Já não há smartphones Lumia à venda na loja online da Microsoft


Destaques PPLWARE

78 Respostas

  1. AJCS says:

    É recíproca a relação entre a Microsoft e os utilizadores. Eles abandonam os utilizadores e os utilizadores abandonam a Microsoft.
    Tive equipamentos Windows mobile, e Windows, agora tenho Android e Linux.
    É assim que eles gostam, Microsoft nunca mais.

  2. GS says:

    Infelizmente o futuro do W10 mobile é muito incerto.
    As políticas da MS para chamar desenvolvedores e clientes não foi das melhores.
    Falo como utilizador de um Lumia 950 e digo que o telemovel é bom, no entanto não aconselho a ninguém a experiência neste momento devido a falta de suporte… Tanto da MS, como de terceiros. O SO poderia ser muito mais, no entanto parece que ainda não passou a fase de conceito. Falta polir muitas arestas.
    Infelizmente até ao final do ano migro de telemóvel.

  3. Paulo Silva says:

    É inacreditável o que a microsoft nos últimos 2/3 anos tem feito ao seu sistema móvel…

    • Goncalo Pereira says:

      Nada… lol
      Tive um Lumia 650 e sinceramente….deixa muito a desejar…já o 640XL dum familiar é máquina…enfim…

      • Paulo Silva says:

        Eu tenho um Lumia 920 e fui insider, e chegaram a prometer o W10M para estes equipamentos e nada, o que mais me revolta foi a forma como a MS tratou o sistema, ainda vou esticar o L920 mais uns tempos, mas já ando com outros equipamentos em vista…

        • Sergio says:

          tenho o 950 e 920, e o windows mobile 10 é um pouco mais fluido no 950.. ainda assim o 920 dá boa experiência.
          Se gosta mesmo do sistema e encontrar um bom negocio em segunda mão iria ficar muito satisfeito com o 950.. se tem pressa se calhar fica melhor servido com as outras marcas que têm um futuro claro e projetado

  4. M says:

    Fui utilizador de Windows Phone durante 2 anos e só digo uma coisa…nunca mais!

  5. Antunes says:

    Nem a própria Microsoft acredita no seu produto!

  6. Hugo Gomes says:

    Eles queriam ser uma Apple mas foram pelo caminho errado. Como se diz o cliente nao depende da Microsoft ela é que depende do cliente, se este se sentir enganado,abandonado, esse cliente vai se embora e a palavra que esses clientes vao dizer da Microsoft será muito negativa e isso tem reflexo nas vendas. Se nao vende s empresa morre nesse sector. Agora que me sinto enganado sinto porque 1 vai haver suporte e o windows Mobile vai continuar, depois já dizem que nao, vai ser so para as empresas hora. O senhores da micro que estudam o mercado ja podiam ter feito um bom trabalho agora cliente compra e é simplesmente esquecido estão a espera do que que nos estejamos la. Eles se fizessem isso com o windows haviam de ver a sorte deles é que nunca abandonaram essa mina deles se nao a maça e o pinguim ui ui

    • gigbola says:

      Eu nao acho que eles queriam ter copiar o modeli aple, até porque ao invés de terem ficado em exclusivo com o negocio dos telemoveis/tablets/laptols/torres o mesmo esta disponivel para o mercado utilizar, a microsoft tal como outras empresas, Blabberry, HTC, Nokia, Mozilla, Ubuntu, entre outras, lançou o seu produnto para o mercado, investiu o que todas as outras nao investiram, porém os consumidores e os desenvolvedores de apps nao aderiram, nem a mozzila se dignificou a criar um browser para o sistema…..sendo que fora o internet explorer e o UCBrowser nao a outro, foi uma oportunidade perdida pela mozzila….eles que nao invistam mais recusos…….

  7. Alexandre says:

    Gostava de até ao final do ano trocar por outro equipamento com Windows mobile, mas assim nem pensar

  8. gigbola says:

    Ontem comprei um xiaomi redmi4x, nao era a minha preferencia, prefereria o mi5 ou o redmi4 pro, o problema é que em principio, aqui na Madeira, nao da para se esquivar das taxas alfandegarias…..

