PplWare Mobile

Linux Deepin 2014 – Um Ubuntu simplesmente fantástico


Autor: Pedro Pinto


  1. Jorge says:

    Eu gostava de experimentar Linux, mas quando olho e vejo que há 1001 distribuições perto logo a pica LOL

    Esta ao ser de origem chinesa é de fiar?
    Uma das coisas que me preocupa é que as distribuições de Linux podem conter código malicioso e roubar informação, ou se uma plataforma para ataques de DoS e nós não sabemos.

    Outra coisa que me preocupa é a compatibilidade com o hardware que tenho…. hoje em dia o Linux já reconhece e trás drivers para tudo ? Eu estou com Windows 8.1 e apenas instalo os drivers da nVIDIA para a gráfica.

    • Só um gajo says:

      Em princípio será de fiar. No entanto, se há medo de ataques de phishing, e se queres realmente ter uma distribuição de confiaça, utiliza uma distribuição mais mainstream tipo o Fedora, o Ubuntu, o SuSe, etc.
      No que toca a drivers, dependendo do modelo do computador poderão haver alguns problemas, mas nada que não se resolva. no meu portátil a única coisa que instalo para ter o PC operacional, após uma instalação nova, é o Bumblebee para ter suporte ao Optimus da Nvidia, mais nada. Aliás quando formato o meu PC e isntalo Linux em meia hora consigo instalar tudo e ter o sistema operacional com aquilo que necessito para trabalhar. Quando instalava o Windows, no mesmo PC, demorava mais de 1 hora.

      Há um período de habituação. Porque não instalas uma máquina virtual, podes utilizar o VirtualBox, e experimentas umas ditribuições? Assim consegues aprender a mexer na coisa e a decidir-te por uma distribuição apra instalar de forma nativa. 🙂

      • Bruno Butzke says:

        Brother, você se preocupa com distros que podem conter código malicioso e pode roubar informações, e você consegue confiar na Microsoft?

        • JULIUS FORTES says:

          hAHAHAHAHAHAHAHA. Essa é uma pura verdade.

        • ALANIS says:

          O Bruno para usuários avançados, porém, que não precisam preocupar-se em trabalhos que demanda a transação de valores, DINHEIRO, o Linux é um paraíso.
          Inclusive pode instalar jogos como GTA San Andreas ettc…
          No entanto para uma pessoa que usa o computador para fins profissionais e de movimentação bancária pense um pouco, ou seja:

          Se acontecer algum desvio bancário ou roubo de dados bancários e você estiver usando LINUX, qual empresa e qual pessoa você vai processar para reaver seus valores???

          Agora se você esstiver usando Windows ou outros softwares pagos você tem a quem processar e inclusive recorrer aos tribunais.

          Sou graduada em direito e formada em técnico de informática e percebo que as pessoas estão muito inocentes a cada dia sem observar os perigos que as ronda.

          Quando você por necessidade vender sua casa colocar o dinheiro no banco e de um dia para o outro acessar sua conta e não tiver nada lá, além de você virar um sem casa se voce tiver usando o Linux qual empresa ou empresário você vai processar???

          a VIDA É um pouquinho mais séria do que apenas usar computador.
          Quando envolvemos responsabilidades maiores e de adulto ai sim entendemos que o poço é mais fundo.

          Aliás, muita gente usa o Ubuntu sem anti vírus e firewall e acredita que existe sistema que não pega vírus. O GENTE INOCENTE.

    • Nuno José Almeida says:

      “Uma das coisas que me preocupa é que as distribuições de Linux podem conter código malicioso e roubar informação, ou se uma plataforma para ataques de DoS e nós não sabemos.”

      Essa é uma das vantagens do opensource sabes o que que lá está.

      “Outra coisa que me preocupa é a compatibilidade com o hardware que tenho…. hoje em dia o Linux já reconhece e trás drivers para tudo ? Eu estou com Windows 8.1 e apenas instalo os drivers da nVIDIA para a gráfica.”

