Gosta do Windows e do macOS? Então troque-os pelo Linux Deepin (9)
Depois da nossa rubrica de 10 tutoriais sobre o Linux Manjaro e de um conjunto de artigos com o tema “Farto do Windows? O Linux Mint 18 tem tudo o que precisa“, o nosso próximo desafio é apresentar o Linux Deepin.
Esta distribuição, que reúne características do Windows e do macOS, tem vindo a evoluir significativamente e é hoje um sistema estável para uma escolha acertada. Vamos conhecer melhor esta distribuição.
Quase na reta final de mais uma rubrica sobre uma distribuição Linux, hoje vamos explorar o gestor de ficheiros do Deepin (Deepin File Manager). Como se pode ver pela imagem seguinte, a interface do gestor de ficheiros é bastante simples mas muito bem organizada.
Além de podermos ver todos os ficheiros e diretórios do sistema de ficheiros, podemos ainda ter acesso aos Computadores na LAN e até abrir diretamente uma determinada pasta no terminal.
Infelizmente o Linux Deepin não traz uma boa ferramenta para gestão de discos. No entanto podem pesquisar na loja de aplicações por Disks.
Esta app funciona como um gestor do disco. É possível formatar o disco, criar uma imagem do disco, restaurar imagem, analisar o desempenho do disco, etc.
Por hoje é tudo. Não esquecer que estes artigos são para iniciantes do mundo Linux.O download desta distribuição pode ser feito aqui.
O Deepin é uma distribuição Linux, agora baseada no Debian Unstable, que vem com um ambiente gráfico bastante elegante, eficiente e simplificado que dá pelo nome de Deepin Desktop Environment (DDE) – parece um misto de Windows com MacOS.
Outros Tutoriais - Deepin
- Linux Deepin (1) – Apresentação geral do Sistema
- Linux Deepin (2) – Instalação do sistema
- Linux Deepin (3) – Centro de Controlo
- Linux Deepin (4) – Personalizar o Sistemav
- Linux Deepin (5) – Ferramentas nativas do Linux Deepin
- Linux Deepin (6) – WPS Suite
- Linux Deepin (7) – Ferramentas nativas (parte 2)
- Linux Deepin (8) –Deepin Store
Este artigo tem mais de um ano
Decidi experimentar o Deepin numa espécie de Netbook que tenho aqui e correu muito melhor do que quando experimentei o Ubuntu
O computador é um Acer V5-122P (AMD A6-1450 com 6 GB RAM e disco SSD) … este computador arrasta-se com o windows 10, arrasta-se com o Ubuntu mas com o Deepin fica muito fluido, tal como quando tinha o Windows 7 ou o Windows 8
Outras coisas que gostei bastante no Deepin, em comparação com o Ubuntu, foi
– trazer o WPS Office instalado, que é bastante similar ao Microsoft Office (em termos de aspecto e para a utilização que lhe dou). Tentei instalar o WPS Office no Ubuntu, através do ficheiro de instalação e através do terminal e não consegui instalar de nenhuma das maneiras…
– consegui instalar a impressora de rede em poucos minutos… com o ubuntu não consegui.
– vem com o Google Chrome instalado, em vez do Firefox (pessoalmente, gosto mais)
– a loja de aplicações do Deepin funcionou sem erros no meu computador, ao contrário da loja do Ubuntu, que apresentava erros de ligação com muita frequência
– a loja de aplicações do Deepin tem uma navegação muito mais intuitiva
– No Deepin é facil personalizar a barra de tarefas para ficar com o aspecto do Windows. Quem usa windows no dia a dia, vai notar pouca diferença
Ponto negativo
Não consegui colocar o computador com dual boot (Deepin e Windows 7 / 8).
Com o ubuntu, conseguia instalar o Ubuntu e o Windows 7 ou 8, sem problema, instalados em partições diferentes.
Com o Deepin, se já tinha o Windows 7 ou 8 instalado, perdia o windows 7 ou 8, assim que instalasse o Deepin e vice versa… Deepin e Windows “matam-se” um ao outro…
O Deepin também me surpreendeu positivamente em todos os aspectos. Consegui fazer dual boot com o Windows 10 que já estava instalado.
Os dois sistemas funcionam perfeitamente.
