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Tem MEO ou NOS? Prepare a carteira para os aumentos


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Nuno says:

    É possível rescindir o contrato com a NOS, sem indemnização, devido a este aumento?

  2. Paulo Ferreira says:

    Cambada de xulos é só o que tenho para dizer.

  3. Bruno Almeida says:

    E boicote geral? Já sei que só meia dúzia de pessoas o poderia fazer (ou por obrigações pessoais ou por comodismo)

    • Luís M says:

      Ia escrever isso, bastava que 10 ou 20% dos clientes cancelassem os serviços durante 2 ou 3 meses que eles repensavam de imediato a estratégia.
      Infelizmente as pessoas ainda não perceberam que o único poder que possuem nesta sociedade está na forma como gastam o seu dinheiro.

    • Roque says:

      sim algo que também desejava … , a minha fidelização termina em maio 2017 , vou ficar só com net por uns tempos , para ver o que vem ai de novos canais na TDT .. vou ficar a prender , mas vou retaliar .. não vou ficar quieto .. não ligo ao futebol .. raramente perco tempo com o futebol … não vou pagar estas negociatas.. vou ficar a perder , mas vou retaliar .

  4. PGomes says:

    Isto é mesmo injusto para quem não tem interesse em futebol.
    Quem quer ver mais futebol que pague por isso.

    • Fábio Ferreira says:

      Concordo, acho que generalizaram demais.

    • Paulo says:

      A questão nem é essa, eu posso gostar muito de futebol mas não subscrever os canais onde eles dão! O aumento deveria ser no valor de subscrição de canais premium futebolísticos, isso sim era justo. Todos nós deveríamos tomar uma posição em relação a isto, não temos de ser nós a pagar tudo, senão amanhã lembram-se de dar mais 1000 Milhões e lá voltamos nós a desembolsar, não é justo!

  5. Luis Braz says:

    Eu comecei a pagar 7,5 euros por cada tlm extra, já vai em 10 euros… É pena o meu salário não sofrer aumentos destes em tão pouco tempo!

  6. Marco B. says:

    Novidades sobre a Nowo?

  7. Joao says:

    Estes aumentos acima da inflação têm base legal ? E para quem tem contrato de fidelização em que os preços foram previamente acordados ?

    • Ricardo says:

      Podes rescindir até ao dia 30 de Novembro. Também podes pedir junto da Provedoria um crédito equivalente ao aumento (não concedem a todos os clientes).

      • Pedro says:

        quem tem fidelizacao pode rescindir devido aos aumentos? Como se pode fazer isso?

        • Ricardo says:

          No site da NOS existe um formulário para contactar a Provedoria, preenche, quando te contactarem (no mesmo dia muitas vezes) diz que discordas dos aumentos e queres sair por ser acima da inflação, eles vão te fazer algumas propostas e oferecer a hipóteses de sair. Aconselho-te a gravar o telefonema, existem apps para esse efeito.

    • Paulo Martins says:

      Como já disseram os preços terão sido informados na fatura de Setembro, pelo menos 30 dias de antecedência, depois disso tinhas 15 dias para apresentar a rescisão sem penalização, caso não tenhas feito é como se aceitasses o novo preço e por isso o contrato continua.

    • Ruben says:

      Tens 15 dias para não aceitar o aumento e informar por escrito o operador que pretendes cancelar sem qualquer custo ou penalização.
      Como a informação dada na factura não é clara porque não cumpre a lei, só conta a partir do momento em que recebes a factura com o aumento, ou seja este mês, inicia os 15 dias.
      Mas é algo que vai dar imenso trabalho pelos casos que tenho ouvido, inclusive o meu, e tem chegado a apenas ter fecho positivo após processos junto dos centros arbitragem.

    • Carlos says:

      A inflação é medida pelos aumentos dos preços e não o contrário.

  8. Sujeito says:

    Pedro Pinto, novamente alerto, é “já informámos “. É um verbo no passado e não no presente.

  9. Freitas says:

    Quem quer os canais de desporto que pague o resto não tem que levar por tabela, fazem contrato milionários com os canais de desporto sem pensar nos clientes. Eu vou ter sempre só Internet e canais piratas, se um dia o pirata acabar passo a ver só os em alemão, ao menos da sempre algo de jeito e não se paga, e penso outra língua.

  10. Pedro Meira says:

    a título informativo, a Meo e a Nos aumentaram novos e actuais clientes. a Vodafone apenas aumentou novos clientes de agosto para a frente.

