PplWare Mobile

Adeus Windows 10! Mude para uma destas 5 distribuições Linux em 2019


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Carlos Fernandes says:

    ai vem chuva de criticas…..1, 2,3

    • Maria says:

      Não venho criticar … mas a única vez que tentei dar uma oportunidade ao Mint, após me autenticar no Chromium que acompanha o mesmo, ele alterou o meu motor de busca contra a minha vontade e sem solicitar (um Mint Search qualquer coisa).

      Como tinha a sincronização activa, a alteração espalhou-se rapidamente por todos os equipamentos que tinha com o Chrome, e ao contrário do que seria de esperar, tive dificuldades para voltar a alterar para o default.

      Jurei que Mint nunca mais.

      • Gustavo says:

        Isso e as configs do chrome

      • Luis Silva says:

        Configurações do próprio Chromium e não do Linux. É bem simples de alterar, eu por exemplo, uso o DuckDuckGo ou Searx quando não tô afim de ser espiado pelo Tio Google.

      • Ricardo says:

        Mas o navegador padrão é o firefox e olha que faz tempo que tenho contato com o mint hein..no mínimo muito curioso e em relação a mudança de senhas em navegadores o chrome no Windows também fez a mesma coisa comigo

      • Jorge Paulo Malveira Pimentel Dos Santos says:

        Pois sim Maria, algo que acontece, não só com essa distribuição, geralmente alteram para motores de busca com mais privacidade, mas concordo quando que deviam perguntar e avisar, embora não seja muito difícil alterar de novo nos parâmetros do browser, não é agradável de o ter de fazer em cada dispositivo.

      • Tarciso says:

        Desinstala o chromium e coloca o chrome, baixa pelo google

      • Danilo says:

        Você nunca alterou o resultado de busca? É sério que é tão difícil assim?

      • Marivaldo Cordeiro says:

        Bom como usuário dos dois ambientes(Linux e Windows), acho que posso dá uma pequena opinião.Primeiro o Chromium nem o Google-chrome acompanham O Linux Mint, e ao instalar e serem abertos pela primeira vez eles perguntam se desejamos ativar a sincronização ou não, independente se já a tinha ativa em outro sistema operacional e caso optemos por ativar o moto de buscar será o que tínhamos no outro sistema assim como as extensões instaladas pois é como se fosse a restauração através de um back-up.
        E é super fácil alteras as configurações de ambos os navegadores assim também como o é as do Mozilla firefox de forma que se adaptem ao nosso gosto.
        Sem querer ser xiita pois uso o Linux para trabalho e o Windows para diversão “Jogos”.
        E a respeito das distros escolhidas pelo editor acho que faltou ai o Manjaro Linux que em termos de aparência ganha e de longe das opções MX Linux, ChaletOs e SolusOs

    • Wushu says:

      O Mint é o melhor, quem não conseguir usar esta distribuição realmente é um fracassado, pois com esta distribuição não sinto falta nenhuma do Windows, e quem usa PC só para jogos melhor ficar com a porcaria que usa pois as empresas de jogos tem o rabo prezo com a Microsoft, ainda é por enquanto, Linux já tem muitos jogos e crescendo cada vez mais, Windows nunca mais esse sistema é para os incapazes.

      • Diego says:

        Kkk, nunca vi tanta idiotice junta. Deve ser por isso que o Linux é o melhor sistema, todo mundo usa Linux. Joinha pra você.

        • Adriano says:

          Pura verdade! Ele nasceu em 1990. Ele é tão, tão, tão bom que apenas 0,7% dos computadores do mundo usam ele kkkk

          • Ricardo says:

            Cita a fonte pq aqui no Brasil várias empresas de grande porte tem optado por linux por vantagens em relação a licenças e segurança..exemplo banco do Brasil

          • Danilo says:

            Portugal ainda está atrasado nesse sentido, há bancos que ainda usam o mortinho Windows XP e NE.

          • Paulo Oliveira says:

            Mas toda a gente usa o Android com o kernel Linux, né?

          • Marivaldo Cordeiro says:

            Adriano amigo, acho que foi infeliz na afirmação, pois a maioria dos computadores empresariais do Mundo em torno de 95% usam linux e até mesmo a Microsoft usa linux em seus servidores é tanto que ela (Microsoft) chamou a canonical para uma parceria. Windows é amplamente utilizado por usuários Desktop ou seja Domésticos mas, quando se trata de robustez, segurança e rapidez é linux com certeza o sistema indicado! Mas compreendo você, o ser humano tende a criticar e ter medo do que não conhece.

        • Marques says:

          A quantidade de pessoas que usam bosta só provam que são ignorantes e limitador. O WhatsApp é dos mais usados e dos mais perigosos, portanto a tua afirmação é tão idiota como tu.

        • Luisa says:

          Até a MS usa Linux porque sabe que o Windows Server é inferior.

        • não vou pagar windows says:

          eu não uso… não sou todo mundo..

      • guivas says:

        Idem…………..

      • Daneil says:

        Olha, dificilmente eu não comento coisas na internet, mas hoje tive que responder. O que eu realmente acho ser um fracassado na esfera pessoal são atitudes como essa sua, de responder com essas suas palavras à colega mais a cima , a María, sobre o relato dela. E como parece que tem cada vez mais pessoas que estão dispostas a entrar na internet apenas se achando no direito de falar para as outras o que bem entende o fracasso começa a ser não mais apenas individual , mas sim da humanidade como um todo.
        Então a Maria é uma fracassada apenas pq teve problemas com um SO novo que ela testou ?
        Quer dizer então que o médico bem sucedido, ou o dono de um famoso escritório de advocacia , ou mesmo o em empresário que usam apenas Windows são fracassados?
        Ah meu amigo, por favor, vá pegar sua patota que trata o Mint como clube de futebol e vão ficar denegrindo ou tentando diminuir vocês mesmos, deixem os outros em paz.
        O Mint, já testei, é ótimo mesmo, mas não é todo mundo que terá familiaridade assim de cara.
        Não entender isso, isso sim é ser um fracassado, oi melhor não entender isso e sair hostilizando qualquer um que nem se conhece por isso , ai sim é ser um fracassado, ou melhor, é ser burro mesmo

      • Luis Silva says:

        As vezes a pessoa precisa rodar alguma coisa que nenhuma distro vai rodar, então nem importa se é Mint ou Slackware, Gentoo ou Manjaro, não vai rodar na mesma.

        Exemplos:
        – Jogos com Anti-Cheat (aí não adianta querer dizer pra usar Lutris, DXVK, Wine, Crossover, PlayonLinux).
        – Jogos de fora da Steam que depende de um browser, ex. Roblox.
        – Jogos com DRM.
        – Demos
        – Softwares específicos, ex. Space Engine
        – Softwares da Adobe, como o famoso Photoshop.
        – Softwares de CAD, como AutoCAD.
        – Software de criação de jogos
        – Microsoft Office

        Nem tudo roda no Linux. Quando tudo rodar de forma oficial e sem malabarismos de nerd, aí todos usarão.

        • Ricardo says:

          Tem razão em partes mas discordo em alguns pontos pq são as desenvolvedoras que ainda se mantém no nicho da Microsoft e se aumentar usuários certamente muitas delas vão querer migrar para outra plataforma

          • Wesley says:

            Eu acho que as grandes marcas entendem que o Windows é estável, por ter no mercado poucas distribuições, Windows 7 com os dias contados, depois vem só Windows 10. Já a distribuição Linux é muito grande, tudo bem que a base da plataforma é uma só, mas a distribuição é gigante, por isso não desenvolvem ou programam. Conheço várias pessoas que são adeptas ao Linux, só que cada um usa uma distribuição pq na outra não funciona e por aí vai.

          • Daniel says:

            Ainda existe o Windows 8.1 como opção para aqueles que querem permanecer no SO da Microsoft e por alguma motivo evitam o Windows 10. Quando o 8.1 perder o suporte, só terá o Windows 10. Não existirá Windows 11, 12 – a própria Microsoft disse isso. Cada versão do Windows 10 (ou subversão) é como se fosse um snapshot atualizado do Sistema. O ciclo de atualização do Windows 10 nada tem a ver com o Windows 7 e 8.1. Por essas e outras que muitos não gostaram do Windows 10 e estão se vendo pressionados a usar o Linux como alternativa, ou gastar dinheiro num produto Apple com macOS.

        • FernandoTeixeira says:

          Perfeitamente. Vosmecê justificou o meu desinteresse pelo Sistema Linux. Ao menos por estes tempos. Deixemos evoluir.

        • Filipe says:

          uso photoshop no linux. Podes abrir o link abaixo com um print screen do meu ambiente de trabalho a comprovar.
          https://drive.google.com/file/d/1odQkyt2LWejUO2tyj7LsZGUEuiZzT0y-/view?usp=sharing

          • Luis Silva says:

            Photoshop funciona, tal qual o Office, mas ninguém tem paciência pra nerdices.
            De forma oficial, a MS e Adobe não existem no sistema do pinguim. Qualquer tentativa de usar Wine é avançado d+ para o usuário novo que quer clicar e usar.
            Infelizmente, o Windows ganha nesse quesito.

