PplWare Mobile

Mint 19.1 (Tessa) – Um Linux que substitui na boa o Windows 10


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

124 Respostas

  1. estespoliticosnemgamarsabem says:

    top !!!
    que ganda mint provavelmente o sistema mais simples que ja usei
    simples e eficaz siga pa bingo

  2. gr33n bits says:

    Na boa não é na boinha, este mint muito eu não mint o nada.

  3. Ricardo says:

    Porque é que, para o pplware, estas distros nunca são capazes de substituir o MAC OS?

    • orgasmo says:

      na verdade por muito boas que sejam as distros de linux, elas nunca vão ser capazes de substituir o windows, quanto mais o Mac OS…

      • dell says:

        isso é idiota eu não era capaz de fazer o que faço no meu SO usando o windows ou o mac por isso cada um têm a sua função e um publico alvo

        • Jonas Pistolas says:

          ah sim? então o que fazes? Tudo o que ha no linux, ha nos outros sistemas ja o contrario nao

          • Jose says:

            OpenAI não tem suporte para Windows. Mas quem faz uma afirmação dessas provavelmente só usa um computador para escrever textos e andar na NET.

          • Luis Borges says:

            Que comentario tao estranho… Kernel Linux vs Windows? Nada a ver… “Tudo o que ha no Linux?” Firewall? Router? Android? Servers? Computacao distribuida? … , … , … really? Va la…. o mundo nao ‘e so office e aplicacoes para end-users, ok?

          • Patricio says:

            Openal e compativel com windows e mac. Apenas linux e limitado e não tem software para trabalho ou lazer.

      • Nuno V says:

        As distros têm capacidade de substituir tanto o Windows, bem como o Mac. O problema é o software disponível para este, como office, photoshop, jogos, entre outros, que continua escarso. Não é uma limitação do SO em si.

        • Patricio says:

          Ou seja linux nao serve porque não ha sotfware. No android também não ha updates. A escolha certa e o ecossistema iphone e imac pro. Nao ha melhor

          • Nuno says:

            Se calhar para ti pode não haver melhor que um iphone e um imac pro, para outra pessoa a tua escolha pode não ser o mais indicado. Que vício que certas pessoas têm que pensam que representam a população inteira.

        • Cleyton says:

          Rapaz , dá uma olhada na steam , nela já dá pra jogar títulos de Windows no Linux , qto ao office temos o wine que roda top além de todas as alternativas a qualquer software proprietário para linux

          • Nuno V says:

            Qual o número de jogo de topo encontras para Linux e para Windows na steam?
            Achas que para a maioria dos utilizadores, sabes aquele que não percebe nada de computadores, é viável utilizar o wine? Bem como nem todos os programas correm em wine.

      • Jb says:

        Rsrs leio cada besteira!!!

        Boa sorte com os vírus para seu ruindows

      • Luis says:

        80% das pessoas utilizam Windows. Logo, é importante salientar primeiramente a maioria, do que apenas 8% da população que usa macOS.

  4. gui says:

    Esse é top mesmo. Valeu demais. Vou atualizar meu 19.

  5. Mateus Pinto says:

    “Um Linux que substitui na boa o Windows 10”

    Posso correr o Microsoft Office 2019, últimos AutoCad, adobe premiere, todos os jogos para Windows da Steam com a mesma performance? Posso imprimir e digitalizar das multifunções HP, Epson, Brother, etc? Se sim talvez possa substituir o Windows para muitos, sermão a afirmação é falsa.

    • nux says:

      qual é percentagem de utilizadores do Windows que usa usa autocad e o adobe premiere? tb devia saber a maioria da população que usa o windows não joga jogos e sim és capaz de imprimir no linux loool https://developers.hp.com/hp-linux-imaging-and-printing

    • ElectroescadaS says:

      Por isso não uso Linux por causa dos jogos que jogo online. Mas o Mint é a minha distro favorita (xFce)…

    • André says:

      Podes usar Microsoft Office 2016 com o Wine e também tens o LibreOffice e Kdenlive, que para a maioria das pessoas serve.

      Muitos jogos feitos para Windows também funcionam no Linux (http://protondb.com/)

      Nunca tive problemas em digitalizar e imprimir com a minha impressora, tanto por USB como por WiFi, enquanto que no Windows já tive que reinstalar o drivers por causa de atualizações do sistema.

      Obviamente que não é para todos, mas para a maioria das pessoas serve perfeitamente.

