PplWare Mobile

Gosta do Windows e do macOS? Então troque-os pelo Linux Deepin (2)


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. NoFait says:

    Só me preocupa as partes de código fechadas das aplicações do próprio Deepin. Pelo menos, ainda não encontrei código fonte para o Photo Viewer deles p.ex.
    Quem me garante que isso não “arrasta” a info para algum servidor estranho? :/
    Acho que vou pôr a testes numa VM e passar por um pfSense para acompanhar o que é que faz a nivel de trafego e logo se vê o que se tira como conclusão daí.
    Mas devo dizer que já experimentei numa máquina só para ter um feeling do sistema e parece-me muito bem. Orientado para o utilizador, fácil de usar, etc.
    Mais uma vez a China a ser o #1 🙂

    • Spoky says:

      Oh amigo, o Facebook, o Google e Microsoft arrastam o que tens no próprio PC. E nem sabes. Não queres usar não uses, até o teu ISP sabe que sites visitas, a que horas, e onde e quando.

      Por tanto deixa-te de cenas, se queres privacidade usa VPN -> Tails / Whonix não são sistemas como esses que andas a procura. Alias é ridiculo procurares privacidade a meias. E não na totalidade.

      Não é impossível, mas é possível dificultar o acesso e tornar-lo demasiado díficil de aceder.

      É como um utilizador que usa Windows e diz “eu zelo pela privacidade” podes fugir do teu ISP com VPN, mas não podes fugir da Microsoft que é o teu sistema operativo na qual usas.

      Just my 2cents.

      • Danilo says:

        É muito fácil impedir o ISP de não saber os sites que visitas, mas pelo visto és bem miúdo e não sabes disso.
        Como achas que pessoas cometem crime na DP e nunca são pegas? Ah é… Não existe privacidade, não existe anonimato, todos sabem tudo sobre você… SÓ QUE NÃO, rsrsrs.
        Quem não sabe ter privacidade, não deve falar do que não sabe.

        • arc says:

          Ó rapaz, para de ARROTAR …. POSTAS DE PESCADA!!!

          Explica quais os teus conhecimentos de expert em SEGURANÇA!!!!

          • Danilo says:

            Só de dizerem que pagar uma VPN é uma alternativa, pelo visto não conhece VPN in loco ou VPN caseira com VD-ativo. Até mesmo um cloud server caseiro pra dar um up na segurança. Vão confiando nessas empresinhas fajutas que ficam a vender VPN! Nossa, como estou seguro usando NordVPN, OpenVPN #SQN
            Quem tem esses conhecimentos nunca vai dar de graça para outrem, ainda mais pra vocês que podem usá-lo para o mal. Só dou a isca, o resto vocês que fazem!! Abraços!!!

        • arc says:

          OPS, eu já me esquecia disto:

          “O browser que uso foi criado por mim mesmo, tenho total controle. Abs”

          “Não, eu criei tudo sozinho. Ainda estou desenvolvendo, se der certo posso até replicar. Abs”

          https://pplware.sapo.pt/browsers/firefox-chrome-humilhados-edge-bateria/#comments

          ESCLARECIDO!!!!

          • arc says:

            Já brincou com os LEGOS?…Agora são horas de se recolher. Terminou o horário nobre para as CRIANÇAS … BRILHAREM!

          • Danilo says:

            Não entendi onde você quer chegar com isso? Só porque estou criando um browser só pra mim, não posso dar conselhos de outros modos de obter segurança? O uso de VPN pagas da uma falsa sensação de segurança. E pode parar de usar espantalhos e ad hominem, a única criança aqui és tu.

          • NoFait says:

            @Spoky
            Credo… Já não se pode ter opinião propria em Portugal?
            É só experts na matéria… estranho como continuam os salários tão baixos no país….
            Just my 2 cents

          • pia says:

            Talvez porque nem todos moram em Portugal. País falido, economia falida, pais de velhos como você.

          • Costa says:

            Danilo, estás a criar um browser? Que motor usas?
            Tens alguma coisa publica que se possa ver? GitHub? GitLab?
            É feito em que linguagem? Que BD usas? Usas tabs? Como geres a memoria? Existe isolamento de processos? Isto é que era de valor falares e partilhares. Força nisso.