        • Pedro Toscano says:

          OK.
          Vamos por partes:

          Jogos Com Anti Cheat – O CS:GO conta com o VAC, e funciona em Deepin OS
          Jogos de fora da Steam – Linux NÃO apoia a piratearia, portanto, não há
          Jogos com DRM – Não sei o que são
          Demos – Na Deepin Store há milhentas demos de jogos, e todas funcionam
          Software especifico – Tens razão, há alguns que não funcionam
          Software da adobe por exemplo : Há alternativas GRATIS E MELHORES na minha opinião como GIMP, INKSCAPE …
          O AutoCAD existe na Deepin Store, e funciona BEM
          Microsoft Office : Existem pelo menos duas alternativas GRATIS E MELHORES, na minha opinião : LibreOffice & OpenOffice

          • Thales Pereira says:

            Cara, desculpa, mas como alguém que é forçado a usar o libre e o GIMP por que a empresa não quer pagar o Office eu sou obrigado a dizer que esses dois são absoluto lixo perto das opções pagas. Photoshop tá anos luz a frente do GIMP e o libre de atrapalha todo até com documentos simples. Não te como dizer que são melhores nem a pau.

          • Mijn says:

            jogos com DRM sao os jogos da steam…

          • Luis Silva says:

            Procure sobre o famoso Easy Anti-Cheat (EAC).
            Jogos de fora da Steam não tem porte algum. Não me refiro a pirataria, mas em jogos P2P que comumente existem apenas em EXE e estes também usar anti-cheat e DRM.
            Demos não funcionam, tente fazer o Titanic Honor and Glory funcionar o Linux, vais ter tanta dor de cabeça que desistirá.
            GIMP e Inkscape são excelentes, mas a verdade é que as pessoas não querem ter que re-aprender aquilo que já sabem fazer no Photoshop.
            AutoCAD original não existe, pode existir alternativas como FreeCAD para 2D e Draftsight, mas o próprio não existe no Linux.
            As pessoas não querem largar mão do Office da MS devido a ser padrão de mercado.

          • Rodrigo Amaral says:

            Me explique essa questão do Autocad existir na Deepin Store. Não entendi.

        • Danilo says:

          Minha filha é apaixonada pelo Roblox. Infelizmente, por causa desse jogo, tive que instalar Windows. Eles não veem o Linux com bons olhos, a própria comunidade é negativista com Linux.

          Como podem ver nestes screenshots: imgur.com/a/DU8oNiw

      • Flávio says:

        “Preso” gênio!!!

      • Márcio José da Matta Jatobá says:

        Me dou muito bem com Linux tenho bastante conhecimento! Mas vc esta sendo agressivo e intolerante com pessoas com pouco conhecimento! Sua função como conhecedor é difundir o Linux e não chamá-los de fracassados! Seja cordial com os que estão começando pois nessa vida estamos sempre aprendendo.

      • Antoniel Ribeiro says:

        Então me informa, como rodar o meu Flight Simulator X no Mint, que eu mudo agora para o Linux..

      • Mário Jorge says:

        Nem o Mint, e nem qualquer outro Linux.
        Todos são para quem percebe de informática, e não para leigos em informática.
        Todos usam linhas de código.
        E todos não instalam todos os programas Windows, de forma directa, sem a utilização do wine, ou qualquer outra aplicação do género.
        E é por causa de tudo isto que 99% das pessoas utilizam Windows!

        • Keviny Oliveira says:

          Linux é linha de comando isso é mais fake do que nota de 3 reais, tudo no Linux dá para fazer com a interface gráfica o problema são os tutoriais para resolução de problemas que são pelo terminal.

      • Luiz says:

        Kkkkk, qnta asneira.. Ouco essas porcarias desde qyianca… Kkkk q linux eh o so do futuri, q em pouco tempo todo mundo iria estar usando… Kkkkkkk qnta besteira…

    • Xstationbr says:

      O que me impede se usar Linux é não ser compatível com .axé
      Assim todo jogo que quero usar no Windows não roda no Linux, rodar via WINE é uma alternativa eu sei, mas não é ideal quando se deseja rodar qualquer jogo sem restrição ou perda.
      Os dev de games deveriam voltar mais para Linux ou fazer os games inabaláveis em simultâneo com Linux, pois em questão desempenho, não há melhor que o Linux.
      Roda mais rápido que um Windows 95 em um i7 hahahaha

      • Xstationbr says:

        *correção: O que me impede se usar Linux é não ser compatível com “.exe”

      • Bruno says:

        Cara o rabo preso nem é das produtoras de games com a Microsoft, é na verdade com as fabricantes de drivers com a Microsoft… Um driver para placa top que funcione no Linux, é praticamente uma odisseia para obter… Além dos traumas que vem junto para otimizar os drivers disponíveis e inadequados…

        • Samuel says:

          Existem drivers para tudo e mais alguma coisa e nem precisas de otimiza-los. Basta usar o Driver Manager no Mint

        • Luis Silva says:

          Sem contar nos famosos stuttering, screen tearing que mesmo instalando os drivers proprietários, o Linux continua a manter.

          • Keviny Oliveira says:

            O Screentearing é algo do Xorg que infelizmente para correção tem que criar um arquivo na pasta /etc/X11/xorg.conf.d ou usar o utilitário da Nvidia para desativar o Screen Tearing

      • Nozor Boletti says:

        Ahh, pensei que você tinha uma tecnologia baiana.

      • Nozor Boletti says:

        Ahh, pensei que você tinha uma tecnologia baiana.

    • Luiz Adriano Pereira de Lima says:

      Faltou falar do Deepin e Ubuntu

    • Carlos says:

      No dia que o creative cloud for compatível com Linux eu troco de os.

    • Daniel says:

      Vão criticar e dizer que nada bate o Windows, mas continuam a usar Android que é Linux e iOS que é unix-like.

    • Etevaldo says:

      Não gosto do Linux devido peso (tem que ter um bom equipamento), e também devido o não suporte a impressoras Hp

      • Adonis Leonam da Fonseca Silveira Souza says:

        Isso depende de qual distro você vai instalar, tenho um notebook de 10 anos com 2Gb de RAM, rodando Linux Mint XFCE sem nenhuma trava ou engasgo, a não ser quando estou com o Firefox com mais de 10 abas abertas, Inkscape, GIMP e Writer tudo junto, pq já seria muito abuso da minha parte querer fluidez

      • ademirt says:

        Windows sim, pesa.
        Windows em notebook sem SSD é terrível e estressante.

      • Daniel says:

        Aposto um doce que instalastes o Ubuntu (que por padrão vem com o PESADO e MACIÇO GNOME). Se for, realmente, não é uma interface leve.
        DDE também é pesada.

        Para computadores menos potentes, tens de procurar por distribuições que usem interfaces leves.

        Mais pesada Mais leve
        GNOME > Cinnamon > DDE > Budgie > KDE > MATE > Xfce > LXQt > LXDE

        Opte por distros com LXDE se sua máquina for realmente ruim.
        XFCE e LXQt são as melhores alternativas.
        Teste um Xubuntu ou Lubuntu.

      • Paulo Oliveira says:

        Já ouviste falar em hplip?

  2. Morcelas says:

    Pequeno reparo: a versão atual do MX Linux é 18.2

  3. Pedro Sousa says:

    A pena é que maioria dos jogos e/ou programas não suportam o linux, senão já teria mudado xD

    • Theneus says:

      Então… leia sobre o Lutris para Games e quanto aos programas creio que exista um similar.

    • Gabriel Allon says:

      É como eu :C

    • Gabriel Allon says:

      Especialmente o software da Adobe e assim

    • MIguel says:

      Subscrevo. Mas admito que não me sinto muito à vontade no Linux. Já tentei algumas vezes mas o Windows 10 em compatibilidade, Adobes da vida e tantas outras marcas, evitam esse tipo de mudanças

      • Taylor de Ávila Rodrigues says:

        Meu problema com o Windows 10 é os sistemas de proteção que consomem toda a velocidade de processamento do HD , eu até gostei da interface, usava no meu PC ele licenciado, mas tive que voltar pro 7, alguns programas que uso pra fazer remap em carros não rodavam e fo… com meu HD, mesmo sendo ser senti muita diferença!

    • Daniel says:

      Há como jogar no Linux através da Steam e GOG a um clique.
      Na Steam ainda é mais fácil, basta habilitar o Steam Play.

