BSOD ao imprimir no Windows 10? A Microsoft já tem solução para o problema
Foi no início da semana passada que a Microsoft lançou o habitual conjunto de atualizações da Patch Tuesday. Estas procuram remediar problemas que foram surgindo no Windows 10 e que precisavam de ser corrigidos com urgência.
Infelizmente esta atualização trouxe novos problemas para o sistema, impedindo que os utilizadores fossem capazes de utilizar as suas impressoras. A Microsoft já reconheceu o problema e está a tratar da sua solução, mas agora partilhou uma forma de o resolver.
Um problema reconhecido pela Microsoft
Poucas horas após ser lançada a última Patch Tuesday surgiram os primeiros relatos de problemas. Tudo se resume a um ecrã azul da morte (BSOD), algo que os utilizadores do Windows 10 temem, ao fazer uma simples impressão a partir do sistema.
A falha foi identificada de imediato na KB5000802 e a única solução parecia ser a remoção desta atualização. A Microsoft, entretanto, reconheceu o problema e garantiu estar a trabalhar para o resolver. Agora, anunciou uma forma de contornar o problema e trazer de volta a impressão ao Windows 10.
BSOD ao imprimir qualquer documento
O primeiro passo que a Microsoft descreveu na sua página implica confirmar se o problema existe e está presente. Assim, devem executar o comando printmanagement.msc e expandir depois a lista de componentes até às impressoras e ao PC.
Do que a Microsoft revela, esta falha afeta apenas as impressoras do Tipo 3 e não tem impacto nas de Tipo 4. Na lista, devem verificar quais as impressoras presentes para avaliar se a falha irá afetar o utilizador.
Falha que pode ser corrigida no Windows 10
Ao ter identificado uma impressora com problemas, o utilizador deve apenas seguir os passos apresentados no vídeo abaixo. Este foi criado pela Microsoft e explica em detalhe como resolver o problema e acabar com os BSOD.
Os detalhes do vídeo mostram todos os comandos que são necessários para ultrapassar o problema. Implicam a alteração e o carregar dos drivers para que deixem de representar uma falha que está a levar ao ecrã azul e à falha do Windows 10.
A solução poderá chegar muito em breve
Não é um processo simples, mas certamente irá eliminar o problema e devolver o Windows 10 aos utilizadores. Com esta solução podem ter a KB4601319 instalada e, ao mesmo tempo, conseguir imprimir neste sistema, livre de problemas.
A Microsoft já prometeu tratar de uma solução transparente para os utilizadores. Não tem, no entanto, uma data prevista para a sua chegada e como tal os utilizadores afetados ficam numa situação ambígua. Ou conseguem imprimir, ou têm a atualização KB4601319.
Este artigo tem mais de um ano
Pensei que fosse efetivamente uma solução quando vi o título mas afinal é um workaround, porque a Microsoft ainda está a trabalhar para poder ter efetivamente a solução.
O título deveria de ser “…A Microsoft já tem alternativa para o problema”
É uma solução, mesmo que possa ser implementada para resolver o problema fora da atualização, é uma solução alternativa vá, mas é uma solução. Será efetivada quando sair a correção numa atualização.
É o KB5000802 e KB5000808 que dão cabo das impressoras. O KB4601319 da cabo das webcams e ratos sem fio.
+1
O K4601319 já recebi em 20 de Fevereiro…utilizo webcam (NGS),rato e teclado sem fios (Trust) e não tive ,até agora, qualquer problema com qualquer dos componentes. Penso que o problema deve ser os drivers instalados e não os componentes ou o SO que tem apenas drivers genéricos e não os do fabricantes…
não sei se estas Kbs dão cabos das impressoras ou se os drivers estão mal amanhado pois só acontece com 3 fabricantes
Duvido Tony.
Comigo já aconteceu numa Kyocera, Samsung e numa Zebra.
Que solução tão escabrosa, as Epson e as Brother que tenho ao imprimir fotos com a opção imprimir do windows saem com uma lista em branco no meio a todo o cumprimento da folha.
Tenho parecido com a Xerox, mas apenas na opção de “impressão rápida”, em modo “normal” imprimem bem.
vê lá se não precisa de limpeza das cabeças, eu a minha epson tank volta e meia mando fazer limpeza e fica logo bom….
Não é das cabeças, desinstalei a dita cuja atualização e ficou logo boa
Já conseguiu solucionar essa falha? Tem estado a acontecer me o mesmo na impressão de imagens. Ficam com uma lista branca no meio da imagem.
Eu curiosamente ,formatei dois computadores estando os dois atualizados.Um está ligado a um brother e outro a uma hp e até ao momento sem problemas.
Basta desinstalar a atualização que fica bom
Usem controladores PCL, poderão perder algumas funcionalidades dos fabricantes mas imprimem sem abdicarem do update de segurança.