Vamos começar a usar o Linux Ubuntu em vez do Windows 10? (7)
Nos últimos meses temos vindo a apresentar, com maior detalhe, algumas distribuições GNU Linux com o objetivo de dar a conhecer o potencial de cada uma delas. Começámos pelo Linux Manjaro, depois o Linux Mint e mais recentemente o Deepin.
Hoje vamos conhecer o Monitor do sistema.
Monitor do Sistema do Ubuntu
O Monitor do Sistema permite-nos saber o estado da nossa máquina ao nível do CPU, da memória RAM e da rede. É também possível saber quanto é que cada processo (app em execução) está a consumir de memória RAM, CPU assim como ao nível dos recursos da rede.
Processos
Para visualizar todos os processos que estão em execução no sistema podemos usar na shell o comando «ps» (process-statistics). No entanto, essa informação pode também ser visualizada através do monitor do sistema, no separador Processos.
Para cada processo (app em execução), podemos ver as propriedades, mapas de memória, ficheiros abertos e podemos até alterar a prioridade. Podemos ainda parar, terminar ou matar o processo.
Recursos
Quer saber como está o CPU da sua máquina? E como está a memória RAM e memória Swap? Essa informação e o histórico da rede podem ser visualizados no separador Recursos do Monitor do Sistema.
Sistema de ficheiros
Por fim, se quer ter uma visão de como está o seu disco, em termos de sistema de ficheiros, basta que aceda ao separador Sistema de Ficheiros. Nesse separador pode visualizar, de forma muito intuitiva, a ocupação de cada diretório.
O Ubuntu é uma das distribuições mais populares de mundo e foi também graças a esta distribuição que outras distribuições se tornaram populares.
Nos últimos anos têm acontecido algumas alterações de peso nesta distribuição que iremos mostrar num conjunto de tutoriais. De referir que estes tutoriais são destinados a leitores que pretendem iniciar-se no mundo do Linux.
Vamos começar a usar o Linux Ubuntu em vez do Windows 10?
Este artigo tem mais de um ano
Como? Deixar o W10 para ir para o Ubuntu??? Não me façam rir…
Por acaso achava o mesmo antes de testar o Ubuntu. Passados dois anos a usar esta distribuição linux e não quero o Windows 10 nem de borla. A UI e UX do Windows são caóticas, para não falar que o Ubuntu é muito mais seguro que o Windows.
Zé, nesta atual data 27/01/2020 estou usando o Ubuntu 20.04LTS(Não foi lançado oficialmente). Eles fizeram bruxaria, estou jogando e usando e posso afirmar que o desempenho está superior que o do Windows 10. Eu só instalei ele por curiosidade e tédio. Acabei de formatar a partição inteira e instalei só o Ubuntu 20.04LTS em definitivo.
Sem fanboyismo, mas particularmente eu acho o Windows 10 bem melhor.
Sinceramente, se meu macOS está funcionando, por que devo mudar pra Ubuntu, pra Windows? Se eu tivesse com algum problema aí sim valeria a pena mudar!
Esse negócio de fulano ficar distrohopping pode ser considerado como doença.
Acho tão ridículo quem fica colocando na frente dos nomes das distros GNU / Linux.
Já fica feio o Linux Mint se chamar assim… Deveria ser apenas Mint ou Mint OS.
O elementaryOS não se chamam GNU/ Linux elementaryOS, o Manjaro não se chama GNU / Linux Manjaro…
Por causa dessas frescuras de nomenclatura que muita gente foge do Linux, acha o sistema careta e cheio de regrinhas. Quem quer usar o computador caga e anda pra esses termos genéricos.
Frescura é uma boa definição, mas outra seria “briguinha de nerds”
Acho que frescura é ficar se incomodando com quem usa o nome GNU/Linux. Para mim pode usar só Linux, GNU/Linux, não usar nada ou até chamar do que for. O assunto é irrelevante tanto do lado em quem insiste que é para usar o termo quanto do lado de quem insiste que não é para usar.
O que é o Linux perto do Windows?
Que trollagem mais tosca!
