TSMC vai cobrar 30% a mais pelos seus chips fabricados nos Estados Unidos
A crise económica está a promover um aumento significativo no preço dos equipamentos tecnológicos. Mas a tendência não parece que seja para melhorar e as mais recentes informações mostram que a TSMC vai cobrar até 30% a mais pelos seus chips fabricados nos Estados Unidos, o que pode contribuir para encarecer alguns produtos.
TSMC vai cobrar até 30% a mais pelos seus chips fabricados nos EUA
A TSMC, assim como outros grandes nomes da indústria tecnológica, tem como objetivo expandir a sua amplitude de produção e, para isso, contará com a ajuda dos Estados Unidos da América. De acordo com as mais recentes informações, a gigante taiwanesa está disposta a que os seus chips sejam produzidos pelo país de Joe Biden, mas em troca irá cobrar até 30% a mais comparativamente ao custo de produção de Taiwan.
Para já, a TSMC ainda não conseguiu lançar os seus chips fabricados na litografia de 3 nm e, nesse campo, a rival Samsung já conseguiu dar mais alguns avanços. No entanto, a empresa de Taiwan continua a ser a preferida de marcas poderosas como a Apple e, como tal, terá que garantir a quantidade de chips encomendada pelos seus clientes. Mas a produção nos Estados Unidos acaba por ser mais cara do que a realizada noutros locais, como em Taiwan.
Em termos concretos, estima-se que os nós N4 e N5 da TSMC possam ficar entre 20% a 30% mais caros do que em Taiwan. Além disso, este aumento também deverá significar um incremento no preço final dos produtos que chegam aos consumidores.
Se formos até ao Japão, vemos que estes valores são mais baixos, onde as fábricas cobram apenas um valor adicional entre 10% a 15% em relação às instalações taiwanesas. Mas se este valor cobrado na região japonesa já está a ser aceite pelas marcas, os preços nos EUA ainda continuam a ser negociados. Ao mesmo tempo vemos que marcas como a AMD começam a aproximar-se da fabricante rival Samsung Foundry, nomeadamente para a produção dos seus chips de 4 nm.
Este artigo tem mais de um ano
“…o que pode contribuir para encarecer alguns produtos.” Só “alguns” ?? Todos os produtos que contenham chips provenientes da TSMC encarecem logo,isso é certinho.E logo 30% !! Então nem se fala. 😐
Acho muito bem, os ordenados nos EUA são muito mais altos, então o processo de fabrico também fica muito mais caro!
Claro,isso é verdade.
Se há ceise de vendas e ainda vão aumentar o preço, o que vai acontecer é passarem a vender ainda menos.
A razão pela qual ocicente baldou a produção em massa para a China e arrabaldos, não foi propriamente pelos lindos olhos em bico de quem lá vive, mas sim pelo prato de arroz que serve de orednado, que fica bem mais barato que pagar a um funcionário no ocidente, 35 horas por semana, 2 dias de descanço por semana, segurança social, 1 mês de férias pagas por ano, subsidios, etc, etc… e ainda lhes dar direito a greve para reclamar mais qualquer coisa! (não estou a dizer que está mal, é simplesmente uma observação factual da realidade).
Se entrarmos então pelos atropelos ambientais que se preaticam no oriente para redução de custos de produção, montar a mesma fábrica no ocidente e respeitar desde as regras bácicas construção, higiene e segurança no trabalho, etc.. são muitos milhões em jogo que ficam nos bolsos das empresas.
É só obvio que os custos de fabrico subam e seja o consumidor a absorver esse acréscimo…. agora interessante era saber se em alguns casos (duvido se será possivél em todos os casos) seria possivél os fabricante abdicarem de parte das enormes margens de lucro para tentar limitar o acrescimo de preço de produtos 100% fabricado no ocidente e criar um movimento de incentivo ao consumo do produtos 100% ocidentais e demonstrar que é possivél crair um equilibrio entre produzir de modo sustentavél e justo tanto para o trabalhodor como para o consumidor…
Neste momento parece ser algo utópico de atingir porque quem produz tem o objectivo unico de maximizar lucros, quem compra quer comprar, novo, bom e barato e quem trabalha no ocidernte quer ordenados altos, trabalhar cada vez menos horas e ter mais regalias que sobrecarregam as empresas obrigando-as a descarregar esses encagos no preço de produção, ou seja pescadinha de rabo na boca de interesses.
Se a guerra na Ucrânia acabar em 1 ou 2 anos e os Chineses baixarem a garimpa com Taiwan, vai tudo voltar ao mesmo de antigamente, senão vamos ver… técmologia de ultima geração não vai ser para quem quer, vai ser só para quem pode.
Produzir nos eua pode ficar mais caro, mas não tem taxas de importação para os EUA, o mesmo acontecerá seproduzirem na europa, o que minimiza o aumento. Os custos de transporte também podem diminuir se a montagem for depois feita na europa. Nem tudo é mão-de-obra.
A produção de chips é toda automatizada em Taiwan tem pouca mão de obra, já os produtos finais que não são eles que produzem placas gráficas, smartfones etc ai sim tem mão de obra.
o preço mais caro faz sentido no inicio devido ao investimento da fabrica, cada maquina de chips custa mais de 300 milhões de euros é fabricada na Holanda pela ASML
Já devem ter dado conta que há um tipo de semicondutores (chips) que se diferencia – os chamados “chips avançados”.
E é relativamente a estes e às máquinas para o seu fabrico que se colocam a proibição de exportação para a China, dos EUA, Japão e Países Baixos. Estes é que são considerados estratégicos e têm a particularidade de serem fabricados – exclusivamente pela TSMC, em Taiwan.
Há algum tempo houve um post que destacava o que foi dito pelo ex-presidente da TSMC num colóquio.
1) A China fabrica, hoje, os chips que a TSMC fabricava há 5 ou 6 anos atrás
2) Os EUA deixaram de confiar em Taiwan e estão à procura de outros países para o fabrico de semicondutores, e nomeou os dois Secretários e Estado (ministros) dos EUA que fizeram afirmações nesse sentido.
Não disse quais são os motivos para essa perda de confiança, mas nem é preciso adivinhar – a séria ameaça de invasão da China a Taiwan. Mas continua a ser uma possibilidade que os taiwaneses, sentido-se amaçados pela invasão escolham o mal menor e elejam um governo do partido favorável à integração com a China, ou seja, a China tomava Taiwan sem dar um tiro. O que estes cenários representam para os interesses dos EUA ficou refletido em declarações de um senador republicano – de que os EUA destroem as fábricas da TSMC para não as deixar cair nas mãos dos chineses.
Então o que pode estar aqui em causa para a instalação de fábricas da TSMC nos EUA? As de fabrico de chips avançados, pondo-as longe da ameaça chinesa.
O ex-presidente da TSMC disse mais duas coisas relevantes:
– O fabrico de chips fora de Taiwan fica sensivelmente mais caro. Não citou como motivo o custo da mão de obra, mas sim a integração do processo de fabrico, desde o tratamento dos produtos químicos necessários
– A cultura de trabalho de Taiwan, dando como exemplo que nenhuma mulher de um engenheiro se admira de ele ser chamado durante a noite para resolver um problema na fábrica.
Deve ser só para o comércio local … afinal, eles são ricos …