PplWare Mobile

Jogar numa distribuição Linux? Aqui ficam 2 boas sugestões


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

59 Respostas

  1. says:

    Jogo no Ubuntu 16.04, principalmente o CS-Go, mas depois que a Steam mudou o meu inicial do jogo não consegui mais jogar, ele fica travado, não reconhece o mouse o que torna impossível tentar mudar alguma configuração… E para fechar o CS_GO só matando o processo no monitor do sistema…

  2. pia says:

    SteamOS não serve como desktop.

  3. William says:

    Boas pessoas, há grande diferença entre jogar no Ubuntu 18.04 (com Gnome) e jogar no Lubuntu 18.04 com LXDE? A interface gráfica muda muita coisa no quesito “performance”? Quais vossas opiniões?

  4. Danny says:

    Jogar no Linux, meu deus é cada pérola
    Tá, vamos jogar jogo de cartas, super tux, pacman – o que há de mais moderno no linux

    • Carlos Mogas da Silva says:

      Tu deves viver no seculo passado só pode….

    • RM says:

      OK. Tu podes jogar a esses, os outros jogam aos jogos do século XXI !

      • João Migo says:

        Qualquer jogo decente e preciso Mac ou Windows. Linux para jogos em wine e de rir…so um toto

        • Pérolas says:

          Esquece o wine! É como beber um bom vinho em copo de plástico! Com o Steam não precisas de wine e existem «N» jogos para linux campeões de «bilheteira»! Mais, o facto de hoje em dia se jogar, cada vez mais, on-line, a melhor plataforma e mais económica, para servidores, ser linux, faz com que os desenvolvedores construam os jogos, de raiz, para rodar em servidores linux que depois podem, mais facilmente, converter para uma versão cliente linux.

        • Ruy Acquaviva says:

          Se fosse isso mesmo tu não irias dar-se ao trabalho de comentar neste artigo.
          Trollagem de fanboy em busca de flamewar.

        • ademirt says:

          Windows até concordo tem uma biblioteca maior, mas Mac ? tem pouquíssimos.

        • Carlos Mogas da Silva says:

          Tenho 59 jogos para Linux na minha biblioteca da Steam… dos quais 4700 horas em Dota 2, dos mais jogados da Steam, e nem 1 hora em Windows/wine.

        • samuel says:

          Olha João Migo o windows pode ter mais jogos mas os do linux tem mais qualidade. E eu sei do que falo mas tu não sabes 🙁

        • Rúben says:

          Lutris + DXVK para rodar jogos DX11 com performance nativa. Atualizares-te um pouco so te fazia bem 🙂

    • AlexD says:

      Pra jogos AAA o Linux não serve, eu que sou gamer hardcore, sinto lhes informar que Linux não serve pra nada.
      Linux falhou no desktop.

      • Carlos Mogas da Silva says:

        Tu não sabes é o k dizes. Também sou gamer hardcore, e só uso Linux já faz 18 anos.

        • AlexD says:

          Então não és, quem é gamer de verdade, usará sempre Windows. Quando todos os jogos que existem no Windows rodarem de forma oficial no Linux (sem gambiarras de Wine e similares) então a gente conversa.
          Enquanto isso, o desktop como conhecemos provavelmente vai morrer e o Linux ainda vai tá como está hoje.

          • Carlos Mogas da Silva says:

            Só não sou pk não jogo os jogos todos que tu jogas? Podia dizer o mesmo, não jogas o que eu jogo logo também não és. Agora dizer que só és hardcore gamer se jogares em windows é que é grande treta.

          • AlexD says:

            Claro, o Windows é a plataforma oficial dos gamers de PC.
            A não ser que prefiras uma consola.
            Aceita logo, é melhor que ficar batendo na mesma tecla.
            Linux tem games, mas nada comparado ao Windows.

          • Carlos Mogas da Silva says:

            @AlexD
            Uma coisa é ter mais jogos, outra coisa é ser “gamer”. Faço praticamente tudo o k fazes em windows, algumas coisas mais, outras menos, e jogo os jogos que quero, com a qualidade igual ou melhor que windows.
            Não tou a ver o pk de menosprezar a plataforma.

          • Wendell says:

            Ser gamer extreme não é jogar bem no windows….

