Linux ou Windows 11? Qual dos sistemas tem melhor desempenho nos dias de hoje?
Ao longo dos anos as comparações entre o Linux e o Windows 11 e outras versões têm acontecido de forma recorrente, com resultados mistos e sem haver um vencedor claro. Com as novas versões do Windows, com cada mais utilizadores, é normal que estas se repitam.
A mais recente colocou o Windows 11 frente ao Ubuntu e ao Clear Linux para comparar o desempenho. Os resultados finais são interessantes, mas certamente vão deixar muitos utilizadores admirados com as diferenças obtidas.
Não é nova a comparação do Windows 11 com a concorrência Linux, nas suas várias distribuições. Estas avaliações têm acontecido de forma recorrente e sempre com o objetivo de avaliar como o novo sistema da Microsoft se comporta face aos restantes sistemas.
O sistema de análise seguido foi o mesmo que nas comparações anteriores, tendo sido realizado pelo site Phoronix, responsável por outros testes anteriores. As distribuições escolhidas para enfrentar o Windows 11 fora o Ubuntu 22.04 LTS, o Ubuntu 22.04 LTS com o kernel 5.18 e o Clear Linux 36580.
Em termos de hardware foi também usado um sistema padrão composto por vários elementos conhecidos. Falamos de um processador Intel Core i9 12900K, uma motherboard ASUS ROG STRIX Z690-E GAMING WiFi, 2 pentes de memória de 16 GB DDR5-6000, um SSD NVMe de 500GB WD_BLACK SN850 e uma GPU Radeon RX 6800 XT.
Como pode ser visto nas imagens anteriores, o Windows 11 Pro esteve sempre abaixo dos restantes sistemas nos testes. As diferenças são muitas vezes pequenas, mas suficientes para que o sistema da Microsoft fique atrás do Linux.
Ainda assim, no resultado geral dos testes, o Windows acabou por ficar abaixo da sua concorrência direta no universo Linux. A diferença não é substancial e mostra que o sistema da Microsoft tem melhorado ao longo dos meses e a cada nova atualização lançada.
Menos positivo é ver que a última análise do género tinha colocado o Windows 11 acima do que o Linux oferecia aos utilizadores. Foi numa especificação concreta de hardware, mas que se esperava menos positiva. Os números agora apresentados contrariam estes resultados.
Este artigo tem mais de um ano
Como é que um sistema operativo user friendly, como é o Windows, onde tudo bem pré configurado para ser exactamente isso, user friendly, pode ter mais desempenho em qualquer tarefa?
O Linux é o oposto, em que tudo é configurável, em que o utilizador é convidado a configurar tudo a gosto, optimizar tudo.
Portanto, é praticamente impossível o Windows ter melhor performance seja no que for.
E isso é aplicado ao MacOS, que aqui todos adoram no Pplware.
No geral, num gráfico de 2 eixos em que um é o “nível de user friendly” e o outro será nível possível de optimização, não é possível estar no quarto quadrante, ou seja, não é possível ser altamente optimizado e muito user friendly.
Disse quarto quadrante, em vez de primeiro quadrante.
Disseste tudo, na minha opinião.
Já usei Linux durante um tempo, e foi uma experiência muito interessante. Infelizmente a minha versão não era muito estável, e não disponho de conhecimentos suficientes em SO.
A sensação que tive foi de “sossego”. O Windows, que utilizo, tem muitos processos a correr em back, que me apetecia desligar, mas receio que o todo fique instável. Para “music server” num sistema HI-FI otimizado, produz muito “ruído”, a menos que se saiba desligá-los, sabendo o que se está a fazer.
Linux é ligeiramente mais eficiente mas é mais feio e menos intuitivo que o Windows 11, pelo que vou continuar com o W11
Certo, cada um com as suas necessidades. Já eu, não vou sequer experimentar o W11, e vou substituir o W10 pelo Mint.
Boa escolha…
Fiz isso e estou adorando. Cada dia uma surpresa boa na minha “migração”.
Mais feio?? É uma questão perder um bocado de tempo e fazer umas pesquisas e põe o linux como uma réplica do win11 ou até MacOS. Agora se não quer perder tempo ou não tem conhecimentos para tal é outra coisa.
Eu só não uso mais Linux porque algumas aplicações que preciso para trabalhar não há para linux e com o wine não funcionam corretamente.
Mas esse sempre foi e sempre será o problema do linux, incompatibilidade com muitas aplicações do mundo Windows.
Acredito que cada um deve usar um sistema que melhor se adapte ao seu trabalho, no meu caso Windows e até um MACos serviria, já linux é impensável.