    Vou oferecer o meu lumia 530 ao cao, ele sabera o que fazer com ele 😀

  9. Spoky says:

    E ainda vem os pseudo defensores da Microsoft dizer que o W10M não está morto! Acordem pá, deixem-se de defender algo que não tem como ser defendido, está a vista… Está bem claro… Está a milhas de se ver! O W10M nem 2% de mercado tem e ainda dizem que não morreu?

    Está a morrer lentamente, são as aplicações, é a própria Microsoft a fazer dar esse passo.
    Vão alegar que também é mentira? Entendam uma coisa deixem de defender algo que está a vista de todos.

    O mais engraçado é que pensam que é mentira, mas não é. A própria Microsoft da incidios disso! E sim estou a falar do W10M não de outro sistema que a Microsoft venha ou esteja a preparar.

    Só não vê quem é mesmo fanboy, NADA CONTRA W10M mas a verdade é que estão sempre a defender algo que cada vez mostra que esta a morrer pelas próprias mãos da Microsoft e a mesma nem o esconde!

    Continuem a defender, eu pessoalmente não acredito por mais que DEFENDAM, por mais que CRITIQUEM, por mais que façam “TROLLING” continuarei sempre a acreditar que o W10M está a morrer, quem diz o contrário é porque não quer que isso aconteça logicamente, e não quer admitir de forma nenhuma! Está em modo de “NEGAÇÃO”

    Eu quero la saber se o W10M é rápido ou lento, ou melhor… Se esta a morrer, UPDATES e novas actualizações de segurança vão por água a baixo, bem como o suporte e as aplicações! Ponto. Só ai é um ponto de partida para abandonar o sistema!

    • Carlos Maia says:

      LOL… Se não gostas não uses… Eu uso w10m e não tenho razões de queixa.. E não tenciono trocar de SO.. Dito isto,continuo sem perceber a motivação de pessoas como tu.. Não gostas do SO, não uses, simples! Isto não é futebol

      • Spoky says:

        Mas repara que eu não estou a dizer que o W10M ou WM é mau em si, eu estou a dizer que há fanboys que ficam loucos com estas noticias e defendem o W10M até não poderem mais, mesmo eles não tendo razão tais como;

        Mesmo não terem argumentos
        Mesmo sendo a própria Microsoft a dizer-lo ou a insinuar-lo e até mesmo indicar-lo ou noticiar-lo.

        Continuam a defender, as tantas sabem mais que a Microsoft! Digo eu.
        O WM é um bom sistema, eles têm é que INOVAR, fazer algo que os outros não tenham, INVESTIR!

        Que diferenças tem o W10M para o Android? Ok mais bateria, sistema mais leve e que mais? Personalizar permite? Não. Milhares de Apps e alternativas? Não.

        Suporte a smartphones? Deixou de ter (em alguns)
        Actualizações? Também (em alguns)
        Suporte e actualizações para aplicações deixou de ter (em alguns)

        Eles tem de INOVAR o que os outros não têm, esse é o ponto a atacar que a Microsoft devia se concentrar, fazer um sistema com as mesmas coisas ou até piores não resulta.

        Tem de ter algo inovador, que faça chamar e atrair a atenção dos utilizadores.
        O Android por exemplo é conhecido por ter uma grande comunidade, por ser aberto por permitir variadas formas de personalizar o smartphone!

        Eu não disse que não gostava do SO, começa a ler bem… Ataquei foi aos “trollings” ou aos “pseudo fans” do W10M, mesmo com a Microsoft a anunciar e a insinuar de que algo não correu bem no W10M.

        Mas vá, é natural que não saibam distinguir e diferenciar o W10M do WM.

        • Carlos Maia says:

          o que está aqui em causa é apenas uma coisa: para quê esse tipo de comentários? se não usas o SO, se não aprecias o SO, para quê fazer esse tipocde comentários?

    • Miguel says:

      Para os anti-microsoft está a morrer desde 1998… LOL acabou primeiro o Symbian, o Bada, o Java, Blackberry, entre outros. LoL

    • Diogo says:

      Se estivesse a morrer não estariam neste momento três windows a ser preparados para telemóveis nem novo smartphone a ser feito

    • Sergio says:

      Eu também estou a morrer, não sei é quando..

