Google poderá receber uma multa recorde da União Europeia


Destaques PPLWARE

36 Respostas

  1. vitor says:

    Apoiado a multa, deveria ser mais pesada…

  2. Fraga says:

    O buscador é de quem? É privado….nada mais lógico que mostrar seus produtos em destaque.

    • Diogo says:

      Complementando…
      Ninguém é obrigado a utilizar o sistema de busca da google. Existem vários outros no mercado. Agora, se o sistema em questão é o melhor do segmento…Paciência…Usa quem quer.

      • int3 says:

        A busca google é um mercado. não sei se percebeste o problema aqui.
        As empresas pagam para promover os seus produtos no google. A própria google com produtos concorrentes manipulam os resultados de forma a destacar os seus. Chama-se concorrência desleal. Se fosse permitido não existia firefox, chrome, etc.

    • int3 says:

      A Lei é Lei, deve ser cumprida. A google vende serviços adwords no qual influencia os concorrentes à própria google pelo seu mercado dominante. É ilegal.
      A mesma forma que é ilegal, sobre a mesma Lei, a microsoft com o seu produto windows dominante no mercado, várias empresas concorrem com software nessa mesma plataforma. Por exemplo, Antivírus (a microsoft tem o windows defender), browsers ( edge e internet explorer), entre outros. O reecente caso foi com o Kaspersky onde a microsoft removia o software pago pelos utilizadores e o windows substituía-o pelo windows defender. Outra coisa é a dificuldade de instalar um browser concorrente ao do edge da microsoft. Quando se tenta mudar por default o próprio windows faz novamente a pergunta e insiste ao utilizador em ficar com o edge. Isto é errado e é concorrência desleal. A microsoft está a usar o seu produto windows, onde ele próprio é um mercado e manipula-o para promover outros produtos da mesma. Percebes?
      É errado e não é sequer ético!

  3. 1904_3526 says:

    Estranho…. E a Apple?
    Depois, alguém teve uma arma apontada para utilizar o Google?

    • Bruno says:

      o que é que tem a Apple?

      • gigbola says:

        Qtas lojas de terceiros tem dentro do seu ecossistema?

        • Bruno says:

          O que é que isso afecta legalmente? O sistema operativo e a sua segurança estão montados dessa maneira desde o início, exclusivamente em aparelhos da Apple, não é algo por onde as autoridades têm bases sólidas para pegar já que não há leis que impeçam um modelo de negócios por integração vertical. Para onde as autoridades poderiam olhar é verificar se há termos abusivos nas regras da loja.

    • Toder says:

      Então mas nao se aplica o mesmo ao windows?! Quando era com o windows a cena dos browsers todo mundo ficava a criticar, agora pergunto o mesmo, apontaram uma arma a cabeça pars utilizar o windows?!

  4. Antunes says:

    Muita esta UE vive a custa das gigantes americanas!

    A UE não percebe o conceito de uma empresa americana, que qualquer um pode fazer fortuna se trabalhar, trabalhar, trabalhar.
    A UE está sempre na ideia de distribuir mesmo por aqueles que não trabalham para o sucesso, os programas de apoio comunitário são o exemplo disso como pode uma empresa competir com outra que recebe milhões de € em fundos?

    • Bruno says:

      Os Estados Unidos também têm leis muito semelhantes a estas! Aliás houve polémica nos Estados Unidos por causa dum caso semelhante com a Google, pois técnicos da agência responsável chegaram a propor sanções contra a Google que depois foram abafadas.

    • PRIBERAM says:

      ouçam este homem

      esta multa é a coisa mais idiota que já vi.

    • Vlad says:

      Primeiro, se quiserem operar em território europeu têm que seguir as suas regras.

      “que qualquer um pode fazer fortuna se trabalhar, trabalhar, trabalhar.” Espero que estejas a ser irónico. OS EUA têm talvez dos piores sistemas de educação onde apenas os mais abastados têm uma educação decente. Onde se destruiu o ensino público propositadamente e agora até pseudo-ciência ensinam ao começarem a introduzir nas escolas ideias como a terra ter 6000 anos, ou que não existem fosseis de transição, e que a teoria da evolução não é um facto cientifico porque é apenas uma “teoria”, bem como a negação de cosmologia, química, biologia, meteorologia, geologia. zoologia, paleontologia, dendrocronologia,… numa tentativa de endoutrinar as crianças enquanto nas escolas.