  11. Tiago says:

    A minha sport tv aumentaram e pago 23 euros (quando fechei contrato com a vodafone a sport tv era 22 euros e tal) ehehehehehehe

  12. AlexX says:

    Como habitual, na deco e anacom tudo caladinho.
    E como este aumento é apenas devido ao futebol, preparem-se para outro aumento em janeiro relativo à inflação. Já dizia o outro na revolução com flores, “o povo é sereno”. Bufa mas paga.

  13. Manuel says:

    Alguém sabe qual o tarifário mais barato só de net e em que operador? Estou a pensar contratar so net e… Netflix

    • André says:

      O mais barato é a NOWO que por 19,99€ tens 100Mbps de net + 33 canais de TV.
      Depois tens o MEO que por 19,99€ (24,99€ após o 12º mês) tens 30Mbps + telefone.

  14. Carlos Gabriel Lopes says:

    A nowo também vai aumentar em Janeiro.

  15. Atento says:

    Tenho a sorte de trabalhar e viver em Bucareste, na Romênia.
    As propostas de valores dos contratos de TV+Net (100 Mbps)+Telefone la para casa, muitas vezes nem chegaram a 20 euros.
    Por exemplo, ‘e possível contratualizar (apenas) internet 500 Mbps por cerca de 7.50 euros /mes, impostos incluidos.
    Ah e tal custos de implementação das redes em Portugal e mais num sei o que….pois eles aqui também os tiveram e num país/área bem maior.
    Nao sei se isto ainda se verifica neste momento mas já foram o segundo país com a internet mais rápida do mundo…
    Na minha perspectiva os valores destes packs em Portugal estão claramente inflacionados e a prova disso sao as propostas de reduções de preço quando se liga para o Apoio ao Cliente para desistir (quando fora do período de fidelização) do servico para manterem o cliente.
    Chulos!

  16. José Coelho says:

    Quem tiver contrato com um dado valor (garantido durante o período de fidelização) não pode ser aumentado ou sim tem direito a cancelar contrato! Por incumprimento por parte da operadora.

  17. aj says:

    renovei contracto com a NOS em dezembro 2015 com o preço 28,40 , faturaram todo ano 2016 . 25,90 . LOL
    qualquer aumento que chegar ainda fico à frente 🙂

  18. JAndreF says:

    e por isso k prefiro ter os 2 em simultaneo hahahahahha .I.

  19. youandtag says:

    França Telemovel com 2.000 minutos! –> 4.99€

    Tv+Net+Fixo + 1 Tele ilimitado –> 36€

    Salário França 1.560€

    ALGUMA COISA SE PASSA NESTE PAIS!

  20. José Fernandes says:

    A vodafone só aumenta os novos clientes? Mentira. Podes ser cliente como eu já faz 4 anos, queres continuar levas com o aumento na mesma no fim do contrato. Portanto todos mais cedo ou mais tarde levam por tabela. Na minha loja por exemplo querem passar de 13.90 para 19.54 (mais iva) por net e voz. E não oferecem nem aumento de velocidade de net nem nada. A resposta é , não quer mude de operador.

    • Anónimo says:

      LOL.
      Não chegas lá sozinho pois não?

      Sabes o que era bom? Um contrato vitalicio (mas na vodafone). O primeiro contrato que fiz neles era de 24,90€, inves dos dois anos era vitalicio. Mas que maravilha… Só o iria rescindir qd mudasse de casa.

      Opah, fora ironias não tenho mais nada a acrescentar ao teu comentário.

      • José Fernandes says:

        E levares com aumentos superiores ao valor da inflação? Também tem ironia não tem? Quem falou em contratos vitalícios? Estamos a falar do valor de aumentos. Pessoal tem que alem de saber ler também interpretar. Enfim…

  21. Juka says:

    E que tal um movimento do Facebook com esse tema no sentido de captar o mais numero possivel de pessoas DISPOSTAS a rescindir no final do contracto.

  22. RF says:

    Ainda bem que tenho o meu período de fidelização com a NOS a acabar.. só me fazem é ligar feitos loucos.. bora lá negociar…. se não venha a próxima operadora que oferecer mais e mais barato!

  23. Johnny says:

    Quer dizer … eles é que se poem com aventuras de querer transmitir os jogos e andarem à guerra entre si e nos é que pagamos?
    E quem tem o pacote basico sem sportvs, etc ….. nao ve os jogos, mas vai ter de encher a bucha.

