PplWare Mobile

Microsoft emite aviso urgente a 240 milhões de utilizadores do Windows

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. aiosapo says:

    solução = Linux 😉

    • paulo+g. says:

      Ruim para quê, se se pode usar o pinguim?

      • Manuel Maria says:

        Exato. Sempre seguro, sempre privado, sempre actualizado, sempre democrático, sem “avisos” abusivos nem absolescência programada nem espionagem da NSA/CIA.
        Está na hora da Europa se ver livr da praga da Microsoft, da Apple, da Google, e companhia.
        É deixar os imperialistas genocidas à fome!

        • PeterJust says:

          Sempre é relativo, se estiver desatualizado ou se não for responsável está sujeito na mesma. É muito mais seguro sem duvida mas “sempre” e “impossível” são expressões falsas em informática

    • João says:

      Exato. Windows para mim já foi há muito.

    • Zé da Quinta says:

      Instaladinho o Linux Mint em PC que, segundo a Microsoft, nao serve para nada. Tudo a funcionar em pleno e, melhor ainda, bem mais rápido.

    • bst says:

      Se utilizas o pc para jogar, sem ter pelo menos dual boot ou máquinas virtuais com windows não consegues jogar muitos dos jogos disponíveis atualmente. Enquanto a Valve não evoluir o proton de forma a que esse layer consiga correr tudo, a não ser que só utilizes o pc para ir ver o facebook e o email, linux não era, não é e não há perspectivas de tão cedo ser viável.

      Basta ver a percentagem de utilizadores com alguma distro linux nas estatísticas públicas da steam.

    • R!cardo says:

      E quem joga no pc?

  2. Raul says:

    Vai me custar mas já estou a tratar de mudar as coisas para Mac. E acaba-se o constante tormento.

    • Bruno says:

      lol. Não sei se sabes, mas os Macs também a uma altura onde não podes progredir para o proximo OS. O workaround para instalar além de manhoso, trás imensas incompatibilidades.
      O mesmo não acontece com o Windows.

    • Paulo Silva says:

      O Mac tem o mesmo problema, chega a um ponto não é mais compatível com o SO seguinte e terás que instalar Linux. Além de que o hardware e sua manutenção especializada e autorizada é extremamente cara. A opção mais económica e sem complicações é mesmo o Linux. Existem centenas de distros à escolha. Mas para iniciantes e em termos de continuarem com S.O.familiar ao Windows 10, recomendo o Linux Mint 22.1 ou o Zorin 17.3. Leves, seguros e estáveis!

    • Zé da Quinta says:

      Isso mesmo. A Apple há-de decidir quando não podes utilizar o teu Mac.

    • Nuno says:

      Carregar Shift+F10 e correr um comando para instalar o Windows 11 em qualquer pc? Nunca!
      Mudar para mac e quando a Apple te mandar passear, defender a marca porque faz pela tua segurança!
      Top!

  3. Luis says:

    Linux mint a bombar num portátil com 10 anos. Para ter VPN instalado e ver a bola de borla é o suficiente.

  4. Mário says:

    Solução para o pessoal que não tem suporte Windows 11 é Linux Mint, muito estável e mais leve que Windows e não precisam de linhas de comandos.

  5. cAPEX says:

    O seu PC é mais seguro e bug-free com Windows 10!

  6. Rui Pedro says:

    A Microsoft a ser mais papista que o Papa e a dar um grande tiro no pé.
    Ao “meterem medo” ao pessoal, uma boa parte, vai procurar alternativas pra manter o hardware que tem funcional, em vez de comprarem PCs novos.

    • Bruno says:

      Não é meter medo. É um facto. Os produtos têm ciclos de vida. Não podes suportar um OS para sempre. Aliás, não há nenhum OS que assim seja.

  7. Fernanda says:

    Hoje curiosamente, instalei um Windows 7 numa maquina virtual pra testar umas coisas e sem problema algum, de forma intuitiva, fiz várias coisas. A tarde, voltei no W11 e tive de ficar pensando em como entrar na rede doméstica pra configurar umas coisinhas.

    Bizarro como está “mal intuitivo” o Windows 11.