      Então continua atrás do linux basta instalar que deverá funcionar, não direi a 100% porque há sempre uns portáteis com umas falhas.

    • jorjao says:

      Código malicioso todas podem ter, ou não?? Até hoje foi coisa que nunca se ouviu falar.

      Para saberes da compatibilidade nada como testares a distribuição que quiseres através de uma pen usb (há aqui muitos tutoriais sobre isso) e logo ficas a saber.
      Convém começares com distribuições que sejam mais amigáveis dos principiantes em linux, para não ficares dececionado.

    • Norberto Vale says:

      Também tive esse receio e também me senti perdido quando comecei a dar os primeiros passos com linux há muitos anos atrás. Nos dias de hoje, tudo é mais fácil. Existem distribuições para iniciados, e bastante documentação na internet para tirar dúvidas. O meu conselho vai para que comece a usar Ubuntu. É das distribuições mais fáceis e com bom suporte de hardware. Basta fazer download no site, gravar num DVD, e experimentar em modo live, não precisando de instalar no disco do computador. Esta opção é mais lenta, mas não corre o risco de andar a instalar/desinstalar sistemas no disco com o risco de fazer alguma asneira, uma vez que não tem experiência. Se o hardware for antigo, pode também experimentar um derivado oficial do Ubuntu, o Xubuntu por exemplo, muito mais leve com o mesmo suporte do Ubuntu. Não recomendo derivados não oficiais! Por vezes tem problemas de estabilidade, o que para um iniciado será logo uma desilusão.

    • Nuno Vieira says:

      “Esta ao ser de origem chinesa é de fiar?”

      E se for de origem Americana já é de fiar? Bem me parecia!…

      “Uma das coisas que me preocupa é que as distribuições de Linux podem conter código malicioso e roubar informação, ou se uma plataforma para ataques de DoS e nós não sabemos.”

      Estás errado. Os SO de código fechado é que podem ter software malicioso a roubar informação sem tu nunca saberes porque o código fonte tal como o nome diz é fechado e não tens acesso a ele. Isto é um problema que básicamente não afecta o software livre.

  2. Roberto says:

    Eu sei que pode parecer um bocado básico, mas como posso instalar o deepin em simultâneo do Windows??
    E ao fazer isto o pc não ficará sub-carregado?

  3. says:

    O queres dizer é sobrecarregar e não sub, penso eu de que…

  4. BR says:

    pelas imagens parece muito bonita
    mas funciona bem?
    ou e como aquele elemantary, cheio de bugs?

    fico a espera da review desta distro

    • Pedro Pinto says:

      Até agora tem sido fantástica. Estou a gostar

    • Luiz Peterli says:

      Meu brother, estou usando ele a duas semanas, e não tenho nada a questionar, rápido, prático, e extremamente bonito. A única coisa que eu tenho a questionar é que ele só reconhece o áudio pela HDMI da minha televisão, se eu reiniciar o sistema com o cabo HDMI já plugado no notebook, para voltar para a saída de áudio normal do notebook, eu preciso reiniciar o aparelho sem a conexão HDMI. e mesmo assim eu estou apaixonado pela distro!

  5. Shynkendo says:

    Boas, o único senão que vejo é a falta do pt_PT,embora se consiga definir o teclado para pt_PT mas depois falta o resto,senão já seria a minha distro .

  6. Shynkendo says:

    Já agora,alguém sabe o que se passa com a Distrowatch?
    desde ontem que não consigo entrar.

    • Alvaro Costa says:

      o site http://distrowatch.org/ abre perfeitamente

    • irlm says:

      fonte:
      As many of you noticed, the distrowatch.com domain name was suspended by the domain’s registrar, Doteasy, last Sunday. I don’t want to go into details about what exactly happened as it’s a long and boring story. Suffice to say that I feel grossly aggrieved by the series of greedy and even malicious actions taken by Doteasy and as soon as I get this sorted out, I will be looking into transferring the distrowatch.com domain name to another registrar. If any of you have a recommendation for a good registrar (preferably with customer support personnel that is competent), please let me know in the comments section below or send me an email to distrowatch@yandex.ru (the distrowatch.com mail service has also been suspended by Doteasy).