    • Zerobit says:

      office podes usar online 😉
      autocad tens o DraftSight
      premiere tens o cinderella
      jogos agora com o proton basicamente jogoas tudo e com o lutris 😉
      impressoares tambem podes basta ir buscar o driver se ja nao vier por omiçao.

      A afirmação aqui é tu es preguiçoso e nao das alternativa a novos softwares 😉 um bem haja e boas festas.

    • estespoliticosnemgamarsabem says:

      tens software alternativo e alguns deles excelentes escolhas
      ou usas o wine para tal efeito, mas lá está cada um na sua
      eu instalei isto a 2 semanas e não quero outra coisa faz lembrar o windows 95/98/XP easy mode easy life
      porque da maneira que andam a por o windows 10 esquece lá isso já quase que parece um “Facebooksystem” xd vamos ver se a versao lite já nao traz tanto garbage

      • Flavius says:

        Hmm, eu sou Fã do XP, e só fiz update para WIN 7 por necessidade no trabalho, após 2 anos já estou no WIN 10 também por necessidade no trabalho.
        Mas gostaria de tentar essa versão do MINT, pode ser que me sirva para algumas situações pessoais.
        E parecido com XP ? Simples e eficaz ? Hmm, vamos ver

    • Cleyton says:

      Amigo ,vc é o primeiro com o qual concordo , sim é possível fazer tudo isso que vc disse mas depende muito do conhecimento técnico de quem vai usar

    • ADRIANO says:

      Se não tem DirectX 12 games já era, hehehe, o meu “ruindows” como muitos dizem roda tudo e liga em 10 esconda.

  6. Joao Morgado says:

    Já uso o Mint Cinammon há algum tempo. Notei uma grande performance na utilização do explorador de ficheiros, esta versão julgo que faz uso da gráfica nvidia para melhorar a performance. Neste momento tenho 3 sistemas operativos no portátil, o windows 10, o mint cinnamon e o mint xfce.

    Em termos de performance, ao ligar cada sistema operativo, sem nenhum programa a funcionar:

    – Windows 10, consumo de memória 58%. Quando abro o explorador, lentidão ao listar as diretorias e ficheiros. O sistema por vezes fica lentissimo com o disco a funcionar a 100% com processos a correr, relacionados com telemetria, ou com anfitrião do sistema. Por vezes fica lentissimo com o sistema a descarregar atualizações. É frustante porque tenho trabalhos de cad a fazer e o sistema fica às vezes cerca de 10 a 20 minutos a correr estes processos, com uma performance miserável, depois estabiliza e a performance é aceitável/boa. Tenho de perder um bocado de tempo a afinar este windows 10 pois de certeza que deve haver algum problema com este processos que correm de forma aleatoria. As vezes corro o ccleaner e este liberta-me mais de 2 gigas de espaço em disco.

    – Mint Cinnamon, consumo de memória 23% ou 33% (não me recordo qual dos dois). Nunca tenho problemas com processos a correr no fundo, nem com atualizações, nem me aparece o disco a correr sempre no limite (100%). Performance muito boa.

    – Mint xfce, como tenho ouvido falar muita desta distro como sendo leve, decidi experimentar. Consumo de memória após incialização: uns maravilhosos 13%. O explorar de ficheiros é rapidissimo, todo o sistema é muito rápido, fluído. Dos três, é o mais rápido a iniciar. Nunca tive problemas de performace devido a processos a correr, ou o disco a funcionar no limite, nem com atualizações. Performance excelente, neste momento é o meu sistema de eleição.

  7. Luis Silva says:

    Nada substitui nada, que mania, cada sistema operativo tem as sua funções e substituir Windows é de longe, pois há aplicações que mais que queiram não dá já experimentei algumas distros até que tem coisas boas mas dai substituir não! Isso é uma ilusão.

