PplWare Mobile

Gosta do Windows e do macOS? Então troque-os pelo Linux Deepin (6)


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. arc says:

    Sim PPinto, o WPS Office tão muito bem “apresentado” com a sua interface ribbon like.
    Não esquecer também, que podem instalar, caso desjem os dicionários e nomeadamente o Dicionário para pt_PT e outros (http://wps-community.org/download/dicts/)

  2. arc says:

    Um facto interessante no WPS Office quando esteticamente comparado com o LibreOffice Versão: 6.0.4.2, é que o WPS oferece desde logo toda a sua interface em ribbon like, no entanto para o mesmo ser aplicado no LibreOffice, também é possível o mesmo, todavia e necessário activar em Ferramentas -> Opções -> Avançado -> Recurso Adicionais -> Permitir Recursos Experimentais -> e Reiniciar.

    Depois, escolher Exibir -> Layout da Barra de Ferramentas e seleccionar Barra de Abas e o aspecto passa a Microsoft Office 2016.

    Mais trabalhoso, mas dá o mesmo resultado!

  3. Daniel says:

    Vamos nos preparar para os comentários chiliquentos dos usuários de Windows ou Mac

  4. Calvin says:

    Não gosto do Deepin, ele é muito limitado pra configurar. Na verdade, ele não tem uma alta complexidade de configurações. Qualquer coisa tem que ser feita no terminal, no caso da GUI não ter a função.

    Sei que vão me martelar, mas prefiro mil vezes o KDE Plasma.

    Posso transformar o KDE em qualquer interface gráfica, é bem modular. Lembra o Xfce.

    Já o Deepin, se assemelha bastante ao Gnome e Pantheon, são feitos pra serem usados da forma que estão. Há poucas opções de configuração.

    Quanto ao WPS, eu prefiro mil vezes o LibreOffice! Já me acostumei com o jeito de funcionar do Libre, não perde em nada com o Office da Microsoft.
    Geralmente a maior reclamação é pelo fato da formatação ser perdida ao abrir um documento do LibreOffice no Microsoft Office, esse problema se dá justamente pelas fontes! É necessário usar fontes opensource em ambos, ou então ter as fontes da Microsoft instalada no Linux, usá-las, para quando for abrir em outro computador com Windows não perder a formatação, o inverso também é válido.
    A Microsoft também dificulta a usabilidade de formatos abertos! Mas o LibreOffice também salva em formatos proprietários como docx, doc etc…

    • Calvin says:

      Eis aqui os formatos que o LibreOffice pode salvar:
      https://imgur.com/a/3BdXngA

    • Daniel says:

      Olá, migrei para o Deepin faz uns 6 meses, após viver o Ubuntu por quase uma década. Sai do Ubuntu pois estava cansado da novela da Canonical acerca de quais recursos ficam ou saem entre uma versão e outra, o abandono da Unity, o Gnome Desktop em foco deixando de lado o zelo com a experiência do usuário, enfim, uma relação desgastada rs.
      A DDE me trouxe bastante produtividade, beleza e mais leveza que a Unity. Quanto ao uso do terminal, não penso que seja tão necessário grandes conhecimentos e intervenções para o uso cotidiano. Depois de tanto tempo nesse mundo me considero um amigo do bash, geralmente já vou direto nele para resolver o que preciso. Mas sei que a equipe do Deepin zela bastante por uma experiência de quase “janelas”. Instalei para vários familiares, inclusive idosos e o resultado na migração foi de total sucesso. Inclusive para máquinas mais antigas. O uso do terminal no Deepin é tão necessário como em qualquer MacOS, acredito.
      Usar somente o DDE em outra distribuição não deixa a real visão do que é o Linux Deepin. Usei o DDE no Ubuntu e não há comparações sobre o usar na própria distro. A distro é muito fluida, traz ótima experiência.
      Como qualquer sistema há um amadurecimento continuo, não há como comparar Deepin com Ubuntu, Windows ou MacOS. São muitos anos de experiência de diferença. À equipe do Deepin, só tenho que tirar o chapéu e agradecer. O sistema é muito bom.
      Vale a pena experimentar e ficar.

  5. Altino says:

    Ganoo/Shittux está descontinuado….

  6. Diogo says:

    Gostas de bananas da madeira? Então come as da colombia, são mais baratas.

  7. arc says:

    Para se entreterem na tarde de sábado!

    LibreOffice vs. Microsoft Office (https://wiki.documentfoundation.org/Feature_Comparison:_LibreOffice_-_Microsoft_Office)

  8. Paulo Simões says:

    Já tinha experimentado o Deepin na versão 15.5 e na altura era algo instável. Tenho agora a versão 15.6 instalada num segundo PC, até agora muito bom.
    Inicia e desliga bastante rápido, a loja de programas está repleta de opções (pena ainda ter alguns programas que uso em versões antigas), o WPS office é uma excelente opção em ferramentas office, tenho testado as atualizações e parecem bem mais rápidas que na versão anterior.
    Ainda não estou convencido a mudar do Ubuntu 18.04 para o Deepin, mas têm feito um excelente trabalho neste SO.

  9. pia says:

    Nenhum sistema é melhor que o da Apple

    • Susej says:

      Consegues fundamentar a tua opinião?

      • pia says:

        Apple ontem, Apple hoje, Apple amanhã, Apple para sempre.

        • OdinPT says:

          Fan boys da apple.
          Moral da cena só devem editar imagem….
          Pq se puxares por um hardware da apple á seria aquilo não aguenta e vai abaixo.

          Resposta a “Apple ontem, Apple hoje, Apple amanhã, Apple para sempre.”
          do pia

          >>>> I do not give shit

          • pia says:

            Se importou tanto que teve tempo de vir aqui me responder.
            No fundo, no fundo, a maioria só não usa macOS porque não tem dinheiro pra pagar. Se já reclamam de pagar uma mixaria para ter a licença do Windows, imagine um Mac? O único unix que deu certo!

          • pia says:

            “””Moral da cena só devem editar imagem….”””
            Ainda bem que reconheces a superioridade do macOS nesse quesito.

  10. OdinPT says:

    Experimentarei a uns meses o Deepin para programação quando puxava por ele, simplesmente bloqueava o notebook.

    Nada melhor que o KDE

  11. Susej says:

    @pia Creio que não dá para ser mais elitista…. e ainda desprovida de qualquer fundamento.

  12. arc says:

    Adoro a sapiência de alguns ARTOLAS quando afirmam.

    “kernel monolítico do Linux>”

    AHAHAH

  13. osvander says:

    Excelente o Deepin 15.6 estou usando ele quase um ano sem problemas, mas, o WPS em inglês é uma droga.
    Passo para o português e, depois de atualização fica em inglês novamente afff…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.