A Microsoft anunciou o fim do Windows 10 Mobile?


Destaques PPLWARE

85 Respostas

  1. Morgana says:

    Ja morreu ha muito tempo e a prova e que ninguem o usa. Era um belo SO mas sem apps e irrelevante

    • Luis Santos says:

      Engraçado, tenho aqui um 950 xl á minha frente ,e parece-me bastante vivo .Se daqui a 1 ano tiver outro SO por parte da MS ,fico bastante contente ,
      Quanto ás apps ,não sinto falta de nenhuma ,mas isto secalhar sou eu ,que não preciso que ter uma app a lembrar-me que tenho de ir á casa de banho .

      • Joe says:

        Entao para que precisas de um smartphone? Se nao tens interesse nas vantagens que um smartphone Android/iOS consegue trazer, escusas de lhe dar uso. Talvez um nokia 222 e uma camera digital, cumpram as tuas necessidades.

        • carlos V says:

          Um smartphone é um equipamento que por acaso também telefona. Não é um substituto do cérebro. No futuro andara uma cambada de caixa doculos a mendigar por baterias e os macacos a pensar.

        • barf says:

          Isso é pk só vê um lado da moeda. Pk não ter um aparelho que cumpra a sua função como telemóvel, tenha uma boa camera, dê para navegar e cuidar do email? É verdade que as apps hoje em dia dão aos aparelhos um leque mais alargado de funcionalidades mas não é preciso esquecer todas as outras que não estão tão dependentes das apps da moda.

        • Luis Santos says:

          Não preciso de um smartphone para ter 500 apps instaladas ,e só usar 4 ou 5.
          As apps que preciso estão lá ,as que não estão, que é a do banco com que trabalho ,utilizo o browser (sim ,o WM10 também tem browser).Poderia haver uma ou outra app que pudesse dar jeito ,mas passo bem sem elas.
          Quanto á camara ,apesar de o 950xl ainda ter das melhores camaras do mercado (no que respeita a telemóveis),não uso ,porque uma camara de telemovel ,é apenas para um desenrasque ,nada mais que isso .para fotografia tenho uma Dslr.E qualquer camara compacta de 200 ou 300 euros supera o melhor telemovel do mercado em fotografia

      • Jorge says:

        Também eu tenho esse dispositivo e concordo 100% consigo.

    • Victor says:

      A melhor resposta que ouvi ate agora. Eu tambem gostava, pena que nao tinha app direto

  2. ze ninguem says:

    esta morto e não da pena alguma

    • José says:

      Não está morto, aliás é morto todas as semanas! Mas para morto mexe-se bem ainda esta semana tivemos actualizações. Quanto à opinião é a sua, porque eu continuo bem servido por mais que isso choque certas “almitas”! Todos sabemos que a Microsoft irá optar por um caminho disruptivo em relação aos smartphones e acho bem, não irá abandonar a telefonia móvel , por mais que os “anti” rezem! O modelo actual já está mais do que copiado e saturado, não há nada de verdadeiramente novo.

      • Goncalo says:

        Deixa escoicinhar. Estes tipos dao coices porque teem comichao, e se alguma coisa lhes incomoda e porque sentem que tem importancia e teem medo dela.
        Nunca nenhum SO mobile teve tantos updates e melhorias como o Windows 10 Mobile. O Android tem o ja tao conhecido problema (infelizmente) que alguns fabricantes nem sequer lancam updates e se o fazem e so um ou dois durante a vida do equipamento. O iOS pelo que se tem vindo a ver ultimamente, teem tido mais updates que antes, mas cada um que sai e para corrigir problemas criados pelo anterior. LOL.
        O problema aqui e que a MS esta a tentar revolucionar este mercado, e isso alem de levar tempo ainda requer “tomates”, que pelos vistos nenhum outro concorrente tem, limitam-se a fazer aquilo que sempre fizeram, da mesma maneira, sem arriscar nada.
        A MS sempre esteve e continua na vanguarda das inovacoes tecnologicas, e eu prefiro gastar dinheiro assim (mesmo com estas confusoes), pelo menos tenho algo inovador, aprendo mais, e alem disso, se gastasse o meu dinheiro em Apple, nunca teria isso, andaria frustrado com a fraca opcao escolhida (ja andei, ja tive iPhones), e o tempo de vida do equipamento seria o mesmo.