    • VCosta says:

      Mais um abuso imbatível do marketing da Microsoft, espremendo o limão da humanidade até á última gota. O melhor seria esperar 2 ou 3 anos porque vai acontecer a mesma coisa ao Windows 11 e compramos directamente o Windows 12

  8. Joao says:

    Mais vale instalar o Windows 7 que o linux limitado nem office tem, os nerds bem tentam vende mas nem google drive e photos tem

    • Ricardo says:

      tu és literalmente aquele… que o linux não é para ti nem nunca será.

    • Eu says:

      Libreoffice é o que?

      • José Maria Oliveira Simões says:

        É um sistema tipo office, mas muito melhor !!!! Aqui fica o link https://pt.libreoffice.org/
        Processador de texto – libreoffice writer
        Folha de carculo – libreoffice calc
        base de dados – libreoffice base
        desenho – libreoffice draw
        apresentações – libreoffice impress
        formulas matematicas – libreoffice math

        • LUISSM says:

          O problema é quem tem bases de dados muito elaboradas em ACCESS. E não pode migrar para outro sistema.

          • José Maria Oliveira Simões says:

            Parece-me que a sua opção de “Não pode” ser uma escolha sua, não uma opção valida. Das duas uma, “não quer” ou “não sabe como” poderar fazer-lo. Acredito que a primeira será devido ao trabalho que terá em passar do access para outro sistema. Também, acredito que o “não sabe” pesa por demais. A minha pergunta será, mas já tentou ou pediu ajuda ? Nada que uma boa analise ao problema resolva o seu caso bicudo. Mas aposto que vai dar montes de trabalho !!! Querer é poder ! Você quer mesmo , ou vai-se ficar pelo , “eu queria … mas dá muito trabalho …”. Se não sabe, sempre pode pedir ajuda, certo ?

          • Pedro António says:

            Sim, digo-lhe que não pode passar MS ACESS, para o LibreOffice dados, talvez até possa, mas não é nada, nada aconselhável! Não vai correr bem, de certeza!

          • LUISSM says:

            Claro que daria muito trabalho e desnecessário, uma vez que estão a funcionar muito bem. Sendo aplicações muito elaboradas, front-end com toneladas de formulários com layouts estudados, teria de ser tudo criado de novo. O custo/beneficio de mudar de SO não compensa.

        • Nuno says:

          O libreoffice é muito bom. Mas quem diz que é melhor que o Office da MS não sabe do que fala…
          Se serve para o utilizador comum? Claro que sim!

    • Bruno says:

      Entre um Linux up to date e um Windows 7, por favor vai para um Linux up to date….

    • Manuel Tavares says:

      Aceito que não queira usar o Linux, mas com argumentos válidos, p.f. Tem Office (LibreOfice e outros) e dá para usar o Google drive (eu uso).

      • José Maria Oliveira Simões says:

        Mais alguns exemplos : Visual Studio Code , para usar PHP. Mais precisamente , para programar no sistema com bootstrip , tem o php , javascript . Tem o visual studio paradim, MySQL Workbench, o phpMyAdmin. Mas dá para muito mais coisas …

  9. Luis Henrique Silva says:

    A Microsoft com este sistema que faz de atualizações de sistema tornando um novo SO incompativel com pcs mais antigos é complicado.
    Pois em pcs mais antigos o win11 até que roda mais ou menos, limitado mas roda. A história do TPM 2.0 veio estragar tudo.
    Quem tem pc com menos de 10 anos e ainda consegue rodar mais ou menos bem é complicado não poder por o win11, n vou falar tentar burlar o sistema pois isso mais tarde oi mais cedo dá raia.
    Agora quem não pode usar mais win10 ir para linux, desculpem lá os geeks mas é muito bonito falar mas para muita gente é complicado migrar e usar linux, falam de boca cheia mas não é assim tão simples.
    Agora quem já tem um pc um pouco mais antigo, ele já se arrasta mesmo com win10 e ainda está agarrado ao pc e não atualiza para um pc mais recente mesmo um mais barato, também é parvoice, conheço muita gebte que se queixa do su pc, ser lento já ter este ou aquele problema e depois querem milagres por parte de um técnico de informática….enfim.

    Linux sin poderia ser solução mas ainda tem muitos entraves, pessoas que não sabem mexer, a migração não é fácil, existe ainda muito software que só há para windows, etc.

