Gosta do Windows e do macOS? Então troque-os pelo Linux Deepin (2)
Depois da nossa rubrica de 10 tutoriais sobre o Linux Manjaro e de um conjunto de artigos com o tema “Farto do Windows? O Linux Mint 18 tem tudo o que precisa“, o nosso próximo desafio é apresentar o Linux Deepin.
Esta distribuição, que reune características do Windows e do macOS, tem vindo a evoluir significativamente e é hoje um sistema estável para uma escolha acertada. Vamos conhecer melhor esta distribuição.
O Deepin é uma distribuição Linux, agora baseada no Debian Unstable, com um ambiente gráfico bastante elegante, eficiente e simplificado que dá pelo nome de Deepin Desktop Environment (DDE) – parece um misto de Windows com MacOS.
Depois de apresentarmos o Linux Deepin, hoje vamos ensinar a instalar esta fantástica distribuição Linux. Todo o processo de instalação é muito intuitivo uma vez que a interface gráfica está muito bem conseguida.
Como instalar o Linux Deepin?
Pré-Requisitos
Para a elaboração deste tutorial criamos uma máquina Virtual no VirtualBox com as seguintes configurações:
- Disco: 20 GB
- Memória RAM:2 GB
- Ambiente gráfico do Linux Deepin: Deepin Desktop Environment
Passo 0) Início da Instalação
A instalação do Linux Deepin é bastante simples. Depois de arrancarem com a ISO, devem selecionar a opção Install Deepin.
Passo 1) Idioma de Instalação
O próximo passo é escolher o idioma do sistema. Para este tutorial escolhemos Português.
Passo 2) Criação de conta de utilizador
Em seguida vamos criar uma conta de utilizador. Para tal basta preencher os dados solicitados.
Passo 3) Fuso Horário
Marque a sua localização no mapa para definir o fuso horário.
Passo 4) Local de instalação
Neste ponto de instalação, o utilizador pode simplesmente escolher a opção "Simples" ou "Avançada". No caso da opção Simples, o assistente de instalação procede ao particionamento automático do disco. Caso pretendam criar partições manualmente, devem escolher a opção Avançada.
Por fim carreguem em Iniciar Instalação
Antes de iniciar a instalação, o assistente permite rever todas as configurações realizadas anteriormente. Se tudo estiver OK, carregue em Continuar.
E está feito! O processo de instalação demora cerca de 20 minutos e durante a instalação são apresentadas várias funcionalidades desta distribuição.
Num próximo artigo daremos a conhecer outras funcionalidades desta interessante distribuição. Se tiverem sugestões ou sugestões, deixem na zona dos comentários. O download desta distribuição pode ser feito aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Só me preocupa as partes de código fechadas das aplicações do próprio Deepin. Pelo menos, ainda não encontrei código fonte para o Photo Viewer deles p.ex.
Quem me garante que isso não “arrasta” a info para algum servidor estranho? :/
Acho que vou pôr a testes numa VM e passar por um pfSense para acompanhar o que é que faz a nivel de trafego e logo se vê o que se tira como conclusão daí.
Mas devo dizer que já experimentei numa máquina só para ter um feeling do sistema e parece-me muito bem. Orientado para o utilizador, fácil de usar, etc.
Mais uma vez a China a ser o #1 🙂
Oh amigo, o Facebook, o Google e Microsoft arrastam o que tens no próprio PC. E nem sabes. Não queres usar não uses, até o teu ISP sabe que sites visitas, a que horas, e onde e quando.
Por tanto deixa-te de cenas, se queres privacidade usa VPN -> Tails / Whonix não são sistemas como esses que andas a procura. Alias é ridiculo procurares privacidade a meias. E não na totalidade.
Não é impossível, mas é possível dificultar o acesso e tornar-lo demasiado díficil de aceder.
É como um utilizador que usa Windows e diz “eu zelo pela privacidade” podes fugir do teu ISP com VPN, mas não podes fugir da Microsoft que é o teu sistema operativo na qual usas.
Just my 2cents.
É muito fácil impedir o ISP de não saber os sites que visitas, mas pelo visto és bem miúdo e não sabes disso.
Como achas que pessoas cometem crime na DP e nunca são pegas? Ah é… Não existe privacidade, não existe anonimato, todos sabem tudo sobre você… SÓ QUE NÃO, rsrsrs.
Quem não sabe ter privacidade, não deve falar do que não sabe.
Ó rapaz, para de ARROTAR …. POSTAS DE PESCADA!!!
Explica quais os teus conhecimentos de expert em SEGURANÇA!!!!
Só de dizerem que pagar uma VPN é uma alternativa, pelo visto não conhece VPN in loco ou VPN caseira com VD-ativo. Até mesmo um cloud server caseiro pra dar um up na segurança. Vão confiando nessas empresinhas fajutas que ficam a vender VPN! Nossa, como estou seguro usando NordVPN, OpenVPN #SQN
Quem tem esses conhecimentos nunca vai dar de graça para outrem, ainda mais pra vocês que podem usá-lo para o mal. Só dou a isca, o resto vocês que fazem!! Abraços!!!