Chamas te Carlos Alberto ou Beto? Mesmo que gostes que te chamem de Cármen, o teu nome é Carlos Alberto. Linux é o kernel, mas qualquer distro não é só o kernel, precisa também do software, neste caso GNU software. Assim sendo, qualquer distro Linux é na realidade GNU Linux. Podes dar-lhe o nome que quiseres, GNU Linux é GNU Linux, ponto. GNU Linux é o como esta registado sobre a licença GPL perante a lei.
Faço parte da comunidade anti-GNU. Inclusive é bom saber que estão aparecendo alternativas a fim de acabar com o GNU. Bom mesmo é que nem todas as distros caíram na ladainha do GNU!
A propósito, como presente a ti: youtube.com/watch?v=TRFVq4t2MaQ
Conheces a expressão: ide dormir que o teu mal é sono? Até amanhã
Acabaram-se os argumentos? Podes ir dormir.
O que o Windows 10 que o Ubuntu não tem?
O que o Windows 10 TEM que o Ubuntu não tem?
TUDO…e mais alguma coisa!! lolo
Essa resposta é o reconhecimento de que não tem NADA.
Na verdade o Windows tem algumas coisas que o Ubuntu não tem e o Ubuntu tem algumas coisas que o Windows não tem. No geral é uma escolha pessoal pois não há um item que determine superioridade de um sobre o outro..
Adobe Lightroom…
Primeira coisa que faço quando instalo o Ubuntu é remover a porcaria da extensão da dock… Coisa mais feia é inútil. O unity shell ainda se comia, mas está extensão é horrível e não acrescenta nada que o gnome não tenha já.
A seconda coisa é purgar o Ubuntu-desktop e instalar apenas o open box e o tint2. Monitor de tarefas o htop basta, player the música no terminal basta também. Só com isto um gajo tem 125mb de memória em uso o que é excelente em velhas máquinas
Que burrice fazer isso, não é a toa que é defensor ferrenho do lixo chamado GNU.
Se não quer usar sua RAM porque acha que o Gnome é muito pesado (desculpa pra não dizer q tens um pc lixo em specs), então usa nenhuma interface gráfica. Terminal é teu melhor amigo.
Não deves nem conhecer o Ubuntu Minimal…
Ryzen 5 + 16gb ram ddr3 + ssd256gb + 508gb hdd + Nvidia 1050ti.
Lixo não é bem o termo simplesmente prefiro o terminal ou algo simples como o openbox ao invés do gnome. Isso não quer dizer que não aprecie o gnome e quem ajude esse ou outros projetos. Já chamar lixo ao GNU, não tenho comentários. Acho que este sítio não é o mais correcto para esses comentários, mas lá está, culturas e ensino medíocres geram pessoas medíocres…
Pelo visto és defensor do moribundo do GNU, é de se esperar tais condutas.
Ja reparaste que se não fosse a GNU Foundation, não terias Linux? Deixa as opiniões de canais do youtube vai ler sobre a história do linux.
Sinceramente rapaz, fazer camanha anti GNU aqui resulta no quê além de ser de uma chatice extrema e uma impetinência atroz?
Já foi possível ver que você acha o GNU um lixo e tudo mais, qual o objetivo de repetir a mesma coisa ad nauseam?
Pelo visto acham que o GNU é a única alternativa, hahaha. Se soubessem que o GNU está sofrendo boicote em distros sérias. Ninguém precisa do GNU, que só faz atrasar o Linux.
@Skilo BSD é muito superior a esse Linux
N precisa agora, mas durante anos precisou, e mesmo agora precisa ou n fosse o gcc desenvolvido pela gnu gcc = GNU Compiler Collection, pode estar a ser boicotado mas ainda usam ferramentas da gnu.
Por pouco tempo, pode acreditar!
Para isso instala o Debian unstable.
Tenho um pequeno portátil (velho Asus eepc) com ele. E o meu PC desktop corre Debian mas stable, isso não me impede de brincar com o Ubuntu de vez em quando :p
Para ser sincero não gosto das alterações que a Canonical fez ao gnome (ao gdm3, shell theme, etc). Ter uma versão vanilla é estabilidade é a razão pela qual uso o Debian. Mas continuo a preferir o openbox
Pessoalmente eu prefiro a interface XFCE do que o GNOME, justamente por ser mais enxuta. Acho o Xubuntu um “sabor” de Ubuntu muito bem ajeitado, embora hoje esteja usando seu primo próximo, o Mint XFCE.
