Microsoft é acusada de abusar da sua posição no Teams e no Office na Europa
Não foi preciso um dia sequer para que a União Europeia voltasse a acusar com firmeza outra grande empresa de tecnologia que opera no seu território. Ontem foi a Apple e hoje é a vez da Microsoft. A gigante tecnológica foi formalmente acusada por Bruxelas de concorrência desleal e de não cumprir corretamente a Lei dos Mercados Digitais (LMD).
UE acusa a gigante do Windows
A União Europeia, de facto, iniciou a investigação em julho de 2023 e, depois de estudar cuidadosamente o caso e ver que as medidas impostas pela Microsoft não são suficientes, decidiu dar um passo em frente. A empresa está alegadamente a utilizar a sua posição dominante para oferecer o seu serviço de videochamadas Teams acima dos restantes.
A Microsoft foi investigada depois de obrigar os utilizadores a instalar o Teams quando compravam um pacote Office 365 ou Microsoft 365. Para além disso, a empresa não ofereceu mais opções e tornou invisíveis outros programas concorrentes.
Após algumas alterações e a dissociação do Teams dos pacotes Office, a UE considera que as medidas tomadas são insuficientes e continua a ver práticas anticoncorrenciais na utilização da LMD pela Microsoft.
Estamos preocupados com o facto de a Microsoft estar a dar uma vantagem indevida ao seu produto em relação ao dos concorrentes.
Afirmou Margrethe Vestager, Comissária Europeia da Concorrência. A Comissária alertou ainda para a importância de proteger a concorrência nos serviços à distância, em prol da inovação tecnológica.
Uma multa histórica...
Após a apresentação oficial das acusações, a Microsoft dispõe de um período de tempo indeterminado para apresentar a sua documentação, fazer alegações e argumentar a sua defesa.
Agora, se a UE ganhar o caso, a Microsoft poderá ser multada em até 10% do seu volume de negócios anual global. Sabendo que a empresa fechou o seu último ano fiscal com um total de receitas de 215 mil milhões de dólares, um décimo de multa seria cerca de 21,5 mil milhões de dólares.
Neste sentido, é importante notar que este valor estabelece o montante mais elevado possível, e que raramente acaba por ser o montante imposto em caso de condenação da empresa. Normalmente, as empresas assumem parte da culpa, pedem desculpa à UE e acabam por pagar um montante muito inferior.
No entanto, embora a UE tenha apresentado uma série de acusações, recusou-se a estabelecer um prazo para a defesa da Microsoft, pelo que o litígio e a decisão final poderão demorar muito tempo. Teremos de aguardar para ver se a empresa proprietária do Windows vai gastar os seus dólares nos cofres europeus.
Leia também:
Abusar como? Tem um produto, funciona, compra/usa quem quer.
Existem muitas outras alternativas, já começa a ser ridículo, taxas no carros eletricos de origem chinesa, multas por tudo e mais alguma coisa.
A questão não é essa mas sim o facto de um utilizador office ter uma integração nativa e obrigatória com teams, o que para mim é bom.
Isto vai acabar com os utilizadores a pagar uma licença de teams separada, o que vai encarecer o produto.
Claramente não usaste outra coisa para além do Teams.
Na empresa onde estou mudaram do slack para o teams.
Apesar de já integrado, posso dizer que em comparação com o Slack, o Teams leva 10 a zero.
E são muito poucos os que estão contentes, estando a grande maioria a pedir para regressar ao Slack, mas lá está o Teams veio de “borla” com o office, o Slack tens de pagar.
Até a própria liderança reconhece que o Teams prejudicou a produtividade, mas não deve ter sido ao ponto de compensar com a poupança que devem ter tido no teams.
Acho bem que multem a Ms e que pague o valor máximo, são estas atitudes que fazem as empresas escolherem o teams apesar de ser reconhecidamente inferior, mas como é de borla vão todos atrás.
Isto já não tem lógica nenhuma! Então uma empresa desenvolve uma suite de produtividade empresarial e não pode incluir nela uma ferramenta fundamental??? As ferramenta está paga, por defeito. As pessoas/empresas se quiserem usam se não quiserem não usam! Mas faz parte de um pacote, ou estes iluminados na UE e na CE acham que o preço do Office 356 vai baixar se o Teams não estiver incluido?? Na verdade irá subir porque a MS tem de suportar custos de desenvolvimento quer o Teams esteja lá ou não. Ou seja, se não oferecerem o Teams então o preço de base sem o Teams passa a ser o preço que antes incluia o Teams. A empresa contrata pessoas só para desenvolver o Teams. Tem de pagar salários na mesma! Os preços acabam por subir.
Isto parece cada vez mais a história do escuteiro que diz para a velhinha:
– “Vá, deixe-me ajudá-la a atravessar a rua”
– Diz a velhinha: “Mas eu não quero atravessar!”
– “Mas tem que atravessar, porque eu tenho que fazer a minha boa ação diária”.
Diz a UE que é para bem dos consumidores – mesmo quando não queiram nem faça qualquer sentido.
Exacto
Vão subir porque o teams vai começar a ser vendido à parte.
O problema não é o Teams estar incluído, é a forma como fizeram para ganhar cota de mercado. Já na altura o Slack era tido como melhor, até a Microsoft o ponderou comprar.