A incompatibilidade é fácil de contornar com a versão mais recente do wine. A cada versão do wine o numero de aplicações incompatíveis diminui.
Depende da distribuição. O Linux é mil vezes mais configurável no que à interface gráfica diz respeito. Pode personalizar de mil e uma maneiras e dar o aspecto visual que entender e gostar. Eu por exemplo uso o Linux Mint 20.3 Una, que por padrão é negro e com aspecto minimalista e simplista e em poucos minutos consigo por exemplo dar o aspecto gráfico do Windows 10 ou 11 ou mesmo o Mac OSX BigSur ou outros. Como gosto do aspecto do Windows 11 mas aprecio mais a estabilidade e perfomance do Linux, não hesito na escolha. Quanto a jogos também já se consegue jogar na plataforma Steam e em termos de aplicação Office, o Libre Office satisfaz bastante as necessidades de escritório ou domésticas, sendo possível configurar para guardar todos os documentos no formato Word docx/Excell xlsx/e apresentação pptx. Tal como o Citroen 2 CV, Antivírus não precisa e manutenção nem falar…
Como eu passo horas a ver/admirar a beleza do meu SO, coloquei um naprom por cima do iMac com uma jarra de flores, como a minha avó fazia com a televisão …
Um SO não precisa de ser bonito, tem de ser rápido e funcional, porque a maior parte do tempo é usado para correr outras aplicações com as quais trabalhamos/jogamos, pelo que o tempo que passamos a admirar as cores/temas do SO é muito reduzido.
No meu primeiro trabalho uma senhora fez isso. Jarra com uma rosa em cima de um terminal (compatível vt100 da digital). Ardeu e tudo quando a jarra tombou.
Essa pergunta nem se devia colocar. Indiscutivelmente linux tem melhor desempenho. E ser bonito ou feio ? Tu e que escolhes como vai ser. Softwares compativeis ? Ha softwares similares, e outros que podem ser usados atraves do wine, no entanto reconheco que alguns softwares mais especificos nao se encontram em linux, mas tambem isso acontece porque as empresas nao apostam forte no linux, e podiam muito bem fazer isso, so nao o fazem por preguica e investimento. Depois o resultado disso sao ransonware que ocorrem nalgumas empresas, assim e melhor para as empresas de facto.
GNU/Linux é feio (só 1 exemplo. há muitos mais) https://www.youtube.com/watch?v=06i8m8JD7NA
Já agora, não falam na segurança do OS ?? https://news.itsfoss.com/reasons-ubuntu-22-04-secure/
PPLWare, quando respondes aos 2 emails que vos enviei ?? (já fez 1 mês e a vossa empresa não dá resposta 🙁
ps: seguindo a mesma ideia do site, partilho links em vez de desenvolver 🙂
acho que todos temos razão, o windows pode ser mais fácil e simples de usar, o linux pode ser mais eficiente e rápido, tudo é possível!
só falta acrescentar um ou dois pontos:
– tenho tempo disponível para aprender a configurar e tornar mais eficiente o linux? vou tirar tempo do trabalho ou convivio familia para ter um SO um pouco mais rápido? hmmmmm
– tenho conhecimentos para o fazer? ou voltamos ao mesmo, tenho tempo para aprender a faze-lo?
cada um opta por aquela que poderá ser para si a melhor solução Custo Vs Beneficio!
se te referes a administração GNU/Linux ai tens que ter tempo e interesse sem duvida. Depois de arranjares emprego na área ai perdes a família ehehh
se te referes a um mero desktop (podes não ter esse conhecimento sem problema) é muito mais fácil a sua utilização que windows.Desde a instalação do OS, ate instalar apps (procuras na store e 1 click instalas. não ha exes não ha cracks), passando pelas comunidades e terminando nos updates. Tudo mais simples que .. windows 🙂 Uso ambos, logo posso comparar né? 😉
O grande e maior problema é que somos “obrigados” a usar windows, basta se comprar um laptop novo e tem logo la o windows agarrado. Recentemente um amigo meu comprou um laptop e quis colocar o linux, imaginem la aos pontos que isto chega, existem laptops em que o hardware nao funciona sequer, como é o caso das ventoinhas internas, em Windows nao deixam o laptop aquecer, em linux, nem se mexem e claro o laptop ate sem nada fazer, fica quente. É assim, a maioria das pessoas tem de ter a força o windows.