      • Luis Santos says:

        O problema desta gente é que gosta de seguir a manada ,como 99% da população tem android ou IOS ,teimam em achar que o outro 1% também tem de ter .Esquecem-se é que a concorrência nunca fez mal a ninguém ,muito pelo contrário .
        Quanto á falta de apps ,que muitos apregoam ,só têm é de se ir queixar ás entidades que não se dão ao trabalho de disponibilizar a app para o WM10.Mas o mais engraçado é que a MS tem todos os seus serviços disponibilizados nos SO´s da concorrência :Enquanto por exemplo a Google nem a app para o youtube disponibilizou para o SO da Microsoft,mas todos os programas da MS estão disponíveis no android .

    • JVC says:

      da pena porque foi o melhor so que já experimentei. Infelizmente optei por Android que é menos intuitivo e mais dado a bugs.

    • manuel says:

      Um excelente SO.Segurança em relação aos open source muito superior,não precisa de anti-vírus.
      Linguagens nativas mais fáceis de compilar. Com a possível chegada do surface phone pode ter-se acesso a 60 milhões de aplicações Win32 + universal apps tudo no mesmo SO. A desvantagem pode-se refletir no preço. Resta saber se será realidade.

  3. Jose Povo says:

    Já morreu mas ainda ninguém lhe disse.

  4. Tiago E. says:

    Com esta história do C shell e dos processadores ARM a correrem full windows, era perfeito que o windows 10 mobile viesse dar lugar ao windows 10.

    • Brasão SS says:

      A Microsoft tem alguma na manga. E parece algo bastante interessante. Era excelente, assim era mais um concorrente para o mundo mobile.

      • José says:

        E tem mesmo, se lançar para o mercado será mesmo inovador e deixará a concorrência a milhas.

      • Goncalo says:

        Tem sim, e esta para breve, talvez ainda este ano, ou no inicio de 2018, mas quando vier vai arrasar com os nossos atuais smartphones. E pelo que ja conseguir saber atraves de ligacoes internas, vai ser uma loucura total, a Apple vai ter de mudar completamente a sua estrategis, equipamentos, e melhorar imenso a tecnologia dos seus equipamentos ou vai ficar totalmente esmagada por baixo da concorrencia. A Google, pelo que ja soube esta no bom caminho tambem, mas mesmo assim vai perder um grande bocado de terreno. Atencao, nao estou a falar de quotas de mercado, apenas evolucao, tecnologia, qualidade, inovacao.
        Preparem-se, assim como os carros autonomos vieram para deixar a maioria de queixo caido, a MS vai fazer o mesmo com o que esta na forja para vir.

        • Brasão SS says:

          Desculpa lá @Gonçalo, mas acho este teu comentário irreal e até fantasioso demais. Parece conversa de criança. Lol
          Estás a colocar a fasquia do mobile Microsoft lá muito em cima. Já agora o que sabes de fontes internas, para dizeres que é a loucura total? Partilha aí informação útil. É bom sabermos. Até agora não se sabe de nada assim tão relevante. Seja o que for que a Microsoft esteja a planear, OU NÃO, até pode simplesmente fazer desaparecer o seu sistema mobile. Acreditas mesmo no que dizes, ao afirmares que a Apple vai ficar esmagada a nível tecnológico, pela Microsoft, na divisão mobile? Ou a Google? Lol
          És crente rapaz. 🙂
          O segredo do sucesso da Apple e Google são os developers, coisa que falta à Microsoft, os developers não querem saber do mobile da Microsoft. A Apple é a única empresa tecnológica do mundo com uma infraestrutura, produtos e serviços bastante completa e capaz, a Microsoft também o é, mas em certas áreas ainda tem que melhorar muito.
          Principalmente na divisão mobile, aí ainda tem um longo caminho a percorrer. Ainda tem “muito sal para comer. ”
          A Apple não vai mudar a sua estratégia, a Microsoft é que quer fazer igual à Apple.
          😉

      • Alexandre Soares says:

        A Microsoft nunca acerta á primeira as pessoas é que não percebem que inovar é complicado, a Ms é uma empresa que acaba por estudar o mercado e trabalhar nele e prepará-lo para receber produtos, claro que demora tempo e que tenha problemas.A MS até é um bocado assustadora pois os gajos têm sempre alguma coisa na manga!