    • estespoliticosnemgamarsabem says:

      e quantas dessas apps pa windows precisas mesmo?
      é muita gente diz que nao muda não da e depois tem de usar essa aplicação especifica 1 vez por ano por exemplo, é o mesmo que nos smartphones carradas e carradas pa muitas delas nem serem usadas.
      eu no meu caso so precisava da metatrader que no Mint funciona as mil maravilhas

      mas cada um sabe de si, eu nesta altura a minha opiniao é de que o windows 10 esta pesado demasiado social e as UWP cada vez mais lentas…

      • Luis Silva says:

        programas adobe, uso com alguma frequência, uso vegas studio, uso Office e não mudo, linux até pode ser bom, mas não par o meu caso e de muitos outros……

        • Cleyton says:

          Sim de fato devemos usar o que nos atende em cada caso…uso o after e o Photoshop no Linux de boa , mas precisou de um pouquinho de conhecimento pra botar pra rodar tranquilo…

      • Luis Silva says:

        Lento, só se for o teu……usa SSD faz uma instalação com deve ser sem certos softwares de fabricantes que vem com o pc, e vais ver se não voa, tive esse problema no inicio….o pessoa ou não sabe usar as coisas com deve ser ou tem hardware que não se adequa, e depois metem software nos pc’s que só dá raia no SO.

        Já Passei por quase todos os SO’s do windows excepto 3.11 e o 95, e os problemas que tive até hoje era muitas das vezes hardware ou software com falta de updates.

        os updates do windows 10 funcionam bem no meu……

        No final de tudo, cada um com a sua…..

        • Daniel says:

          No Linux nem é preciso de SSD porque as atualizações, a instalação do sistema em si é muito mais rápido com HD do que se fosse um Windows mais SSD. Linux com SSD é apenas um plus.

  8. Leal says:

    Este Linux Mint tem uma aparência horrível, fora de contexto

    • estespoliticosnemgamarsabem says:

      lololololol xxxxdddd
      ok,
      realmente o que falta em linux é personalização

    • ElectroescadaS says:

      Nem toda a gente gosta de “paneleirices” num sistema operativo…

      • estespoliticosnemgamarsabem says:

        era sarcasmo da minha parte lol
        pois as ditas “paneleirices” estao cada vez mais presentes é no windows 10 e a quererem torná-lo numa rede social em vez dum sistema operativo mas pronto
        estou mais que satisfeito com o mint original default themes

        • estespoliticosnemgamarsabem says:

          já pa nao falar dos tempos de atualizacoes do windows 10 fast ring e afins
          4-8h ou mais pa atulizar um sistema é obra microsoft …

        • ElectroescadaS says:

          É curioso mas não acho que o Windows 10 tenha muitas “paneleirices” assim. Já neste SO “odeio” quando quero desligar o PC e oops nova actualização. Até agora os meus updates têm sido rápidos (até um dia)…

          • estespoliticosnemgamarsabem says:

            pramim desde que saiu win10 aquilo tem vindo a piorar
            comecou lindamente e desde então tem vindo a piorar uff
            salva-se as stickynotes com sync e pouco mais
            o mais ironico disto é a Microsoft nas suas aplicações android ter feito um trabalho impecavel 🙂

    • Jb says:

      É pq vc não usar ou personalizar amiguinho kkkkkk

  9. Marcos says:

    Usei o Mint 18 numa PEN USB bootável e só troco o Windows “na boa” quando tiver a possibilidade de ter o Office 365 como deve ser. Sem as tretas das versões online que em vez de ajudarem só desajudam!

  10. Xnelox says:

    O Windows substitui na boa o mint

  11. orgasmo says:

    como sempre vem logo para aqui os defensores de linux que as coisas não são bem assim, mas sem argumentos validos para variar, não é por acaso que o linux é gratuito e por melhor que tenha vindo a tornar-se user friendly entre gerações desde que apareceu continua sem sequer arranhar os concorrentes Microsoft e Apple que são sistemas fechados e pagos, e dai resulta que a esmagadora maioria dos softwares existentes são apenas desenvolvidos para estes e linux fica de fora, tendo de se recorrer a alternativas que oferecem pouca compatibilidade ou mesmo nenhuma e em alguns casos , muitos softwares nem existem para linux, e usar desenrasques como o Wine não é uma alternativa, muita coisa tem de ser corrida nativamente e não por alternativas…

    eu próprio uso linux(ubuntu) para alguma programação, mas é mesmo só isso, está instalado numa maquina virtual dentro do windows para quando é preciso, de resto uso unicamente windows, porque 80% dos softwares que uso diariamente não trabalham em linux, nem nunca vão existir para linux pois ninguém os desenvolve para essa plataforma, tal como existe só alguns dedicados para Mac os…

