5 ferramentas Open Source para experimentar em 2019
No mundo open source são muitas as ferramentas, de qualidade, que estão disponíveis no mercado. O Pplware tem dado destaque a muitas dessas ferramentas pelo facto de serem bastante completas e por terem uma boa comunidade de suporte.
Hoje sugerimos 5 ferramentas Open Source que devem experimentar já este ano. Esqueça o cartão para pagar!
#1 GIMP
Após 6 anos do lançamento do GIMP 2.8, o novo GIMP 2.10 foi lançado em abril de 2018. O GIMP (GNU Image Manipulation Program) é provavelmente a melhor ferramenta para edição de imagens open source, sendo considerado por muitos como uma alternativa credível às populares ferramentas comerciais (ex. Photoshop). Esta ferramenta de edição de imagem está disponível para Windows, macOS e Linux.
#2 DIA
Dia é um software para construção de diagramas, fluxogramas, esquemas de bases de dados, casos de uso, etc. É uma ótima alternativa ao Microsoft Visio. Possui diversas ferramentas e bibliotecas com vários objetos e os itens de um diagrama permitem guardar informações específicas.
Este software apresenta uma interface bastante user firendly e é muito fácil, a qualquer utilizador, produzir esquemas com detalhe e de nível profissional. O DIA está disponível para Windows, Linux e macOS.
#3 LibreOffice
O Libreoffice é uma suite de produtividade que tem vindo a conquistar cada vez mais utilizadores. Esta suite tem ganho muitas novas funcionalidades e digamos que possui todas as funções necessárias para um utilizador de nível intermédio e até oferece algumas características avançadas.
O LibreOffice 6.1, lançado o ano passado inclui várias e interessantes novidades - ver aqui.
#4 - VLC Media Player
O VLC é um dos melhores players que podemos encontrar. Para além da sua simplicidade de utilização, tem suporte para quase todos os formatos que podemos ter acesso. A nova versão 3.0 “Vetinari” trouxe muitas novidades, que depois de meses em testes estão finalmente disponíveis - ver aqui.
#5 - Thunderbird
Para quem procura um cliente de e-mail completo e gratuito, o Thunderbird é, sem dúvida, a melhor opção. Esta ferramenta da Mozilla é caracterizada por ser um cliente de e-mail bastante leve, ao contrário de outros clientes do género e possui uma interface bastante organizada e limpa.
E são estas as sugestões que temos para hoje. Uma vez que o mundo Open Source tem milhares de ferramentas, lançamos o desafio de nos indicarem qual a ferramenta mais espetacular que já usaram ou usam. Com base nas vossas dicas, iremos criar um outro artigo com as sugestões.
Este artigo tem mais de um ano
WinDirStat
HandBrake
WinDirStat
– vou experimentar.
Este artigo reflete o declínio do investimento nos PC’s. Esta lista não deverá ser muito diferente de uma lista feita em 2019.
Sim, é verdade. São o reflexo da evolução.
… a de 2019?? sim é esta!!! LOLOL
Só uma observação, depois que descobri o draw.io nunca mais usei o Dia/Visio 😉
Abs,
Bem lembrado. Recordando: https://pplware.sapo.pt/internet/draw-io-desenhar-diagramas-nunca-foi-tao-facil/
Serviço on line excelente.
Evolution (mail (integração com google e outlook))
Blender (3D)
Lightworks (video editing)
Steam (games com Proton windows compativel)
Nem o Steam nem o Lightworks são open-source. Podem ser gratuitos para usar (no caso do Lightworks, salvo erro, com alguns limites se não pagarmos), mas são software de código fechado. Os outros dois, especialmente o Blender, são de facto boas anotações 🙂
Infelizmente o Gimp 2.10 no linux está disponível apenas em pacotes Flatpack. Não tenho nada contra esse sistema mas queria instalar como pacote Debian na minha distribuição de produção.
https://askubuntu.com/questions/134035/how-do-i-get-the-latest-gimp-version-available#134039
You can do this through the Terminal:
Uninstall GIMP
sudo apt-get autoremove gimp gimp-plugin-registry
Add the following PPA
sudo add-apt-repository ppa:otto-kesselgulasch/gimp
sudo apt-get update
Reinstall the latest GIMP
sudo apt-get install gimp
Não me interpretem mal. Mas PPAs no Debian?! Não me parece nada bem….