  4. Sandro Santos says:

    Instalei recentemente o Ubuntu no meu laptop, mas para utilizacao empresarial ou mais exaustiva torna-se impossivel.
    Começou pelos drivers, que precisaram de alguma “ginástica” para colocar a funcionar o wireless e tal… mas fez-se (um utilizador menos experiente não teria essa capacidade).
    No meu caso dependo do Skype (sofrivel o suporte caso existam problemas no Linux). No caso do Office, o WPS é ainda assim o mais proximo, mas existe muita coisa que não é compativel ainda. A falta do Outlook e da integração com o Office365 usado pela empresa é desesperante.

    Mesmo os softwares que supostamente suportam linux ainda tem muitos bugs e memory leaks (java based então são muitos).

    Não digo que não seja de facto uma migração possivel para alguns casos, mas ainda serão poucos os perfis que não terão algo que não existe ou que não funciona muito bem.

    Enquanto não se resolverem estas incoerências, nunca será um sistema adoptado em larga escala ao nivel dos desktops. A nivel de servidores, aí, são os mais recomendáveis.

    • Tiago Marques says:

      Que dificil instalar drivers no Ubuntu, a maioria vem com o Kernel e os restantes é só instalar atraves do “Software & Updates”.
      Qual é a diferença entre o suporte do Skype no Windows e no Linux?? São distruido oficialmente pela mesma empresa, atraves de snaps e dos tradicionais pactotes DEB.
      Podes nao ter o “Outlook”, mas tens aplicações compativeis com o Outlook.
      Que estranho aplicações em JAVA que funcionam mal no Linux e nao no Windows, na teoria devia funcionar em todas as plataformas com o mesmo código.

      • Sandro Santos says:

        Quanto aos drivers, procure Laptop Hp Wireless Drivers e vai ver a confusao que é para instalar… add repos, recompiles e coisas afins.
        Quanto ao Skype, funciona mal e a MS vai suportando, mas não tem nem de perto a mesma atenção que o irmão para Windows.
        Outlook é Outlook, o resto é conversa. Sincronização de calendários, contactos, salas de reuniões, etc… não há compatibilidade para isso.
        JAVA dou-lhe 2 exemplos. SmartGit e Katalon Studio, são 2 tools que funcionam mal em Linux. No caso do Windows uso o ForkGit que nem existe em Linux.
        Felizmente o VSCode funciona bem…. 😀

    • Luis Silva says:

      Linux é um brinquedinho, é que nem chromebooks, não dá pra levar a sério

  5. Theneus says:

    Faltou citas Deepin

  6. Carlos says:

    Pedro Pedro… Este início de post “O Windows 10 é, sem margem para dúvidas, o melhor sistema operativo da atualidade” é mesmo para incendiar mais umas discussões Apple vs Windows… Especialmente num post sobre distros Linux penso que não havia necessidade nenhuma…

    • Fabio says:

      Acho que ” O Windows 10 é, sem margem para dúvidas, o sistema operacional mais usado” teria sido mais justo, infelizmente “o que deixa o Linux para trás” é a sua falta de compatibilidade de alguns programas e jogos do Win 10.

      Mas voltando ao comentário do post, só faltou dizer que o windows é o sistema operacional mais seguro da atualidade.

    • maxim says:

      as pessoas têm de aceitar as coisas como são. de eufemismos está o mundo o cheio e não é por isso que fica mais bonito de se viver.

    • Cortano says:

      A verdade é que a Apple anda a marcar passo há uns anos no que toca ao desenvolvimento do MacOS.

    • Luis Silva says:

      Infelizmente É UMA REALIDADE. O WINDOWS RODA TUDO. O MACOS RODA A METADE. LINUX A METADE DA METADE. BSD QUASE NADA.

    • Keviny Oliveira says:

      Acontece :/

  7. Furtz says:

    Meu sonho é que a Microsft seguisse os passos do Linux com versões leves e limpas, mas infelizmente precisamos nos contentar com o pesadissimo Windows 10 que está mais pesado a cada dia que passa…

    Triste Realidade

    • Adalberto says:

      Como pesado, corre melhor o Win10 que o Win8 no meu PC.
      Não se esqueça que o windows tem de abrangir todas as marcas, não é otimizado apenas para uma. Na minha opinião o Win10 foi um evolução significativa

      • Reality Check says:

        +1
        Estou para ver um Linux a bater o Windows em desempenho e compatibilidade. Isso é tudo muito bonito no papel depois na pratica bastam 3 dias para ver as limitações do Linux . Estou á espera dos Haters tal e qual aqueles Putos que nem carta têm mas dizem que a marca Automóvel X é melhor que a Y !!!

        • Tiago Marques says:

          E já nao bateu?? Qualquer distro oferece mais performance que o Windows. Se calhar estejas a falar de jogos. Eu vejo o linux correr em dispositivos feitos para correr em outros sistemas operativos, como os desktops que vem com o Windows, os MacBooks, as Playstations, as Nintendos… E o Windows?? Pois… é tanta compatibilidade que a Microsoft preferiu criar um sistema baseado em Linux para IoT.

          • Reality Check says:

            Uma qualquer distro Linux a correr hardware recente não bate o Windows 10 alias não bate Windows nenhum a partir do 7 em desempenho a não ser que esse Windows seja utilizado por uma criança de 6 anos e esteja cheio de virus spyware etc.. O Linux actualmente é para rir.. Cada mais mais distros cada vez mais lixo incluído. Isso de performance e estabilidade melhor que Windows foi há 20 anos atrás. O Windows é o melhor e mais completa OS da actualidade roda tudo em qualquer maquina e com grande estabilidade.

        • Bill Gates says:

          Não é preciso haver hate nenhum. Quem trabalha como developer, sysadmin ou algo ligado a programação normalmente vai preferir trabalhar com um sistema UNIX, normalmente macOS ou uma distribuição de Linux. Falando em servidores agora, mais de 70% correm Linux; entre variadas razões, uma delas é performance. Falas em limitações do Linux, mas a partir do momento em que corres um SO em que é possível ter acesso ao source code do mesmo, as únicas limitações são as habilidades do utilizador. Podes-me dizer que preferes Windows devido à ampla compatibilidade e suporte de software, é um argumento válido mas em performance fica muito atrás da concorrência. Continuando nas limitações, pelo que disseste um telemóvel Android não deveria agradar ninguém porque corre no Linux kernel 😉

          No final do dia, cada um deve usar o que é melhor para a sua vida, não recomendo Linux para o average Joe, mas espero que no futuro o possa fazer, afinal de contas é um SO gratuito e seguro.

          • Thales says:

            Cara, qualquer um que seja sysadmin absolutamente odeia MacOS. Eu reconheço que pra desenvolvimento web ele pode ser bacana, mas ele é um baita de um problema pra fazer funcionar direito em uma rede corporativa com algum semblante de segurança. Eu sou Dev há 10 anos e não troco meus Windows por nada.

      • Daniel says:

        Pra mim o 8.1 corre mais rápido que o 10.
        O 10 só consegue correr rápido num SSD. No 8.1 não há essa necessidade e o mesmo não deixa a desejar.
        Agora Linux, mata os dois no quesito desempenho. Primeiro que Linux não vem cheio de bloatware como Windows. Linux não precisa de antivírus, logo não tem antivírus rodando em segundo plano roubando desempenho. Linux tem interfaces leves voltadas para PCs antigos ou para quem é minimalista.

    • eu says:

      O meu sonho é ficar rico 🙂
      Prioridades.

    • Miguel says:

      Pelo que sei vai haver um Windows mais leve que vai surgir em 2020 com novos hardwares: é uma espécie de “Windows Lite” que não tem nada a ver com este windows 10 que vai ficar para “heavy users” 🙂

    • Cortano says:

      Linux está cada vez a tornar-se mais pesado e “sujo” – e isto é dito dentro da propria comunidade Linux.

      • Luis Silva says:

        Falou o fanboy com nome Cortano.

        • Cortano says:

          É a realidade.
          Tu é que estás tão fechado na cave que nem reparas (ou nem sabes) que a grande parte das distros estão a tornar-se num monte de código enorme.

          Basta ver os requisitos das distros mais comuns (Sem ser versão light), para se perceber o peso com que estão a ficar.

          Acorda que já é dia.

        • Cortano says:

          Ubuntu: anda na casa das 40 milhões de linhas de codigo
          W10: anda na casa das 50 milhões.

          Como podes ver, o “lixo” já chegou ao Linux.

          • Luis Silva says:

            De fato, Ubuntu é um lixo. Nisso nós concordamos.

          • Bill Gates says:

            Linhas de código não é medida de nada em nenhum lado.
            Mas há mais distro além de Ubuntu, até diria que o Ubuntu é o Windows dos “linuxs” 😉

          • Daniel says:

            Luis, és hater do Ubuntu, então não contas.

          • Cortano says:

            Ubuntu é só a distro mais utilizada e a promovida em maior escala como sendo a alternativa.
            E claro que as linhas de código contam.

