Switch vendeu mais do que a PS5 e a Xbox Series X/S juntas no 1º trimestre
Resultados interessantes começam a ser revelados relativamente à venda das consolas de videojogos durante o primeiro trimestre de 2021.
De acordo com os dados, a Nintendo Switch continua imbatível e, neste período, vendeu mais do que a PS5 e a Xbox Series X e S juntas. Por outro lado, há também a indicação de que a nova consola da Sony vendeu o dobro que a rival da Microsoft.
Não é novidade para ninguém que a Nintendo Switch é um verdadeiro sucesso de vendas. Recentemente demos a conhecer que esta consola já vendeu 84,59 milhões de unidades desde sempre. Mas os resultados recentemente apurados mostram bem o poder da Switch no mercado.
Nintendo Switch vendeu mais do que a PS5 e Xbox Series X/S juntas
Segundo os dados revelados pela Ampere Analysis, a Nintendo Switch domina o pódio de vendas das consolas de videojogos. Os resultados indicam que, no primeiro trimestre de 2021, a consola da Nintendo vendeu mais do que a PlayStation 5 e a Xbox Series X/S juntas.
Em termos concretos, a Switch vendeu 5,86 milhões de unidades nos primeiros três meses do ano. Este valor corresponde a um aumento de 12% comparativamente ao mesmo período do ano passado.
De acordo com as perspetivas do site de análises, a Nintendo Switch vai continuar a vender mais do que as duas consolas rivais ao longo de 2021.
PlayStation 5 vendeu o dobro da Xbox Series X/S
Ainda segundo os dados revelados, a PlayStation 5 foi a segunda consola mais vendida no primeiro trimestre. Para além disso, parece que a consola da Sony vendeu o dobro relativamente à linha Xbox Series X/S.
Tal como vemos pelo gráfico acima, a PS5 vendeu 2,83 milhões de exemplares, enquanto que as consolas da Microsoft venderam 1,31 milhões de unidades nesse período.
É, no entanto, importante salientar que estes valores correspondem a uma altura em que a indústria atravessa uma acentuada escassez de componentes. Dessa forma, caso este problema não existisse, certamente que a quantidade de exemplares vendidos das três consolas seriam muito superiores.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Ampere Analysis
Neste artigo: consola, Jogos, Nintendo Switch, PlayStation 5, PS5, xbox, Xbox Series S, Xbox Series X
Uma tem stock, outras não
+1
É verdade, o que veio beneficiar imenso a Switch.
Isto porque, quando for altura de lançar uma switch pro ou a switch 2, o hardware estará mais próximo do das concorrentes, permitindo fazer ports com maior fidelidade.
Discordo. Quem quer mesmo uma Playstation ou uma XBox não vai comprar uma Switch por não ter stock da mesma a não ser que tenha mesmo muito dinheiro para gastar no hobby, são máquinas completamente diferentes.
A diferença é que a Switch não é virada para os “mega gamers”. Daí vender muito melhor do que as outras. Foi a mesma coisa que a 3DS chegou ao mercado e num só mês vendeu 23 vezes o número de PSVita em toda a sua história.
Por outro lado, a PS5 ainda não chamou a atenção para nada. Para além dos “mega gamers”, pouca gente tem interesse naquela box de 500 euros. A Microsoft só tem o Halo e os NHL/NFL. Tudo virado para o mercado americano, que está a ficar inundado pela Nintendo.
Por essa mesma razão, a Nintendo já anda a fazer versões novas dos jogos mais vendidos nas shops da Wii e Wiiu. Pókemon Snap chegou ao mercado e vendeu 6 milhões de versões online e 550000 cópias físicas. Segundo correm rumores, o próximo será outro Pókemon, com o Colosseum (que trará uma ligação ás novas cartas Pókemon da série a lançar a partir de Setembro de 2021). Pelo meio vão aparecendo as versões Mario e Luigi, além dos jogos da Wii que estão a transitar para a Switch. A Virtual Console já tem 100 jogos e deve chegar aos 300 antes do final do ano.
A Switch é muito mais que uma consola: liga à televisão e funciona relativamente bem como consola e para além disso permite jogar jogos de forma portátil, e é quase como ter um PC no bolso porque os jogos que dantes ninguém imaginaria correr sem ser no computador estão ao alcance.
E a Nintendo é aquela marca para a família toda, tentam captar toda a gente, ao contrário das outras duas que tentar os hardcore gamers.
Para além da Nintendo ser revolucionária em quase tudo o que faz.
Quem imaginaria um jogo como o Ring Fit Adventure? Ou o Mario Kart Live?
Na maioria são jogos que se jogam um pouco e depois se deixa de lado com o hardware associado, mas são revolucionários. Podem servir como primeira pedra para outros jogos que mudaram o paradigma. Ou não, mas serão sempre recordados como “aquele jogo”.
Mas claro, a PS5 teve graves rupturas de stock que prejudicaram muito as vendas (a outra, nem sei qual o nome actualmente, corre atrás mas não tem realmente capacidade para competir com os japoneses).
É verdade, a Nintendo não tem medo de inovar. Às vezes corre espectacularmente bem, como no caso da Wii e da Switch, noutras é um fracasso completo, como com o virtualboy e a WiiU.
No entanto, na minha opinião, é preciso alguém na indústria que arrisque, senão o mercado das consolas tornar-se-á completamente homogéneo e sem inovação alguma.
Eles com a Wii criaram um novo mercado, que depois foi copiado pelos concorrentes.
Porém os concorrentes não conseguiram fazer grande coisa com aquilo, a Wii é que realmente usava a tecnologia. Porém penso que não souberam aproveitar porque os jogos originais da consola eram os mais interessantes: Wii Sports e Wii Resort Island, mas não lançaram mais nenhum jogo, tipo parte 2 ou assim. Poderiam ter vendido milhões com uns desportos adicionais.
Que novidade, a switch é a consola que mais vende há muito tempo. Isto de estar agarrado a um ecrã estático para jogar já foi chão que deu uvas.
Pena que a parte da frente não seja toda ecrã sem aquela moldura toda à volta de 1cm, ter ecrã em oled com 1080p, era perfeita.
Segundo informações fidedignas a Nintendo anda em conversações com fabricantes de ecrã OLED, portanto o modelo PRO virá certamente equipado com essa tecnologia.
Quanto ao anuncio do modelo, não prevejo que seja anunciado este ano, nem na E3. A Switch vende muito bem e não vale a pena estar a canibalizar as vendas de Natal com um anuncio do modelo PRO agora. A ser anunciado será num direct no início do próximo ano caído do céu!