    Eu já mais ia propor tal coisa a pessoas leigas, ahh e tal não podes usar windows 10, usa linux, a primeira coisa é a pessoa mandar passear…. pois para elas é como se tivessemos a chamar de burras ou polas numa posição humilhante. Pois quem se safa bem com estas coisas é fácil falar, mas para muita gebte que até no windows não entendem muita coisa como vamos propor isso a alguén.
    Por isso ponho me a rir desta gebte que vem para aqui tipo “é só mudar para linux e tal”.
    Que se hade fazer com esta gebte…..

    • Luis says:

      O Camões ficou cego do outro olho!

    • xpto says:

      devias era aprender português. isso sim é de valor.

      • Manuel Tavares says:

        Não é correto criticar o português. Anomalias de “teclado” pequeno. O “b” está ao lado do “n”.

        • Zé da Quinta says:

          Não é criticar o português, mas a falta de pontuação. Mas adiante.
          Meu Caro Luis Henrique Silva, sou um leigo em informática, nunca usei outro sistema operativo que não Windows e, dada esta, digamos, particularidade da Microsoft, acabei de migrar o meu PC de 2013 para Linux Mint, pois a máquina está perfeitamente capaz para mais uns bons anos.
          A migração correu às mil maravilhas. Foi preciso gastar algum tempo no processo de aprendizagem? Foi. É um sistema operativo diferente? É. O Office não é o que conhecemos da Microsoft? Não. Mas como em tudo nesta vida, é uma questão de hábito. Está tudo explicadinho na internet, é so entrar no site do Linux Mint. Gaste algum tempo nisso e vai ver que nao se arrepende!

          • Pedro António says:

            Aprender um bocadinho ou andar sempre a aprender e a ver o que há na net porque o Linux para tudo exige comandos?

    • José Maria Oliveira Simões says:

      Bem, sem querer ofender … parece-me que tem um nadinha de falta de “CPU”.
      Eu tenho um portatil Lenovo T400 a rodar Linux Mint. Tenho 2 Discos (1 SSD 860 EVO 500 Gb + 1 SSD 850 EVO 500 Gb) que dá um total de 978 DB + 17 Gb de Swap. Um dos SSD está no lugar do CDROM. Confeço que tenho uma verdadeira maquina, à maneira !

      • Pedro António says:

        Tenho dito aqui, qualquer sistema da MS, nesta altura do campeonato não me deixaria escrever confeço, mas corrigia automaticamente para confesso. O que noto aqui é quem usa o Linux, ele não faz isso automaticamente e muitas outras coisas. O Linux é limitado em certas nuances!

      • Mike says:

        Com tanta tampa a entupir o mundo, já estivemos mais longe de banir sistemas fabricados fora da EU…

    • Sail says:

      E é mesmo só mudar. Dependendo só levas 15 minutos e o arranque é em 10 segundos. As atualizações não levam 6 meses a ser lançadas.

  10. PJA says:

    Reciclagem? Arriscar continuar a utilizá-los? proponho outra hipótese, instalar o Linux, por acaso até já tenho em dual boot. Quando for necessário, adeus Micro$oft, para sempre.
    Já que está na moda é a Micro$oft pedir ao Sr, Trump que aplique taxas a cada pessoa que tem W10 e não passa para W11. 

  11. falcaobranco says:

    É comprar um e fazer do antigo um data center…

  12. says:

    Faz 1 Ano que saltei Fora, estou satisfeito com o Ubuntu, utilizei o win por 32 Anos fartei me da politica da Microsoft Adeus

  13. joaoratao says:

    Vão lá às empresas dizer que agora passam a trabalhar com os ERP’s em linux, a ver o pesadelo que terão pela frente. Win11 está cada vez mais parecido com o Mac infelizmente. A MS tem embarcado numa “enshitification” cada vez maior a obrigar a malta aos upgrades

  14. says:

    O meu PC está muito bem seguro com o Windows 10 obrigado. Só mudo quando sair o Windows 12 ou 13.

