incrível que pareça, o Windows 7 continua a crescer.
o windows 8 foi um falhanço. nem fazem programas para ele…como a maior empresa de poker e estamos a falar da pokerstars
1 de Abril já foi. 😀
Foi com este sistema operativo com que comecei a dar os meus primeiros passos no mundo da Informática.Visualmente e em termos práticos,o Windows XP era um óptimo sistema operativo.Contudo,concordo com a posição da Microsoft.Está na hora e na altura certa para se migrar para outro e mais recente sistema operativo.Como o Windows Vista também já está desactualizado,quem puder,no mínimo,tente migrar para o Windows 7,esse sim,um óptimo sistema operativo.Para mim,o melhor dos melhores!!Posso confidenciar que pessoalmente o meu sistema operativo é o Windows 8.1 Pro,mas vejo desvantagens nele(no sentido prático,atenção !!),e para quem sai de um Windows XP para um sistema operativo totalmente diferente,a nível de visualização e acerto é muito problemático.Podem confiar em mim,que eu sei o que digo.Sou um utilizador comum,como praticamente é muita gente,não sou o chamado utilizador avançado,que com dois toques vai logo lá.Aqui não é bem assim.As primeiras vezes que mexi no Windows 8.1 Pro vi-me desgraçado.Conheço técnicos de informática que me dizem que até eles têm dificuldades em lidar com este sistema operativo.Por isso,em vez de darem um passo maior do que a perna,usem e abusem do Windows 7,esse sim,uma maravilha.É esta a minha opinião.
Comentários a afirmar “Devia ser tudo Linux porque é o melhor SO e ainda por cima é gratuito” em 3, 2, 1…
Uuups fiz responder ao Jose e nem reparei… -.-‘
“Windows Vista também já está desactualizado”
Se fosse só esse o problema…
Eu passei do WinXP para o Win8… e demorei uns 30 minutos, para aprender a mexer. E outros tantos, para ensinar a minha esposa a mexer.
Logicamente ainda hoje estou aprender, mas isso é algo que acontece com qualquer SO, incluindo o Win7. Existem sempre alterações de um para outro SO e sempre coisas novas para aprender.
(…) Se é para comprar um novo Windows, não vale a pena comprar o Win7.
Porque?
Eu não confio no que dizes. Ficaste desgraçado com o win 8.1? Como explicas isso? O que é isso do “a nível de visualização e acerto” ? E esses supostos técnicos? Digo supostos porque não serão mais do que isso. …oh que desgraça é o win 8! Tenham juízo!
Aqui ainda uso o XP, e vou continuar a usar, até haver possibilidades de fazer um upgrade ao meu atual computador.
Ainda assim, optimizado, só com 2gb de ram, não formatado à 2 anos, está a correr impecável, de momento com 15 dias de uptime. Tudo bem que não jogo, mas, tirando isso é uso diário intensivo, produção músical, etc.
Se mudo para linux, vou deixar de conseguir usar os atuais programas de produção músical que utilizo. Cubase, Ableton. Talvez os DAW em si dariam para instalar em linux, mas, e os vst para esses programas? 🙁
Se faço upgrade para um windows superior talvez fique demasiado lento, não? E6750 2Gb de Ram
Muito sinceramente estou indeciso no que fazer.
Se não tens o XP ligado à net, não há qualquer problema com a falta de actualizações.
Mesmo que tenhas o XP ligado à net, se tiveres um bom antivírus e muito cuidado com o fazes pela net e com o que instalas, em princípio também não haverá problemas!
Boas saiu uma versao do win 7 para pcs com mais idade (thinPc ou algo do genero).
Se bem que na minha opiniao pessoal, penso que, o win 8 funcionaria bem.
Os melhores cumprimentos
Na minha opinião o W7 ThinPC é tão guloso quanto o W7 Pro.
Notei melhorias no W8.1.
Em casa utilizo Linux.
Em trabalho, estou numa rede com XP, Vista e 7.
O 7 é, de longe, o melhor dos três sistemas.