  7. Antonio Roque says:

    o que retem de testar esta “distro” chinesa é simplemente , tenho seria, seria duvidas que não traga “spyware” ou pior …

    em termos de segurança deve uma lista Infindável de backdoors …

  8. Francisco says:

    Que distribuição Linux recomendam para um notebook dual core com apenas 2gb de ram e que seja em PT? Cáixa Mágica 21?

  9. Bpanther says:

    Francisco, eu recomendava o elementary OS:http://elementaryos.org/

    • Francisco says:

      Nunca usei Linux, mas pelo menos esse elementary OS parece muito complicado para instalar coisas, ter de recorrer sempre a comandos, não sei se é tudo assim , mas não era bem o que esperava

  10. Bpanther says:

    Estou a aguardar pelo novo elementary os 0.3 (freya)
    https://www.youtube.com/watch?v=mzSPGkOyzW8

  11. Marco Teixeira says:

    Versão chinesa, a sério? Prefiro mandar a minha info para a eneésseá…..

  12. Carlos says:

    Boas. Tenho windows e gostaria de experimentar este, alguém explica como se instala ? mas sem virtualbox, queria mesmo ficar só com este no computador.

  13. delaorden says:

    hahaha, beleza, gostei do artigo….achei engraçado o seguinte: “….a distribuição é chinesa….a sensação é de liberdade.” LOL

  14. Bruno says:

    Boas.
    Tenho testado esta nova distribuição Linux e é realmente “Eye Candy” no entanto, não possui um gestor de hardware como no ubuntu que procura automaticamente as drivers da grafica.
    Tentei instalar manualmente pelo terminal e nao consigo devido a ter o “noveau kernel” no sistema.
    Alguem sabe como instalar um hardware manager nesta distro ou desativar o noveau kernel para poder instalar as drivers manualmente?

    Cumps

  15. Maxfyre says:

    Alguém sabe como instalar o deepin 2014 em dual boot com o windows 8.1?
    Ja tenho o windows instalação e uma partição de 20GB não atribuida.

    • joana says:

      Não aconselho, a não ser que não se importe de formatar a máquina 3 ou 4 vezes, a instalação ten de ser feita num modo diferente (eifi)diz-lhe alguma coisa?se não não tente fazer dual boot, no final da instalação só vai aparecer o Deepin, e não há como arranjar o grub, ou mbr, a ver se alguem se lembra de fazer um passo a passo e ai, talvez se consiga.

    • Bruno says:

      Acabei de instalar o deepin em dualboot com o w8.1. Instalção sem espinhas. .. o primeiro boot entro no deepin, mas basta abrir o control center e abrir o boot menu .de seguida. Depoia é só personalizar o boot menu e reiniciar o pc. Pronto ja está!!

      • Rafael Campos says:

        Já tentei instalar o deepin no desktop…..via dvd e via pendrive mas a tela fica parada no texto iso linux… blá blá blá.

        placa mãe M2N68-AM-SE2

  16. Rafael Campos says:

    A conexão wi-fi no Deepin não é tão eficaz quanto em outras distros. atualizações e/ou instalações que são ligeiras no xubuntu por exemplo no deepin demoram demais. ( chegam até a falhar)

    Há como melhorar isso ?

  17. Rafael Campos says:

    Linux Deepin é um liiiiiiiiiixoooooooooooo!! igual o Baidu..

  18. Rafael Campos says:

    Outro lixo é o Manjaro….. bonitinho., ideologia boa na teoria., mas só para instalar um aplicativo demora 1000 horas., o pipelight então nem se fala. fora erros e mais erros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.