Não o compraram pq queriam fazer um concorrente, mudaram o skype for business para Teams e lançaram-no como gratuito, claro que comparando um produto que tens de pagar (apesar de melhor) com um que é gratuito e com a desculpa que faz parte de uma suite, claro que muitos mudam.
Mas isto é apenas o dia-a-dia da Microsoft. Encontra alguém que faz algo inovador, imita (por norma pior) e tenta ganhar a cota de mercado por incluir gratuitamente num outro produto qualquer. Como a maioria usa Windows, para eles é relativamente fácil fazer isso.
Segundo a UE ninguem pode ter um bom produto, é logo multado por ser demasiado bom e todos usam logo os outros ficam sem uso
Ou colocam restrições comerciais devido à segurança… espera… não foi a UE….
Outra vez a utilizar um Nick de outra pessoa?
És assim tão tapadinho que não consegues arranjar um nick para ti?
Foste tu sozinho que te lembras-te de criar este com a @ e tudo.
Pplware atenção aos impostores
Está a olhos vistos a Europa a ir pro abismo, sem software e hardware dos USA a europa vira Coreia do Norte.
Maioria de vocês são muito novos para conhecerem os casos antitrust da Microsoft e entender o seu princípio.
Seja como for neste caso considero que a Microsoft resolveu o problema já que oferece o teams na Europa como standalone, não vejo onde é insuficiente
Isso foi o julgamento nos USA Estados Unidos v. Microsoft. Na UE as multas foram por causa do Windows Media Player e do IE, para consumo das massas, digamos assim. A UE ter-se metido com um produto usado quase exclusivamente por empresas e organizações não tem nada a ver.
E depois a história é a mesma, seja com a Microsoft seja com a Apple. As empresas fazem as alterações. A UE não diz que mais alterações devem ainda ser feitas – e acrescenta que não tem que dizer, as empresas é que têm que saber como devem cumprir as Leis dos Mercados e dos Serviços Digitais. No caso do Teams diz: “Estamos preocupados com o facto de a Microsoft estar a dar uma vantagem indevida ao seu produto em relação ao dos concorrentes.”
E ameaça com multas pesadas. É do tipo – vão fazendo alterações, adivinhem quais, até nós dizermos que ficamos satisfeitos.
No caso da Microsoft, se calhar o que a UE pretende é o Slack da Salesforce, concorrente do Teams, tenha a mesma integração no Windows que tem o Teams. Não vejo outra explicação.
O insuficiente é que os cromos que nos governam na UE andam numa de tem de haver soluções alternativas sem ser a pagar, mas a realidade é que as que existem não estão ao mesmo nivel, dai ninguém querer outra opção… mas pronto isto quando bater no fundo logo vamos ver…
Eu sempre disse que a UE é uma ditadura. Queres exemplos leiam o texto.
Sabes o que quer dizer monopólio?
Qual monopólio?? Existem montes de alternativas! A UE só não quer que as MS imponha o Teams no Office. O que é uma contradição porque teria de proibir todo o office.
O que é uma contradição é o teu comentário. Por impor o Teams (que é uma aplicação que não faz parte do âmbito do Office) é uma prática monopolista.
Nao faz oorque?? O Office há anos que não é só o Word, Powerpoont e Excel! São imensas apps de produtividade, onde p teams é indispensável e se integra muito bem.
Com esta visão obtusa da UE qualquer dia voltamos às máquinas de escrever e ao telégrafo.
É por isso que a Europa é o continente mais atrasado na inovação tecnológica.
Pensei que tivesses percebido que estava a falar de continentes que já tivessem passado a parte de sub-desenvolvimento.
A Europa está há anos sobre controlo de fascistas… Só não vê quem tem graves problemas mentais e visuais.
A UE confirma que nomeará a ministra dos Negócios Estrangeiros da Estónia, Kaja Kallas, como chefe da “diplomacia”.
Esta histérica obcecada pela guerra, com um ódio pessoal (Os familiares eram NAZIS) pela Rússia e subserviência cega à NATO. Esta protegida de Ursula quer basicamente obrigar “os 27 estados membros comprem munições fornecer à Ucrânia” e “Eurobonds para defesa”! Ela também quer criar um “comissário europeu de defesa”. Rumo á Terceira Guerra Mundial a a criação de um exército europeu! Kaja Kallas pretende agravar ainda mais as tensões e tornar a paz na Europa impossível…
Se a Rússia estivesse preocupada com a Guerra como tu, talvez não tivesse invadido a Ucránia. O Putin é o verdadeiro Nazista dos tempos de hoje, com a sua nova suática que é um Z.
UE sempre na luta para tentar extorquir dinheiro das big techs.
A desculpa é sempre a mesma, proteger quem nunca se queixou.
Acho que ao fazer parte da suite Office não tem problema, pois só usa quem quer, quem não quer tem várias opções zoom, meet, etc. Eu quando instalo um office e la instala o Access não é por isso que tenho de o usar.
Acusar a empresa de por mais um programa no pacote não é para mim monopólio nem obriga a nada.
Acho que a UE tem muito mais que se preocupar do que com o Teams. isso deve vir da concorrência, pois não me parece que vá afetar as pessoas/empresas de alguma forma.
Vejam se podem repescar o comentário. creio que vale a pena.
Bem … resumindo o comentário que foi para “o brejo”, não creio que a UE se limite a: o Teams vem integrado no Office ou é instalado separadamente e o Teams tem preço próprio ou não tem.