      Os Americanos também devem de ser bem mais preguiçosos que nós, pois mesmo tendo uma taxa de desemprego inferior à nossa, existe uma maior malnutrição infantil e uma maior taxa de mortalidade infantil.

      • Belmiro says:

        A Europa (e dentro dela há muita diversidade e diferença) preza por não discriminar ninguém, basicamente todos tem direito a ensino, saúde, tecto, comida e um suporte mínimo. Óbvio que há mandrioes (muitos …) mas pelo menos há muito mais igualdade.

        Nos EUA (nao falem de americanos porque os canadianos, mexicanos, brasileiros, etc também são americanos) e noutros países com capitalismo (disfarçado de comunismo ou socialismo) o dinheiro é tudo. Se tens és rei, se não tens não és nada. Se tens doenças mentais, físicas ou pouco jeito para os negócios, tens que viver uma vida sem cuidados de saúde, ensino e és materializado. O Obama ainda tentou mudar isso um pouco mas teve azar… Por outro lado podes enriquecer muito mais rápido e és mais recompensado se trabalhas bem, coisa pouco habitual na Europa …

        São duas filosofias distintas, cada um que escolha a que lhe convém.

      • JJ says:

        “e que a teoria da evolução não é um facto cientifico porque é apenas uma “teoria””… e não é um nenhum facto cientifico! O problema esta na comunidade cientifica passar a ideia de que essa teoria é um facto cientifico, quando nem aquilo que a teoria diz consegue explicar.

  5. Miguel Duarte Silva Fernandes says:

    Desconhecia o Google Shopping. Neste caso, se realmente a Google mostrou a sua plataforma nos resultados de pesquisa em vez de manter uma posição neutra, a sanção é bem aplicada. Mas no caso das apps pré instaladas nos smartphones Android, aí discordo!

    • Bruno says:

      A questão está nos termos dos contractos entre a Google e os fabricantes para aquelas apps da Google, não é só porque há apps pré-instaladas.

  6. Fábio says:

    Agora é esperar que o mesmo aconteça à Microsoft e à Apple.

    • Bruno says:

      A Apple tem um motor de busca?

      • Dc says:

        “e com o Android e a obrigatoriedade de usar a Play Store e outros serviços da Google.”

        • Bruno says:

          Isso é outro caso que ainda não teve uma conclusão pelas autoridades.
          É um caso que não tem semelhança com a Apple, pois os problemas levantados são com as imposições contratuais no licenciamento da Google aos fabricantes. Como é óbvio para qualquer um a Apple não licencia sistemas a nenhum fabricante.

      • Belmiro says:

        A Apple não tem motor de busca, mas obriga ao safari, mapas e outras Apps deles.

        À Microsoft caíram multas pelo IE, à Google igual mas à Apple nada. Curiosamente JMalucelli o W10 não pegaram com o EDGE. O que mudou? A MS deve ter aprendido com a Apple e já fez um donativo aos “Srs da Europa”, agora ninguém pia.

        Deve ter muita máfia por aí … deve ser na base “um donativo num paraíso fiscal a unas centenas de pessoas sempre vos sai mais barato que a muita da EU…”

        • Bruno says:

          Primeiro ponto pode-se usar outros browsers, etc, nos sistemas da Apple, e as restrições que há no iOS existem desde o início (importante). Segundo ponto, a Apple não tem uma posição dominante no mercado, logo não está sujeita ao mesmo nível de escrutínio legal que uma empresa como a Google ou Microsoft que têm posições dominantes, e dado que a Apple não licencia o sistema a outros também não ocorrem muitas das situações em que a MS foi apanhada e condenada.
          As multas que caíram na Microsoft foram por diversos e sucessivos abusos de posição dominante, não foi pela ideia simplista de que era simplesmente proibido incluir um browser no sistema operativo, e muito peso também teve o facto desse seu browser não seguir os web standards, o que distorcia a capacidade da concorrência em responder. É aqui que encontras o porquê de já não se incomodarem com o EDGE, já não tem posição dominante e segue basicamente os mesmos standards que os restantes browsers.