  5. RedM says:

    Descanse em paz.

  6. luis reis says:

    Pessoas felizes com a morte: “a concorrência nunca fez mal a ninguém”

    • Goncalo says:

      Da maneira como pensas so tipos maduros o fazem, o problema aqui e que na comunidade de leitores do pplware essa e uma especie rara em vias de extincao, sao quase todos putos com a mania que sao inteligentes mas seguem-se uns aos outros como um rebanho, nao sabem para onde vao, nem porque, mas querem ir porque os outros tambem o fazem.
      A concorrencia e o que motiva a evolucao, mas isso so os verdadeiros inteligentes o conseguem ver.

      • Vítor M. says:

        Estás enganado, esses que dizem ser a maioria, são apenas 5 ou 6, basta olhares, o que há é muitos distraídos 😉 isso sim, ou desatentos.

        A concorrência é salutar, mas há uma espécie que fica melindrada com as alterações de padrões dos mercados e sobretudo ficam melindrados com o anúncio dessas alterações…. essa é que é essa. 🙂

  7. Francisco says:

    Logo agora que queria trocar o meu 532 por um 640 🙁

    Pergunta: ainda aconselham? Não vejo o Alcatel Idol à venda em lado nenhum, e não me queria afastar do W10 como SO no telemóvel.

  8. Um gajo says:

    A única forma de recuperaram é tornar o windows 10 open source e gratuito. Nesta situação trocava o meu Ubuntu para Windows 10, pois é um sistema operativo com qualidade, mas não confio na Microsoft relativamente ao código que corre no seu sistema operativo.

    • Goncalo says:

      Es esperto sim senhor. Le bem a asneira que dizes. Nao confias na MS, uma empresa creditada, uma das pioneiras na area de TI, uma das responsaveis por quase tudo o que tens hoje (com componentes informaticos), uma empresa regulada, mas confias num SO open Source, onde o codigo esta a mostra de todos, as distros sao quase todas desenvolvidas por empresas que nunca ninguem ouviu falar, nao sabes quem esta por tras delas, nao ha provas dadas por parte dessas empresas no que toca a confianca, mas mesmo assim preferes acreditar nisso.
      Deves ser dos que confiam mais num gajo que te aborde a pedir o cartao de debito que num policia de transito que te manda atravessar.

  9. Flávio says:

    A fraca adopção é simples de explicar, esqueceram-se de lançar novo hardware. Não entendo como querem que o mobile cresça se não há novos dispositivos.

    • Alexandre Soares says:

      E não só, é um bocadinho de racismo entre as Marcas.Não vais investir em equipamentos que quase ninguém quer, porque a maioria da população tem Android e IOS, mas a Microsoft tem algo na manga

  10. Crist N. says:

    Em relação ao título sensacionalista:

    Betteridge’s law of headlines: Any headline that ends in a question mark can be answered by the word ‘no’.

  11. Rui says:

    Era tão bom o Windows Phone 8! Tenho pena da falta de visão e do egocentrismo da MS aquando da criação/lançamento do W10, mesmo que os “fanboys” não se tenham apercebido, perdemos todos. Ainda actualmente, saem coisas “novas” que eu já tinha no WP8 em 2013 🙂 ( Actualmente uso android, e falo por experiência própria, em experiência de utilização, o windows é imensamente superior ao android, mas sem aplicações torna-se um sistema obsoleto)

  12. Ricardo says:

    Tive mais pena do fim dos symbian que do windows.

  13. Sergio says:

    O sistema fará 2 anos em outubro, e sinceramente nao tenho tido problemas nem acrescentaria muito mais ao SO.
    Está na hora da microsoft por cá pra fora todo esse projecto que dará seguimento a este sistema.

    Quanto à pergunta do titulo a microsoft anunciou o fim do windows mobile 10 quando deixou de produzir ou representar o sistema em equipamentos novos para vários gostos e bolsos.

    Porque de resto, prefiro que não saia nenhuma versão redstone ou actualização semanal, feita em cima do joelho, que prejudique o meu telemóvel como tem acontecido nos PC’s .