  24. Vasco says:

    a vodafone não comprou direitos nenhuns de clubes de futebol e no entanto aumenta também os seus preços

  25. mmm says:

    E quem não gostar de futebol, paga o aumento à mesma? e se eu quiser ver rally, as operadoras também vão entrar em acordo e irá haver aumento da mensalidade e toda a gente poderá ver rally mesmo quem não queira?

  26. EC says:

    Estranho esta notícia. Acabo de receber um chamada da MEO esta semana dum departamento diferenciado (que até pensava que era alguma espécie de esquema) no qual ofereceram-me um desconto de 5 euros ao meu plano atual M4O e ainda fizeram o upgrade de 100 para 200mbits de velocidade net, aumento para 1gb plafond de net para cada cartao telemovel da conta – Tudo isto por iniciativa deles, ao abrigo duma tal acção/campanha “recompensa”.
    Já fui cliente das 3 operadoras e de facto note-se muito melhoria da MEO ultimamente no que toca o atendimento ao cliente

    • Cláudio says:

      Confirma se não passaste a estar numa “zona concorrencial”… Umas semanas antes da Vodafone ativar o serviço de fibra numa nova área, os operadores com contratos no local geralmente oferecem condições mais vantajosas para os contratos existentes para refidelizar os clientes.

  27. Jose says:

    Correção: A Vodafone não aumentou os pacotes dos clientes existentes (apenas para os novos), contrariamente aos aumentos da Meo e Nos que são para todos

  28. Luis says:

    Realmente… Assim é muito fácil fazer negócios! Vou também criar um fornecedor de TV e fazer contratos brutais com fornecedores de conteúdos porque no final quem vai pagar esses mesmos contratos são os clientes!…
    Infelizmente no meu caso não tenho qualquer opção de escolha. Como estou no interior do país, o único fornecedor é o MEO e por isso as únicas opções que tenho são ou ter MEO ou não ter nada…

  29. Victor F. says:

    Maravilha, vou começar a pagar o meu ADSL a peso de ouro!
    Eu e certamente mais pessoas até rescindiamos em forma de protesto mas o problema é que ficamos depois a olhar para o vazio dos 4 canais…

  30. Frederico says:

    Cada vez me alegro mais de ter mudado para vodafone!

    O preço que estou a pagar ainda é o preço em que aderi ao pacote, em 2015. Ou seja, 25.9. Não levei com o aumento da transição de 2015 para 2016 e espero que assim continue para o proximo ano. Coisa que na meo não acontecia, levava sempre com o aumento! E faz sentido ser como na vodafone! Foi aquele preço que fiz contrato, é aquele preço ate acabar o contrato! a ver se este ano não aumentam na transição de ano.

    • Hugo says:

      Supostamente passados os 2 anos de fidelização aumentam-te o tarifário, no entanto…ligas pra lá a rescindir que isso fica tudo +/- na mesma 😛
      (no fundo é isso que também lhes dá jeito, a malta refidelizar constantemente)

    • Str says:

      Vendo os preços praticados pelos outros operadores também acho que pago um preço ajustado, net fibra com 100 de download + tv com 100 e tal canais(bastavam uns 20) + tlf fixo tudo por 30,45 já com aluguer da box e a fazer agora dois anos de contrato. Único stress ate agora foi uma box avariada que em dois dias úteis foi substituída e com desconto na factura, e sempre que existe uma avaria no serviço, que sao raras em quase dois anos alem da box só me lembro de duas interrupções no serviço, há sempre lugar a desconto e por vezes oferta de um filme a escolha. Não me posso queixar.

  31. Delito says:

    AS operadoras começaram a comprar futebol porque o Português vive e da dinheiro para o futebol. Se fosse um aumento de impostos ou outra coisa parecida já andava tudo na rua. Como e futebol há os que nem faz mal e outros que se calhar já rescindia. Qualidade/Preco comparado com a maioria dos Paises Europeus em Portugal andamos a pagar demasiado. Pior ainda, os consumidores deixam-se levar e depois tarde demais. Ha uns anos falava-se em tornar a Internet mais barata etc. Os gajos do costume tentaram logo matar o assunto a nascença porque quem avançou a ideia estava a estragar o negocio. Enquanto andarmos a dormir e nao nos manifestarmos a serio (nao nos computadores) com o preço de coisas que deveriam por natureza ser muito, mais muito mais baixas, eles vao andar a aumentar preços e fazer ver que tudo e natural. E nao e maus amigos. As telecomunicação em Portugal sao demasiado caras.

