Microsoft Teams vai deixar bloquear as capturas de ecrã durante as reuniões
A Microsoft tem planos para reforçar a privacidade das reuniões realizadas no Teams. Em breve, as capturas de ecrã não autorizadas poderão ser bloqueadas automaticamente durante uma videochamada. Esta opção vai garantir uma segurança maior para os utilizadores.
Em breve, já não será possível fazer uma captura de ecrã discretamente durante uma reunião do Microsoft Teams. A Microsoft está de facto prestes a reforçar a proteção das reuniões realizadas na sua aplicação colaborativa. O objetivo é aumentar a confidencialidade dos dados trocados durante uma videochamada.
As equipas de desenvolvimento do Teams da Microsoft trabalham numa nova funcionalidade que visa melhorar a segurança das reuniões. Concretamente, a Microsoft quer permitir que o organizador de uma reunião escolha se permite ou não capturas de ecrã durante uma videochamada. É isso que indica o roteiro de novas funcionalidades futuras nas aplicações do Microsoft 365.
A funcionalidade, atualmente em desenvolvimento, será implementada em todas as versões para Windows e macOS da aplicação Microsoft Teams, bem como nas aplicações móveis para Android e iOS. A Microsoft esclareceu que os utilizadores que se juntem a uma reunião de uma plataforma não suportada serão automaticamente colocados em modo de áudio assim que a funcionalidade que impede capturas de ecrã é ativada.
A implementação desta nova medida de segurança está prevista começar este verão (no hemisfério norte), com a Microsoft a indicar que terá início algures em julho. A Microsoft não especificou se esta nova opção será ativada por defeito ao criar uma nova reunião do Teams.
Embora a inclusão desta funcionalidade para preservar a confidencialidade das trocas nas videochamadas do Microsoft Teams seja uma boa notícia, ainda é bastante fácil de contornar. Porque a Microsoft não poderá impedir que os utilizadores usem um smartphone para tirar uma fotografia do ecrã do computador ou do smartphone utilizado na reunião.
Durante vários meses, os editores de aplicações de mensagens fizeram da confidencialidade a sua prioridade. Há algumas semanas, o WhatsApp adotou uma iniciativa semelhante ao lançar a sua funcionalidade Privacidade Avançada. Com esta nova funcionalidade, a aplicação de mensagens propriedade da Meta pretende “impedir que outras pessoas extraiam conteúdo altamente confidencial de fora do WhatsApp”.
Fotografa-se o ecrã com o smartphone…dúvidas?
O telemovel vai rebentar, tem que ser com uma maquina de rolo 😀
Se ao menos fosse possível alterar frequências de vídeo para impedir captura por câmeras… percebem mais de plantar batatas do que disto
Epá, nao digas disparates. Alterar a frequência do vídeo para não ser captado pela câmara?
Realmente ahahah mas que privacidade e que falam ? Para futuro de provas deve dar jeito. A Microsoft muito gosta de se colocar na vida das pessoas e empresas. E por essas e por outras que as empresas deveriam pensar noutras alternativas caso existam e nao entrar neste ecossistema que coloca muita gente e refem de aplicacoes da Microsoft.
Para não correres o risco de estares a fazer uma apresentação privada e não teres fugas de informação.
No opensource não tens preocupações dessas, as empresas que trabalham com isso não ligam muito à segurança, nem devem ser public traded
Para não ter fugas de informação woow, um segundo telemóvel ou dispositivo a gravar, é dificil…
Nem sempre as empresas que usam software pago estão totalmente protegidos/as, existem muitos programas opensource com muita segurança e alguns deles até melhores que os “pagos”.
dá para alterar a frequência de transmissão de video para o telemovel não captar 😉
estuda
Estuda tu lol, e fugas de informação boca a boca como fazes? Metes uma rolha?
NDAs servem para quê ?
Fugas de informacao ? Oi ? As fugas de informacao podem ocorrer de determinadas formas, por isso esse bloqueio nao vai servir de nada, ja se nao houvesse bloqueio as pessoas poderiam gravar algo para futuras provas. Em meu entender obviamente cada um tem a sua visao sobre o assunto. Estamos a falar de reunioes certo ? Por isso as fugas de informacao podem existir da forma que mais convier.
por boca? uau
O teams bloqueia? Usa-se programa de captura de ecrã. Problema resolvido.