            É jogar bem EM QUALQUER PLATAFORMA.

            Agora cria vergonha e volta para seu lugar “gamer” de araque.

        • Joao Carlos says:

          Viva Carlos,
          Que distro usas? Apenas uso windows para jogar World of Warcraft… apesar das minhas tentativas nunca consegui por a funcionar em linux (apenas com o wine, mas tive problemas na altura).
          Any tips?

          • Carlos Mogas da Silva says:

            WoW não é suportado nativamente em Linux, mas pelo que sei funciona muito bem em wine. Uso o Arch Linux mas é capaz de ser “hardcore” demais para novatos no linux. Podes tentar o Solus OS ou o Antergos.

  5. Tuga says:

    Enquanto não rodar os principais jogos e lançamentos, fica para 2° opção para emular ou não jogos antigos ou pouco jogado pela grande maioria do jogadores.

  6. Ruy Acquaviva says:

    Gosto muito de jogar no RaspberryPi com o Retropie. Vou experimentar o Pipplware.

  7. samuel says:

    Eu não uso steam pois prefiro ter os jogos instalados no meu pc.

  8. Carlos says:

    “Esta distribuição Linux, usada nas “consolas” Steam Machine, tem revolucionado no mundo dos jogos.”

    Bahahahahahahahahah!

    Ó, espera, ele está a falar a sério.

    É que basta ir ao site GamingOnLinux para se ver que o SteamOS é quase um erro de arredondamento, nem 1% dos utilizadores desse site o usam.

    E se formos ver ao Steam, o SteamOS nem aparece nas estatísticas de hardware e software. Mas bom, o Linux só é usado por 0,46% dos utilizadores do Steam, por isso…

    • Rui Castro says:

      O que revolucionou foi Valve dedicar ao Linux. Fez com que vários motores como o Unity produzisse jogos tanto para windows, mac, switch, ps, xbox, android e linux. Se reparares cada jogo novo que sai vai dando suporte para linux. Ainda ontem li um artigo que a valve alem de suporte nativo para linux tambem vai fazer um fork do PlayOnLinux e correr jogos do windows no linux com wine mas com configurações automatics.

      A Valve não pode estar dependente da Microsoft, tem de ter a sua propria plataforma caso os acordos com a Microsoft começar não ser favoravel, por isso a razão do Steam OS. Claro está ainda muito verde mas está ali sempre como plano B da Valve e assim consegue manter a Microsoft no seu lugar.

      • Carlos says:

        Pouquíssimos jogos têm versões para macOS e Linux,porque apesar de em teoria o Unity, e não só, suportarem ambos, na prática a coisa nunca é assim tão simples. E mesmo por mais simples que seja, acaba sempre por ser mais versões do jogo a que depois é preciso dar suporte, e isso custa dinheiro.
        E no fim das contas, literalmente, se não houver gente suficiente a pagar, não há razão nenhuma para fazer esse investimento. Mais facilmente vês versões para iOS e Android…

  9. Altino says:

    Quero jogare FIFA no meu Ganoo/Shittux

  10. ademirt says:

    Tem um rumor de que a Valve estaria trabalhando em um recurso que permitiria executar os games Windows no Linux.

    https://www.gamingonlinux.com/articles/valve-may-be-adding-support-for-using-compatibility-tools-for-playing-games-on-different-operating-systems.12349

  11. RJCA says:

    Se o Steam OS é uma valente “banhada” que distro aconselhariam para dar uns tirinhos e conduzir uns camiões?

    Como vou evoluir o meu Pentium 4 para algo um pouquito melhor e que vai funcionar a 64 Bits (Intel E7300) com 4 GB de RAM deverei manter-me nos Mint?

  12. André says:

    Boas pessoal
    Tenho o Ubuntu 16.04 e gostava de saber como poderei fazer para instalar e jogar o World of Warcraft. Alguém pode me ajudar por favor? Obrigado pela atenção
    Cumprimentos

  13. RJCA says:

    Gostava de instalar o Steam OS num PC virgem mas o que a Steam disponibiliza não é um ficheiro ISO e ainda por cima tem um ficheiro com extensão “.exe”. Nõa deveria existir em ISO?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.