Como o “Eu Mesmo” refere tens um PPA disponível e também existe uma versão Snap para quem preferir esta alternativa ao Flatpak.
Não é bem no Linux, depende da distribuição. Há distribuições que têm a versão 2.10.8 no seu repositório nativo de software.
No Manjaro não passamos por esse sofrimento de ter que esperar a versão chegar numa próxima LTS, quer que usar ppas inseguros ou os malditos flatpaks, snaps que não obedecem os temas, demoram a abrir, duplicam pacotes, e usam muito espaço em disco.
Eu já tenho no Manjaro desde que saiu.
Paint .NET
Krita
Firefox
O código fonte do Firefox da Mozilla está onde,no GitHub ?? Mas o GitHub não é agora da Microsoft ?? Que confusão…
O Gimp 2.10.8 está disponivel para Debian.
Por isso revejam os vossos papers, ou será que está proibida a utilização de Backports em Debian 9.x?
http://download.opensuse.org/repositories/home:/stevenpusser:/gimp-2.1x-backports/Debian_9.0/
Prefiro Krita e SMPlayer
MPV Media Player
Os dois últimos são excelentes,tanto o VLC Media Player como o Thunderbird.O que é engraçado é que ultimamente estou a gostar tanto de usar o Windows Media Player que já não uso mais nenhum reprodutor de multimédia.Que bom que ele está !! Quanto ao Thunderbird usei-o há uns anos,mas acabei por me render de vez ao Gmail da Google.Já agora,excelente artigo,Pedro Pinto.Como é habitual. 🙂
Obrigado Facão
As que uso (não têm que ser as melhores, mas foram as que eu me adaptei) em ambiente Win10;
► Inkscape – simples, SVG editor
► Thunderbird – email (essencial, para quem têm que usar dezenas de contas, complementado por add ons)
► Process Hacker (monitor de sistema)
► CP1 Portable (“códigos de cores, e gerador de palete offline)
► VLC
► LibreOffice
► Transmission QT
► Raddar / Sonnar
► FIrefox
► MusicBee
► Focus To Do (pomodoro timer da loja do Win10)
► Divvy (este é freemium, serve para dividir as janelas, e efectuar snap (?!) ) desconhecido mas uma pérola para quem têm “ocd” de desktop;
GIMP – traz tudo que há de ruim nos softwares de edição de imagem: Complexidade do photoshop, design feio do corel há alguns anos(apesar de continuar feio), faltam ferramentas, outras mal feitas e faltando funções nas mesmas.
Dia – não tenho muito o que falar pois não conheço…
LibreOffice – Uma porcaria… 50 anos no mercado e ainda buga layout de arquivos microsoft. O mundo corporativo / estudantil gira em torno do Microsoft Office, por tanto, total compatibilidade com seus arquivos é o minimo que se deve apresentar. Hoje temos o WPS office que, apesar de alguns probleminhas, tem uma compatibilidade bem melhor com os arquivos da microsoft.
VLC Media Player – De fato um excelente player… Porém, sua fama está diretamente ligada a vírus, spam, propagandas abusivas em massa(principalmente no android). Fora isso, adoro ele.
Thunderbird – Tinha tudo para desbancar o Outlook há alguns anos, porém, não sei o porque não vingou. Era melhor em tudo, principalmente no design. Mas, hoje em dia, um gerenciador de emails é totalmente dispensável.
Experimenta abrir um documento de LibreOffice em M$Office para veres quem faz mais porcaria de propósito…
Alternative ao VLC, SMPlayer.
VLC e Thunderbird são indispensáveis para mim. Juntamente com o Songbird são os principais programas no meu computador.