            Ou seja, o que me estão a dizer é:
            Ubunto é comercial, é o “Windows do Linux”, por isso não presta.
            Bem, decidam-se, ou querem o Linux conhecido ou não?
            Eu aposto que se fosse o Mint o mais conhecido, este passava a ser apelidado de “windows do linux”.

          • Luis Silva says:

            Eu prefiro mil vezes usar distros foram do ramo mainstream. Não quero ver o Linux transforma-se num ruindows, infelizmente o Ubuntu tá indo pra esse caminho, tenho nojo e fico bem longe dessa distro.

    • ademirt says:

      Concordo com você Furtz.

      Naturalmente ele é uma melhor evolução se comparado as demais edições do Windows, mas são mais e mais camadas de software, e logicamente tende a consumir mais recursos.

  8. eu says:

    Eu vejo estes tópicos, vezes e vezes sem ponta.
    Basicamente resume-se no topo da pirâmide a 3 sistemas: Linux, macOS e Windows 10

    Existem tantas e cada vez mais “distrus” de Linux que no ridiculo, podemos chegar 1 dia a 1 distru por utilizador (quem criou).

    Os anos passos e o Linux é estável, ou seja, estável na quota de mercado a bater quase no 0.

    Se subirmos mais na pirâmide, restam apenas 2 sistemas: UNIX e DOS e fazendo um ABS, resta apenas macOS e Windows 10 🙂

    • Vítor M. says:

      Não é bem assim, é uma avaliação simplista, até porque só leva em conta máquina de domésticas e máquinas de média produção. As máquinas de alta produção estão sustentadas pelas distro Linux na sua maioria e depois Windows. Depois, a Internet, por exemplo, está assente maioritariamente em Linux. Logo, temos a maior rede do mundo suportada em Linux. Isso não é residual. No doméstico e empresarial, sim, há pouco Linux em Portugal e no mundo também não é uma quantidade assinalável, mas com a entrada de muito software na casca webservice, não tarda nem é importante o sistema operativo, desde que tenha um browser. Alias, cada vez há mais serviços web que dispensam as aplicações. Se no passado, ao nível empresarial, o software de gestão eram quem “obrigava” as empresas a usar Windows, hoje, micro e médias empresas, já têm esses serviços através de um browser, o que poderá fazer mudar o paradigma dos sistemas operativos. Portanto, saber que existe, saber que serve as pessoas, saber que funciona bem e saber que há distros leves e poderosas, só por si é uma vantagem. Venham mais.

    • Lights! says:

      Nem mais!

  9. Filipe Rodrigues says:

    “O Windows 10 é, sem margem para dúvidas, o melhor sistema operativo da atualidade.”
    ^
    isto é opinião

  10. MACnista says:

    … como se tivesse comparação Windows 10 com algum destes Linux, alguém no seu juízo perfeito mudaria, infelizmente ou felizmente, não sei, olho sempre para estas distros como que para brincar aos computadores!!

    • eu says:

      + 1 Zilião 😀
      Efetivamente estas distru Linux parecem sistemas para computadores Magalhães 😀
      O Linus deve sentir-se enbaraçado a ver isto.
      Querem tanto, tanto copia o Windows no Linux, que mais vale usar logo Windows 10 com todos os prós e contras do mesmo (sim, incrivelmente tem defeito).

      • Filipe says:

        não sabes do que falas.
        quando “nasceu” o windows xp” era a cara chapada da distribuição linux KDE que já por cá andava há uns anos salvo erro na versão 3.
        mais tarde quando “nasceu” o windows 7 era a cara chapada da distribuição linux KDE na sua versão mais recente àquela data. Afinal quem copia quem? O windows 8 e consequente 10 vêm apetrechados de um novo design cheio de coisas que nunca ninguém vira antes…. excepto aqueles que já estavam familiarizados com ambientes linux… pois…..

    • José Andrade says:

      Eu fico incrédulo a olhar para este tipo de comentários… Não tem comparação para si e para a sua utilização do computador. As pessoas fazem afirmações destas como se fossem os donos da razão e como se a sua opinião fosse universal.
      “alguém no seu perfeito juízo mudaria”. Olhe eu desde há 2 anos apenas uso GNU/Linux e acho que não estou maluco ainda. O mundo Linux oferece-me vantagens que o Windows não me oferece. E olhe que o meu computador serve para trabalho (como engenheiro informático) e não para brincar. Não trocaria Linux por nenhum Windows.

    • Daniel says:

      Falou “destes Linux” já sabemos que não sabes o que Linux significa, deves achar que é um SO.
      Dica: Não é 😉

    • ademirt says:

      Eu não acho o Linux o melhor do melhor , mas para o meu propósito é a melhor solução.

  11. Xfera says:

    O que não faltam é versões “lite” do Windows 7 e 10 que satisfazem todo tipo de utilizadores. Tenho MiniOS 7 e 10 nas minhas máquinas e tudo 5 estrelas. Já testei várias distros linux mas os problemazinhos que iam surgindo para coisas aparentemente fáceis levaram-me de volta ao Windows.

    • maxim says:

      pois, em todas as distros é muito fácil dar cabo do OS se tentar mexer naquilo para por ao teu gosto… até chegar ao ponto de não teres uma GUI e olhares para uma tela da idade da pedra

  12. Gilvan says:

    Tá… Não é crítica… Mas não troco meu bom e competente Office Windows por causa de um SO Linux… Pena né… Amei o Manjaro e o Fedora… Se algum dia existir uma forma de utilizar o Office Windows não volto mais para o MS Windows.

  13. Allan Brazute says:

    Uma lista dessa sem Ubunto e Manjaro é, no mínimo, omissiva.

  14. Fulano says:

    O título deveria ser antes: ADEUS MacOS/OSX… Visto que o Windows é o melhor SO.

  15. fernando says:

    Enquanto não rodar o Corel e Photoshop estou fora …

  16. Casrelo says:

    Graças ao “maravilhoso” Windows 10 resolvi dar uma chance ao MacOS e até agora sem arrependimentos…

    • Junior says:

      macOS > Windows
      Isso não se há duvidas, só nega quem não tem money pra comprar algo da Apple.

      Então é mais fácil criticar.
      Pura inveja desses mouros.

  17. Raul says:

    Não troco meu Ubuntu por nenhum outro.

    • Junior says:

      Eu troquei pelo Manjaro e não me arrependo.
      – Sem loucura de caçar ppas e ferrar com o sistema quando são desativados ou removem dependências oficiais
      – Sem necessidade de caçar .debs e ficar tendo que reinstalar porque não atualiza sozinho.
      – Sem necessidade de usar snaps, flatpaks e appimges.

      Mudar do Ubuntu pro Manjaro foi incrível. Um boost de possibilidades.

  18. Jorge Gomes says:

    O Linux como o vejo nao vale nada mesmo nada, se existisse Linux sem precisar de se utilizar um outro sistema operativo talvez até poderia ser excelente mas da maneira que existe nao presta, nao o troco pelo OS que uso, mas cada um é libre de usar o que quizer.

    • Filipe says:

      é normal que não vejas o linux. afinal de contas é um kernel e não um SO. não está visivel no desktop… não podes comparar alhos com bugalhos.

  19. Alex says:

    O que é Linux ?…kkk

  20. Joaquim Alcobia says:

    Não ponho em causa o que dizem… mas porra…. que raio de hardware é que “vocês” têm que andam sempre às turras com os drivers…?!?!?

    Eu há anos que “não sei o são drivers”. Desde que mudei de vez para linux nunca mais na vida ouvi falar nisso. Ligo as coisas e trabalham. Preciso de alguma coisa, sudo apt-get install e tá feito. Quero remover apaga e não deixa lixo….

    Aqui há tempos queria ligar uma controladora (mesa mistura) ao windows,… foi uma guerra com os drivers do audio. Ligar a mesa digitalizador no windows para a pikena desenhar,… outra guerra….

  21. MARCELO MAIA DA SILVA says:

    Windows melhor sistema operacional? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Luis Silva says:

      É o que roda tudo de forma oficial, sem necessidade de malabarismos e nerdices terminal compilação lutris.

      • Theneus says:

        roda tudo??? kkkkkkk eu trava tudo…? kkkkkk brincadeiras a parte… o Windows só é o windows porque tem uma area comercial por trás… qualquer computador vendido vem ele.. porque existem “acordos” comerciais…. mas se você começa olhar no todo… o Linux esta presente em tudo… até no Windows agora….. e o que esta acontecendo… as empresas estão começando a entender isso e começaram a migras muitas coisas…. a nuvem esta ai para confirmar isso.. pois tudo deverá ser multiplataforma…

        • Luis Silva says:

          Mas você não pode negar que a quantidade de software que o Windows roda é superior ao Linux e macOS.
          O Linux pode ser o fodão em tudo, mas não no desktop que é o assunto no qual estamos falando.
          Linux não sai dos 2% no desktop, não tem visibilidade nenhuma.

