Por Navyseal para o PPLWARE.COM
Como seria de esperar o meio empresarial também está no nosso foco. Embora em Portugal o tecido empresarial ainda não tenha a consciencialização necessária para usufruir das vantagens da utilização de software open source e de Linux dentro das suas estruturas TI, muitos são os que já começam a perceber o retorno financeiro que está adjudicada a esta escolha.
Para quem pretende um esclarecimento sobre o que poderá utilizar, fizemos um resumo de algumas distribuições talhadas para as empresas.
Algumas destas versões têm suporte por trás delas, ao contrario de um “mito urbano” que Linux para empresas deixa desprotegido o cliente. Claro que existem muitas e existem algumas que não prestam qualquer suporte. Aqui ficam as mais conhecidas.
Mandriva Linux
Surgiu em 2005 após a fusão entre o Mandrake e Conectiva e desde aí a sua intenção foi criar uma distribuição estável e potente o suficiente para proporcionar aos utilizadores comuns e profissionais fácil adaptação e suporte.
Site oficial: Mandriva Linux Última versão: cooker lançada a 25 de Dezembro de 2011 Desktop: AfterStep, Blackbox, Fluxbox, GNOME, IceWM, KDE, LXDE, Openbox, WMaker, Xfce Download: Mandriva Linux
Oracle Linux
É uma distribuição unicamente virada para empresas, neste caso a Oracle pegou no Red Hat Enterprise, removeu-lhe os trademarks, corrigiu bugs e diz ter tornado a distribuição até 75% mais rapida do que era originalmente. No entanto o objectivo da Oracle não é apropria-se da Red Hat, mas sim manter uma total compatibilidade com essa distribuição, mas livre de bugs.
Site oficial: Oracle Linux Última versão: 6.2 lançada a 16 de Dezembro de 2011 Desktop: GNOME, KDE Download: Oracle Linux 6.2
Red Hat Enterprise Linux
Líder em desenvolvimento e manutenção de sistemas Linux, a Red Hat foi fundada em 1994 por Bob Young e Marc Ewing o seu modelo empresarial foi sempre a utilização de ferramentas open source.
A Red Hat disponibliza o mais vasto leque de serviços, desde a distribuição para workstations e servidores, tecnologias embebidas, formação, certificação, serviços de manutenção e assistência técnica.
Site oficial: Red Hat Enterprise Linux Última versão: RHEL-6.2 lançada a 6 de Dezembro de 2011 Desktop: GNOME, KDE Download: Red Hat Enterprise Linux RHEL 6.2
SUSE Linux Enterprise
O seu ambiente de trabalho vem já preparado para as rotinas de trabalho em empresas, permite interoperabilidade entre sistemas e aplicações office, flexibilidade para ser instalado tanto em workstations, portateis, servidores ou thin-clients.
Foi concebido para operar com grandes cargas de trabalho, é um sistema aberto, escalável, traz virtualização, aplicativos de segurança, além de outras ferramentas destinadas ao uso em empresas.
Site oficial: SUSE Linux Enterprise Última versão: 11-SP1 lançada a 2 de Junho de 2010 Desktop: GNOME, IceWM, KDE, WMaker Download: SUSE Linux Enterprise 11-SP1
Ubuntu
A distribuição mais conhecida de todos nós, também apresenta soluções empresariais tanto para desktop como para servidores e ainda uma plataforma cloud. A melhor opção para as empresas passará sempre por optar pelas versões LTS ou suporte a longo termo, tendo sido a ultima versão lançada a 10.04 e a próxima será a 12.04.
Site oficial: Ubuntu Última versão: 11.10 lançada a 13 de Outubro de 2011 Desktop: Unity Download: Ubuntu 11.10
E na empresa em que trabalham, usam alguma distribuição GNU/Linux?
Artigos relacionados:
- GNU/Linux – Distribuições para netbooks
- GNU/Linux – Distribuições para PC’s antigos
- GNU/Linux – Distribuições Portuguesas
- GNU/Linux – Distribuições Principais
- Bodhi Linux – Um SO Linux minimalista e “Enlightened”!
- Puppy – Um linux muito pequeno, potente e muito rápido!
- 15 Aplicações para GNU/Linux
- LinuxDeluxe – Descubra locais onde existe Linux em Portugal
- PinguyOS o Linux para todos …não apenas para Geeks
- 6 aplicações GNU/Linux no regresso às aulas
- LinuxDeluxe – Descubra locais onde existe Linux no Brasil
- Os 50 locais onde não esperaria encontrar Linux – Parte V
- Os 50 locais onde não esperaria encontrar Linux – Parte IV
- Os 50 locais onde não esperaria encontrar Linux – Parte III
- Os 50 locais onde não esperaria encontrar Linux – Parte II
- Os 50 locais onde não esperaria encontrar Linux – Parte I