      Trás a tua carcaça de smartphone pelo mesmo preço do meu Lumia e apostamos 10€ por cada função que eu executo mais rapidamente que tu.
      Por cada vez que uma app tua encravar dás-me 10€ e vice-versa.

      Compara a duração de suporte dada a apps no android / ios/ WM , em cada uma das suas versões e vais ficar :O:O
      Não é virem pra aqui mandarem postas de bacalhau e depois comparam o Nougat com o Windows Phone 8.1.. que ja nada tem haver com o windows mobile.

      Mas tens razão em duas coisas, Apps e estrategia a marca deixa a desejar.. fazes mais brincadeira do que eu, com o teu smartphone..

      Já agora, nunca perdi tempo numa operadora para deixar la o equipamento com virus.. e olho que entro em toda a mer** que aparece na net.

      Quando o windows mobile morrer, porque parece que as coisas não estão faceis.. de certeza que não vão aparecer muitos arrependidos 😉

      • FCT says:

        Viva , concordo com vários pontos de vista, eu tive mais de 5 equipamentos desde os 500 aos 900 passando pelo 640/50, mudei pelas minhas razoes porque aqui todos temos as “nossas” razoes para optar e é ai que queria chegar, porque é que alguém tem de comprar algo barato porque dentro do barato é bom se escolher mais caro e bem melhor a ser possivel ? O meu 640 era espectacular em muitos sentidos mas não era um 950 que tive depois nem o P9 lite que tenho . Até ligo ao sistema operativo , gosto bastante do EMUI e tenho o tlm actualizado (por 3 vezes, duas de seg e uma de ugrade de SO) o que até é bom creio em menos de um ano, é rápido , “limpo”. Se paguei mais um pouco paguei , tive a possibilidade de ter durante muito tempo tlm da empresa dai também ter tido tantos Lumias/Microsoft e adorei atenção, mas não invalida optar e ter mudado ;). Espero nao mudar de tlm no mínimo 3 anos a meu ver é melhor investimento gastar 300/350 num equipamento para 3 anos e fazer o que quero a vontade do que 100 por ano e andar insatisfeito , mas isso sou eu :). Já andei aqui na luta LOLOLOl pelo Windows , pelo que me fez mudar , umas vezes pior outras melhor ehehe sou insider etc e o que espero é que volte o W10 volte mais forte com um Surface Phone por que é bom na realidade o SO assim como os equipamentos. Findando na minha opinião falta-lhe investimento em desenvolvimento e dentro do desenvolvimento falta á Microsoft ( que esta a mudar para melhor a meu ver) tornar o mesmo mais fácil para programadores se adaptarem .

      • NT45 says:

        Era da maneira que ficava rico amigo, onde nos encontramos?

  10. scutter says:

    eu á uns bons anos o ultimo PDA telefone que usei com windows 6 já era o que era naquele tempo, por isso quando dei o salto passei para os smartphones android e é por estes que me tenho mantido, e ao ver o desenrolar da situação, quanto a Microsoft entrou na corrida já vinha atrasada pois o IOS e o android já estavam mais que massificados a todos os niveis, a microsoft arrasou logo de entrada com smartphones com grande potencial com o seu windows , mas depressa começou a fazer o que já tinha feito anteriormente, e o declínio começou até que acabou por ter de abandonar a corrida no mercado móvel, como se está a ver, descontinuando tudo, desde o sistema operativo e agora como era de esperar deixar de vender os poucos dispositivos que ainda tinha, deixando mais uma vez os utilizadores da plataforma com uma mão atrás e outra á frente, obrigando que a curto prazo tenham de voltar a comprar novo smartphone de outra plataforma, por falta de suporte da Microsoft, ficando de certo “modo” com um pisa papeis…

    basicamente a Microsoft tanto queria que acabou por dar tiros nos pés com as suas politicas da treta, e todos lhes viraram as costas, devia-se ter mantido apenas no mercado de pc’s que é e sempre foi é o seu ponto forte…

  11. Alberto Pinto says:

    Cheguei a comprar um lumia 950 porque aqui muita gente falava bem pois digo que foi o maior erro e nunca mais oico opinioes de net. O Lumia 950 tem reboots falhas bugs quase nenhuma app de jeito sinto me enganado! A partir de hoje so compro iphone ou samsung. Opinioes alheias valem 0

  12. Miguel says:

    Estava a pensar trocar o meu Android pelo Lumia 950… tenho saudades de ter um telefone que faz tudo.