      • ademirt says:

        também roda de forma oficial Trojans/malwares.
        mas é um bom sistema operacional.

  22. Erick says:

    Faltou o deeping Linux. Uma versão super amigável.

  23. MataRatos says:

    @Adeus Windows 10!
    Nem nunca coloquei a vista em cima do windows.
    Livre para sempre!

  24. Edde says:

    O deepin era legal, mas nesta última versão, conseguiram transformá-lo no windows vista

  25. TuFfAs says:

    Fedora
    Arch
    para mim as duas melhores distros (de todas as que conheço)

    • TuFfAs says:

      …só uma sugestão @pplware , façam video reviews sobre as distros. Só têm a ganhar com isso, há aqui muito user a falar á toa do que desconhecem…e creio que com video reviews conseguiriam explicar melhor muitas questões desse público, menos familiarizado.
      Podem pegar nas vossas distros coqueluche (Mint/Ubuntu…argh, esta até dói lol) por exemplo para começar e depois fazer com distros mais direccionadas para advanced users.

      Sugiro:
      – Arch
      – Fedora
      – Kali
      – Debian
      – OpenSUSE

  26. Lgc says:

    Muitos comentários deveria ser retirado, pois ofende a liberdade de escolha, e muitos aqui sequer sabe fazer um comentário, geralmente o que faz crítica destrutiva não consegui ajudar em nada, pelo fato de ser desprovido de conhecimento

  27. Samuel says:

    Desde que uso o Mint não me chateio com problemas e se tivesse o win 10 a esta hora já estava o computador a ir contra a parede. Eu escolho quando quero atualizar e não o SO.

  28. Maurício says:

    o dia que a bosta do Linux funcionar sem eu precisar perder tempo com driver otimização, e ainda ter q programar mesmo que o básico, ele vai pra frente, até pra uso de simples anti virus essa carniça torra a paciência, mouse específico nem pensar. Se é pra perder tempo, não é comigo.

    • Daniel says:

      – Linux não precisa de antivírus, larga esse jeito Windows de pensare.
      – Linux não precisa de otimização, nem de desfragmentação
      – Não precisa de programa pra instalar driver tipo Driver Booster.
      Fique na bosta do Windows e pare de reclamar se não quer aprender.

  29. scp says:

    Eu posso usar só o linux ou preciso mesmo de usar distros? Lembro me que o meu primeiro pc, que me compraram, não vinha com sistema e alguém veio instalar me o sistema porque eu não sabia porque o pc não funcionava (por não ter nada instalado), foi o linux; em 2006. Usei até ter instalado windows xp quando já tive internet em casa, depois em 2008.

    • Daniel says:

      Linux é o kernel.
      Distro ou distribuição é um sistema operacional que usa como base o kernel Linux.

      Imagine:
      Kernel = Motor
      Distro = Sistema Operacional

      Você pode usar apenas uma distro Linux, usar mais de uma distro Linux, usar Linux e Windows, usar apenas Windows. Depende de você.
      Procure sobre dualboot.

      Linux mudou muito de 2006 pra lá. Não sei seu caso, mas no Brasil era (infelizmente ainda é) comum colocar distros de merda em computadores para baratear o custo de produção e evitar pagar grana extra a microsoft por causa de licenças. Provável que teu PC tenha vindo com uma distro “lixo” tapa buraco. Procure sobre distros de renome: Linux Mint, Ubuntu, Fedora, Manjaro.

    • Filipe says:

      procura no youtube o canal “Diolinux”. Aprendes tudo o que precisas para começar no linux e tiras todas as dúvidas.

  30. Francisco says:

    Em time que está ganhando não se mexe.
    Esse é o grande problema do Linux. Prá que sair do Windows, se ele te dá tudo de que precisa ! Uso ElementaryOS porque funciona bem e me diverte.

    • Daniel says:

      – Linux te dá privacidade
      – Linux te deixa mandar no sistema
      – Linux te deixa customizar
      – Linux não tem nada a esconder
      – Linux tem softwares e jogos, quem diz que não, desconhece
      – Linux tem várias interfaces a escolher pelo seu gosto
      – Linux roda em qualquer computador, do mais antigo ao mais novo.
      – Linux é feito pela comunidade para comunidade

  31. Júnior Brazil says:

    Os dois sistemas operacionais são muito bons. Gosto tanto do Windows 10 quanto do Linux.
    Mas não dá para dizer que o Linux é mais usado do que o Windows. Windows é o sistema operacional que o mundo todo usa.

    • Filipe says:

      errado.
      linux (o kernel) é o mais usado no mundo inteiro. apenas em ambiente desktop é que o windows tem o dominio de mercado. os proprios servidores da microsoft sao linux.
      linux é apenas o kernel (motor). é usado nos telemoveis android, smart tv, servidores, o proprio codigo base do mac os é unix. (é quase o mesmo).

  32. Douglas Charles Cunha says:

    Cadê o Elementary OS na lista?

  33. Z/OS says:

    Ah, ah, ah. O Linux a substituir o W10 na perfeição!? Boa piada. Agora mostrem como, não basta mandar “bitaites” à toa. O Linux como S. O. em servidores é barato e funciona bem, porque não tem de se adaptar ao utilizador. Agora indica-me um software com a qualidade do Office. Não há. Só existem imitações muito fracas.
    Um cliente de jogos equiparado ao windows 10? No linux isso também não existe. Para o utilizador de baixo conhecimento técnico de software e drivers, o linux nunca será uma alternativa. E estes são o grosso da população que utiliza PCs, mais ou menos como o android nos telemóveis.

    • Samuel says:

      Queres falar de imitações!!! Todas as novidades que aparecem no Linux são copiadas pela Microsoft ou seja têm muita falta de criatividade e isso viu se no Windows 8 (o único em que não copiaram o Linux) o Windows à pedreiro.

    • Paulo says:

      Linux não é SO pra começar, o resto é balela de quem nunca usou.
      Qualidade do Office? LibreOffice e WPS Office.
      Todos que dizem que são imitações nunca diz o que falta nelas para chegar os pés do Office, porque no fundo as pessoas que o criticam nunca usaram pra valer e só fazem repetir que nem papagaios “sem office qualquer alternativa é inválida”.
      Usa e para de reclamar.
      Ou então se fecha na bolha do ruindows e esquece que existe um mudo de possibilidades lá fora.
      É o que a MS quer. Te manter dependente dos programas dele, como um viciado em drogas.

      • Z/OS says:

        Não falo sem saber o que digo. Recordo-me do primeiro linux que usei, no inicio da década de 90 e foi uma trabalheira conseguir tirar partido do hardware que tinha. A versao era um Slackware. Depois tentei o Debian e o trabalho que deu para instalar e funcionar correctamente foi tremendo. Já experimentei o Zoran e, o tal que éera parecido com o XP, e ao fazer um move de ficheiros, optei por interromper esse move. Os ficheiros desapareceram dos dois lados. Experimentei o Mint, mas o melhor de todos foi o Ubuntu. Profissionalmente fui obrigado a utilizar o Red hat durante 5 anos. Foi uma experiência atroz. Relativamente às suites que indicas para substituir o office só posso dizer que tu é que não sabes do que falas. Quem utiliza o office de forma avançada, só por piada é que lhe podes sugerir o libre ou o wps. Agora se utilizas essas suites de forma a pensares que és utilizador avançado, é porque nunca utilizaste o office de maneira séria. Profissionalmente, posso optar por Linux, W10 ou MacOs. Por uma questão de compatibilidade com o que existe, W10 é o que dá menos chatices.

  34. Mikhail Richard Cavalcanti says:

    Tenho um notebook (HP 14 R050BR) com ssd de 240Gb SanDisk e já usei vários sistemas Linux (Kali, Ubuntu, Debian, Mint, Xubuntu, Elementary, Deepin, BackBox, Manjaro, BackTrack, Solus, Ubuntu Budgie, etc..) e o que mais ficou otimizado e rápido foi o Windows 10. Sou um grande fã do Linux e sempre acompanho algumas novidades nesse mundo incrível, mas não posso negar q ainda falta algo a mais neles.

  35. Man Cell says:

    Quando o “lindo e maravilhoso” Windows 10, que tb uso junto ao Linux, começar a dar uso 100% de disco, os perfis dos usuários forem corrompidos e os drivers forem atualizados sozinhos pela vontade própria das atualizações automáticas do Windows, aí muitos (não generalizando) logo vão procurar o “menino do computador” pra formatar o pc. Sem citar o fato de que 99,9% dos vírus sabem facilmente que estão sobre uma partição do tipo que o Windows usa como NTFS e que tem que atacar os arquivos porque eles são do tipo .exe .com ou .algumaoutraextensão, coisas que nem o Linux nem o macOS passam por esses perrengues.