OPS, eu já me esquecia disto:
“O browser que uso foi criado por mim mesmo, tenho total controle. Abs”
“Não, eu criei tudo sozinho. Ainda estou desenvolvendo, se der certo posso até replicar. Abs”
https://pplware.sapo.pt/browsers/firefox-chrome-humilhados-edge-bateria/#comments
ESCLARECIDO!!!!
Já brincou com os LEGOS?…Agora são horas de se recolher. Terminou o horário nobre para as CRIANÇAS … BRILHAREM!
Não entendi onde você quer chegar com isso? Só porque estou criando um browser só pra mim, não posso dar conselhos de outros modos de obter segurança? O uso de VPN pagas da uma falsa sensação de segurança. E pode parar de usar espantalhos e ad hominem, a única criança aqui és tu.
@Spoky
Credo… Já não se pode ter opinião propria em Portugal?
É só experts na matéria… estranho como continuam os salários tão baixos no país….
Just my 2 cents
Talvez porque nem todos moram em Portugal. País falido, economia falida, pais de velhos como você.
Danilo, estás a criar um browser? Que motor usas?
Tens alguma coisa publica que se possa ver? GitHub? GitLab?
É feito em que linguagem? Que BD usas? Usas tabs? Como geres a memoria? Existe isolamento de processos? Isto é que era de valor falares e partilhares. Força nisso.
Infelizmente @Costa não posso divulgar, pois o browser que estou montando é para uso, apenas MEU e de mais ninguém, por motivos de privacidade mesmo. Não pretende de forma alguma disponibilizar a público, mesmo porque ainda não o tenho 100% pronto.
Então mas ó Danilo, o que é que privacidade tem a ver com o disponibilizarem o código do teu browser? Quanto muito não disponibilizavas as tuas configurações, ficheiros que não fazem parte do projecto mas sim de configuração pessoal, agora o código em si, na realidade não tem inconveniente em termos de segurança ou privacidade, pelo contrário. Quem ve aquilo sempre pode apontar possíveis erros, melhorias, etc.
Teres um browser, algo realmente revolucionário é melhor.que Chrome ou Firefox, epa até é um crime. Disponibiliza lá isso Danilo, assim todos beneficiavamos do teu projecto.
@Costa, não vale a pena. É um projecto secreto, para uso pessoal e assim vai continuar. O Danilo, é muito senhor dos seus conhecimentos revolucionários, deve estar ainda a pensar qual o tipo de licença a aplicar ao seu “browser”, será tipo BSD, MIT ou quem sabe GPLv2 ou v3?
E convém não levantar muito esta questão, alguém da Microsoft, Google, etc., pode necessitar dos seus serviços, e acabamos por ficar sem um DEV no pplware!
Não, ainda mais agora com a M$ comprando o GitHub. Esquece!
@arc, vai catar coquinhos!
@arc Sim, sim, sou muito importante. Obrigado.
Danilo, esta frase -> “Como achas que pessoas cometem crime na DP e nunca são pegas? Ah é… Não existe privacidade, não existe anonimato, todos sabem tudo sobre você… SÓ QUE NÃO, rsrsrs.” está errada.
As pessoas são apanhadas a cometer crimes mesmo usando a rede TOR para combinar os crimes, para contratar serviços, comprar drogas, trocar de escravos sexuais, trocar conteúdo de pedofilia, etc.
Varias noticias vieram dar exposição a isso, algumas bem conhecidas, como o caso silk road.
O que aparece na mídia não chega nem perto do que a mídia, a polícia e tudo mais sabe. E nem me refiro a Tor, Whonix, nem nada. Você acha que dois gatos pingados que foram descobertos vai acabar com toda rede? Pff, né. Na DP continuam existindo muitas coisas que poucos sabem. Aqui mesmo na surface é possível se manter ileso mesmo cometendo crimes.
@NoFait. o source code para o Deepin Image Viewer e não Photo Viewer, está totalmente disponível, para consulta e posterior compilação.
Obrigado arc, entretanto descobri que sim 🙂
@NoFait, é sempre um prazer poder ajudar.
Eu gosto muito
Todos os anos o Deepin é apresentado como sendo uma distro estável e de aparência interessante. Contudo à parte da dita aparência, costuma revelar-se um fiasco – cheguei a experimentar as versões disponíveis nos anos 2015 e 2016 e definitivamente não recomendo.
Felizmente há por aí muitas distros muito melhores.
Eu tenho usado esta distro na versão 15.4 e agora 15.5, tendo antes testado outras e até ao momento tem sido uma agradável surpresa.
Eu uso Ubuntu 18.04 e avanço desde já que é muito fácil e bonito. Até jogos do Steam compatíveis corre perfeitamente, isto depois de instalar o driver da nvidia proprietário. Simples e sem confusão.