  15. anonymous says:

    Solução Certa e Segura – Linux
    Distribuição de Linux que pode facilmente trocar por windows:
    ● Zorin OS (este tem características windows)
    ● Ubuntu
    ● Fedora

  16. Alberto says:

    Alternativas? Acabar de vez com o windows. Mudar para outras opções. Tais como os referidos.

  17. Luís Vieira says:

    Estou para mudar de novo para o Windows XP ou 7 , por isso… não estou preocupado.

    • José Maria Oliveira Simões says:

      A microsoft já pensou nisso e vai ajudar-lo a apanhar a uma bela duma dor de cabeça. Mas tente e depois diga alguma coisa …

  18. Bruno says:

    usem o windows 10 enterprise ltsc, updates a tudo até 2027. uma licença está a 10/11€

  19. Contador says:

    Em qualquer tópico de windows lá está garotada do linux a vender a sua banha da cobra. Já as pessoas normais do windows praticamente nem se metem.

    Adoram dizer que mudaram e fizeram, ou que vão mudar de certeza!!!!! Ninguém quer saber. Parece que combinam todos ou precisam muito de se sentir especiais e dizer que não usam windows e todos os outros deviam seguir os seu passos.

  20. Joca says:

    Se o único requisito fosse o TPM 2.0, um dos meus HP é só o processador o que é estúpido e o outro agora com 1 ano não atualiza o Windows 11 porque não deteta a partição do sistema, hehehe isto há com cada uma.

  21. Joca says:

    O Windows 11 é como o COVID com as suas quase vacinas obrigatórias . É muito estranho parece que traz água no bico. Alguma coisa escondida lá vem.

  22. João says:

    “E parece estar a funcionar. Os dados do StatCounter não mentem e, em março de 2025, o Windows 11 atingiu 42,69% de quota global, enquanto o Windows 10 caiu para 54,2%. Mas o que é realmente surpreendente é que nestes três países já é o sistema mais utilizado.”
    Parece que falta aqui qualquer coisa… que países?

  23. Marcos says:

    Lá vem a ladainha do costume, com o xp foi a mesma coisa e com o Seven tbm….eu fui do 98 para xp depois para 7 e agora estou com dual boot entre Mint e Windows 11. Nunca toquei no 10….usei o 7 até janeiro de 2023 e nunca tive qq problema. Agora tenho o 11 22h2 que já só recebe updates do defender, nem me dei ao trabalho de formatar para colocar o tiny 11 23h2. Enquanto estiver a funcionar bem, vai indo.
    O meu chaço segundo a micro tretas já não presta mas roda o SO 11 Uma maravilha
    Uma Asus rampage extreme x48 com 16 gigas de RAM…..e um quad…..
    É um chaço, não é nenhum i7 de 10 geração mas ainda vai dando até jogar com algumas limitações obviamente não roda as últimos títulos do mercado mas desenrrasca

    • Nuno says:

      Não se trata de ser chaço ou não… É apenas a tendência do mercado para melhorar a segurança.
      Eu até tenho um i7, um i7-3770k de 2012 e o 11 está a trabalhar lindamente…

      • Marcos says:

        Sim nisso concordo mas por vezes acho que era preferível dotar as pessoas de capacidade. Porque não vai haver sistema nenhum por mais seguro que seja se o utilizador num ou noutro momento se descuidar e facultar dados de acesso

        • Nuno says:

          É óbvio. Mas se o teu sistema estiver comprometido ao nível da BIOS ou do CPU pouco se pode fazer para evitar problemas por muito conhecimento que o utilizador tenha.

          • Pois, Pois says:

            Mas se o W11 corre sem problemas em máquinas mais antigas, não seria preferível a Microsoft permitir a instalação, e utilização, avisando o utilizador que a segurança/integridade não está totalmente garantida?
            A Microsoft não é, nem nunca foi, e muito bem, responsável pelas acções menos prudentes dos utilizadores… custa-me perceber esta imposição da MS.

          • Nuno says:

            Há vários motivos por trás da decisão…
            – Segurança, com o TPM2 e secure boot
            – Novas funcionalidades como DirectStorage, subsistema Android, etc que requerem hardware moderno
            – Desempenho, óbvio
            – E a velhinha obsolescência programada…

            É como deixar o teu carro ser vendido sem travões… Ninguém o faz para não ficar associado aos problemas que possam surgir…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.