  7. scutter says:

    isto vai-se andar a arrastar nos tribunais e não vai dar em nada, estas empresas o seu mercado é global, facturam nºs anuais que fazem esta multa parecer meros tostões…

  8. Toder says:

    Ja vi alguns comentários, e é interessante como quando é com a MS ja tudo bem e foi merecedor, agora que é com a google ja nao esta bem e os fangays vão la defender ahh e tal mas ninguém meteu uma arma a cabeça utilizar o google -.- então mas o mesmo nao se aplica para o windows e para a apple? Vi que implicaram a apple tambem

  9. F says:

    Se percebi bem, a Google vai levar com multa porque dá mais destaque ao seu produto do que à concorrência…

    Na empresa onde trabalho também damos mais destaque ao nosso produto. Também dizemos, e demonstramos que o nosso produto é melhor que o da concorrência e os clientes admitem que tal é verdade. Podemos é não ter um preço que lhes agrade… Será que a UE nos vai multar?

    Eu não sou adepto das grandes/mega empresas, mas esta é uma desculpa esfarrapada…

    • Bruno says:

      Vai levar com uma multa porque abusou da sua posição dominante nos motores de busca para ganhar mercado num numa área diferente em detrimento de outros que, como a grande maioria da internet, depende muito dos resultados dos motores de busca para obter clientes.

      • F says:

        Percebo isso. O meu problema é apenas a forma como colocam a questão.

        A Google não nasceu uma gigante. Teve a sorte de ter nascido numa boa época, sem dúvida! Conquistou quota de mercado e conquistou uma posição dominante no mercado e amarrou-se a ela como pôde, isto é, dando destaque aos seus produtos em detrimento dos outros. Óbvio!!!! Eles querem que nós compremos o que é dele e não o que pertence aos outros. Eles são produto do capitalismo dos EUA. Eu, eu, eu, eu, depois eu, depois disso… eu… Eles não querem saber dos outros.

        Agora, se surgisse outra empresa, com outro motor de buscas que EFECTIVAMENTE fizesse frente à Google e que desse destaque a produtos de todas as empresas e dessem uma experiência de utilizador semelhante, aí a Google teria que descer do cavalinho e abrir os seus serviços e mudar as suas políticas.

        Enquanto eles tiverem uma posição de domínio praticamente total, não podemos esperar outra coisa.

        (foi um pouco testamento esta resposta, mas o assunto é muito complexo para trocarmos ideias com apenas algumas linhas. Senti que não disse nem um terço das ideias que tinha a borbulhar na cabeça)

        • Bruno says:

          Acho que não percebes que há leis sobre posições dominantes e monopólios em mercado. Uma empresa que chega a uma posição dominante está sujeita a regras mais rigorosas sobre a forma como actua.
          Segundo ponto, a questão não é ser proibido (ou não) promover produtos seus, mas sim a forma como o faz, modificando propositadamente um serviço de busca para ordenar de forma contrária aos princípios que o regem para obter um proveito económico directo em detrimento de concorrentes. Não é uma questão de fazer publicidade.

  10. Rui says:

    Acho que todos se estão a esquecer da propaganda google na qual indica que são completamente isentos e não têm preferências. Acho que o problema está exactamente ai, não é o facto de mostrarem os seus produtos primeiros mas sim dizerem que são isentos e claramente não serem.

    https://www.youtube.com/watch?v=BNHR6IQJGZs <- ver a partir dos 2 minutos

    Eventualmente uma solução seria apresentar os produtos/serviços Google como "ads" e não como resultados de pesquisa de forma a estarem equiparados a outros produtos/serviços semelhantes.

  11. JF says:

    Ora então vamos lá, alternativas ao motor de busca Google:

    1- DuckDuckGo: https://duckduckgo.com
    2- StartPage: https://www.startpage.com (https://www.rt.com/usa/366364-edward-snowden-election-speech/)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.