    • Bruno Lopes says:

      Eu percebi o que querias dizer, mas eu vou ser aumentado e até gosto de futebol, só que não vou tirar partido nenhum pois para veres o dito futebol vais ter de pagar um canal de desporto premium e eu não vou pagar, chulos, mas vou falar com quem me fez o contrato da dita meo ADSL da bosta, para deitar a baixo e é desta que viu usar sistemas piratas para estes palhaços aprenderem, uma pen barata e 10 euros ao. Mês e tenho a TV com os canais todos. Obrigado a todos

  32. Alves says:

    Código Civil
    LIVRO II – DIREITO DAS OBRIGAÇÕES
    TÍTULO I – Das obrigações em geral
    CAPÍTULO II – Fontes das obrigações
    SECÇÃO I – Contratos
    SUBSECÇÃO VII – Resolução ou modificação do contrato por alteração das circunstâncias

    Artigo 437.º – (Condições de admissibilidade)

    1. Se as circunstâncias em que as partes fundaram a decisão de contratar tiverem sofrido uma alteração anormal, tem a parte lesada direito à resolução do contrato, ou à modificação dele segundo juízos de equidade, desde que a exigência das obrigações por ela assumidas afecte gravemente os princípios da boa fé e não esteja coberta pelos riscos próprios do contrato.
    2. Requerida a resolução, a parte contrária pode opor-se ao pedido, declarando aceitar a modificação do contrato nos termos do número anterior.

    • Olly says:

      Correcto, porém os contratos da MEO e NOS (da Vodafone creio que não) referem que, durante a vigência do contrato, a operadora pode alterar (a seu belo prazer) o valor contratado (esta alínea protege a operadora em relação ao habitual aumento de 1 euro no início de cada ano e, provavelmente a este do futebol também).

      • Cláudio says:

        Os contratos não se podem sobrepor à lei. Em caso de incompatibilidade, a lei prevalece às condições descritas num contrato. Por exemplo, algumas empresas de venda de bens de consumo dizem que dão 15 dias para devolver um produto caso o mesmo tenha algum problema. A lei prevê dois anos, durante os quais o cliente pode exigir a devolução do valor de aquisição (caso exista alguma não-conformidade com o bem adquirido). Neste caso a lei protege o consumidor e sobrepõe-se ao que o fornecedor do bem diz (uma reclamação bem fundamentada no livro de reclamações é suficiente para resolver o problema).

  33. pintor says:

    Não me queixo pelo menos até negociar o contrato de novo dentro de aproximadamente 2 anos.
    Pago 48.90 tenho todo e mais um par de botas.

  34. Marco says:

    Livro de reclamações pra cima. A mim a NOS não me aumentou nada dentro do período de fidelização. Eles que o façam … entretanto e como está a terminar em breve esse período também devem começar a telefonar a torto e a direito para querer continuar …

  35. Carlos Morais says:

    Pplware fica a sugestão de fazerem um artigo de como podemos agir nesta situação!
    Cumprimentos

    • CMatomic says:

      pões a TDT , ficas só com a net , e reivindicas mais canais na TDT,
      Mas pronto como os Portugueses são acomodados , preferem pagar a um operador de telecomunicações para ver tv e muitos casos para ver os mesmo canais que estão em sinal aberto , basta ver as audiências .

  36. PTO says:

    Porque raio é que tenho de pagar mais para os taradinhos da bola? O valor do aumento devia ser aplicado apenas nos canais premium de desporto e não por todos os clientes!

  37. CMatomic says:

    Eu tenho a TDT,netflix , net por fibra , e basta .

  38. bodafone says:

    a informação da Vodafone esta errada.
    no dia 18 de Janeiro a mensalidade passou de 26.90€ para 27.90€
    em agosto e que passou para 28.90€

  39. David says:

    Bom dia,
    estamos todos revoltados, e para mais, aquando do contrato, por telefone no meu caso, eu fiz perguntas concretas, do género: este é o valor final, que vou pagar durante os dois anos? Sendo a resposta do telefonista: Sim, este é o valor para os dois anos. E agora, quando eu quero ter acesso ao telefonema, eles dizem que já não está na base de dados! Que apenas guardam 3 meses… O que é isto?? Então eu tenho um contrato de 2 anos, e eles ‘destroem’ provas antes desse tempo? Uma estupidez, porque se for um caso de policia eles têm de ir buscar as chamadas das pessoas, nas várias situações (agressão verbal, ameaças, etc). Eles eliminiam e tiram toda a possibilidade que o cliente teria de se defender.
    Alguém sabe decretos de lei, etc para nos podermos informar?
    A mim dizem -me que não posso rescindir porque o deveria ter feito 15 dias após receber a fatura de setembro, embora só comece agora o aumento em novembro.
    Muito falsos é o que é…