    • Coiso says:

      Só podes estar a gozar!

    • Spoky says:

      Coiso ele não está a usar, ele é fanboy ou então está a fazer “trolling” não levem o que ele diz a sério, se ele for mesmo fanboy está em “negação” de que «isto não pode estar a acontecer»

      Mas está, sempre que há uma noticia do W10M vem ele a correr com a sensação «meus deus, está noticia só fará com que mais abandonem! Vou defender até ao fim! Mesmo sem argumentos, mesmo a Microsoft dando pistas, sinais de que algo não está bem!»

      É perfeitamente normal, neste tipo de gente defende e defende só quando a Microsoft anunciar mesmo o FIM já cá nem sequer põem os pés.

      Mas oh Miguel troca-la, ninguem quer saber… Não é com essas conversas de palha que vamos mudar do Android para Lumia! Infelizmente pensas o quê? Que ao disseres isso já vou para uma loja comprar ou trocar um Android pelo Lumia?

      Podias ficar o dia todo sentado, porque nem louco faria isso! Ainda para mais quando o W10M está a morrer, mas recusas-te a aceitar… Lá está o tal acto de «negação»

      Caso for trolling, a sério para lá com isso. Não tens piada nenhuma, e garanto-te trolling não estas a fazer, estas é sim a ser gozado não por mim, mas sim para quem lê e sabe do que está a acontecer com W10M.

    • Álvaro Campos says:

      LOL
      Não gosto de Android e uso a plataforma da M$ desde o Windows CE mas tens de estar na tanga!!!
      Daqui a nada vais dizer que queres usar um 3310 porque faz tudo! Até jogos tem!

  13. Lisbon lover says:

    É uma pena, do que tenho lido sobre o WM não dava para muita coisa, mas dava para o essencial que qualquer smartphone oferece.

  14. Martins says:

    Voçes ainda acreditam que a Microsoft vai abandonar o sistema operativo de bolso? Isto é o futuro.

    • Coiso says:

      Realmente esse futuro está bem negro. Acorda para a vida.

      • Goncalo says:

        Ele esta certo, mas errado ao mesmo tempo, pois o que a MS esta a preparar sera abandonar os smartphones tal como os conhecemos hoje e vai revolucionar com algo inovador e muito mais poderoso. Esperem para ver…
        Mas so acho que eles nao sejam mais transparentes quanto ao futuro, assim nascem estas ideias de abandono, e com estas politicas tambem nao concordo.
        Mas enfim, venha o Surface Phone, mal posso esperar para por as maos num.

    • Spoky says:

      “Voçes” não leva ç não sei onde aprendeste isso, mas de certeza que te enganaram vê lá tu se não te deram o mesmo certificado que deram ao Relvas, então não é futuro? Apps a irem por água a baixo, Microsoft a anunciar e deixar de suportar apps, actualizações, updates a telemóveis relativamente “recentes” é claro que está!

      É o futuro amigo, um equipamento desactualizado, apps sem suporte, smartphones que são “recentes” a deixarem de ter actualizações. Que futuro! Woow, quem me derá ter um smartphone de uma empresa que a cada mês que passa anuncia algo novo, que deixou de suportar X ou Y smartphones.

      Grande Microsoft, grande futuro para o W10M, é lógico que isto é o futuro. Aproveita e faz uma compra de um Lumia e aproveita também para não receberes updates, actualizações e apps que deixaram de ter suporte, que incrivel, que inovação! Meu deus! Estou incredúlo como raio fazem isso? Nem a concorrência tem assim TANTOS altos e baixos (mais para baixos) mas que coisa! Maravilha pá.