    É o ciclo da vida.. o android já anda aí a espreitar a versão seguinte ao nougat, a microsoft que dê o salto também

  14. Cortano says:

    É sempre bom ver que afinal o W10M tem muito interesse! Não param de inventar histórias todas as semanas.

  15. marco lopes says:

    Estão bem enganados, da cartas a concorrência, basta saber utilizado corretamente.

  16. Filipe says:

    Morreu? Quem?
    Já dizia o outro “Não tenho medo da morte. Tenho medo é de morrer…”
    O meu está “vivo”, ainda ontem recebeu uma atualização… Lumia 950, vai continuar a “viver” até ao dia que não existirem mais Telemóveis com este SO.

  17. Indigente says:

    Espero que a Microsoft encontre uma solução para o windows mobile. É perfeito para quem não exige muito de um smartphone, tem preços apelativos, mas precisa claramente de uma reformulação, para ser mais apelativo aos consumidores. Eu por mim estou satisfeito, mas espero que continue a evoluir ou será mais um projecto falhado no mundo tecnológico.

  18. Simão says:

    Vou continuar a ter o meu que ainda ontem actualizou.
    Nem penso noutro sistema.
    Falta de apps?
    Sim há falta de algumas apps, mas também sou bem capaz de fazer muitas das cosas sem apps para as mesmas.

  19. ACMSeBr says:

    Meu Lumia 640XL é a Bela adormecida a esperar por um príncipe que a beije. Enquanto isso não acontece esta funcionando e atualizando muito bem.

    Esperando até que um Príncipe (M$) a beije.

    😀

  20. Hugo Gomes says:

    Eu ainda ando com o lumia 630 e ate nao é mau, mas se perder muitas coisas nem passo para os novos lumia, mas sim Android. Lumia tem falta de muitas aplicações boas, a nível de estabilidade muito bom nunca me fez freezze nem desligou do nada. Android temos um novo Android se 6 em 6 meses e acrualizaçoes de aplicações todas as semanas, coisas um bocado parvas, precisa se dum movel ja com uns 32 gb de memória interna e 4 de ram para o futuro,as os fabricantes nao fazem as actualizaçoes ao s.o quando estas saiem . A sentir se indeciso

  21. sky2008 says:

    Infelizmente e com muita pena minha acho que vou mesmo desistir também da m$. Foi de longe a melhor experiência que tive até hoje quando deixei o Android e comprei o meu 640XL dual sim! Mas…já são muitos “mas”… Muitas coisas que deixou de ter. Aplicação do BPI e do Millennium nem vê-las…à muito foi o Messenger do face…agora foi a app do olx que se foi…entre muitas outras coisas que gostaria de usar mas não há. Por isso vai ser desta. Só vou ter saudades desta câmara mas a vida continua. Aproveito a msg para dizer que aceito troca por um desses Chineses que tanto falam por aqui! Desde que dê para dois cartões e tenha ecrã de 5.5, aceito propostas! Meus ricos 249€ que na worten por isto!

    • Filipe says:

      Só se for na tua loja da esquina, pois mas loja da Microsoft ainda tens as apps que referes.

      • sky2008 says:

        @Filipe:
        Deve ser piada…mas ok, hoje é sexta feira e é dia de humor…

        • José says:

          Millenium tem, tenho a certeza por que eu tenho-a por ser cliente!

          • sky2008 says:

            Fiz upgrade (na altura) do 8.1 para o 10 e passado uma semana voltei ao 8.1 por isso não sei se “hoje” existe app do bcp a funcionar em wm10. Uma coisa sei, ainda este mês andei a explorar a “store” com um L535 com wm10 e continua tudo na mesma…algumas aplicações continuam a figurar na loja (como por ex o Messenger ou o olx), a questão é que deixaram pura e simplesmente de funcionar – basta antes de instalar, ir ver os comentários mais recentes poupando assim tempo para nada. Por ex no Messenger do face nem em 8.1 nem no 10, mas a app continua na loja (deve ser para impressionar os novatos, ou pessoas em vias de vir a ser clientes)…quanto ao olx (que utilizava frequentemente), depois de várias trocas de mails com o suporte técnico deles, foi-me dito por escrito que a app para windows foi descontinuada e sugeriram que acedesse via Web… MAS a app continua com um link no site olx para instalar (e até Instala, só que depois não abre!)…a somar a estas cenas, dei voltas e voltas e também não há nada nem parecido com o tapatalk para windows…sinto que a Microsoft não tem visão ou pensa que tem o rei na barriga…o tempo das vacas gordas já era…agora têm obrigatoriamente que se empenhar e mostrar trabalho! Tenho mesmo pena, comecei a trabalhar em informática a preparar 8086 a instalar DOS 3.20 e sempre defendi a Microsoft! O meu primeiro smart Phone foi um tmn Blue belt (que ainda tenho e funciona!), fiz com que família toda e amigos mais chegados tenham comprado Windows Phone! E agora? Pois… Temos pena…peço desculpa pelo texto longo mas deve ser das últimas coisas que estou a fazer neste momento no meu Lumia 640 XL! Já fui buscar à gaveta o télélé da empresa, (gigabyte gsmart classic joy) que ainda tinha a película no visor e já está quase todo configurado à minha maneira! Para já é o que tenho. Este lumia..? Vai para o olx (mas vou ter que usar a app Android para pôr este à venda!!!). Life goes on!!!

        • Filipe says:

          @sky2008:
          Eu entendo e fico igualmente com pena com o abandono deste excelente SO. Mas dizeres que na loja já não existe Messenger, Millennium, OLX, ok a ultima não é oficial, mas funciona bem, a unica que referiste e não tem é a do BPI. Um Bom fim de semana

          • sky2008 says:

            @Filipe
            este comentário já é no android, porque continuas a falar do que não sabes??? já experimentaste utilizar algumas das apps que mencionei?… tenta e depois fala com conhecimento se causa! bom fim de semana!

          • Filipe says:

            És parvo ou quê, eu uso win10 e as apps que referes.

          • sky2008 says:

            @Filipe:
            Já não era para perder mais tempo com esta lenga lenga, mas ok. Não sei se és funcionário da M$ nem me diz respeito, uma coisa sei: Para mim deixou de ser opção. Quanto aos outros users que ainda acreditam nisto, acho que sim, acreditem e continuem a acreditar pois como diz o ditado, “o sonho comanda a vida”! Quanto a mim, apenas me fartei de ser masoquista! Já chega! A M$ não merece. Bom fim de semana a todos!

          • PM says:

            @sky2008:

            Ainda agora usei a app olx e messenger e funciona no lumia 950.
            Refereste a algum problema especifico no 640.

            Cmpx,
            PM

          • sky2008 says:

            @PM:
            Que sorte a tua!…a “Fixeads” DESCONTINUOU a aplicação windows (8.1 & 10) e tenho isso declarado por escrito em e-mail mas no teu tel funciona…ok! Quem sou eu para questionar isso?

          • PM says:

            @sky2008:
            Escusas de ser sarcastico!
            Não sei se é sorte nem tão pouco quem é a fixeads, o que sei é que estou a aceder a minha conta e a pesquisar no olx e messenger.

            Tenho pena que nem te desses ao trabalho de tentar perceber o que se passa (ou não) com a tua situação.

            Termino, pois já reparei que não vale a pena continuar a conversa, a dizer-te que no meu telemovel e no da minha esposa (735) essas aplicações FUNCIONAM, mas infelizmente não tenho nenhum email a comprovar que FUNCIONAM.

            Cmps,
            PM

  22. MacgyverF says:

    Toda semana “matam” o Windows mobile, que a meu ver de morto n tem nada, pra começar só n vai receber a próxima versão, mas ainda será suportado e atualizado. A M$ tá investindo no novo Windows “mobile” com sistema x86, e quanto aos modelos antigos, em algum momento todos perdem suporte a nova versões do sistema, da msm forma q acontece com todo Android após dois anos de lançamento, ou com a recente perda de suporte ao iOS 11 e apps futuros aos iPhone 32bits(do 5 pra baixo)

  23. z/OS says:

    A única razão para o Android ter tido sucesso é porque foi um SO desenhado para tótós. Assim se entende a faixa etária dos utilizadores Android, dos 0 aos 100 anos. FOR DUMMIES…

  24. Jonas says:

    Tinha um Windows 10 mobile ,mais acabei comprando um Android pelo fato dos apps aprentarem uma lentidão fora do comum e se for pra ter um smartphone só pra acessar internet ,ficava com meu antigo Symbian da Nokia mesmo .