  40. Bruno Silva says:

    Informo que resolvi esta situação (NOS) escrevendo um email para a provedoria através do contato no site da NOS explicando que me recusava a pagar pois assinei um contrato de X€ e não concordo com um aumento. Isto foi ontem..

    Hoje ligaram-me a dizer que me vão facturar o aumento na mesma mas já este mês vão creditar o valor do mesmo vezes o numero de meses que me falta de fidelização (11) já na proxima factura.. por isso não vou sofrer o dito aumento..

    Fica a informação para quem quiser reclamar da mesma forma.

  41. Hugo says:

    Ainda bem que a mina fidelizacao acaba em fevereiro que nesse mês vou logo fazer o pedido de cancelamento do serviço MEO é deles só se vier fibra e só internet não quero nada de TV

  42. ze azar says:

    o ke tem a dizer __ sobre estes aumentos __ ANACOM é a autoridade reguladora em Portugal
    __ ANACOM tem a cabeça enterrada na areia

  43. Machado says:

    Mas quê, é só para novos contratos, ou para todos?

  44. ANACOM says:

    subir os preços grande erro _:;: NOWO 20 euros 33canais \\ numero de clientes vai triplicar

  45. operadora says:

    o cliente paga Taxas desespero sao\\ contribuição para a Anacom.-.taxas municipais.,licenças 4G”
    transmissão televisiva dos jogos\\custo.-.457 milhões de euros
    TEM dividir o mal PELOS OS CLIENTES SEM CULPA

  46. António Ribeiro says:

    Fraude na NOS
    A minha fatura em dezembro passou o total de 75,10€ para 80,00€. O pacote quatro tinha o custo de 56,70€ passou para 60,20€, um acréscimo de 3,5€ que corresponde a 6,07% (trata-se de um aumento de 42€ anuais). Quando aceitei, em setembro de 2016, por telefone este pacote TV, Net, Telefone e 2 cartões de telemóvel, foi garantido que o preço se mantinha inalterável durante os 24 meses de fidelização.
    No mesmo momento subscrevi dois cartões WTF F Exclusivo com o preço unitário de 8,20€ por mês. Passaram em dezembro para 8,90€ por mês. Um acréscimo de 0,70€ que corresponde a 8,53% de aumento (corresponde a um acréscimo anual de 16,8€).
    Fatura de dezembro de 2016 – 3 meses depois de ser ludibriado pela NOS
    Pacote Quatro 60,20€ (acréscimo de 3,5€ – 6.07% de aumento); 2 cartões WTF F Exclusivo com o preço unitário de 8,90€ (acréscimo de 0,70€ por cartão – 8,53% de aumento)- 17,80€; aluguer de 2 box 2,0€. Total – 80,00€ (deve ser para arredondar a soma).
    Conclusão a fatura mensal passa dos contratualizados 75,10€ para o valor de 80,00€. Aumento de 4,90€ por mês, ou seja, um valor anual acrescido em 58,80€. Corresponde a um aumento de 6,52%.
    Mas o pior é que este aumento pode não ser anual mas quando a NOS quiser. Nestes 24 meses de fidelização podem aumentar todos os meses?
    Insisto para que me enviem a gravação da chamada telefónica em que subscrevi este serviço em setembro de 2016 para o poder enviar para os meios de comunicação social e poder usar como prova em tribunal.

  47. Gonçalo Viegas says:

    Para que o aumento de preços seja legal é necessário informar o cliente 1 mês antes exatamente de quanto será esse aumento, tendo de constar o valor total final (com o iva incluído) e é necessário constar a informação de que o cliente tem direito a rescindir o contrato no prazo previsto no contrato (alegadamente 15 dias, pois ainda não confirmei). A MEO decidiu colocar essa informação no final de uma fatura, o que também é ilegal, pois a fatura apenas poderá ser uma fatura, não poderá servir para informar o cliente de alterações contratuais. Além disso, se a MEO não conseguir provar que enviou essa informação ao cliente, não têm qualquer direito a subir o preço.

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