      Vou já correr pagar 200-400€ por um Lumia gama alta para depois vir cá ao pplware, reler as noticias do suporte 🙁

  15. Tiago says:

    Então vou ter de redobrar o cuidado com o meu excelente lumia 650 e 640xl, já que vão ser duas peças boas e raras.
    Adoro a politica da Microsoft….

  16. Goncalo says:

    Adoro o W10M, o melho OS mobile de sempre. Mas acho que a MS esta a fazer asneria mais uma vez, mesmo com o suposto Surface Phone na forja e quase pronto a sair, acho que esta estrategia nao funciona muito bem, da mesmo a impressao que se esta a afastar deste nicho de mercado, mesmo nao o estando a fazer, ja fez o mesmo com o Windows Phone. Esta nao passa de uma falha patetica e que me entristece. Sera que na MS ja nao tem ninguem com capacidade de tomar decisoes acertadas no que toca a marketing e todo o que lhe esta mais directamente relacionado?
    Vou na mesma aderir ao Surface Phone, pois sera um equipamento totalmente inovador e sem concorrencia, mas nao deixo de ficar triste ao presenciar tanta asneira desnecessaria.

    • Luis Santos says:

      Partilho da sua opinião ,o SP tem de ser algo totalmente fora da caixa ,que faça as OEM querem aderir ao SO, coisa que não aconteceu neste WM10 .A abordagem tem de ser algo tipo linha surface nos 2em 1,onde as OEM adotaram o conceito ,com produtos mais baratos que a linha surface .
      Tenho 1 950xl ,o melhor telemovel que tive até hoje ,e se durar mais 1 ano ,já fico contente ,pode ser que nessa altura já haja algo por parte da MS em relação ao surface phone.
      E a estratégia de unificar o SO em todos os dipositivos ,penso que é o caminho a seguir .

  17. Diogo says:

    Eles querem deixar os telemóveis que fizeram para trás, remover a ma imagem que estes criaram. Já disseram publicamente que não vão abandonar o windows mobile e que irão lançar um smartphone completamente diferente daquilo que vemos atualmente… Porquê dizer que estão a abandonar o windows mobile ? Eu sou utilizador de um Microsoft 950 e ultimamente tenho visto apps a chegarem fruto do uwp, e estou ansioso para ver o que eles irão apresentar em outubro (penso eu). Não é fácil para a MS ter gasto tanto e apenas ter conseguido ter 7% market share. dai ter abandonado tudo para tentar criar algo incrível e com possibilidade de ter um market share maior… E só aguardar e ver.

    • Coiso says:

      A Microsoft poderia dar cartas e roubar utilizadores aos grandes players. Só que se enterrou a ela própria. Sou utilizador windows e nem penso ter outro, mas quanto a telefones só mesmo o android para me sentir livre.

    • Goncalo says:

      E vai ser algo em grande mesmo, estou ansioso por comprar o novo Surface Phone. Nem que custasse 2000 euros, mais depressa dava 2000 por um Surface Phone que 200 por um simples iPhone. Mas com o tempo entenderao o que eu quero dizer com isto.

  18. RooPeer47 says:

    Apesar de já não ter mais duvidas sobre o fim do WPMobile, minha alma custa a aceitar que alguém em seu juízo normal mate, ou aterre, uma mina de ouro tão rara e infinitamente produtiva. A MS construiu uma moderna ferrovia e pôs a correr fantásticos trens bala, porém, por preguiça ou descaso, não deu o mínimo suporte ao empreendimento, afugentando a clientela sem dó ou piedade. E para não deixar dúvidas sobre o assassinato lento e gradual, passou a algum tempo a dinamitar as linhas férreas e os trens bala. Quero estar completamente errado…

    • Spoky says:

      Estas a confundir como 90% dos comentários que por cá leio, W10M está no seu FIM claramente mas isso NÃO SIGNIFICA de forma afirmativa que o WM irá ter um FIM.

      São sectores e coisas completamente diferentes. O Windows Vista foi mau, arrisco-me a dizer que foi um dos menos usados entre XP, 7 e 8.

      Isso significa que era o fim do Windows? Claro que não! Mas que era o fim do Windows Vista de ter sucesso era! Como vês é coisas diferentes

      Que confusão que por cá vai! Enfim, aprendam a diferenciar e depois sim vamos lá comentar como deve ser.

