Chegaram os primeiros PCs com processador ARM e Windows 10
Foi há cerca de um ano que a Microsoft e a Qualcomm iniciaram a sua parceria para trazer uma nova categoria de equipamentos que vão romper com todas as ideias e com todas as regras. Falamos dos PCs equipados com processadores ARM e com uma versão "normal" do Windows 10.
Ao longo dos meses esta ideia começou a ganhar forma e a ter as primeiras imagens disponibilizadas, culminando hoje com a apresentação das primeiras ofertas desta nova categoria. Os primeiros computadores assentes em processadores ARM foram apresentados e parecem cumprir o que todos esperavam.
Foi há poucas horas, na Qualcomm Snapdragon Tech Summit, que a Microsoft deu a conhecer aquelas que são as primeiras propostas numa área que para muitos é completamente nova.
Os computadores assentes no bem conhecido Snapdragon 835 foram revelados e estão nas mãos de 3 dos mais conhecidos parceiros da Microsoft.
Caberá à HP, Asus e Lenovo a responsabilidade de colocar no mercado dos primeiros equipamentos que a Microsoft designou como Always Connected. Com tempos de bateria elevados e com velocidades de ligação à Internet elevadas, estas máquinas querem ser o companheiro ideal para o dia-a-dia.
As primeiras ofertas com ARM e Windows 10
Por agora apenas a HP e a Asus mostraram as suas máquinas, o Envy x2 e o NovaGo, estando a Lenovo a ultimar a sua oferta. Qualquer uma destas máquinas garante mais de 20 horas de trabalho e 30 dias em standby, arranques instantâneos e velocidades de ligação à Internet gigabit.
Estes modelos vão ser na verdade versões aumentadas dos smartphones, adaptadas para esta nova realidade. Vão ser equipados com modems 4G LTE e não vão ter ventoinhas, graças à sua estrutura de construção.
Estas ofertas vão existir em versões de 4GB de RAM e 128GB de armazenamento e 8GB de RAM e 256GB de armazenamento, com preços a estarem situados entre os 800 e os 1000 dólares. Espera-se que cheguem durante a primavera.
Todas as máquinas vão vir equipadas com o Windows 10 S, correndo apenas apps da loja do Windows, tendo a possibilidade de serem atualizados para o Windows 10 Pro, tal como acontece atualmente nas máquinas "normais".
A versão ARM do Windows 10
Uma vez que está um processador ARM presente, a Microsoft teve de tratar de todo o processo de conversão. Na verdade, todo o sistema e as apps vão correr na arquitetura x86, sendo feita a conversão em tempo real para o mundo ARM.
Por agora existe ainda uma limitação. Apenas apps de 32 bits podem ser usadas, estando a ser tratada a criação dos mecanismos para suportar a arquitetura de 64 bits. Não há também, naturalmente, suporte para virtualização e outras tecnologias proprietárias da Intel.
Claro que o poder de processamento destes processadores fica abaixo de muitas das propostas da Intel e da AMD, mas o Snapdragon 835 conseguirá dar conta do recado para a maioria das apps e das tarefas que os utilizadores vão necessitar.
Depois do desaire que foi o Windows RT, esta é a aposta clara da Microsoft numa nova filosofia que tem tudo para vingar e dar frutos. O Windows 10 está maduro e pronto a tomar de assalto outros nichos. A arquitetura ARM tem a vantagem óbvia de consumir muito menos energia e a integração de modems LTE de nova geração dão as velocidades de acesso à Internet que os utilizadores pedem.
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom para os primeiros espero para ver as versões de 64 bits com mais ram e mais memória. Muitos vao fazer a update para o 10 pro
o 835 é 64bits o windows é de 64 bits, n terás mt q esperar. a limitação é nas aplicações x86.
Ou seja, só pode usar apps (hoje em dia cada vez mais raras) 32-bit, tem menos poder de processamento que um Core M e ao necessitar duma conversão em alguma altura perde-se velocidade (seja na instalação ou conversão on the fly). No entanto os produtos custam tanto como os equivalentes AMD/Intel mais rápidos e x86 e 64-bit… Lógica?
PS: disponibilidade só a partir da primavera (nesta altura já temos o SD 845 no mercado lol )
isso ainda é pior, vão ser lançados computadores com o S835 com windows numa altura em que já existe o S845, eles demoraram um ano a fazer isto com o S835 não me parece que consigam facilmente replicar isto para o S845. Já para não dizer que o lançamento do S845 está reservado para o S9.
Por acaso o SOC 835 é de 64 bits e não de 32 bits, assim como o Windows o é também.
E a lógica é tudo o resto que está explicado, demonstrado e exemplificado na apresentação da Qualcomm esa semana. Só pela autonomia já vale bem a pena.
O que adianta com grande autonomia e preço astronômico!?!… sem lógica.
E benchmarks? Há?
Há os da Qualcomm.
Que obviamente são de alta confiança!
É o grande salto da Microsoft, que não se deu bem no mundo mobile por uma questão de péssimas estratégias…
Mas, agora, madura e consciente de seu papel criador e inovador, acaba de reinventar a roda…
Terá sua importante presença no mercado mobile com seu sistema operacional unificado, sem pressa, sem arroubos e, melhor, de forma consistente, permanente e definitiva…
Que venham os maravilhosos flagships com o novo W10M, pois o que for feito em um segmento certamente se estenderá aos demais…
Toucheeeeeêêêê Windows!!! EUREKA Microsoft!!!
Só posso concluir que já te ofereceram um, ou então estas no processo de divulgação destes equipamentos. Não é que não sejam bons, mas loas não se tecem, ou então somos patologicamente obsessivos. E para tratar disso só um psicologo lol
Esperas e verá!