    para o pessoal que só vê linux metam uma coisa na cabeça, cada um usa o sistema operativo que vai de encontro com as suas necessidades, mas linux é uma pequena percentagem e já está muito mas mesmo muito farto de se explicar o motivo de tal acontecer, por isso ao invés de virem para aqui mandar picardias a quem tem razão, pois uma coisa é garantida se o linux era para estar ao nível dos concorrente garanto-vos que não existiam tantas distros gratuitas de todos os feitios e gostos, existiria somente uma e seria paga licença de uso como os concorrente, ai sim o linux seria um concorrente a sério, agora assim é apenas um sistema alternativo, bom para quem não dependa de softwares fora do seu ecossistema, e para usas em servidores então é excelente…

    pronto há que ver as coisas como elas são, não estou aqui a dizer que o linux não presta, é um bom sistema, mas a realidade nua e crua é esta, Linux só passará a ser visto como um sistema verdadeiramente alternativo, quando deixar de ser livre(gratuito) e ai os fabricantes investirão em suporte drivers e desenvolvedores de softwares olharão para o sistema com outros olhos, até lá, está a anos luz da concorrência digam o que disserem…

    • Jb says:

      É pq vc não usar ou personalizar amiguinho

    • Cleyton says:

      Qual seu ramo amigo? Trabalha com o que ? Pra falar tanta coisa sem saber , não deve ser da área e se não é…não deveria falar sobre o que não sabe , agora se for usuário como a maioria ,usa o Win pirata mesmo e continua sua vida , se não aprende um pouquinho e fala alguma coisa relevante tá….

  12. Rui Castro says:

    Não mostra mas esta versão tem dois modos do Cinnamon, o classico que é o que se ve nas imagens e o moderno que poe os icons na barra de tarefas algo parecido com o Windows 10

  13. informado says:

    Não uso Mint por não ter LXDE mas se tivesse seria o meu preferido sem dúvida. Sendo assim continuo com o Linux Fedora… que é Maravilhoso. Quanto aos que vem para aqui falar daquela coisa chamada Windows Virus Trojan Microsoft.. Deixei o último Windows lá no ano de 1999… WIndows Millenium. Durou uns segundos até ir pro lixo… O meu celeron na altura ficou tão rápido com o linux… Ainda hoje funciona a 5 estrelas com o linux Slitaz 🙂 VIVO LINUX….

  14. Paulo says:

    Uso Mint desde 2012, não quero outra coisa…
    Tem muito melhor performance, é grátis.

    Agora claro tudo depende para que precisamos…!

    Para Internet e sem jogos serve!

    Uso Libreoffice e o Gimp para.alterar imagens.

    Gera PDF e carrego aplicações para as Finanças TOC….

    Muito satisfeito

  15. Mc says:

    Não vou entrar em discussões mas expliquem-me porque é que o Município de Munique e outros mais desistiram do Linux e voltaram ao Windows ? Para ver umas páginas de net e escrever uns textos tudo bem, agora para trabalhar a sério numa empresa só mesmo como servidor de ficheiros.

    • puntcana says:

      Talvez porque não houve vontade … dos utilizadores , dos politicos ( entretanto o municipio não mudou de cor politica ? ) que são eles que fazem e desfazem se bem me entendes…

    • orgasmo says:

      Mc a razão que muitos defensores do linux se esquecem está bem descrita aqui neste artigo da própria pplware–> https://pplware.sapo.pt/linux/munique-mudanca-para-linux-afinal-foi-um-desastre/

      o linux é gratuito, mas para um uso básico é bom , quando se começa a querer ir mais alem, começam os problemas, e é nessa parte que os defensores não falam, porque não lhes convém…

      • puntcana says:

        Ir mais alêm… estás a falar de Servidores e toda a panóplia para lá do Desktop ? sim o linux para vcs nem existe não sabem dele nem para que serve

        • orgasmo says:

          a tua falta de conhecimento é tão grande que nem consegues interpretar o que se está a falar, por isso nem vale apena andar aqui a perder tempo contigo…

      • Sys says:

        Tu deves usar o computador apenas para escrever no word e usar o Excel.
        Tenta lá no Windows montar um ambiente completo para desenvolver software em Python, em C/C++, em JavaScript (usando por exemplo node.js), em Perl, em Haskell, em Java, etc …
        Pormenor, ambiente completo inclui bases de dados, repositório de código, pode ser Git, compiladores/máquinas virtuais, sandbox para testar, editores decentes (Vim ou Emacs), mais IDEs que estão presentes em muitos computadores de Dev’s, como eclipse ou os da jetbrains, mais software de continuous building systems, e por aí fora. Depois vais ver o que realmente é uma dor de cabeça se usares Windows.
        Mas pronto, como na Alemanha deixaram de tentar que, funcionários que usam ferramentas tipo Office e mais alguns proprietários, usem Linux, tu já deduzes que não presta para uso mais pesado.
        Estás o mais longe da verdade que podes imaginar.