      E não não sou fanboy do W10M (como podes ver pelos comentários a cima) sou sim, aberto e livre a discussões e opiniões de cada sistema tem a sua qualidade, uns mais que outros.

      • Diogo says:

        Não estou a confundir, o windows 10m não vai acabar… Aliás, será unificado e idêntico para Xbox, PC e telemóvel utilizando cshell. Existem ainda mais 2 sistemas que estarão a ser trabalhados, cada um para seu setores, um para pessoal em geral, outro mais profissional e o outro não me recordo. No entanto o seu core é o windows 10… ou o windows home e o windows pro são sistemas completamente diferentes?

    • Goncalo says:

      Compreendo a tua frustracao, nao concordo tambem com as politicas de marketing da MS, e a falta de informacao quanto ao futuro, mas a MS nao e apenas uma empresa que faz o que todos fazem, quem sabe o historial e os projetos da MS ao longo dos anos, sabe que a MS e uma das maiores responsaveis pelo desenvolvimento tecnologico no mundo, e para isso dedica-se imenso a investigacao, as experiencias, por vezes a loucura, e isso e o que se vindo a ssistir na sua evolucao no mercado de dispositivos moveis, mas isso abriu caminho para o que ha-de vir daqui a uns meses, um dispositivo de comunicacoes movel que ja nem se pode chamar de smartphone, pois sera muito mais que isso, mas esperem para ver, turo se ira esclarecer em poucos meses. Nao percam a esperanca, a curva da evolucao nesta area vai dar um salto enorme.

    • Paulo Jorge says:

      E vale a pena esperar?
      Tive 2 Lumias e uso hoje em dia um Windows Phone, mas amanhã sai o OnePlus 5.
      Será que vale a espera por cShell ou o melhor é abandonar o barco antes que ele afunde de todo?

  19. null says:

    ok…

    Mas é do melhor…. notícias sobre o windows mobile… é do melhor aqui no pplware…. pelo número de comentários….muito bom….

  20. Peter says:

    Se w10m desaparecer, e não existir nenhum equipamento similar que também telefone, irei com toda a certeza para um iphone igual ao da esposa. Um telemóvel feminino, mas pronto…
    Já que o resto do mercado serão apenas equipamentos com sistemas cuscoid sugadores de informação, o modelo de negocio da cuscoid… perdão, da Google.

  21. Pérolas says:

    Não é de estranhar. Trata-se de um reflexo de uma estratégia clássica de defesa. Neste caso, o castelo principal (leia-se os desktops), que ao longo dos anos sofreu vários ataques e aguentou, mas, neste momento está sob ataque e pior: cercado!!! Portanto, todos os recursos são canalizados para a defesa do último reduto da M$. Dito isto, anos e anos de práctica da politica de “Embrace, extend, and extinguish” têm o seu resultado… É uma pena, mas enfim, os utilizadores ainda vão ter algum tempo para se pirarem antes do castelo cair…

  22. Rildo Alves dos Santos says:

    É lamentável o que a Microsoft fez com os seus clientes; eu usei um modelo 630 quase 4 anos e queria adquirir outro; mas antes de acontecer essa evasão, agora só Android! #jaeralumia.

  23. joaquim says:

    Parece que os Lumias estão nesta página do site da Microsoft….

    https://www.microsoft.com/pt-pt/moveis/

  24. RooPeer47 says:

    Spoky, meu caro, sinceramente quero entender seu posicionamento, o achei interessante porque admite que um lado, uma parte, ou um segmento do WP10M sobrevive e vai prosperar. Poderia o amigo ser mais claro?!?

  25. BB says:

    sou gerente de uma multinacional, e verifiquei que no quesito Custo-beneficio e tambem no quesito seguranca o Celular da Microsoft e show. comprei 50 lumias 650 para os empregados e 20 lumias 950 para os niveis administrativos. estamos super contentes con os resultados.

  26. Gonçalo Santos says:

    O meu lumia 640XL infelizmente teve um problema no ecran. Activei a garantia, espero pelo menos que tenham peças para o reparar. Adoro aquele telemóvel. Para trabalho fora do escritório não há melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.