    • Keviny Gabriel Oliveira Dutra says:

      É de rir como esses papagaios que só sabem criticar as distros Linux ou MacOS, invés de pesquisar e experimentar e ajudar a melhorar o S.O, prefere ficar na zona do conforto, mas cada um livre para fazer a burrada que quer

  36. GEORGENES says:

    Legal a matéria, Se me permite corrigir, e não q eu seja bom em gramática. É que “ao nível” sem se referir ao nivel do mar está errado. O correto que eu aprendi foi “em nível. Ficaria grato se fizerem uma pesquisada 😉

  37. Mav says:

    Estou limpo há mais de 10 anos. Faço tudo com que preciso com Linux (Debian), talvez eu seja um usuário avançado, mas quando alguém me pede ajuda com Windows, tenho prazer em desconhecer. O último Windows que instalei em uma máquina minha foi XP.

  38. Arthur Gomes says:

    Linux Mint com interface Cinnamom é muito bom! O menu inicial é organizado por categorias, bem melhor que o do Windows 10.
    Leve, intuitivo e prático!

  39. Bruno says:

    Mais de 2 anos a trabalhar de forma diária em Linux, em desenho técnico, projectos da construção civil, tratamento de imagem, modelagem 3D, impressão 3D, documentação….. Entre outros trabalhos. Fora da área profissional, sempre a suprender de forma positiva também! Segurança, rapidez, praticidade, maior aprendizagem, personalização, programas muito mais leves e de menor tamanho, mesmo em programas existentes também noutros sistemas. Em relação a jogos, o cenário está a mudar bastante mesmo! Já é possível jogar muitos jogos e a lista está a crescer rapidamente. Podem comprovar isso no canal do diolinux.

  40. Reinaldo Lima says:

    Tenho o ZorinOS, e o Mint, esses dois muito limpos, e muito leves, mas não lembra em nada o Windows10 na questão da perfomance, dão de 10×0 .

  41. Paulo says:

    Gostei da lista, mas tiraria o Chalet OS e MX.

    1 – Zorin OS é excelente, porém demora muito para lançar novas versões. Para terem noção, a versão atual ainda é baseada no Ubuntu 16.04, e mesmo depois de lançarem o 18.04, ainda assim não existe uma versão atualizada.
    Recentemente foi lançado o novo beta do Zorin OS 15, mas como o próprio nome já diz, é um beta, não é pra se usado em ambiente de produção.

    2 – Substituiria o Chalet OS pelo Manjaro. Manjaro nada mais é que uma distribuição como Ubuntu e Mint, visando usuários iniciantes, só que dentro do mundo Arch. Seu primeiro lugar a meses no Distrowatch, e o fato de ter saído em 2° lugar nas pesquisas da Steam, demonstra seu potencial.

    3 – Linux Mint eu deixaria em primeiro lugar. Pois é a distro mais user-friendly que existe. E baseado no Ubuntu, a distro mais popular e reconhecida. Há material de sobra na internet.

    4 – Solus OS está cada dia mais popular. Não sei se seria uma boa indicar para novatos já que tem um repositório limitado e um sistema de empacotamento alien, o eopkg.

    5 – Substituiria o MX Linux pelo Deepin OS. O Deepin é uma das distros mais bonitas que também é user-friendly, é uma distro moderna, com uma loja completa e que caprichou nos detalhes. Agora, que será baseado no Debian Stable será uma distro ainda mais estável.

  42. Simões says:

    LINUX??? ESSA DROGA VAI DOMINAR OS “SO”, MAS NÃO SIGNIFICA QUE SEJA MELHOR QUE O WINDOWS, ALIÁS SER O WINDOWS É O SONHO DA LINUX AINDA EQUIDISTANTE, AS EMPRESAS ADOTARAM O LINUX NÃO POR QUE SEJA MELHOR, MAS POR SER MAIS BARATO OU ATÉ GRÁTIS E PÔR QUE POUCOS SÃO OS QUE SABEM EXPLORAR BRECHAS NA SEGURANÇA, LINUX É “*LIMITADOOO*”, OS QUE SABEM USAR ( LOGO NÃO É PARA USUARIOS COMUNS QUE BUSCAM PRATICIDADE ) SR ACHAM OS INTELIGENTES E QUEM USA WIN É BURRO, KKKKK, AÍ ALGUM EXPERTO VAI DIZER QUE É TÃO BOM QUE A MICROSOFT ESTÁ SE REDENDO POIS ESTÁ FAZENDO UM SISTEMA BASEADO NO LINUX, ISSO ME FEZ LEMBRAR UM COLEGA QUE TRABALHOU NA WOLKS, NO FIM DA DÉCADA DE 90 EU FALEI PRA ELE QUE A FIAT ESTAVA COM PLANOS DE TOMAR A LIDERANÇA NAS VENDAS DE CARROS, ELE RIO ALTO, DISSE COM TODA POMPA DISSE QUE A WOLKS ESTAVA CONSOLIDADA NO MERCADO QUE SÓ O FUSCA HAVIA VENDIDO MAIS DE 24 MILHÕES DE UNIDADES E A BRASÍLIA 20, QUE OS CARROS DA FIAT ERAM DESCARTÁVEIS E OS DA WOLKS ERAM RESISTENTES. A FIAT COM SEUS CARROS DESCARTÁVEIS ABRIU VANTAGEM NAS VENDAS E TOMOU A LIDERANÇA, A WOLKS PERIA A LIDERANÇA MESMO SENDO MELHOR É TEVE QUE SE RENDER A PORCARIA DE CARROS DESCARTÁVEIS. ASSIM VAI SER LINUX X WINDOWS

    • SIAEL ALVES DE CARVALHO says:

      Quem desenvolveu a primeira versão do Linux usou o mesmo código-fonte que a Apple usou para criar o MacOS. O problema não está tanto no Linux propriamente dito, mas nos desenvolvedores que não conseguem criar algo mais intuitivo com o Linux.

  43. Luisa says:

    Só eu acho o design da maioria das distros mal acabada? A UI e UX são bem mal feitas, esse Nautilus não tem quase nenhuma função complexa.

    • ademirt says:

      Gosto é gosto.

    • Keviny Gabriel Oliveira Dutra says:

      Sua opinião mas acho que você esteja confudindo as interfaces gráficas por que isso existe várias algumas não bem acabadas como você disse mas o KDE de longe é a melhor, mas ainda assim prefiro o XFCE bem completo e simples, e que te faz querer customizá-lo, por que Default no Debian estava…

  44. Liiz says:

    O Linux não tem aplicativos suficientes que suprem as necessidades corporativas. Não da pra dizer adeus e tenho certeza, que quem tenm uma rede 99% linux vai ter uma maquina Windows. Não da, pofem dizer que é caro que tem que licenciar office e o SO, mas para muito nego chegar onde chegou a Microsft pagou o salário de muita gente pra fchegar agora e falar que esta dando adeus ao Windows

  45. Marcelo Martins says:

    Meu notebook Dell vostro vai a mais de 70graus só de ficar ligado no Ruindows. Tenho pendrive com o Mint 19, não passada de 55graus com uso. Façam o teste

  46. Japhet says:

    Mano, Deepin Linux… Sem dúvida nenhuma essa distro tinha que tá nessa lista!

  47. não vou pagar windows says:

    Uma pergunta:
    Photoshop e corel Draw x7 ou x8 rodam no Linux (em qualquer um ou algum linux especifico)?

  48. Gustavo says:

    Olá. Tens algum artigo sobre “emulators” de Windows no Linux? Afinal há inúmeros programas sem versão para Linux inclui dos jogos “abandonware”.

    • Keviny Gabriel Oliveira Dutra says:

      No Linux tem variados emuladores na loja como o CITRA para 3DS, o Mupen para N64, o ZSNES para Snes, o Gens para Mega Driver e Master System, também dá para usar o RetroArch que vem com todos esses softwares inclusos

  49. Bill Gates says:

    Larguei o 10 e estou no mint a batente tempo. Não sinto falta de nada do rwindows. O note liga e desliga rápido quando preciso de alguma aplicação sempre acho algo que seja alternativa. Nenhuma dificuldade de uso. Se não aguenta usar Linux fique quieto no Bill mesmo.

  50. Luis says:

    Turbilhão de gente dizendo que o W10 é pesado. Sério isso? Hoje ele flui melhor que o W7. Vcs estão usando o que? Um 486? Não tem jeito. Linux realmente é limpo, seguro e rápido. Porém, o que nos interessa é compatibilidade. Coisa que ele está muito longe. Então, nada de linux..

  51. Filipe says:

    Não é por usar um Fiat Uno com uma skin de um Ferrari que o carro se transforma num Ferrari e faz o mesmo que um Ferrari.

    • Z/OS says:

      Boa comparação. Os que aqui utilizam o linux devem ser os mesmos que alteram os carros na esperança de terem algo melhor do que o que têm. Mas quem compra um Ferrari raramente o altera.

