Com a “paixão pela Tesla afetada”, Alemanha vê oportunidade para a sua indústria automóvel
Fundada em 2003, a Tesla preencheu uma lacuna no mercado, dando um impulso importante aos carros elétricos. Neste momento, a fabricante tem acumulado fragilidades, num cenário que poderá representar uma oportunidade para as empresas de automóveis da Alemanha, na opinião do ministro da Economia do país.
Dependentes de um largo conjunto de fatores internos e externos, as empresas estão constantemente à procura do caminho mais profícuo às suas finanças e reputação.
Apesar do sucesso que tem construído junto dos consumidores, a Tesla está a passar por um período conturbado, especialmente na Alemanha, onde 94% das pessoas disse que não consideraria comprar um veículo assinado pela fabricante.
Além disso, conforme informámos, as vendas da marca caíram 70%, em fevereiro, na Alemanha.
Com a Tesla a cair, o Governo alemão fala de uma oportunidade para as fabricantes nacionais.
A perceção é de que a paixão pela Tesla ressentiu-se muito nas últimas semanas e meses, o que talvez seja uma boa oportunidade para a indústria automóvel na Alemanha.
Disse o ministro da Economia, Robert Habeck, na semana passada, após a divulgação de dados oficiais que mostram que as vendas da Tesla caíram 42% no mês de março, para apenas 2229 carros.
Conforme mencionado pelo The Driven, o número de unidades vendidas no primeiro trimestre até ao final de março caiu 62,2% para 4935 unidades, em comparação com o período homólogo, apesar de um salto de 35,3% nas vendas de veículos elétricos em geral.
Apesar da presença da Tesla na Alemanha, nomeadamente por via da Gigafactory Berlin-Brandenburg, as intervenções de Elon Musk na política alemã provocaram uma reação negativa por parte dos consumidores, incluindo de grandes empresas.
Aliás, pelo menos três delas - Badenova, Viebrock e Rossmann - afirmaram que deixariam de comprar veículos elétricos da Tesla, segundo o Kronen Zeitung.
“…as vendas da Tesla caíram 42% no mês de março, para apenas 2229 carros…”
Ainda não chegou o Juniper?
Em Portugal deu para parar a queda, e até subiu 2.1%.
No trimestre também está no vermelho, como os demais países (exceto o Reino Unido). Com quebras de 50% e mais: Alemanha, Países Baixos, Suécia e Dinamarca
https://www.reuters.com/business/autos-transportation/teslas-german-car-sales-continue-plummet-march-2025-04-03/
Exceto também para Espanha e Itália.
https://www.reuters.com/business/autos-transportation/france-car-registrations-down-1454-march-tesla-sales-fall-3683-2025-04-01/
Portugal, Espanha e Itália – também no vermelho no 1º trimestre.
Não é o que diz este artigo.
Tem razão, vi apenas a percentagem de Março.
RIP Tesla.
Quem caiu e compra um Tesla agora perdeu 20% do valor inicial por ano.
Onde estão eles a esse valor secalharya ?
Diz me onde é que eles andam que eu compro ja 3
Quero 10 desses. Onde é que posso ir comprar?
Nem dinheiro tens para uma roda quanto mais para 10, vai mas é trabalhar:)
Eu só gostava de encontrar esses carros desvalorizados que tanto falam…
A Alemanha já foi muito inteligente e trabalhadora, mas agora não!
Então porquê?
C’a ‘conteceu? Foram os malvados dos imigrantes?
Agora a sério: já viste o valor das exportações da Alemanha, o quê e para onde?
Por exemplo, em 2024, com os EUA (segundo os dados usados por Trump para fixar as tarifas):
– Exportação de bens dos EUA para a Alemanha: 75.614 milhões de dólares
– Importação de bens dos EUA da Alemanha: 160.437 milhões de dólares (o dobro).
Lembrem-se do filme 300…. A qualidade não vê números…. É em viagens que todos se arrependem de não ter Tesla…
Se o arrependimento matasse … as estradadas estavam todas desimpedidas
Força Alemanha, a locomotiva da Europa.
All together, we will take Tesla to zero
Será que é desta que a Tesla vai falir 🙂 já estou cansado de esperar Fonix 🙁 já estou a espera desde 2012 …. Nunca mais Fonix 🙁
Admirando o homem mas discordando totalmente das ideias, mesmo que me custasse muito e não é o caso, recusarei, sempre, contribuir para os lucros da Tesla.
A Alemanha já tem o seu destino traçado, produzir VW Kebabs
A França vai fazer Renault Kebabs
A Itália Ferrari Somália
Nós por cá vamos fazer UMM Punjab.