Penso que deixará de existir o windows 10 mobile. Este sistema operativo poderá corre nos telemóveis e com o windows continuum poderemos ter as aplicações x86. Melhor que isto é impossível.
melhor que um sistema que espia sempre que esta ligado é um que tambem o faz quabdo esta “desligado”
É verdade. Espero que não fiquem igual ao Android, o qual é uma completa aberraçao de quebra de direitos fundamentais. Mas o povao gosta, por isso o que apontas neste caso nao deve ser relevante.
Vai ser um fracasso!!!! Com a arquitetura ARM e esses preços o mercado não vai responder como estão a pensar …. acaba por ser um sistema um pouco fechado e limitado!!!! para vingar tinha que ter preços iguais ou inferiores aos da plataforma com intel (mas não os preços da gama surface) …..
Outro Surface RT que depois é abandonado sem updates.
No Surface RT não corre nada em x86…
Tu não fazes a minima ideia do que estás a falar.
A mim é que não e apanham a usar um.
Penso que deixará de existir o windows 10 mobile. Este sistema operativo poderá corre nos telemóveis e com o windows continuum poderemos ter as aplicações x86. Melhor que isto é impossível.
É o ideal mas a maioria prefere ter um telemóvel + laptop ou desktop em vez de tudo em um.
Depende… se no escritório tiveres uma docking station para ligar o telemovel, se calhar já vale a pena ter um 2em1 🙂
Será possível instalar então no surface?
Não.
Teoricamente.
Na prática, como o SoC do Surface RT/RT 2 é completamente diferente, seria não só preciso recompilar tudo como ter os drivers certos.
Além disso o SoC do Surface RT mal é capaz de correr apps nativas ARM, imagina se tivesse que emular um x86…
Para meu conceito o Windows 10 mobile foi o limite, e mais com esse novo produto os desenvolvedores não vão desenvolver nada a mais para o Windows então já estou de fora dessa.
Hmmm… E com esta é a segunda vez que a Microsoft finta a Apple em pouco tempo.
Primeiro foi com os PCs híbridos que a Apple tanto gozou até que lançou o iPad Pro gigante, que não é nada mais nada menos, e isto segundo a própria Apple, um PC híbrido.
E agora substitui a arquitetura Intel pela ARM. Já se anda há anos a falar que a Apple um dia faz isso mas quem o fez primeiro foi… a Microsoft.
Dito isto, quem deve estar seriamente preocupado é a Intel.
Sim, se o win10 corre “satisfatoriamente” nos ARM a Intel vai levar um rombo no mercado dos portáteis de baixa/média gama, aí a performance não é tão importante e um boost na autonomia é muito bem-vindo!
Sim, mas a questão é que os Snapdragon continuam a aumentar o desempenho entre 20 e 30% a cada geração, enquanto que os Intel praticamente estagnaram (apesar desta 8.ª geração ter dado um salto enorme em eficiência energética e desempenho) por isso é uma questão de tempo até os ARM apanharem os Intel. Já o fizeram na gama baixa, um Snapdragon 835 já é superior a um Atom…
E isso para não falar no A11 da Apple.
Se der para por android safa-se ! Agor com Windows 10?? credo!
para isso tens os crhomebook.
Android corre aplicações desktop?! Não pois não, então para que raio fazes esse comentário quanto até tens os chromebooks para isso?!
“Credo” é o teu comentário
Ainda não percebi qual a inovação em relação o Windows RT… este tb era arquitetura ARM
O Windows rt só corria aplicações da loja.
A grande e enorne diferença é que vai correr aplicações X86 🙂
Consegues perceber a diferença de um equipamento Android, com um equipamento Windows 10?
Se sim… vais perceber a diferença destes equipamentos para o WinRT.
Acho que o único problema destes PCs é que tem um preço demasiado alto…
Eu acho que irão baixar o preço quando a coisa massificar.
Até porque umas das vantagens apontadas quando este projecto foi anunciado era o menor custo de produção dos equipamentos.
Gostava de ver a comparação entre esta modalidade e os intel core m. É que os intel core m tem um consumo de 4.5w frente aos 3.6W do S835 mas o core m corre x64 nativamente logo nao necessita de tanta performance para a mesma user experience por isso pode chegar a ser mais eficiente. infelizmente os portáteis que vieram tinham baterias pequeníssimas de somente 35Wh ou seja não chagavam a ter uma performance de bateria superior aos core u de 15W que tinham baterias de 50Wh. Mas essas 20 horas de bateria parecem-me impossíveis de se obter
AGANDO falta o C e andando para a microsoft
Não sei qual é a vantagem de usar um processador arm, tenho um Tablet com processador x86 a correr Windows “normal” e Android e a bateria dura bastante
+1. Isto é para a malta do look ‘n’ feel e Apple like.
Possibilidade de ter todos os sensores, ligações, etc., que a ARM oferece numa unica placa e que em arquitectura X86 implica adicionar componentes (que aumentam o consumo de energia, peso, etc.), redução do peso, redução do consumo de energia, possibilidade de criar equipamentos mais pequenos e de diversas formas, versatilidade, e outras.
Pc?? lol isso são os “míticos “” SurfacePhones. e sim a MS vai criar uma “nova” categoria de dispositivos. ARM tal como a apple e google. mas um pc é um pc com os seus 500W.
é possível instalar o moziilla ou Chrome de 32 bits nestes Pc’s
é possível instalar o moziilla ou Chrome de 32 bits nestes Pc’s???