PplWare Mobile

Aprenda a configurar um sistema Failover para DHCP


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Ricardo Gaio says:

    Parabéns pelo artigo! Muito bom.

  2. rui_e90 says:

    muito bom, tenho que implementar um sistema idêntico com 2 servidores windows server 2008.

  3. int3 says:

    DHCP Relay em servidor remoto pela net que tal? Eu sei como é.
    Vou comprar um router da asus que suporta tunel L2TP e vou ligar-lo com um servidor VPS e correr lá (no servidor) DHCP. Os pacotes broadcast e unicast passam pelo tunel visto que é a partir da Layer2. Isso sim era alta cena para se fazer 😀

    Mal tenha as mãos nesse router, vai ser mesmo altamente 😛

    • Ricardo Silva says:

      DHCP Relay ?
      Uma coisa é failover de um serviço, outra coisa é “relay”.
      Não me parece que saibas como é tal como dizes.
      Depois vais comprar um router asus para fazer L2TP ? Mas o router da Asus inicia sessão ou é só para deixar passar. É que para isso qualquer um faz VPN passtrough.
      Os pacotes broadcast e unicast passam pelo tunel. Bom depende, mas como estás a pensar esse router asus não vai dar.
      Algum tipo de bridge tem que existir caso contrário eles não passam. Unicast passa …. mal feito fora 😀

  4. Einek says:

    Boas.

    É possível termos o servidor DHCP principal em Windows Server 2008R2 e utilizar um router cisco como servidor secundário? Sendo que ambos têm possibilidades de DHCP.

    Cumps

  5. Pedro Miguel Lourenco says:

    Muito bom artigo, obrigado!

  6. Manuel Silva says:

    Muito bom, eu gostaria que me apontassem um bom software de DHCP standalone e gratuito. Tenho um projecto de hotspot em mãos mas o software que uso tem muitos problemas em gerir sessões activas e em simultâneo atribuir IPs.

  7. Filipe YaBa Polido says:

    Mt bom, dá sempre jeito. Obg.

  8. Fábio Pereira says:

    Amigo, boa tarde!

    Excelente artigo e de uma essencial utilização nas organizações, principalmente por ser um Sistema GNU-Linux.
    Desejo ver em um dos seus artigos a redundância do Serviço de DHCP do Windows Server 2008 R2. Já existem materiais muito legais sobre a redundancia no Server 2012, mas estou com muita dificuldade de criar este ambiente automatizado. A minha solução foi manter um segundo Servidor em stand-by, porém, o dia que eu não estiver presente, ainda sim terei problemas.

    Muito obrigado pela oportunidade!

    Atenciosamente,

    Fábio Pereira

  9. Respondendo à questão: “Que outros serviços de rede gostariam de ver abordados no Pplware?” Gostava que falassem de Redes Mesh, “Redes comunitárias de acesso livre”.

  10. Carlos Lobão says:

    “Que outros serviços de rede gostariam de ver abordados no Pplware?”

    Não sei se já há aqui algum mas LDAP dava muito jeito

  11. Fábio Pereira says:

    Olá, boa noite!

    Gostei muito da didática e do assunto abordado.
    Quero recomendar a criação de um documento que fale sobre iptables, mas especificamente a configuração básica de um Firewall, onde tudo é bloqueado e as portas 80, 443 e 563 sejam liberadas, além das demais configurações necessárias para o funcionamento deste Firewall.

    Um abraço e muito obrigado pela oportunidade da postagem.

  12. Já alguem “ouviu” falar de protocolos de rede como Better Approach To Mobile Adhoc Networking (B.A.T.M.A.N.)” https://en.wikipedia.org/wiki/B.A.T.M.A.N. ??

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.