Realmente os fabricantes de hardware não disponibilizam ou drivers para outras plataformas (senão windows) e não havendo drivers open source, torna-se mais difícil. Contudo não esquecer duas situações. Primeiro o kernel de linux esta em constante desenvolvimento (suportando mais hardware que a versão windows por ex) e a comunidade. Por vezes o driver e desenvolvido pelos próprios utilizadores (as comunidades são fantásticas.
Qual o modelo do portátil em questão ? Deve ser algo muito especifico de certo caso contrario teria suporte.
Asus FX506HE. Não digo que seja impossivel, mas é algo em que o utilizador comum nao irá conseguir resolver, caso se queira iniciar no Linux e acredito que outros modelos e marcas de portateis estejam pelo mesmo, tudo feito para ser sempre o windows a ser usado.
Como em cima referi GNU/Linux é mesmo assim. Caso o fabricante não forneça drivers temos sempre as alternativas de novo kernel ou da comunidade. Neste caso a comunidade desenvolveu 🙂 https://github.com/dominiksalvet/asus-fan-control
Contudo há que lembrar que por vezes não “compensa” instalar GNU/Linux em maquinas novas (por ex. gráfica NVIDIA) quando o proposito e jogar jogos (sendo eles desenvolvidos para windows).
Existe uma grande falta de informação por parte das pessoas e cria-se sempre a discussão entre o BEM e o MAL, e supostamente não deveria de assim o ser.
Windows tem muitas coisas boas tal como GNU/Linux. Cada “macaco” no seu galho 🙂
Para o hardware que uso windows seria impossível 🙂 GNU/Linux da-me o que procuro 🙂
Descobri outro: aur/faustus-dkms-git 0.2-2 (+2 0.70) Experimental unofficial Linux platform driver module for ASUS TUF Gaming series laptops.
Nota: O utilizador comum de GNU/Linux precisa de ir a store, procurar e click no instalar (demora 30 seg.) 🙂
Vou averiguar para ver se é realmente alternativa ou não. Obrigado
Sem duvida que é uma alternativa contudo não me pareça que seja isso que o teu amigo procure LOL
Basta falar de privacidade. Se não me engano 99% das pessoas não se importa que a MS use os dados em beneficio próprio.
E comprar laptops que facilitem mais o uso de linux mas de facto o que se tem visto e cada vez o cerco aperta mais, e depois temos governos que permitem tudo isto, nao dao liberdade de escolha as pessoas. A Microsoft por onde toca so sai borrada e muito adora fazer a vida negra as pessoas. E por isso que o windows tem sucesso, nao e por ser melhor. Ja vem agarrado no hardware e mais uma percentagem de vendas que adquire.
Por vezes torna-se mais dispendioso comprar 1 determinado equipamento do que comprar 1 mais “comercial”. Compreendo perfeitamente que as pessoas optem por 1 sistema operativo onde existe menos control do que se faz (a nível de hardware ou a nível de partilha de informações privadas).
Como costumo dizer cada OS no seu galho 🙂
Não esquecer que GNU/Linux é o sistema operativo mais usado na gama de Servidores. E ai sim, é o melhor 🙂
Espera por portáteis com as novas AMD Radeon™ 680M ai vai valer a pena 🙂
Por acaso gostava de usar Linux no meu portátil mas fico receoso de lixar a partição de recuperação que deve ter. Caso necessitasse de voltar a instalar o Windows e não conseguir voltar a instalar por casua da chave de registo.
Tenho este portátil -> https://www.kuantokusta.pt/p/190458/lenovo-ideapad-s340-15api-439-156-amd-r3-3200u-4gb-128gb-ssd-w10-81nc00a1pg
Trazia de origem o Windows 10 Home e está a correr o Windows 11 agora.
Isto com o Mint Cinnamon deve voar… 😀 😀 😀 😀 😀
O Big Linux é uma distribuição que deixa as outras para traz. Tem sistema de arquivos BTRFS e só instala em UEFI efi/gpt. Tem quase tudo que se precisar inclusive drive para todas as impressoras, aplicativos e jogos para todos os gostos e sabores kkkkk.
Uso co dual boot com windows 10 e, em outro pc como única padrão. Muitos bonita, rápida, fluente e segura.
Já vem com os repositórios AUR, SNAP é só habilitar.
Recomendo.
A então eu sou muito azarado, pois estou no Big Linux e Windows 10, o Windows 10 faz 420pts de Basemark e o Big Linux perde com menos 100pts totalizando somente 309… e assim sempre fui, nunca senti nenhuma fluidez em nenhuma distro Linux. A verdade seja dita, o feio pode parecer rápido, mas o Windows é lindo e ainda assim muito bem otimizado.