A Microsoft também já aderiu à Linux Foundation
A mudança de atitude da Microsoft face ao Linux e ao software open-source tem mudado muito ao longo dos anos. Já bem longe vai o tempo em que o seu CEO classificou o Linux como cancro.
Depois de mostrar ao mundo que está empenhada em contribuir para o Linux, a Microsoft resolveu agora formalizá-lo, com a sua adesão à Linux Foundation, onde será em breve um membro de pleno direito.
Foi durante a sua conferência anual dedicada aos programadores, a Connect, que a Microsoft anunciou a sua entrada na Linux Foundation, uma organização sem fins lucrativos que se dedicada a ajudar o Linux a crescer, a criar padrões e a promover a colaboração.
Esta é uma adesão que se esperava, dado o passado recente da Microsoft e garante à empresa que terá uma participação importante. A entrada faz-se como membro premium e garantirá à Linux Foundation um pagamento anual de 500 mil dólares. A Microsoft garante assim acesso a uma posição exclusiva, onde estão já empresas como a Cisco, Fujitsu, HPE, Huawei, IBM, Intel NEC, Oracle, Qualcomm e a Samsung.
A ideia da Microsoft é criar as interligações entre os seus serviços e toda a comunidade que está a trabalhar em projectos que se liguem a serviços cloud e a mobile.
Na verdade esta adesão mostra bem a mudança de atitude da Microsoft face ao código e à sua partilha. Apesar de assentar todo o seu negócio no seu software proprietário e fechado, a Microsoft tem mostrado bem a sua abertura com o mundo Linux e com a partilha de conhecimento e código.
Existem exemplos recentes desta nova abordagem, como a disponibilização do .NET, SQL Server, PowerShell e do Visual Studio Code para Linux, da sua própria distribuição de Linux, baseada em Debian, e até da chegada da Bash ao Windows 10. Há também vários exemplos de código partilhado no Github, acessível a todos.
Todos estes exemplos mostram que a Microsoft está diferente, para melhor, mais próxima da comunidade e a contribuir activamente para o crescimento do Linux e do código aberto. Percebeu finalmente que pode ganhar com isso e que tem retorno de tudo o que entregar.
Este artigo tem mais de um ano
Ainda espero para ver…podiam aproveitar e adoptar os padrões do ODF em conjunto com o seu OOXML e assim eu deixar de me preocupar em reformatar os textos sempre que os abra no Libreoffice. De resto está notícia está em linha com o seu futuro que passará pelo mobile e cloud e como já não haverá windows mobile restará Android e IOS. E há que contribuir para o Android via Links foundation
Click baite… O que tu quetrs sei eu…
Espero que seja desta que venha o MS Office nativamente para o GNU/Linux.
Há-de vir. Na cloud e sob subscrição.
Na cloud duvido. Só se as funcionalidades evoluírem imenso, pois as versões actuais são demasiado limitadas…
Façam como o Mike! Não digam só Linux porque o senhor Linus só fez o kernel… Digam GNU/Linux! E aprendam a diferença entre open source e free software.
É irrelevante. Nem só de software GNU se faz uma distro, e eu concordo com Torvalds, se querem chamar GNU Linux então que criem uma distro completamente GNU e sigam em frente. A verdade é somente uma: o projecto GNU já existia anos antes de existir o kernel Linux e nunca saiu da cepa torta, e foi preciso o kernel Linux ser feito para se colarem que nem uma lapa. Linus nunca menosprezou a importância do projecto GNU, mas também nunca se tentou aproveitar dele como Stallman e a FSF faz em relação ao Linux.
Boa resposta!
Gostei!
Alguém que usa a História como ela foi (é???)!
Tau!!!
Só falta 1 posta a dizer “A google também já aderiu à .Net Foundation”, que também foi anunciado ontem!
MS, quem te viu e quem te vê…
Muito bem, de louvar esta iniciativa.
“da sua própria distribuição de Linux, baseada em Debian”, informação incorrecta: não é Linux e como tal não pode ser baseada em Debian
Segundo isto https://pplware.sapo.pt/linux/microsoft-lanca-distribuicao-linux-baseada-no-debian/ é.
“Today SONiC runs on Debian ” fonte: https://github.com/Azure/SONiC/blob/gh-pages/FAQ.md
https://github.com/Azure/SONiC
Perdeu a chance de ficar calado e não passar vergonha.
Aguardando cenas do próximo capítulo.
http://opensuseblogbr.blogspot.com.br/
Já comentei aqui, algum tempo atrás, de que a próxima versão do Windows vai ter Kernel Linux, alguém dúvida??
Não tenho grandes dúvidas, pessoalmente. Mas haverá próxima versão do Windows? Tempos interessantes e algo disruptivos se avizinham, definitivamente!
Mas vocês ainda não perceberam que não vai haver próxima versão do windows? That’s it, daqui por uns anos os Windows 10 muda de nome para Windows, e assim ficará durante uma ou duas décadas.
Se referes que daqui a 15/20 anos saia o novo SO com novo Kernel construído do zero e que esse possa ter base linux, possível, mas quem quer saber disso neste momento?
Daqui a 15/20 anos até é provável que não exista a Microsoft…
Duvido claramente, eventualmente poderá ter uns ports do kernel do Linux no seu, mas totalmente Linux, não me parece, até porque o sistema de detecção de Hardware da MS e Drivers está a anos Luz do Kernel do Linux, agora ports e features novas acho muito bem 😉
não sabes o que dizes, até porque no windows os drivers são feitos especificamente para o hardware X, no linux o kernel permite uma compatibilidade entre diversos componentes.
Lool, plug and Play sabes o que é ?
Microsoft loves Linux ??? Nah
Microsoft loves the money that makes with linux !!!