Em relação ao deepin já usei há 3 anos por pouco tempo e agradou-me. Parece estar mais polida esta versão.
Linux Deepin is spyware!
ya completamente botnet.. uma disto cheia de bloatware.
Bloatware tem as distros ubuntizadas e opensusadas… como Kubuntu e openSUSE, essas sim tão cheia de bloatware instalados.
ah ah ah ah mas alguma vez alguem no seu devido juizo vai trocar um dos dois melhores SO’s do mundo para o Ganoo+Shittux? um SO de hobby para brincar no final do dia? ah ah ah… Não dá para jogar, suporte para drivers inexistente, qualquer GUI é instavel e crasha bastante, drivers praticamente pouco suporte, apps? existem milhares de applicações Ganoo mas a realidade é que poucas são úteis. software de produtividade? não existe, o Shittux não é um SO de produtividade (nem sequer me venham falar do PIMP ou de substitutos de AutoCAD. (kys). Out of the box é uma ilusão… depois da dor de cabeça do processo de instalação ainda falta a etapa da configuração que pode levar meses…aliás… o Shittux é um SO que requer configuração continua. PIPIWAR ahahahaha
O que é Ganoo+Shittux? Qual a relação com o Linux Deepin?
Tiro duas conclusões deste comentário do Altino:
– desconhece totalmente GNU/Linux
– é ou foi péssimo aluno a português
E o ponto e virgula!? Nos sucessivos dos travões? Tira duas conclusões deste comentário do Altino:
– Faltou as aulas de Português, ou foi péssimo;
– Comprou um diploma de conclusão da Escolaridade Obrigatória ao Miguel Relvas.
Bolas! Esqueci-me: Tira duas conclusões deste comentário do Miguel*
Vírgula tem acento. Tira ou tiro? Deduzo que fosse na primeira pessoa.
Também não conheço nenhum Miguel Relvas, mas sou Miguel e sei o que é relva.
O meu diploma é igual ao de muitos outros, não tenho.
Enquanto vocês ficam se preocupando com português perfeito e todo esse elitismo, a mensagem já foi dada e com erros ou não foi entendida.
Uso ele, mas tem um bug chato que é a calculadora que abre automaticamente sempre que ligo meu notebook. Já procurei nas definições para ver se a calculadora estava definida para inicializar junto do sistema, mas não encontrei nada…
Realmente, andam alguns a infectar a Língua de Camões!
Atualmente tens de falar em inglês, que é a língua universal.
Nunca vou perceber estes títulos a dizer para trocarmos o Windows ou o macOS por um SO Linux qualquer…
É um convite a experimentar algo novo, um desafio. Se não experimentares não sabes se o que tens é ou não o que de facto melhor existe para o que precisas. É esse o desafio, instigar a conhecer mais.
Victor M, experimentar, desafio?
Quando podem ler as opiniões existentes num qualquer web site, tomarem as opiniões dos outros como sendo as suas, seja para aplaudir como para denegrir e ainda experimentar?
Experimentar é para quem não é formatado, para quem tem interesse em descobrir e conhecer um pouco mais, seja do que for, e depois comentar com a sua experiência caso tenha conhecimentos para tal, apontar fundamentando os erros, defeitos que descobriu nessa experimentação, melhorias que pode recomendar na base dessa mesma experimentação e por aí fora…
Victor M, os “alfaiates” ainda fazem a melhor roupa à media e levam bom dinheiro, mas…existe quem prefira o pronto a vestir em todas as situações e fale e escreva como seja um Doutor Jubilado em experimentações e seus desafios!
arc, o desafio foi lançado e sabemos de fonte segura que muitos estão a experimentar, que aceitaram o repto e conheceram outro mundo. Alias, não é de agora 😉 desde 2005, que a ideia é sempre mostrar mais que o convencional, mais que a compra de prateleira, é ir mais longe na oferta, depois deixar à decisão de cada um e garanto-te que muitos hoje estão noutras plataformas porque lhes mostramos alternativas “de alfaiate”, isto porque um tamanho não serve a todos.
Como tal e como já deves ter percebido, a resistência aumenta a nossa oferta. Mas os resultados mostram que o caminho é certo. 😉 aperta também porque a partilha enriquece o conteúdo.
Está bem Victor M., vou apertar ainda mais com o meu “alfaiate”.
Já troquei o Manjaro pelo Deepin. Me parece que é o ideal para o usuário comum. Tem praticamente tudo que se precisa. Só queria tirar essa musiquinha chata da inicialização. Se alguém souber como fazer, agradeço a ajuda.
Há também o Manjaro Deepin
Podes tirar a musiquinha através das configurações.
Obrigado.
Deu certo.
Criei uma partição e instalei lá o Deepin, mas não ficou com dual boot e vai direto para o W10 ao iniciar o PC… alguém que ajude? 😛