          • Danilo says:

            Infelizmente @Costa não posso divulgar, pois o browser que estou montando é para uso, apenas MEU e de mais ninguém, por motivos de privacidade mesmo. Não pretende de forma alguma disponibilizar a público, mesmo porque ainda não o tenho 100% pronto.

          • Costa says:

            Então mas ó Danilo, o que é que privacidade tem a ver com o disponibilizarem o código do teu browser? Quanto muito não disponibilizavas as tuas configurações, ficheiros que não fazem parte do projecto mas sim de configuração pessoal, agora o código em si, na realidade não tem inconveniente em termos de segurança ou privacidade, pelo contrário. Quem ve aquilo sempre pode apontar possíveis erros, melhorias, etc.
            Teres um browser, algo realmente revolucionário é melhor.que Chrome ou Firefox, epa até é um crime. Disponibiliza lá isso Danilo, assim todos beneficiavamos do teu projecto.

          • arc says:

            @Costa, não vale a pena. É um projecto secreto, para uso pessoal e assim vai continuar. O Danilo, é muito senhor dos seus conhecimentos revolucionários, deve estar ainda a pensar qual o tipo de licença a aplicar ao seu “browser”, será tipo BSD, MIT ou quem sabe GPLv2 ou v3?

            E convém não levantar muito esta questão, alguém da Microsoft, Google, etc., pode necessitar dos seus serviços, e acabamos por ficar sem um DEV no pplware!

          • Danilo says:

            Não, ainda mais agora com a M$ comprando o GitHub. Esquece!

            @arc, vai catar coquinhos!

          • Danilo says:

            @arc Sim, sim, sou muito importante. Obrigado.

        • Costa says:

          Danilo, esta frase -> “Como achas que pessoas cometem crime na DP e nunca são pegas? Ah é… Não existe privacidade, não existe anonimato, todos sabem tudo sobre você… SÓ QUE NÃO, rsrsrs.” está errada.
          As pessoas são apanhadas a cometer crimes mesmo usando a rede TOR para combinar os crimes, para contratar serviços, comprar drogas, trocar de escravos sexuais, trocar conteúdo de pedofilia, etc.
          Varias noticias vieram dar exposição a isso, algumas bem conhecidas, como o caso silk road.

          • Danilo says:

            O que aparece na mídia não chega nem perto do que a mídia, a polícia e tudo mais sabe. E nem me refiro a Tor, Whonix, nem nada. Você acha que dois gatos pingados que foram descobertos vai acabar com toda rede? Pff, né. Na DP continuam existindo muitas coisas que poucos sabem. Aqui mesmo na surface é possível se manter ileso mesmo cometendo crimes.

  2. arc says:

    @NoFait. o source code para o Deepin Image Viewer e não Photo Viewer, está totalmente disponível, para consulta e posterior compilação.

  3. José Roberto da Silva says:

    Eu gosto muito

  4. RR says:

    Todos os anos o Deepin é apresentado como sendo uma distro estável e de aparência interessante. Contudo à parte da dita aparência, costuma revelar-se um fiasco – cheguei a experimentar as versões disponíveis nos anos 2015 e 2016 e definitivamente não recomendo.
    Felizmente há por aí muitas distros muito melhores.

  5. Pedro says:

    Eu tenho usado esta distro na versão 15.4 e agora 15.5, tendo antes testado outras e até ao momento tem sido uma agradável surpresa.

  6. Oscar says:

    Eu uso Ubuntu 18.04 e avanço desde já que é muito fácil e bonito. Até jogos do Steam compatíveis corre perfeitamente, isto depois de instalar o driver da nvidia proprietário. Simples e sem confusão.
    Em relação ao deepin já usei há 3 anos por pouco tempo e agradou-me. Parece estar mais polida esta versão.

  7. ked says:

    Linux Deepin is spyware!

