PplWare Mobile

5 ferramentas Open Source para experimentar em 2019


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Luis Silva says:

    WinDirStat
    HandBrake

  2. Manuel says:

    Este artigo reflete o declínio do investimento nos PC’s. Esta lista não deverá ser muito diferente de uma lista feita em 2019.

  3. André Déo says:

    Só uma observação, depois que descobri o draw.io nunca mais usei o Dia/Visio 😉

    Abs,

  4. jaugusto says:

    Evolution (mail (integração com google e outlook))
    Blender (3D)
    Lightworks (video editing)
    Steam (games com Proton windows compativel)

    • Rúben says:

      Nem o Steam nem o Lightworks são open-source. Podem ser gratuitos para usar (no caso do Lightworks, salvo erro, com alguns limites se não pagarmos), mas são software de código fechado. Os outros dois, especialmente o Blender, são de facto boas anotações 🙂

  5. Ruy Acquaviva says:

    Infelizmente o Gimp 2.10 no linux está disponível apenas em pacotes Flatpack. Não tenho nada contra esse sistema mas queria instalar como pacote Debian na minha distribuição de produção.

  6. nomadewolf says:

    Paint .NET
    Krita
    Firefox

  7. zegimp says:

    O Gimp 2.10.8 está disponivel para Debian.
    Por isso revejam os vossos papers, ou será que está proibida a utilização de Backports em Debian 9.x?
    http://download.opensuse.org/repositories/home:/stevenpusser:/gimp-2.1x-backports/Debian_9.0/

  8. João says:

    Prefiro Krita e SMPlayer

  9. informado says:

    MPV Media Player

  10. Falcão Azul says:

    Os dois últimos são excelentes,tanto o VLC Media Player como o Thunderbird.O que é engraçado é que ultimamente estou a gostar tanto de usar o Windows Media Player que já não uso mais nenhum reprodutor de multimédia.Que bom que ele está !! Quanto ao Thunderbird usei-o há uns anos,mas acabei por me render de vez ao Gmail da Google.Já agora,excelente artigo,Pedro Pinto.Como é habitual. 🙂

  11. Evaristo Saudade says:

    As que uso (não têm que ser as melhores, mas foram as que eu me adaptei) em ambiente Win10;

    ► Inkscape – simples, SVG editor
    ► Thunderbird – email (essencial, para quem têm que usar dezenas de contas, complementado por add ons)
    ► Process Hacker (monitor de sistema)
    ► CP1 Portable (“códigos de cores, e gerador de palete offline)
    ► VLC
    ► LibreOffice
    ► Transmission QT
    ► Raddar / Sonnar
    ► FIrefox
    ► MusicBee
    ► Focus To Do (pomodoro timer da loja do Win10)
    ► Divvy (este é freemium, serve para dividir as janelas, e efectuar snap (?!) ) desconhecido mas uma pérola para quem têm “ocd” de desktop;

  12. Rodolpho Paschoal says:

    GIMP – traz tudo que há de ruim nos softwares de edição de imagem: Complexidade do photoshop, design feio do corel há alguns anos(apesar de continuar feio), faltam ferramentas, outras mal feitas e faltando funções nas mesmas.

    Dia – não tenho muito o que falar pois não conheço…

    LibreOffice – Uma porcaria… 50 anos no mercado e ainda buga layout de arquivos microsoft. O mundo corporativo / estudantil gira em torno do Microsoft Office, por tanto, total compatibilidade com seus arquivos é o minimo que se deve apresentar. Hoje temos o WPS office que, apesar de alguns probleminhas, tem uma compatibilidade bem melhor com os arquivos da microsoft.

    VLC Media Player – De fato um excelente player… Porém, sua fama está diretamente ligada a vírus, spam, propagandas abusivas em massa(principalmente no android). Fora isso, adoro ele.

    Thunderbird – Tinha tudo para desbancar o Outlook há alguns anos, porém, não sei o porque não vingou. Era melhor em tudo, principalmente no design. Mas, hoje em dia, um gerenciador de emails é totalmente dispensável.

  13. Lucas says:

    Alternative ao VLC, SMPlayer.

  14. Lucky Silva says:

    VLC e Thunderbird são indispensáveis para mim. Juntamente com o Songbird são os principais programas no meu computador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.