  25. Abrasão says:

    Queiram-me perdoar, mas a conclusão a que chego dos 3 sistemas mobile tão em voga, depois de ler tantas opiniões na Pplware é a seguinte:

    Android é para pobres, para as massas –
    Sempre a dizer mal da Apple e principalmente da MS Mobile, sem argumentos objectivos.

    Apple é para ricos –
    Somos superiores aos outros nem vamos falar. Quando chegam ao pé dos amigos a 1ª coisa que fazem é tirar o smartphone do bolso para o exibirem.

    MS Mobile é para esclarecidos –
    Não atacam os outros sistemas, defendem-se dos ataques dos pobres só quando são provocados, e justificam as suas opiniões com coerência, ao contrário dos pobres.

  26. bola says:

    Agora com windows 10s a correr em ARM era de esperar.

  27. Joana says:

    Pior compra de sempre: Microsoft Lumiar 650. Eu não preciso de milho tas após para ser feliz, mas a quando as poucas que tenho funcionam pessimamente, até que deixam de funcionar de vez, porque a loja crashou e não abre mais e por isso o telemóvel deixa de fazer atualizações… É tempo de dizer adeus… Ibérico funciona mal, whatsapp idem, uma miséria. Mudei agora para Android e não podia estar mais feliz: isto sim é o mundo dos smartphones a serio!

  28. Necroman says:

    De onde é que vocês tiraram a informação de que os Lumia, HP Elite e Alcatel Idol não vão ter mais atualizações? É uma afirmação sem qualquer dado oficial e têm de ter cuidado neste tipo de afirmações.
    Depois vem o vídeo com o HP Elite a correr cshell… Por vezes a vossa informação fica muito aquém do desejado neste tipo de assuntos. E já não é a primeira vez que o refiro – a falta de profissionalismo é por vezes avalassaladora!

    • Tens de ler bem o artigo. Mas lê mesmo bem. Vão haver atualizações, mas não ao Windows 10 para o Redstone 3. Isto, como é dito no artigo, significa que para já o Windows 10 não vai receber mais nenhuma melhoria para além das normais atualizações de segurança.

      E de onde veio esta informação? Da equipa que desenvolve o Windows 10 Mobile. Foi perguntado se ia sair a integração com a Redstone 3. Que resposta foi dada? Não. Acho que a fonte e a resposta dizem tudo.

      Depois, e também como é referido no artigo, é PROVÁVEL que surja algo completamente novo, baseado na Cshell, mas isso sim é pura especulação porque não existe informação da Microsoft.

      Mais informações? É esperarmos que a Microsoft as revele. Mas repito, lê o artigo. Mas lê mesmo bem, não atalhes e saltes parágrafos.

  29. carlos says:

    Eu gosto do windows phone. Sempre tive um, mas confesso que desde o wp7 que a MS nao sabe bem o que quer fazer. Em termos de inovação deixa muito a desejar…cortana n funciona nem nc ira funcionar para Portugal, o edge continua a ser um browser claramente inferior. O que mais me chateia é que continuam com a mesma estrategia de meter o dedo no ar para ver que lado o vento sopra. Para mim basta. Tal como muitos disseram, o segredo esta na comunidade de developers, sem isso o sistema fica estagnado no tempo limitado a atualizações de segurança e pouco mais…
    Trabalho com muita gente da MS, acreditem que eu conto pelos dedos a quantidade de colaboradores que gostam e usam o w10m…ate o proprio Scott hanselman usa um iphone nas live demos…
    Neste momento a minha crença na MS nao existe…ja dei opurtunidades que cheguem e para mim basta. Se entretanto lançarem algo decente e com traçao da comunidade sou o primeiro a voltar… Mas ate la…

  30. aureliano says:

    Eu sou mais o velho BlackBerry 10 tem muita mais aplicativos que está Windows Phone 10 kade os fam que falava que o Windows Phone com tais aplicativos univesalis ia ser muito mais melhor que o androide kkkkkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.