  8. Altino says:

    ah ah ah ah mas alguma vez alguem no seu devido juizo vai trocar um dos dois melhores SO’s do mundo para o Ganoo+Shittux? um SO de hobby para brincar no final do dia? ah ah ah… Não dá para jogar, suporte para drivers inexistente, qualquer GUI é instavel e crasha bastante, drivers praticamente pouco suporte, apps? existem milhares de applicações Ganoo mas a realidade é que poucas são úteis. software de produtividade? não existe, o Shittux não é um SO de produtividade (nem sequer me venham falar do PIMP ou de substitutos de AutoCAD. (kys). Out of the box é uma ilusão… depois da dor de cabeça do processo de instalação ainda falta a etapa da configuração que pode levar meses…aliás… o Shittux é um SO que requer configuração continua. PIPIWAR ahahahaha

    • André says:

      O que é Ganoo+Shittux? Qual a relação com o Linux Deepin?

    • Miguel says:

      Tiro duas conclusões deste comentário do Altino:

      – desconhece totalmente GNU/Linux

      – é ou foi péssimo aluno a português

      • Spoky says:

        E o ponto e virgula!? Nos sucessivos dos travões? Tira duas conclusões deste comentário do Altino:

        – Faltou as aulas de Português, ou foi péssimo;
        – Comprou um diploma de conclusão da Escolaridade Obrigatória ao Miguel Relvas.

        • Spoky says:

          Bolas! Esqueci-me: Tira duas conclusões deste comentário do Miguel*

        • Miguel says:

          Vírgula tem acento. Tira ou tiro? Deduzo que fosse na primeira pessoa.
          Também não conheço nenhum Miguel Relvas, mas sou Miguel e sei o que é relva.
          O meu diploma é igual ao de muitos outros, não tenho.

          • Danilo says:

            Enquanto vocês ficam se preocupando com português perfeito e todo esse elitismo, a mensagem já foi dada e com erros ou não foi entendida.

  9. says:

    Uso ele, mas tem um bug chato que é a calculadora que abre automaticamente sempre que ligo meu notebook. Já procurei nas definições para ver se a calculadora estava definida para inicializar junto do sistema, mas não encontrei nada…

  10. arc says:

    Realmente, andam alguns a infectar a Língua de Camões!

  11. André says:

    Nunca vou perceber estes títulos a dizer para trocarmos o Windows ou o macOS por um SO Linux qualquer…

    • Vítor M. says:

      É um convite a experimentar algo novo, um desafio. Se não experimentares não sabes se o que tens é ou não o que de facto melhor existe para o que precisas. É esse o desafio, instigar a conhecer mais.

      • arc says:

        Victor M, experimentar, desafio?

        Quando podem ler as opiniões existentes num qualquer web site, tomarem as opiniões dos outros como sendo as suas, seja para aplaudir como para denegrir e ainda experimentar?

        Experimentar é para quem não é formatado, para quem tem interesse em descobrir e conhecer um pouco mais, seja do que for, e depois comentar com a sua experiência caso tenha conhecimentos para tal, apontar fundamentando os erros, defeitos que descobriu nessa experimentação, melhorias que pode recomendar na base dessa mesma experimentação e por aí fora…

        Victor M, os “alfaiates” ainda fazem a melhor roupa à media e levam bom dinheiro, mas…existe quem prefira o pronto a vestir em todas as situações e fale e escreva como seja um Doutor Jubilado em experimentações e seus desafios!

        • Vítor M. says:

          arc, o desafio foi lançado e sabemos de fonte segura que muitos estão a experimentar, que aceitaram o repto e conheceram outro mundo. Alias, não é de agora 😉 desde 2005, que a ideia é sempre mostrar mais que o convencional, mais que a compra de prateleira, é ir mais longe na oferta, depois deixar à decisão de cada um e garanto-te que muitos hoje estão noutras plataformas porque lhes mostramos alternativas “de alfaiate”, isto porque um tamanho não serve a todos.

          Como tal e como já deves ter percebido, a resistência aumenta a nossa oferta. Mas os resultados mostram que o caminho é certo. 😉 aperta também porque a partilha enriquece o conteúdo.

  12. guivas says:

    Já troquei o Manjaro pelo Deepin. Me parece que é o ideal para o usuário comum. Tem praticamente tudo que se precisa. Só queria tirar essa musiquinha chata da inicialização. Se alguém souber como fazer, agradeço a ajuda.

  13. pxK says:

    Criei uma partição e instalei lá o Deepin, mas não ficou com dual boot e vai direto para o W10 ao iniciar o PC… alguém que ajude? 😛

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.