Experimenta o Zorin OS / Peppermint é uma boa alternativa ao Deepin
A generalidade das distros Linux, o Deepin não é excepção, reconhecem o Windows 7/8/10 pré-instalado e reservam-lhe uma linha no menu inicial de “boot”, ou seja, não é uma incompatibilidade do Deepin. Aliás, as distros Linux são muito mais amigáveis dos sistemas pré-existentes do que a inversa, possibilitando o “dual boot” sem problema algum.
Possíveis soluções para o “dual boot” :
– Durante a instalação do Deepin , nas opções de “mount” escolher apenas e só “/” como “mounting point” dispensando partições adicionais ( p.e. swap )
– na Bios desligar o “secure boot” se esta opção existir
( pode haver mais soluções )
A propósito do WPS, sem dúvida alguma que é o mais parecido e compatível com o MS Office.
Porém, num portátil novo de um familiar que me foi dado a “artilhar” onde o WPS vinha pré-instalado como “bloatware”, reparei que o WPS assim como o software Nvidia era os campeões de ligações para o exterior sem solicitação alguma ou conhecimento do utilizador, rivalizando até com as ligações do Windows 10. Fica o alerta.
Penso que, como alternativa à inquestionável referência do mercado que é o MS Office, o LibreOffice é muito mais completo que o WPS, contando com plugins de dicionário, ortografia e hifenização adequados à língua portuguesa, com e sem acordo ortográfico, coisa em que o WPS é falho. Além disso possui funcionalidades que nem sequer existem no MS Office ( a inversa também é verdadeira ).
dicas para o Deepin :
– Se gostar de Wallpapers em slideshows e acrescentar aqueles que desejar, instale o pacote “variety” disponível na Loja;
– O Deepin vem também com uma licença do software “Crossover”, superior ao “Wine” para correr aplicações Windows.
Cumps.
Esta pergunta já mete nojo de tantas vezes que aparece!
– Gosta do Windows?
– Gosto
– Então troque por “não sei o quê”!
Acham que tem alguma lógica?
É tudo uma questão de português técnico…
Se me perguntassem se eu gosto da minha mulher… sim, gosto…
Se me perguntassem se eu a queria trocar por uma top model, milionária e ninfomaníaca…
…
…
…
…
… ficava a pensar… 😀
Conheci o Deepin através destas rubricas, instalei num PC que tinha por aqui encostado e gostei!
Tenho atualmente um computador com o Windows e tenho outro computador com o Deepin… antes do Deepin, experimentei o Ubuntu, que também conheci através de rubricas anteriores…
Já dizia um anúncio televisivo… “não negue à partida uma ciência que desconhece”
Haha, exato, se ele gosta de tais sistema, porque deveria troca-lo?
Você gosta de iPhone? Entao troque por JM Android! …WTF, SERIOUS?
Agora é fazer mais artigos destes, com o tempo o nojo vai desaparecendo é assim que se combate o “nojo” insistindo e insistindo até não aguentarem mais, o nojo vai-se embora num instante. Demora algum tempo até receberem aquele click de que “o título é meramente indicativo, e cada um faz como quer e bem apetecer” o que interessa é o conteúdo.
Para malta como tu, eu tenho bom remédio sempre que vejo alguem a reclamar. Faço e continuo a fazer, até receberem aquele click de que “os comentários negativos não lhe afectam! Já lhes mandei tantos e mesmo assim continuam”
É tipo o jogo do WHAC-A-MOLE
Possivelmente você tem mal de “Ballmer”
É com imenso prazer que venho a acompanhar alguns textos do Pplware, sobre a temática linux, dirigidos a iniciantes como eu, mas, começa a cansar, sempre ou quase sempre a instalação é com os mesmos procedimentos, mais coisa menos coisa e a ser assim está tudo visto e começa a deixar de ter interesse ler, basta pesquisar para trás, que está tudo no Pplware.
A continuar assim, e no penso eu de que, também, utilizadores iniciantes vão continuar a serem isso mesmo, iniciantes, pois se existe falta de nos poderem explicar outros ensinamentos, não sairemos mais do ensino básico.