Conforme a idade for “matando” os computadores mais antigos, o XP irá sendo substituido pela versão de windows que vier com as máquinas.
Para mim, faz todo o sentido que o XP deixe de ser suportado. A evolução não perdoa e, bom ou mau, já é um sistema velho.
Duas coisas “engraçadas” e óbvias:
1) o XP vai deixar mais saudades que o Vista
2) os meus utilizadores vai lutar pelo Vista quando virem máquinas 8.1 a chegar às secretárias
Acho incrível o querem fazer disto um problema… quando não é problema nenhum.
Para quem usa o XP, apenas o usa para rodar software mais antigas, visto que o novo software já não roda nesse Windows. Depois os anti-vírus continuam a funcionar no XP.
Ou seja, lá por não existir actualizações ou correcção de erros, se existir uma utilização responsável, não existe qualquer problema por falta desse suporte.
Alem disso, como existem empresas que ainda utilizam aplicações DOS para o seu trabalho… até podem ter o Win95, que para essas empresas isso é indiferente! Gastam mais dinheiro na manutenção, mas isso não vêem ou não querem ver.
Por isso, estão a fazer mais alarido do que outra coisa. O que vejo aqui é uma tentativa da comunidade Linux a tentar aproveitar este momento, para promoverem os SO Linux. Entendo esse cenário, mas não concordo muito…
O problema é se há vulnerabilidades que deixem o sistema a descoberto. Um antivirus não é garantia de defesa contra tudo.
A Microsoft deve obrigatoriamente EXTINGUIR o WINDOWS XP, assim permitirá o fim também do IE7 e IE8 :).
Linux a perder terreno? tem aumentado nos últimos tempos. Só por causa da adopção na china e outros países, esses 1.41% deve ter disparado para os 3% ou mais. O que faz com que seja mais de 100% de aumento relativamente aos dados anteriores.
E estes dados é por web browser. Eu podia fazer uma sondagem parecida com base de websites mais técnicos a nível da informática como stackoverflow, serverfault, e forums de programação e redes, e mais outros mais a fundo, e o resultado era do género 20% para Linux 10% MAC OS, e o resto Windows. lol
Isto é muito relativo.
Gosto de andar informado, mas já chateia a quantidade de artigos que proliferam no PPLWare sobre windows XP.
Mas aproveito para acrescentar que ninguém tem de deixar de usar o XP, fica é sem suporte. Terá de correr riscos.
Anda tudo atrás de uma fatia do share do xp 😉
Em casa uso Linux (Xubuntu normalmente) e Windows 8 e gosto bastante do Windows 8. Para mim trás tudo o que de bom o Windows 7 tem mas mais limado e optimizado. Até agora não me queixo da compatibilidade, tirando uma ou outra ferramenta de desenvolvimento mais antiquada ou mais Linux oriented (o que é aceitável para mim, até porque prefiro usá-las no Linux 🙂
Já estava mais do que na altura do XP ser deprecated, e a esse também se deveria juntar o Vista! Qualquer legado deve ser modernizado ou corre-se o risco de ser incomportável, e software é um grande exemplo!
Depois do MS-DOS, foi sem duvida o melhor SO até hoje.
Eu acho que foi o Windows 95, devido ao facto do SO passar a ser verdadeiramente multitarefa e novo ambiente gráfico.
Há mais diferenças entre o windows 3.11 e o 95 que entre o 95 e o XP…..
O Windows 95 não era verdadeiramente multi-tarefa!
Era tão multi-tarefa como o Win 3.1…
O Windows só passou a ser pré-empetitivo no NT, ou no XP para consumidores…
PS: muita gente sabe que a Microsoft comprou o DOS para desenrascar um SO para o IBM PC… mas muita gente não sabe que a microsoft não conseguia fazer o NT (o pai do XP, portanto), e contrataram um gajo da DEC para o fazer.
Assim como a Apple não sabia fazer o OSX, e compraram uma empresa para usar o SO dele com uma maçã no canto superior esquerdo… uma empresa chamada NeXT, de um ex-desempregado chamado Steve Jobs…
Não haverá suporte mas o sistema funciona na mesma.