Curiosamente tanto no Xubuntu quanto no Mint XFCE eu configuro uma barra de tarefas à esquerda e na vertical, colocando lançadores dos meus programas mais usados. Fica bem parecido com o que era a interface Unity. Experimentei o lançador em outras posições mas prefiro essa mesmo.
De qualquer forma acho muito bom personalizar o ambiente gráfico e gostei da sugestão do openbox com tint2, vou experimentar, mas no XFCE, não no Gnome.
E a propósito, não é que eu ache o Gnome ruim, preferir uma interface não implica em achar as outras péssimas, mas apenas escolher a que mais me agrada.
Instala o Ku-BUNTU e seja feliz kk
Gosto muito do KDE. Usei o Kubutu durante muitos anos. Se você está recomendando essa distro faz muito bem. É uma ótima distro mesmo.
O único receio que tenho é a transição do xfce para gtk3… Até agora nada de mais, mas existe uma diferença grande entre o xfce e o lxde só em termos de RAM e cpu, em que só de RAM o xfce passa o lxde por 300-400mb a mais
Ubuntu nem para mim nem para tu
Deepin ou Linux Mint dão show frente ao Windows 10
É um erro as pessoas instalarem o mint… Tiras o cinnamon e meia dúzia de pacotes e o que tens é o Ubuntu. Vale mais a pena instalares o Ubuntu e o cinnamon desktop nele, quer em termos de segurança, quer de estabilidade. Isso ou largas o cinnamon e vais com o xfce.
Concordo. Fiz isto exatamente.
Há muitas vantagens em usar um sistema operativo Linux. O Ubuntu é, sem dúvida, um dos melhores. Mas nem todos os utilizadores têm conhecimentos suficientes para utilizarem os sistemas operativos Linux como utilizam o Windows. Três exemplos que ilustram as razões porque desisti do Linux. 1º – instalação de uma impressora multifunções – aquilo que qualquer um faz com o Windows torna-se um problema difícil com o Linux – para não falar dos equipamentos para os quais não existem os “drivers” necessários; 2º – utilização de aplicações que não existem nas versões para Linux – existem outras idênticas, mas não compatíveis ou existem apenas online (OneNote) – problemas de compatibilidade se utilizadas funções menos comuns (Microsoft Office), etc. 3º – Google Drive, OneDrive, essenciais para quem trabalha em equipa – voltamos à mesma questão: só online. Penso que os sistemas Linux têm que se aproximar mais do utilizador comum.
“Penso que os sistemas Linux têm que se aproximar mais do utilizador comum.”
A comunidade Linux faz o melhor possível, mas a culpa é desses serviços/empresas que referiste, elas é que têm de dar suporte ao Linux e não ao contrário.
Há muita coisa ainda por melhorar e as empresas nem sempre ajudam. Por exemplo sabe-se que dentro da Google existe o Google drive para Linux. Eles usam-no internamente. Infelizmente penso que ainda não o puseram cá fora após tantos anos.
Muito bom, o artigo, continuem o bom trabalho
Para quem tenha uma máquina recente e queira iniciar no Linux e porque não. Não há necessidade de substituir um pelo outro .
Agora se tem um PC antigo e o Windows trava e intenciona fazer uma instalação limpa do Ubuntu no PC ,não vejo que vá ter grandes mudanças a nível de rapidez .
“Vamos voltar à idade da pedra em vez do Windows 10? (7)”
Idade da pedra é usar um SO que precisa de reiniciar 10 vezes de cada vez que se faz uma actualização…
Idade da pedra?
Já usaste o Linux Mint?
Idade da pedra? Lol.
updates sem reiniciar, live patching, liberdade para mudar e instalar o que quiser e como quiser, software de código aberto que permite patches de segurança em dois três dias ao invés de meses, não necessita de anti vírus, firewall decente e robusta, quase todas as drivers instaladas por defeito + software básico para trabalhar incluindo o Firefox ao invés do edge.