      • Filipe says:

        então eu acabei de deitar o meu Ferrari ao lixo. Sim porque tinha na máquina o windows 10 (cuja licença PAGUEI) e o Linux Mint (gratuito). Acabei por comprar um novo SSD e só instalei o Linux de raíz e mandei o Windows 10 para o lixo por opção. 😉

    • Bruno says:

      É por isso que os servidores do youtube, google, twitter e outros, bem como os maiores computadores do mundo usam Linux…… ups…….

    • Fernando Otavio Villela says:

      Eu nunca compararia o Linux com uma Ferrari, está mais para uma Pick-up ou SUV 4×4.

  52. Odimar says:

    Se o Linux fosse tão bom como dizem ele não seria de graça, base instalada no mundo? 0,7 %.

    • Bruno says:

      O melhor do mundo é gratuito. Existe uma comunidade que gosta de desenvolver e participar no desenvolvimento das distribuições pelo prazer e gosto, sem interesses, isso não se paga! Existe empresas que lucram com as distribuições, não diretamente, mas indiretamente com prestação de serviços de apoio ao cliente, manutenção e outros trabalhos. Nas escolas, nas faculdades, o que nos “dão” é apenas windows e office. As ferramentas que te dão na formação, são as mesmas que vais usar profissionalmente, e porquê? porque são as únicas e melhores? Não! porque são simplesmente as que te deram a conhecer, apenas isso. Não te disseram….” tens estas opções….esta é melhor para isto e aquela é melhor para aquilo….. vamos te ensinar a usar as duas e depois trabalhas com a que te atende mais e melhor. A não ser que questiones e tentes outras soluções, descobrir e aprender que não existe só um caminho. Preso a um só sistema, aplicação, programa? Não, Obrigado!

    • ademirt says:

      No desktop.

    • Luis Silva says:

      Existe Linux pago sim, olha o Zorin, Red Hat, Fedora RW

    • SIAEL ALVES DE CARVALHO says:

      Odimar, vivemos num mundo cercado por aparelhos cujo sistema operativo foi desenvolvido tendo o Linux como base. Quem manda no mundo de servidores web é o Linux. Painel de controle de roteadores, aquele visor digital que tem na geladeira, celulares Android, tablets, Smart TVs, videogames, sistema eletrônico de carros, e outros. Todos esses produtos que nós usamos (a maioria deles) são criados usando código-fonte gratuito. Outros usam até um sistema Linux inteiro! Ah! Não posso esquecer que caixas eletrônicos de alguns bancos também usam Linux.

      Acho que se o Linux não fosse bom, não haveria tantas empresas baseando seus projetos nele, e criando produtos mil vezes mais seguros que o próprio Windows.

  53. Jon says:

    Em um mundo corrido como hj, em que as pessoas não tem tempo para criar os próprios filhos o Linux não será muito aceito pelos usuários o povo quer papinha e não feijoada.

  54. Wyllian Yurk says:

    Prefiro o Deepin, está sendo o melhor Linux que já usei.

  55. John says:

    Algumas destas distros parecem os hamburgers vegetarianos…
    Tentam imitar o sabor dos hamburgers normais, mas nunca conseguem…

  56. el diglas says:

    Vejo um bando de matudo dizendo asneiras sobre linux ,para começar linux não e uma empresa e sim algo como objetivo de alcancar usuarios tipo pessoas inteligentes para desenvolver o ambiente de código aberto a plataforma trabalha em código aberto ao contrario de windows que e feito para pessoas menos inteligente .Se VC optar por utilizar linux no caso uma distribuição de desktop seja no mínino inteligentes por que linux não foi feito para matuto

  57. XP10 says:

    O QUE É ESSE TAL DE LINUX ?? NUNCA NEM VI … KKKKKKKK

  58. Fernando Otavio Villela says:

    Tenho saudades do meu K6 com Kurumin 7. Foi o Linux que mais usei.
    Acredito que todos os esforços são válidos, o Android é uma Vitória do Linux e o Chromebook também. Quem precisa de um note apenas para estudar online e aplicativos de escritórios não precisa de um Windows 10 pesadao. Nos EUA as crianças das algumas escolas públicas levam um chromebook para casa para estudar e devolve no final do ano. E a bateria dura como em um tablet grande. Vitória do Linux. Lembro do início nos anos 90, estava eu na faculdade e tenho visto avançar. Esta pronto para todos, ainda não, mas vai estar. E quanto mais gente disputando, melhor para nós usuários. Desenvolvedores autônomos, empresas, Microsoft, Google, Apple, Windows, Linux, iOS, Android. Que venham mais e que estejam sempre disputando.

  59. Michel Dantas says:

    O lance não e mudar e abri o que vc faz como fireworks, wondshare filmora e alguns outros software que vc abre no windows no linux!

  60. Hpr Cod says:

    O que o Linux faz que o Windows não faz?

    • Filipe says:

      dá-te um sistema :
      gratuito
      mais fluido
      mais seguro
      personalizado
      livre
      … assim de repente é o que me ocorre..

      • theneus says:

        complementando….dependendo da distro…
        * potencialmente mais simples de usar, pois as distros deixam tudo automático ( Deepin como exemplo)
        * pratico na instalação (não precisa ficar procurando drives disso ou daquilo)
        * sempre atualizado com as melhores tendencias
        * distribuições adaptadas para cada “tribo”… seja musica… seja ciência… seja educação.. etc…
        * comunidade muito mais ativa
        * quando se instala não vem somente o sistema operacional (como no windows) e sim um pacote de vários aplicativos uteis e de terceiros do dia a dia (Spotify, Gimp, VLC,…)

  61. Everton says:

    Soh vim pq estava escrito adeus Windows 10 … 🙁

  62. Josias Souza says:

    Uso o Linux Mint a um tempo ja …. Nunca me arrependi . Roda os jogos que quero como The witcher 3, Resident Evil 2 remake, league of legends, OverWatch entre outros. Ainda mais agora com o valve Proton evoluindo mais.
    Não uso a adobe. Alem de ser deveras caro .. Tenho programas que me entregam tudo oque os softwares da adobe tem e de graça. Afinal sou designer ou “photoshopeiro”?
    Alem de que na minha opnião é sem duvida o sistema que e mais Seguro entre muitos… Tao seguro que nem antivirus precisa pois por mais que surja um problema e possivel que na mesma semana ou ate dia ja esteja resolvido. E se nao fosse seguro a microsoft nao o usaria na sua Azure….
    Windows sem duvida e um bom sistema mas deixa a desejar em varios aspectos

    • Keviny Oliveira says:

      Estou contigo graças a Steam + Proton + DXVK + Lutris rodo todos os jogos que gosto (tem tantos games que não nem tenho tempo para jogar todos) consigo usar sem muito esforço o Kdenlive, DaVince Resolve, Krita, LibreOffice (Apesar daqueles problemas chatos com o docx e que muitos lugares não tem noção de quão horrível é usar essa forma de arquivo de documento) e Gimp, nunca tive interesse no Photoshop já que ele é caro e não é multiplataforma, qualquer problema que eu tenho no sistema (algo que também é raro) tem informação de monte na Internet 🙂

  63. Josias Souza says:

    Uso o Linux Mint a um tempo ja …. Nunca me arrependi . Roda os jogos que quero como The witcher 3, Resident Evil 2 remake, league of legends, OverWatch entre outros. Ainda mais agora com o valve Proton evoluindo mais.
    Não uso a adobe. Alem de ser deveras caro .. Tenho programas que me entregam tudo oque os softwares da adobe tem e de graça. Afinal sou designer ou “photoshopeiro”?
    Alem de que na minha opnião é sem duvida o sistema que e mais Seguro entre muitos… Tao seguro que nem antivirus precisa pois por mais que surja um problema e possivel que na mesma semana ou ate dia ja esteja resolvido. E se nao fosse seguro a microsoft nao o usaria na sua Azure….
    Windows sem duvida e um bom sistema mas deixa a desejar em varios aspectos

  64. Fernando Otavio Villela says:

    A Acer lançou um novo note Core i5 com 8G e placa de vídeo dedicada com Endless OS (Linux). O que vcs dizem dessa distro?. A Acer não é nenhuma “empresinha” não.

  65. SIAEL ALVES DE CARVALHO says:

    Se eu não precisasse do Windows 10, eu não teria adquirido uma licença. Mas, no momento que a Microsoft criar uma versão OFICIAL do inteiro pacote Office para Linux, não terei motivos para continuar com o Windows. O Linux é muito mais bonito e eu gosto muito mais do Linux. Tentei usar os editores de planilha e texto gratuitos, mas não chegam nem a 1% da excelência do Microsoft Office. E a versão online não me atende. Pode ter certeza que eu serei um dos primeiros na fila do lançamento do Office para Linux.