Conheço tanta gente, (eu incluído) que utiliza o sistema operativo com as actualizações desligadas o que vai dar ao mesmo que não ter suporte.
Se tiverem cuidado com o que instalam e por onde navegam não haverá problemas
Eu sempre que atualizava o windows parece que ia para pior (em termos de desempenho) acabei por só instalares SP’s e as patch tuesday’s
Pff deixa-me rir. Até podes ter razão e não haver vulnerabilidades graves, mas lembras-te do Windows XP antes do SP2? Era apanhar com sasser e outros bichos mal se ligava à net, sem necessidade de sequer abrir o browser pela primeira vez.
Concordo consigo, basta verificar que a maioria dos gabinetes de contabilidade usa nas suas maquinas Windows XP. Acho piada quando vêm para aqui os sonhadores do Linux, que aplicações de gestão de qualidade em Linux temos? Enquanto SAGE, Primavera, PHC, Gestware etc não criarem soluções para Linux, será sempre sistema para meia duzia de instalações. Não me venham os sonhadores com o Colibri, falo de aplicações de Gestão a serio
Só vejo estressadinhos informáticos da era dos jogos no computador.. epah sinceramente, não é o fim do mundo! O Wd’s Xp é usado pelo mundo todo.. e lembrem-se de uma coisa, nem toda a gente vive bem, nem tem dinheiro para comprar pc’s novos.. logo esta fatia de 27,69% é mais do que normal até porque o Wd’s XP foi introduzido numa época de franco desenvolvimento informático, onde o computador tornou-se um equipamento acessível ao grande público no geral! Pensem um pouco fora do nosso contexto.. inclusivamente muitos destes computadores são utilizados para consulta e alguns trabalhos em office, logo com cuidado o risco de vírus é diminuto! Tenho pc desde o remoto wd’s 3.1 e desde então só entrou um vírus no meu pc.. e foi porque ignorei o aviso do antivírus. O mundo não vai acabar por isso..
Acabei de instalar mais 3 máquinas com windows XP, acaba o suporte mas o windows sempre poderá ser instalado, calma 🙂
Eu ainda tenho aqui uma VM que uso muitas vezes de um tal de Windows XP de 32 bits…
Porquê? Simplesmente muitos “coisinhas” que uso com drivers proprietários até ao tutano, que só funcionam (bem) em Windows, e muitas vezes para 64 bits é uma dôr de cabeça, a ter que o reiniciar sem forçar driver signing, etc…
E antes que venham atirar que sou Mac user, conheço muita gente também que pelo mesmo motivo, ou motivos idênticos, usa Windows 8/Linux, e tem lá um VMzita para esse efeito…
basicamente não vejo o porque de tanto escândalo com esta notícia… ora vejamos… já assistimos a inúmeras falhas em relação a sistemas operativos, como o caso do windows vista, que apenas se tratou de um windows “a pressa” depois de atraso de mais de 5 anos no windows que viria a substituir o xp… MAs isto já acontece desde o inicio, quem tinha windows 98 também se mostrava resistente a mudar para o xp, o facto de o xp ainda se encontrar com suporte, deve-se ao facto de nenhum dos substitutos ter convencido ninguém… agora apenas este abandono de suporte, nada mais é do que obrigar a instalar o windows 8. Em forma pratica o que é se perde com o abandono do suporte do XP? NADA! PorquÊ? Porque quem usa o XP, não são as grandes empresas que precisam de software actualizado ao minuto, nem muito menos os utilizadores, porque são muito poucos os que ainda usam XP, pois XP não esta para nada a satisfazer os pedidos das ultimas aplicações ou programas, e quem tem o XP? Simplesmente é puro alarme, pois quem dos poucos que usam XP, são software pirata, e a primeira coisa que os utilizadores de software pirata fazem, e cancelar as actualizações automaticas do windows, para que a própria microsoft não bloqueie o mesmo… ou seja… já não tem suporte desde o primeiro dia que instalaram o XP…. Não ha motivo para tanto sencionalismo ^^