Idade da pedra é esperar 40-60mins pela instalação do Windows, esperar mais 30mins que ele instalar drivers para que este funcione e depois reiniciar o PC, apenas para perceber que usas drivers de 2015. Instalação de updates enquanto jogas ou trabalhas sem a tua autorização, telemetria + Spyware, blue screens, um sistema operativo com mais buracos que um queijo suíço em termos de exploits e falhas já para não falar no tempo absurdo até a falha ser corrigida naquilo que a Microsoft chama patch Wednesday ou coisa que tal.
Idade da pedra é atentar num SO que é a mesma treta reciclada desde o 3.1 em que vão adicionado mais linhas de código no topo dum aterro sanitário ao invés de começarem do zero.
“Idade da pedra é atentar num SO que é a mesma treta reciclada desde o 3.1 em que vão adicionado mais linhas de código no topo dum aterro sanitário ao invés de começarem do zero.”
mas tu sabes o q dizes?
@Marco, faz como eu, não se perde tempo, com …
Já venho cá pouco, isto virou um “covil” de trolls nesta secção…
Ando por ali e por acolá!!
@arc: Tb ja venho pouco por cá (secção dos comentários), mas qd venho as vezes ainda vejo com cada cavadela, que é mais forte do que eu, e lá respondo.
ate parece que adivinho qd os artigos são escritos para fazer distros wars.
@Marco, forum, diste-te alguma coisa?
Hummmmm!
O artigo devia mudar de título, para evitar que esses Trolls venham para a zona de comentários espalhar o ódio ao Linux. Poderia chamar-se ” Linux não serve para nada mas vamos mostrar como funciona”. Parece-me que o artigo é de leitura facultativa, mas eles aí estão sempre a fazer questão de vincar o seu amor aos Windows e Mac OSes desta vida. Linux é uma alternativa, usa quem quer. Não me parece que em parte alguma do artigo esteja escrito que é obrigatório.
Haters gonna hate… Esse pessoal vai aparecer aqui de qualquer forma, porque são trolls e o assunto sempre é um prato cheio para tentar puxar um flamewar. O título é provocativo sim, mas eu acho que é para chamar a atenção dos leitores. Chamando a atenção dos leitores também chama-se também a atenção da trollagem, é um efeito colateral.
Esta iniciativa é de louvar. Obrigado por ajudarem a espalhar a mensagem Linux. Ou melhor GNU/Linux 😛
Eu já cá estou no Linux Mint desde 2013 e não quero outra coisa…
Safo me bem e até a patroa consegui convencer 🙂
Instala o Ubuntu com o cinnamon desktop e tens o mint. Ganhas mais em estabilidade e segurança usares o Ubuntu com o cinnamon do que o mint com o cinnamon.
Sudo apt-get install cinnamon
O Windows foi classificado neste mesmo site como sendo o melhor sistema operativo existente actualmente
no mundo. Agora, este mesmo site propõe-nos que deixemos o Windows e passemos a usar o Linux (na sua
forma mais simples que é o Ubuntu). Sinceramente, já não estou a perceber nada disto…
Alguem conhece uma ferramenta parecida ao “likewise” para ubuntu mas agora para a nova versão?
Era simples adicionar maquinas a um domínio com esta tool…
Já faltava outro post de trocar o Windows por uma disto de Linux…
Windows e Mac são fortes para desktop e usuário final. Não há dúvidas.
Mas a Microsoft tem mudado quanto a código aberto e Linux, principalmente com a saída do Steve Ballmer.
Hoje ela faz parte do Linux foundation.
Ela sabe que se tratando de Cloud o Linux é forte.
O Microsoft Azure está aí!
O Github foi comprado pela Microsoft. Plataforma de hospedagem de código-fonte.
Microsoft SQL Server e Microsoft Visual Code possuem versões nativos para Linux.
Adquiriu o Xamarin, onde é possível desenvolver aplicativos mobile para Android e IOs utilizando C#.
Todos sabemos que o BSD é superior ao Linux, ao começar pelas licenças.
Superior eu diria que não.
https://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=bsds-phoronix-14&num=1
Mas por motivos de licença, a Sony adotou o BSD no Ps4 e a Nintendo no Switch.
A Sony sabe usar a cabeça, diferente de você.
Por quê?
Vou ter problemas com licença se utilizar linux no meu pc ?