TOP 10 – Distribuições GNU/Linux em 2014 (Parte II)
Em 2014 o Pplware voltou a ser o principal canal na análise a distribuições GNU/Linux.Em plena recta final de 2014, e depois de apresentamos um TOP 6 – Distribuições Linux Alternativas em 2014, fizemos uma retrospectiva de distribuições Linux analisadas e hoje apresentamos a segunda parte (leia a parte I) do TOP 10 das mais populares e das que mais nos surpreenderam pela positiva.
Deepin 2014
O Deepin é uma distribuição Linux, baseada no Ubuntu, que apresenta uma interface bastante elegante, eficiente e simplificada que dá pelo nome de Deepin Desktop Environment (DDE) – parece um misto de Windows com MacOS. De referir que a versão anterior usava uma versão bastante personalizada do Gnome Shell.
Homepage: Deepin
Mageia 4
O Mageia é uma distribuição baseada no Mandriva, que nasceu em 2010 e que tem passado despercebida em Portugal. Relativamente a aplicações, o Mageia 4 vem com o Libreoffice 4.1.3.2 para produtividade, Firefox como browser por omissão, Empathy com cliente IM, Shotwell como gestor de fotografias, Gimp para imagem, Gparted para partições, etc.
Homepage: Mageia 4
ZorinOS
Zorin OS é talvez a distribuição mais parecida ao Windows, muito por causa do seu visual e menu iniciar muito idêntico ao Windows 7.
Uma das grandes diferenças entre Zorin OS e outras distribuições é a opção de escolha entre Ambientes de Trabalho. “Zorin Look Changer” permite alternar entre um Design ao estilo de Windows 7, Windows XP e GNOME 2.
Homepage: ZorinOS
Bodhi
O Bodhi Linux é um pequeno mas potente sistema operativo, que pode ser personalizado de acordo com as necessidades de cada utilizador. O Bodhi Linux é uma semi-rolling distro baseado no Ubuntu e vem com um conjunto de ferramentas pré-instaladas como por exemplo o Midori, LXTerminal, PCManFM, Leafpad ou o Synaptic.
Homepage: Bodhi
Kali
O Kali Linux é uma distribuição Linux out-of-box, baseada em Debian, que possui um conjunto de ferramentas ideais para realizar auditorias de segurança, computação forense, testes aos níveis de segurança, testes de penetração, hacking, entre outros.
Homepage: Kali
E é esta a nossa selecção de distribuições Linux para o ano de 2014. Para 2015 prometemos continuar a trazer até todos os nossos leitores o melhor desta área e estamos convictos que o mundo Linux vai crescer bastante com a “nova” internet da coisas…afinal os mini PC’s têm na sua maioria um GNU/Linux como SO.
Este artigo tem mais de um ano
Das aqui apresentadas só experimentei a Zorin 9 Core. Gostei imenso mas aquele azul bebé é que não gostei muito e os outros 2 temas demasiado escuros de resto nada a apontar…
fã do Mageia aqui, old habits die hard. é uma distro com um passado bem grande deixou de ser um spin off da red hat para ter vida própria.
ha muito que deixou…
Mas essa distro apenas ha uns anitos existe, como mageia…
Porque os Russos da ROSA compraram parte da Mandriva(Mandrake+conectiva).
Durante algum tempo Mandriva não teve uma versão comunitaria..acho até que só depois de surgir o mageia é que Mandriva começou a ter uma versão comunitária, mas deficitária..
A única que experimentei foi Mandriva, e na altura, tinha a melhor performance do mercado na minha máquina 😉
Hoje o Mageia não sei como está, mas calculo que seja muito baseado em kde?
cmps
sim há mt q deixou de ser.
A Mandriva não tinha versão comunitária mas tinha versão free. Foi um dos males qd os franceses tomaram conta do Mandrake tentaram fazer do Mandrake uma distro empresarial, mas passado pouco tempo viram que tinham de ter uma versão free.
sempre teve bom desempenho, era um pouco mal vista pq era pouco geek e tb pq as vezes dava barraca nas atualizações.
foi das primeiras a compilar os pacotes para i686.
+1
pois foi, e notava-se a diferença… 😉
O sistema era mais “fluido”.
Hoje em dia quase ninguém o faz, a desculpa do ubuntu por exemplo é de que a diferença em performance versus, o trabalho que dá, não vale a pena…
Mas eu discordo deles…hoje em dia do meu ponto de vista já não faz sentido ter o SO principal compilado para i386..na pior das hipotses i586.
Eu sei que apesar de ser compilado para i386, eles agilizam a coisa, e a palavra genéric, é porque não é uma compilação standard, mas de qq forma, não é a mesma coisa!
Falta Sabayon, Calculate Linux baseado em Gentoo
A melhor em design e desempenho é o ChaletOS, é baseado no Xubuntu 14.04.2 LTS.
Já instalei e testei num antigo notebook Fujitsu Esprimo Mobile dual core 1,6 Ghz 2 MB (Versão amd64)
E num FX6300 AMD 6 core 32 GB Ram Nvidia 1 GB e HD 500 GB Sata III
Funciona muito bem em qualquer dos dois e o look é muito cuidado