Ainda espera pelo Windows 12? Esqueça, é melhor focar-se no Windows 11
Foram muitos os meses em que se alimentaram rumores sobre o possível lançamento do Windows 12, criando uma expetativa grande. Falou-se numa atualização completa com uma interface renovada, melhorias de desempenho e funcionalidades mais avançadas. Agora, tudo mudou com algumas novidades da Microsoft.
Ainda espera pelo Windows 12?
No entanto, na CES 2025, a Microsoft respondeu a todas as dúvidas e confirmou que não haverá uma nova versão do Windows a curto prazo. Em vez disso, a empresa concentrará todos os seus esforços na otimização do Windows 11 e em torná-lo o seu sistema operativo principal.
A Microsoft não tomou esta decisão ao acaso, uma vez que o Windows 10 está prestes a terminar o seu ciclo. A partir de outubro de 2025, a empresa deixará de oferecer suporte, deixando os computadores com esta versão expostos a vulnerabilidades. Nessa data, a empresa deixará de oferecer atualizações de segurança e apenas fornecerá atualizações de segurança alargadas por um custo adicional.
São muitos os que veem o Windows 11 como um sistema operativo mais intrusivo, com funções que consideram desnecessárias e até com anúncios no menu Iniciar. Para estes utilizadores, o Windows 10 continua a ser uma opção mais funcional e menos problemática.
É melhor focar-se no Windows 11
Além disso, e no caso dos equipamentos não compatíveis, a situação torna-se ainda mais complicada. Neste caso, o utilizador terá de comprar um novo computador que cumpra os requisitos ou procurar alternativas em sistemas que se possam adaptar a computadores mais antigos.
A decisão da Microsoft de adiar o Windows 12 também gerou alguma desilusão entre aqueles que esperavam uma mudança significativa no ecossistema Windows. Mas a empresa parece apostar numa abordagem mais progressiva, utilizando a versão atual do seu sistema como base para integrar as suas inovações em inteligência artificial e continuar a captar a atenção dos utilizadores.
Embora a transição possa não agradar a todos, a Microsoft está certa de que o caminho passa pelo Windows 11. Caberá aos utilizadores adaptarem-se a este novo cenário. Agora é um facto que será necessário atualizar o computador, mesmo que não se queira.
Vamos todos comprar PC com Windows 11, vamos?!
Se a Microsoft espera que milhares de PCs em bom estado vão para o lixo por causa do capricho deles, estão muito enganados, mais depressa o pessoal que não tem condições nem vontade de mudar manda a Microsoft pastar e opta por outro sistema funcional e sem intromissões como eles estão a fazer.
A Microsoft continua com o quero, posso e mando. No passado isso correu mal, com o Windows 8.
Uma coisa é certa a Microsoft não anda a brincar a segurança. Mas só quem acha que acontece aos outros é que não se preocupa. Infelizmente os casos de perdas de dados aumenta de dia para dia mas cda um sabe de si. Desengano quem acha que está seguro só porqie colocou linux num pc antigo, o buraco continua lá pois o hardware não fi mais seguro porqie corre linux
Para mim o Windows 10 já era e o 11 também. Linux mint e Debian 12. Portei todas as aplicações para o sistema do pinguim e não volto atrás. Deitar o PC no lixo nem pensar. A Microsoft parece-se com as fábricas de automóveis que tentam a todo o custo impingir carros eletricos a toda a força. O pessoal não tem dinheiro. Só as empresas é que mudam e depois os consumidores finais sem poder de comprar fazem como eu fiz, compro recondicionados que vêm dos parques informáticos das empresas. Isto porque para ter um navegador e ver redes sociais ninguém precisa do Windows 11, basta uma distribuição Linux que até roda numa batata.