        • Luis says:

          Pra ele, se não tiver o jogos de forma oficial, toda suíte Adobe e Microsoft Office, então de nada serve o Linux.

          O dia que o Linux tiver essas 3 coisas, ele vai arrumar mais 3 pra dizer que não tem ad infinitum.

        • SimOuSopas says:

          Consegues fazer basicamente tudo, que acabas de referir, no windows e não vejo onde está a dor de cabeça…

          Mas convenhamos, qual a percentagem de pessoas no mundo que utilizam esses tipo de softwares?

          Não sou defensor de nenhum sistema em particular, cada um tem as suas vantagens e adapam-se às necessidades de cada utilizador.

          Podem dizer que as pessoas são preguiçosas, mas a realidade é que windows ou Mac são sempre mais “user friendly”. E ninguém vai utilizar Linux só porque é gratuito, isso está mais do que provado.

          Aqui não há substitutos, mesmo que queiram constantemente passar essa ideia. Só haveria se todos os sistemas fossem compatíveis com todo o tipo de software.

          • Sys says:

            Isso é nos teus sonhos. Ou então falas sem saber, porque até te dou um exemplo. Instala lá o visual studio code, depois tenta lá instalar algumas extensões para poderes usar eficientemente o ide. Depois esbarras em mil e um problemas de tretas extra que tens de instalar e mais configurações ali e aqui. Sem contar com problemas de path, que o Windows, como é diferente, tem um limite. Epa, duvido que alguma vez tenhas usado o Windows para produzirem algo com tecnologias modernas.

        • Daniel says:

          Linux, não serve pra trabalho, é? Não serve pra nada.
          Sugiro que assistas a este vídeo, desde canal brazuca… https://www.youtube.com/watch?v=OQlOnWl1j9M&list=PLoQMIT97O3VXJuTT9Vjbq2twj8Rr5QFq9

    • Joao Morgado says:

      Munique desistiu do Linux por razões politicas e não por razões técnicas. E há muitas empresas que usam linux como postos de trabalho para os seus funcionários.

    • Cleyton says:

      Se vc pesquisar na Net vai ver que eles criaram um distribuidor própria e que parece ser uma bosta Salem disso por ser própria tiveram que manter tudo sozinhos , as diretrizes são mantidos por comunidades ou grandes empresas especializadas nisso e não prof qq um que decide criar uma versão própria …

  16. Ricardo says:

    Minha maquina possui 8 GB de RAM e um core i3 sem placa de vídeo dedicada. Qual instalar XFCE ou CINNAMON para desenvolvimento de aplicativos?

  17. moedinha says:

    Enquanto usar PC para gaming , nada substitui Windows .

  18. MANOEL MALUCELLI says:

    Pessoal escreve muita bobagem, eu uso Linux no meu netbook há 8 anos, sou usuário comum como 80% internet, texto, planilha, hoje é tudo em nuvem. É claro para alguns usuários ele não serve, vale lembrar que o android é baseado no linux e todos usam e não reclamam. Graças ao Linux não precisei comprar outro note mesmo depois de 8 anos.

  19. José Lucas Pereira da silva says:

    Mano a comunidade do mint surpreendeu com o 19.1
    Algumas coisinhas que faltavam foram adicionadas
    São coisinhas mais fazem toda diferença

  20. BrunoGeller says:

    “substituir o Windows 10″… se nem o MacOS faz isso.

  21. Rafael says:

    Ja usei varias distros que sempre disseram que poderiam substituir o Windows.

    A verdade é que há não adianta so o sistema, mas todos os sofwatres que usamos no dia a dia

    Emuladores dão muito bug, rodam versões mais antigas dos softwares originais.

    Eu pesquisei com muito afinco fazer design gráfico em nível profissional, sem emjambração, não deu.
    Nao no mesmo nivel que se faz no windows e Mac.

    Tb tentei deixar um linux fácil Pra leigos usarem.
    Na prática não é taaaooooo amigável assim qdo o mercado de softwares oferece um suporte atrasado ou nem oferece pra Linux.