  66. ANDRE LUIZ BOLLO says:

    Cada SO tem as suas características, façam como eu, tenham varios, e logo vão se ver que ter preferencia o windows é puro comodismo. O windows é bom para quem gosta de facilidade, fazer o que todo mundo faz, já o linux é bom para quem gosta de liberdade, ser diferente, descobrir e criar, por isso que tem linux no seu celular, sua tv, seu carro, logo seu microondas, sua geladeira, seu espelho, seus oculos…

  67. Marcio Neves says:

    Desde a virada dos 2000 a mesma lenga-lenga. Nunca será XD

  68. GILSON MACHADO BENTO says:

    Migrei para o montante já faz uns 6 meses uma coisa que gosto é poder levar ele num pendrive e usar na casa dos amigos e ter ele num pen drive ,não pega vírus funciona as minhas redes sociais vejo meus vídeos uso o Chrome oficial rodo meus joguinhos de paciência assisto Netflix e tudo mais no meu pendrive uso uma máquina que é fraca e com ele não trava e não tem erro roda liso adoro ele pq não preciso pagar pra formatar e o melhor aprendi muito usando Linux espero que muitos possam aprender também nunca gastei nada com Linux e estou satisfeito!!

  69. JOSE ESPEDITO FELIX MARTINS says:

    Gostaria de ver aqui o endless. Eu testei e gostei.

    • Fernando Otávio Villela says:

      Também gostaria de saber mais sobre o Endless, inclusive esta vindo instalado em computadores de marca com boa configuração. Acer Aspire 5 A515-51-51JW. 

  70. Rafael Rodrigues says:

    Alguém sabe se alguma versão de Linux da para fazer transmissão de vídeos do PC direto para TV como no win10?

    • Pedro Pinto says:

      QualQuer versão faz isso. Usa o Plex

    • theneus says:

      Em minha residencia a TV é ligada no PC que é 100% Linux Mint… por la tenho minha estação multimídia…. assisto tv…..musica….faço trabalhos… navego… jogo games da atualidade e por ai vai…. além de fluir melho… no Linux não fica aquele monte de aplicativos aberto ao inicializar o PC….

  71. Sócrates G. Duarte says:

    Bom dia a todos!
    Gente, sou TI e uso Linux Mint…
    Porem como faz parte da profissão, lido tanto com Windows, como com Linux no geral…
    A verdade sobre o Windows 10 para uso pessoal é simples, ultimamente vejo que cada vez mais o custo para manter um notebook ou computador com ele bem crescendo, pois as pessoas que tem máquinas com mais de 5 anos já estão com dificuldade de manter o uso adequado..
    O Windows 10 64x por exemplo, somente o sistema após o início estava consumindo mais de 3gb de memória RAM, considerado que muitas máquinas só tem 4gb de memória RAM, ao abrir um site no Google Chrome fica inviável e um documento no word fica inviável…
    Então o gasto em manter Windows não é somente na compra de licença de Windows e pacote Office, mais sim ter que ficar fazendo upgrade do computador ou notebook em períodos mais curtos de tempo…
    Pois a máquina que em 2014 era boa, agora pra quem usa Windows já começa a ficar no limite de uso…
    No meu julgamento, eu priorizo o que é mais necessário, gastar com upgrade de hardware ou investir na profissão, família ou casa..
    Bom cada um sabe como quer viver…
    Até em grandes empresas como a cloud da AWS (Amazon) uma máquina Windows e muito mais cara do que uma Windows, para se contratar e fazer a infraestrutura para uma empresa…
    Todos sabemos que dá pra usar o pacote office no Linux pelo Wine, e tem inúmeras opções…

    Também sabemos que o Windows não é flores, e que ocorrem sim muitos erros, no só a segurança que não é lá grande coisa…
    Mais na usabilidade dele também é muito afetada pelos seus defeitos..
    Também temos que levar em consideração que o Windows sempre está atualizado, e que às vezes essa atualização simplesmente ou quebra o sistema, fazendo ele não iniciar mais..
    Ou deleta os dados da pessoa que o utiliza…
    Como já foi o caso de até a Microsoft reconhecer e solicitar que as pessoas entrassem em contato para solucionar o problema..

    Levando tudo em consideração, eu optei pelo Linux, claro que tudo tem sua curva de adaptação, porém assim como é escolher uma nova casa, ou um novo carro…
    Temos que nos acostumar com o bairro novo, no caso da casa..
    Já no carro, o jeito do volante, as marchas, o motor melhor ou pior na ladeira e assim por diante…
    Lembrando do que foi mais importante para aquela escolha, assim não ocorre de fugir depois quando algo não e exatamente do jeito que queremos…
    Bom mais a escolha é de cada um..
    O Windows tem sim seu espaço e seus pontos fortes, assim como as distro Linux..
    O que vale, e pesar o que é melhor pra cada…

    • theneus says:

      Sócrates G. Duarte, show… disse tudo… cada uma tem o direito de escolher o sistema que lhe for mais agradável…. mas sempre prese por segurança e economia inteligente.

  72. informado says:

    Ainda ontem num café 3 computoadres numa mesa ao lado da minha.. Ao iniciarem demorou um tempo impressionante. EU até pensei que estavam com defeito. No meu linux Fedora demoro uns 2/3 segundos a iniciar e a estar no ambiente de trabalho. LOL ahahahaha

  73. informado says:

    Ainda ontem num café 3 computoadres numa mesa ao lado da minha.. Ao iniciarem demorou um tempo impressionante. EU até pensei que estavam com defeito. No meu linux Fedora demoro uns 2/3 segundos a iniciar e a estar no ambiente de trabalho. LOL ahahahaha

  74. Andre Emerson says:

    Uso o mint, mas gosto muito do Ubuntu.

  75. A. says:

    como digo não ando a criticar o linux muito pelo contrário e acho que é o futuro se começar a ser tão prático como o mundo windows instala-se já vêem com o wine correcto na respective versão e office 2016 e muitos outros tralham com wine se assim for será ? quando tentei há uns tempos o office não era 100 % compatível com o wine logo batatas e não libreoffice para linux por puro realismo flip-priberam pouco compatível com libreoffice e afins plugins desenhados para o office etc! e e melhor não falar em drivers amd ou nvidia por exemplo ou modems multifunções etc.
    Não tenham duvida que quando o linux com o wine vir com essas alternativas todas então a ms$ vai pensar 2 vezes no comportamento que têm!
    se há uns anos o windows tivesse saído da ms$ quando os USA na era clinton falaram disso hoje era diferente…

  76. Douglas says:

    Boa tarde estava fazendo a instalação do Mint e no final da instalação deu um erro de Grbu2. Não finalizando a instalação….
    Alguém poderia me ajudar pf a resolver esse problema?

  77. Ernane says:

    Nao existe Servidor Windows Ruim, existe servidor mal administrado. Sobre o Mint, é um dos melhores msm, uso onde trabalho e quase nao sinto falta do Windows, exceto algumas facilidades q são meio chatinhas.

  78. Rui says:

    Já experimentei algumas distros e fiquei com debian, desde o Wheezy. Até ao Jessie usei Xfce, mas entretanto comecei a achar GNOME interessante e agora uso os dois ambientes. Debian é brutalmente estável e funciona sem espinhas. Exige um bocado mais do terminal do que o ubuntu, mas está a ficar cada vez mais fácil. Vou experimentando umas lives do ubuntu de vez em quando, mas acho meio piroso.

  79. Keviny Oliveira says:

    Graças a Steam + Proton + DXVK + Lutris rodo todos os jogos que gosto (tem tantos games que não nem tenho tempo para jogar todos) consigo usar sem muito esforço o Kdenlive, DaVince Resolve, Krita, LibreOffice (Apesar daqueles problemas chatos com o docx e que muitos lugares não tem noção de quão horrível é usar essa forma de arquivo de documento) e Gimp, nunca tive interesse no Photoshop já que ele é caro e não é multiplataforma, qualquer problema que eu tenho no sistema (algo que também é raro) tem informação de monte na Internet

  80. Francisco says:

    ReactOs

  81. Keviny Oliveira says:

    Essa lista esta totalmente errada, as distros corretas seria:
    – Linux Mint Cinnamon e flavours (Linux nível Very Easy e completissima, uma ótima loja e um atualizador de programas de outro nível)
    – Deepin (Linda interface e é uma ótima distro que considero a ter a melhor loja)
    – Manjaro (Distro completissima em quesito de softwares, e com ótimos sabores)
    – Ubuntu Flavous (Por incrível que consideros os Flavours melhores que a interface padrão da distro, Xubuntu, Kubuntu e Ubuntu Mate usam interfaces íncriveis, mas em alguns aspectos a distro pode deixar a desejar)
    – ZorinOS (tem uma interface muito bonita mas um pouco pesado e tinha alguns bugs chatos quando testei, parece que melhorou ultimamente mas ainda sim não acho que seja a mais recomendada)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.