Eu como iniciante, não pretendo tirar um doutoramento em linux, aliás quem sabe um dia, mas convenhamos, será que existe falta de matéria que nos possam oferecer, fora do que vem sendo apresentado, é que se não é deepin, é manjaro, é mint, é ubuntu, etc., e que faça ganhar ainda mais animo para continuar aprendendo?
Será que existe matéria para fazer ao menos todo o ensino secundário?
Desculpem, eu pesco pouco de linux como disse, mas se o linux é tudo isto, OK.
Bons trabalhos a todos
Com tanto tutorial no Youtube como é que queres sair do “iniciante” se nem te das ao trabalho de “iniciar” uma pesquisa mais profunda no Youtube, Google, Blogs e Foruns? Ai sim aprenderias.
Não vais passar do nível “iniciante” enquanto não tomares iniciativa, estas a espera que os outros tomem por ti, em vez de tu tomares por ti próprio.
Sinceramente nem sei o que dizer, é sem duvida um comentário sem “nexo”. Se és iniciante mais uma razão para saberes como pesquisar, como aprender mais.
O Youtube é uma enciclopedia, e mais não digo. Nivel “iniciante” vais ficar sempre ai se nem pesquisares sabes…
Muito agradecido pelo seu comentario. Já vi que tem o perfeito domino do linux.
Assim, vou seguir o seus sabios conselhos de um Professor Jubilado como o Spoky.
Alguém sabe se é compatível com o surface pro?
Sim, é
Porque todas as semanas tem artigo a dizer para mudar para Linux? Não consigo perceber porque forçam tanto.
Forçar? Não, aqui é sugerir, até porque cada um escolhe as suas alternativas. Outra coisa é poder usar mais que um sem ser necessário deixar de usar ou gostar outro qualquer. Não percebo esta reação quando o saber não ocupa lugar.
Não clique na guia “Linux”, simples não acha ?
Olá
Já experimentei várias distros, a primeira foi a Ubuntu 10.04, na altura instalei-o por troca do Windows Vista (sem pestanejar).
Desde então já testei num Portátil modesto distro como o Elementary, Peppermint o Zorin o LXDE o, aliás ainda tenho o magalhães da minha filha com Lubuntu no disco e SD card com Peppermint, dual boot , funciona mas neste momento está encostado.
Atualmente uso uma pen 832 Gb) com o Solus OS,onde tenho instalado e uso:
– Blender
– Onlyoffice (melhor que WPS e Librofice)
– Kdenlive
– Gimp
– Spyder (IDE for python)
– Browser – Tor, firefox e Brave
Como disse, uso através de pen num HP Elitebook8470p, bastante fluido.
Questiono o PPWARE par quando uma review?
Outra Distro interessante é a Neon KDE, (apesar de ter tido algum travamento ) tem um excelente gestor de ficheiros o Dolphin.
Nota: Para que conste estou a escrever de Imac, mas adoro a liberdade que o linux me permite.
Cumps
Peço para me me mandarem o link no meu email, para eu poder baixar o Linux deepin vitormafuiane@gmail.com
Universidade do Porto
https://mirrors.up.pt/pub/deepin-cd/15.6/
ou
ftp://mirrors.up.pt/pub/deepin-cd/15.6/
Experimentei o Deepin no VirtualBox. Depois de instalar o drivers do VB, acabei por ter de desligar a aceleração 3D do VB, caso contrário tinha glitches gráficos e ecrãs pretos.
Que falha do VB
Felizmente instalei num VMDK, por isso tenho de testar bootar num VMware
Esta rubrica tem mais capítulos do que cliques necessários para formatar um PC com Windows 10.
Gosta de carne, então coma peixe.
Mas peixe é carne ‘-‘
https://m.youtube.com/watch?v=9389u92eiMo
https://m.youtube.com/watch?v=jeWjKbe65k0
https://m.youtube.com/watch?v=G0rSWzYS57s
https://m.youtube.com/watch?v=G0rSWzYS57s
……! ‘ https://m.youtube.com/watch?v=G0rSWzYS57s
…….! ‘https://m.youtube.com/watch?v=jeWjKbe65k0
….. ‘ https://m.youtube.com/watch?v=jeWjKbe65k0
Irei baixar durante o final de semana comprar credito em Moz para converter megas (3.5gb) sai muito caro