    Na boa, cada um usa o SO que quiser sem a tara de “esse vai substituir aquele”

  22. Silvio Romero Mendonça says:

    Linux é o futuro da computação, amiguinhos… A Microsoft está a desenvolver sua própria distribuição, a IBM comprou a maior empresa que produz software Linux PAGO para empresários e a Adobe está cogitando colocar suas aplicações em um Linux… Portanto, não se preocupem, dinossauros morreram pq não se adaptaram ao novo.

  23. KodiakShadows says:

    Para quem quer ir à net ver os jornais cor de rosa , ver oas news do e-Toupeiras, consultar o o FB e a PPL, serve perfeitamente bem, é uma boa Distro substitui bem o Windows…

  24. Angelo_Theodoro says:

    Quanto mimimi.
    Instala o Windows 10 e o MacOS num PC antigo pra ver se roda.
    Nesse país que usa a marca da maçã como ostentação nem todos tem condições de ter um PC de última geração pra rodar todos esses programas citados, ainda mais licenciados.
    Então o Linux é sim uma excelente opção de sistema operacional, tanto para pessoas leigas quanto, principalmente, para desenvolvedores.
    Não fiquem falando o que não conhece ou porque só é fã de determinado produto.
    Esse Linux Mint é sim uma boa opção.

  25. Samuel says:

    Nunca vi tantos utilizadores básicos. Linux é um Unix e isto é para calar os que não sabem. O Linux pode substituir o Windows em tudo basta saberem alguma coisa de Linux. Já agora podiam pedir à Microsoft que pare de copiar o Linux? Já que o Windows 8 foi o único onde não copiaram o Linux.

  26. Alexandre says:

    Ainda prefiro o meu velho moderno Win 10, Linux precisa mudar muito pra chegar próximo, mas ainda gosto do mint.

  27. João Carlos says:

    “Um Linux que substitui na boa o Windows 10”
    Se você estiver preparado pra fazer um monte de gambiarra pros seus programas rodar, acredito que substitua sim.

  28. Flavio Santos says:

    Olha, uso Mint na empresa desde versões mais antigas e nunca tive problemas. Bom suporte a ferramentas de produtividade e é possível manter uma máquina em produção por muitos anos. Tenho notebooks Core2Duo com 4Gb de RAM rodando Mint e ainda bem produtivos. SOs assim ajudam a diluir o custo de propriedade das máquinas e podem acreditar, são mais seguros… evitam que funcionários desavisados coloquem o seu negócio em risco.

  29. War Gasmo says:

    O futuro do Windows está sob risco. Cada ano a Microsoft vê o lucro diminuir. A Microsoft vai descontinuar o Windows.

    Aproveite enquanto durar sua vida de Fanboy.

  30. Guri says:

    Daqui a 20 anos a MS vai descontinuar o Windows eheheheheh

  31. ElectroescadaS says:

    Realmente vocês matam-se “verbalmente” por causa de “algo” que faz funcionar um computador. Se vocês usassem essa “energia” para fazer algo de útil seria muito melhor em vez de se literalmente “matarem” uns aos outros. Então esses picanços entre Tugas & Brazucas é hilariante.

    Portem-se “mal” e “matem-se” duma vez… 😈

  32. Machado says:

    Boa noite colegas , estive lendo os comentários e p### pé de guerra quanto as opiniões KKKkk,
    Eu trabalho a algum tempo na area, e na empresa todas as máquinas são windows ,
    E eu tenho problemas todos os dias com o windows , por mais que o sistema tem as suas particularidades (Um excelente sistema)
    Neste meio tempo tive testando algumas distribuições do Linux , e eu notei uma diferença de performance enorme no Linux, muito mais rápido, respostas mais rápidas, não troco mais o Linux por windows , já na empresa tentei implantar o Linux ,
    Mas como o windows é algo que já está “enraizado”, fica impossível,

    A única coisa que eu sinto muita falta no Windows é o pacote office,
    Gostaria muito de saber se há a possibilidade de instalar o pacote no Linux

    , Boa noite colegas

  33. Clodoaldo says:

    Na minha opinião foi melhor distribuição lançada em 2018. Mas não significa que possa substituir Windows ou IOS para todos usuários. Para mim serve perfeitamente.

  34. Angelo says:

    Olá, eu estou cum um probleminha aqui. instalei o Tessa e não veio com Wine nativo. e não consegui que funcionasse bem instalando via terminal e nem pela Loja de aplicativos. Alguma dica?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.